Porcelanato líquido: o que é e quais são as principais vantagens

O porcelanato líquido é uma daquelas soluções da construção civil que você olha e pensa “será que isso existe mesmo?”. E sabe por quê? Porque o porcelanato líquido é bonito, durável, resistente, possui fácil aplicação, tem manutenção simples, entre outras inúmeras vantagens.

Se você está cogitando a possibilidade de usar o material na sua casa, então não perca uma linha desse post. Vamos te contar tudo sobre porcelanato liquido e te deixar boquiaberto com inspirações lindas e criativas. Para começar, acompanhe o guia de perguntas e respostas e tire todas as suas dúvidas sobre o porcelanato liquido:

O que é porcelanato líquido, do que é feito?

Antes de mais nada é importante esclarecer que o porcelanato líquido não tem nada de porcelanato, a não ser o nome. Na verdade, ambos os materiais são bem diferentes entre si. A confusão se dá pelo aspecto brilhante que tanto um, quanto outro piso possui.

O porcelanato comum são peças cerâmicas produzidas sob altas temperaturas e instaladas individualmente com uma junta entre elas. Já o porcelanato líquido, no momento da aplicação, é uma resina pastosa que logo em seguida se solidifica resultando em um piso monolítico sem juntas e marcas de rejuntes.

O porcelanato líquido está disponível no mercado há muitos anos, contudo seu uso era limitado a locais que necessitavam de pisos de alta resistência e fácil manutenção, como indústrias e hospitais, por exemplo. Foi apenas recentemente que o material começou a ser usado em projetos de interiores.

Existem três tipos de porcelanato líquido: epóxi, uretano e poliuretano. Todos eles possuem alta duração, brilho e podem ser usados em residências. Entretanto, o mais utilizado para esse fim é o tipo epóxi, um dos primeiros a serem comercializados. O porcelanato líquido a base de poliuretano é mais indicado para áreas externas por ser mais resistente as intempéries e as raios UV. Já o uretano possui alta proteção contra produtos químicos e flexibilidade para suportar o peso de cargas pesadas, por essa razão acaba sendo o mais utilizado em indústrias.

Onde pode ser aplicado o porcelanato líquido?

O porcelanato líquido pode ser aplicado em todos os cômodos da casa, inclusive em ambientes úmidos e molhados como cozinha e banheiro, já que é totalmente impermeável. Em áreas externas recomenda-se evitar o uso do porcelanato líquido, pois ele tende a sofrer desgastes quando exposto a mudanças de temperatura, raios UV e outras intempéries climáticas.

O porcelanato líquido pode ser aplicado sobre outros revestimentos?

Sim, o porcelanato líquido pode ser aplicado sobre cimento, pisos de cerâmica, porcelanatos, pedras, ardósia ou diretamente sobre o contrapiso. No entanto, não é indicada a aplicação do porcelanato líquido sobre pisos de madeira, pois a dilatação natural da madeira pode comprometer a durabilidade do porcelanato líquido. Nesse caso é importante remover todo o piso antes da aplicação.

Antes de aplicar o porcelanato líquido é importante apenas que a superfície esteja limpa e sem nenhum tipo de imperfeição. Não é necessário realizar o preenchimento das juntas de rejunte, pois o porcelanato líquido é um piso autonivelante, compensado pequenos desníveis facilmente.

Posso escolher cores, estampas ou padrão 3D para o porcelanato liquido?

Sim, o porcelanato líquido apresenta inúmeras possibilidades de cores, texturas, estampas e até mesmo efeito 3D. Para criar o efeito 3D no porcelanato é necessário primeiramente instalar o adesivo– que pode ser encomendado em uma gráfica – e só depois aplicar o produto.

Qualquer pessoa pode aplicar o porcelanato líquido?

O mais recomendado é contratar uma empresa especializada para aplicação do porcelanato líquido, já que existem algumas características do material, como a secagem rápida e a formação de bolhas, que devem ser respeitadas durante a aplicação para garantir um acabamento perfeito.

O porcelanato líquido risca ou é escorregadio?

Apesar de ser um piso muito resistente o porcelanato líquido pode sofrer com riscos e arranhões, especialmente se forem arrastados móveis sobre ele. Nesse caso, o ideal é proteger a mobília com feltro para evitar o atrito.

Para evitar que o porcelanato líquido fique escorregadio, especialmente em áreas úmidas, deve-se adequar o produto no momento da aplicação para essa finalidade.

Quais as vantagens do porcelanato líquido?

Além de ser um piso durável e resistente como já foi citado, o porcelanato líquido apresenta ainda uma série de outras vantagens, confira na lista abaixo:

  • Instalação rápida e sem sujeira: O porcelanato líquido é rápido de ser aplicado, em apenas algumas horas ou alguns dias – dependendo do tamanho do ambiente – o piso já estará totalmente colocado e, o melhor, sem a típica sujeira que os demais tipos de revestimentos costumam fazer.
  • Variedade de cores e estampas: uma grande vantagem do porcelanato líquido é a liberdade que se tem de escolher as cores e as estampas que mais combinam com o ambiente, podendo inclusive recorrer a imagens 3D.
  • Impermeável: o porcelanato líquido é completamente impermeável, ou seja, não absorve nenhum tipo de líquido. Isso garante que o piso se torne resistente a manchas de resíduos que possam porventura entrar em contato com ele.
  • Valoriza decorações clean: por não possuir juntas, nem marcas de rejunte, o porcelanato líquido se torna uma excelente opção para propostas de decoração clean, já que o piso monolítico proporciona uma visão unificada do chão. Essa característica proporciona, inclusive, a sensação de ampliação do espaço.
  • Pode ser aplicado sobre outros revestimentos: o porcelanato líquido, como citado anteriormente, pode ser aplicado sobre qualquer tipo de piso, com exceção dos de madeira.
  • Fácil manutenção: a manutenção do porcelanato líquido é muito simples, já que o piso não acumula e nem absorve a sujeira. Para a limpeza, utilize apenas uma vassoura de cerdas macias e, em seguida, passe um pano umedecido com sabão neutro. Evite produtos químicos, pois eles podem danificar a superfície do porcelanato líquido.

É possível aplicar porcelanato líquido no teto ou nas paredes?

Não, por ser uma resina pastosa o porcelanato líquido só pode ser aplicado no sentido horizontal. Verticalmente, o produto iria escorregar e inviabilizar a nivelação.

Qual a média de preço do porcelanato líquido?

O preço do porcelanato líquido varia muito de região para região e da empresa que está sendo contratada para mão de obra. Mas, de modo geral, o valor do produto varia entre R$ 150 a R$ 300 o metro quadrado.

Deu para notar que o porcelanato líquido é uma ótima opção de revestimento. Mas para te deixar ainda mais convicto da beleza e da versatilidade do material, selecionamos 60 imagens de ambientes que elegeram o porcelanato líquido como a estrela da vez. Vale a pena conferir:

60 imagens de ambientes com porcelanato líquido

01. Chão azul: porcelanato líquido traz cor e brilho para o ambiente moderno

02. O porcelanato líquido pode ser instalado tranquilamente em locais de grande movimento, como espaços comerciais, bares e restaurantes

03. Porcelanato líquido azul traz frescor e vida para a cozinha de tons neutros

Porcelanato líquido azul traz frescor e vida para a cozinha de tons neutros

04. Já o porcelanato líquido branco é bem vindo em qualquer ambiente, especialmente quando a proposta é realçar o estilo clean

Já o porcelanato líquido branco é bem vindo em qualquer ambiente, especialmente quando a proposta é realçar o estilo clean

05. Parece um espelho, mas é só o brilho do porcelanato líquido preto

Parece um espelho, mas é só o brilho do porcelanato líquido preto

06. Imagina um chão branquinho, fácil de limpar e que a sujeira não impregna? Um sonho possível com o porcelanato liquido

Imagina um chão branquinho, fácil de limpar e que a sujeira não impregna? Um sonho possível com o porcelanato liquido

07. O quarto branco apostou no porcelanato líquido azul para criar um suave contraste

O quarto branco apostou no porcelanato líquido azul para criar um suave contraste

08. Prefere uma decor mais minimalista? Então o porcelanato líquido foi feito para você

Prefere uma decor mais minimalista? Então o porcelanato líquido foi feito para você

09. O mesmo azul anil do porcelanato líquido foi usado para o balcão desse bar

10. Caso prefira um chão menos brilhoso, também é possível! Você pode escolher a intensidade de brilho do porcelanato líquido

Caso prefira um chão menos brilhoso, também é possível! Você pode escolher a intensidade de brilho do porcelanato líquido

11. A delicadeza do rosa do porcelanato líquido em contraste com a parede rústica de cimento

A delicadeza do rosa do porcelanato líquido em contraste com a parede rústica de cimento

12. Com o porcelanato líquido é possível ter um banheiro branquinho sem se preocupar em limpar as frestas do rejunte

Com o porcelanato líquido é possível ter um banheiro branquinho sem se preocupar em limpar as frestas do rejunte

13. Porcelanato líquido e cimento queimado no teto: duas tendências que unem modernidade com praticidade

Porcelanato líquido e cimento queimado no teto: duas tendências que unem modernidade com praticidade

14. Porcelanato líquido branco ajuda a destacar os móveis pretos sobre ele

Porcelanato líquido branco ajuda a destacar os móveis pretos sobre ele

15. Lembra desse ambiente mostrado a pouco? Aqui ele reaparece em um ângulo maior para mostrar a beleza que só um piso monolítico é capaz de oferecer.

Lembra desse ambiente mostrado a pouco? Aqui ele reaparece em um ângulo maior para mostrar a beleza que só um piso monolítico é capaz de oferecer

16. Não quer o chão branco? Tudo bem, você pode optar por um porcelanato líquido em tons de Off White

Não quer o chão branco? Tudo bem, você pode optar por um porcelanato líquido em tons de Off White

17. Um piso que brilha sem precisar lustrar

Um piso que brilha sem precisar lustrar

18. Olha esse efeito marmorizado no porcelanato líquido!

Olha esse efeito marmorizado no porcelanato líquido!

19. Estenda a brancura do porcelanato líquido para todo o ambiente.

20. O azul esverdeado desse porcelanato líquido garante um ar retrô ao ambiente.

21. Cozinha branca, moderna, minimalista e, claro, com porcelanato líquido para garantir que a proposta fique perfeita.

22. O banheiro preto e branco apostou em um chão de porcelanato líquido, com exceção da área do banho.

O banheiro preto e branco apostou em um chão de porcelanato líquido, com exceção da área do banho

23. Durável, resistente, clean, bonito, fácil de ser aplicado…O porcelanato líquido tem tudo para ser considerado uma das melhores opções de revestimento do mercado.

24. O azul vibrante do porcelanato líquido é o destaque desse banheiro

O azul vibrante do porcelanato líquido é o destaque desse banheiro

25. É inegável a beleza de um piso sem juntas

É inegável a beleza de um piso sem juntas

26. Essa decor com influência industrial apostou – e acertou – na escolha do porcelanato líquido

Essa decor com influência industrial apostou – e acertou – na escolha do porcelanato líquido

27. Porcelanato líquido em contraste com outros materiais, como a madeira e o cimento

Porcelanato líquido em contraste com outros materiais, como a madeira e o cimento

28. Porcelanato líquido contribui com a sensação de amplitude dos ambientes

Porcelanato líquido contribui com a sensação de amplitude dos ambientes

29. Outra vantagem desse tipo de piso é que ele se encaixa bem em qualquer proposta de decoração

Outra vantagem desse tipo de piso é que ele se encaixa bem em qualquer proposta de decoração

30. Mesmo as áreas de serviço merecem um espaço bonito e agradável

Mesmo as áreas de serviço merecem um espaço bonito e agradável

31. Com o porcelanato líquido, os ambientes ficam mais nobres e refinados

Com o porcelanato líquido, os ambientes ficam mais nobres e refinados

32. Para deixar o ambiente mais alegre e descontraído invista em um porcelanato líquido de cor vibrante, como esse amarelo

Para deixar o ambiente mais alegre e descontraído invista em um porcelanato líquido de cor vibrante, como esse amarelo

33. Sempre pode ficar melhor não é mesmo? Por isso, se está pensando em reformar considere a possibilidade de usar porcelanato líquido

Sempre pode ficar melhor não é mesmo? Por isso, se está pensando em reformar considere a possibilidade de usar porcelanato líquido

34. O porcelanato líquido mais indicado para residências é o do tipo epóxi

O porcelanato líquido mais indicado para residências é o do tipo epóxi

35. Um porcelanato líquido na cor cinza pode ser o que faltava para trazer aquele toque moderno e cheio de personalidade ao quarto

Um porcelanato líquido na cor cinza pode ser o que faltava para trazer aquele toque moderno e cheio de personalidade ao quarto

36. Ambientes integrados ficam mais valorizados com o porcelanato líquido, já que o piso monolítico destaca ainda mais essa integração

Ambientes integrados ficam mais valorizados com o porcelanato líquido, já que o piso monolítico destaca ainda mais essa integração

37. A decoração de tons marrons também apostou na neutralidade do porcelanato líquido

A decoração de tons marrons também apostou na neutralidade do porcelanato líquido

38. Branco, mas não tão branco assim: repare que esse porcelanato líquido possui pequenos veios cinzas, semelhantes a um mármore

Branco, mas não tão branco assim: repare que esse porcelanato líquido possui pequenos veios cinzas, semelhantes a um mármore

39. O porcelanato líquido bege recebeu muito bem a mobília em tom de madeira clara

O porcelanato líquido bege recebeu muito bem a mobília em tom de madeira clara

40. Dá até para imitar o cimento queimado com o porcelanato líquido, assim você garante a mesma cor e textura tanto no piso, quanto nas paredes

Dá até para imitar o cimento queimado com o porcelanato líquido, assim você garante a mesma cor e textura tanto no piso, quanto nas paredes

41. O porcelanato líquido deixa o escritório mais charmoso e visualmente limpo

O porcelanato líquido deixa o escritório mais charmoso e visualmente limpo

42. O ambiente cinzento fez bom uso do aspecto clean do porcelanato líquido

O ambiente cinzento fez bom uso do aspecto clean do porcelanato líquido

43. O porcelanato líquido dessa cozinha ganhou pontos de luz embutidos

O porcelanato líquido dessa cozinha ganhou pontos de luz embutidos

44. Piso claro de porcelanato líquido permite uma maior flexibilidade no uso de cores no restante da decor

Piso claro de porcelanato líquido permite uma maior flexibilidade no uso de cores no restante da decor

45.Com ou sem tapete, o porcelanato líquido não perde sua imponência no ambiente.

46. Lembre-se sempre de revestir os pés das mobílias com feltro, isso evita riscos e arranhões no porcelanato líquido

Lembre-se sempre de revestir os pés das mobílias com feltro, isso evita riscos e arranhões no porcelanato líquido

47. Da entrada da casa até a cozinha: quando o assunto é porcelanato líquido não há limites

Da entrada da casa até a cozinha: quando o assunto é porcelanato líquido não há limites

48. Ao refletir a luz, o porcelanato líquido brilha tanto que chega a ofuscar a visão

Ao refletir a luz, o porcelanato líquido brilha tanto que chega a ofuscar a visão

49. A combinação certeira entre base branca da decoração com elementos em madeira

A combinação certeira entre base branca da decoração com elementos em madeira

50. Fácil de limpar, o porcelanato líquido é uma das opções mais viáveis para ambientes com grande fluxo de pessoas

Fácil de limpar, o porcelanato líquido é uma das opções mais viáveis para ambientes com grande fluxo de pessoas

51. A área da varanda desse apartamento foi devidamente marcada com a faixa de porcelanato líquido amarelo

A área da varanda desse apartamento foi devidamente marcada com a faixa de porcelanato líquido amarelo

52. Tanto ambientes amplos, quanto ambientes pequenos se beneficiam do efeito visual do porcelanato líquido

Tanto ambientes amplos, quanto ambientes pequenos se beneficiam do efeito visual do porcelanato líquido

53. Na decor industrial o porcelanato líquido também mostra sua cara

Na decor industrial o porcelanato líquido também mostra sua cara

54. Mas é na decoração minimalista que ele, de fato, encontra seu verdadeiro lugar

55. O piso branquíssimo de porcelanato líquido faz o escritório levitar

O piso branquíssimo de porcelanato líquido faz o escritório levitar

56. Com ele também é possível criar efeitos de cor incríveis

Com ele também é possível criar efeitos de cor incríveis

57. Branco, preto e um porcelanato líquido no meio para completar

Branco, preto e um porcelanato líquido no meio para completar

58. O porcelanato líquido elimina a necessidade de rodapé na parede

O porcelanato líquido elimina a necessidade de rodapé na parede

59. A limpeza do porcelanato líquido deve ser feita apenas com água e sabão neutro

60. E, para fechar com chave ouro, um banheiro com porcelanato líquido vermelho pra lá de charmoso

Recomendado para você