Cozinha planejada: vantagens de ter um projeto em casa

Uma cozinha planejada está na lista da maior parte das pessoas que estão montando sua casa. Elas têm uma procura grande há muitos anos, com a promessa de um ambiente organizado, confortável e personalizado.

No post de hoje, trouxemos um guia só com cozinhas planejadas, com as vantagens de ter uma, ideias, marcas e preços para começar a sonhar com a sua!

Vantagens de uma cozinha planejada

Funcionalidade e harmonia: essas são as duas palavras-chave quando pensamos em ambientes planejados, principalmente no caso da cozinha.

Porque o ambiente completamente planejado, a partir do levantamento de dados do espaço, da rotina e preferências do cliente: o projeto é desenvolvido pelo designer de interiores, projetista ou arquiteto, para atender as necessidades do seu usuário com o melhor aproveitamento do espaço.

Isso se dá na adequação de números e medida de gavetas, armários, prateleiras; na altura em relação aos moradores da casa; na preferência por materiais, texturas ou cores; entre outros itens que devem ser discutidos entre o cliente e quem vai montar o projeto.

Além disso, as cozinhas planejadas (e os móveis planejados em geral) são comumente associados à sua durabilidade e resistência superior quando comparados a uma cozinha com a móveis prontos ou modulados.

Isso quer dizer que é um tipo de móvel que não vai precisar ser trocado em poucos anos, mas também que apresenta um bom custo-benefício, mesmo que, a primeira vista, o móvel planejado pareça mais caro.

Começando a pensar e planejar a sua cozinha

A ideia básica que se deve ter na hora de montar a sua cozinha ou qualquer outro ambiente planejado é: quais são as minhas necessidades e limitações nesse ambiente? Porque é dependendo do seu perfil completo que todo o projeto deve se debruçar.

Pense, por exemplo, na quantidade de pessoas que moram na casa, se todas elas usam e/ou circulam muito pela cozinha, se as refeições vão ser feitas nesse ambiente, se você tem uma quantidade grande ou pequena de utensílios e eletrodomésticos. Esses detalhes já mostram se a sua cozinha deve ter muitos ou poucos armários, uma mesa pequena ou grande.

Em seguida, pense nos itens que você deseja incluir na cozinha dos seus sonhos, como geladeira e fogões grandes ou pequenos, pia única ou dupla. Isso, é claro, também deve depender do tamanho do espaço que você tem.

O ambiente perfeito não deve ter mais itens do que deveria, pois é sempre necessário levar em consideração as áreas de circulação. Isso deve ser incluído na lista de limitações do espaço: uma cozinha pequena não comporta eletrodomésticos grandes ou tantos lugares na mesa.

Com essas ideias, além das medidas do espaço e dos itens que você já tem, procure um designer de interiores, um projetista ou até mesmo um arquiteto para iniciar o seu projeto e começar a escolher os materiais, revestimentos e acessórios.

A margem de preço das cozinhas planejadas

Os móveis planejados são mais caros do que os móveis de produção seriada que encontramos em catálogos de lojas e fábricas.

Em questão de preços, tudo vai depender do seu projeto e dos materiais que você vai escolher. Entre MDF e MDP, Granito e Marmoglass o valor pode mudar muito, além da resistência do material e da vida útil do seu planejado.

Com o material e a empresa certa, a sua cozinha pode durar gerações!

Nesse momento é necessário levar em conta o custo-benefício: os móveis planejados são desenhados para atender as necessidades dos moradores e também o seu estilo com garantia de durabilidade. E para quem tem casa própria, os móveis planejados são uma garantia de que a cozinha não precisará ser renovada novamente nos próximos anos.

Além disso, as grandes marcas possuem também linhas especiais para diversas classes, apresentando uma diversidade de preços. A Todeschini, por exemplo, é dona também das empresas Criare, Italinea e Carraro, que se concentram na linha de planejados com preço mais baixo.

Encontre a marca que vai transformar a sua cozinha planejada!

Para ajudar ainda mais na sua busca pela cozinha perfeita, separamos algumas marcas que trabalham com cozinhas planejadas (além de outros cômodos) que atuam em todo o Brasil e têm em seu currículo anos de desenvolvimento e recomendações em seus projetos.

Embora todas elas tenham suas sedes de fundação e fábricas localizadas no Rio Grande do Sul (principal centro fabril na área de mobiliários do país), a maioria possui lojas espalhadas por todos os estados, facilitando o acesso a todo o Brasil.

Dell Anno

Uma das mais conhecidas e recomendadas quando se trata de ambientes planejados, a Dell Anno já atua há mais de 30 anos no Brasil. Com uma variedade extensa de padrões de acabamento e acessórios, a Dell Anno se propõe a aproximar a arquitetura, o design e a moda, trazendo tendências e qualidade para dentro dos seus ambientes.
Saiba mais em: http://www.dellanno.com.br

Favorita

Pertencente a UniCasa Móveis, a Favorita é dedicada exclusivamente a móveis planejados. Sua proposta é oferecer ambientes personalizados compatíveis com o estilo e modo de vida dos seus clientes.
Saiba mais em: http://www.favoritaplanejados.com.br/

S.C.A. Mobiliário Contemporâneo

Operando primeiramente com tanques, pias e balcões, o Grupo S.C.A foi fundado há 50 anos e hoje já atende todo o tipo de ambiente planejado, como cozinhas, dormitórios, banheiros, offices, etc para residências, além de uma linha exclusiva para ambientes comerciais.
Saiba mais em: http://www.sca.com.br/site/

Bentec

A Bentec Móveis Planejados é um novo segmento da Bentec Móveis e tem três pilares na construção de seus projetos: Modernidade, Design e Praticidade, promovendo peças inovadoras, dentro das tendências do mercado e pensando na necessidade de cada cliente sobre o ambiente. Além de atender a área residencial, a Bentec já atende o setor comercial.
Saiba mais em: http://www.bentec.com.br

Difratelli

A Difratelli Móveis, empresa criada pelos irmãos Costa na Serra Gaúcha, tem um segmento especializado em planejados, com 70 tipos de acabamento e 365 cores para deixar os móveis e todo o ambiente mais próximos do gosto do cliente. Outro diferencial é a tecnologia de impressão em mdf e espelho da linha Impressione.
Saiba mais em: http://www.difratelliplanejados.com.br/

Móveis Schuster

Aproximando o design e a marcenaria, a Schuster foi fundada há meio século no Brasil e já atua no mercado internacional. Mesmo com a linha de móveis seriados da marca, há diversos arquitetos que atuam no planejamento de móveis para ambientes com exclusividade para cada cliente. O serviço sob medida é feito somente na matriz, no Rio Grande do Sul, mas os móveis do catálogo são vendidos para todo o Brasil, Estados Unidos e Europa.
Saiba mais em: http://www.moveis-schuster.com.br/

Todeschini S/A

Uma das mais antigas e tradicionais fabricantes de móveis planejados do Brasil, a Todeschini atua com seus ambientes planejados há mais de 70 anos. Trabalha no setores residenciais e comerciais, com atenção especial para o ramo hoteleiro, com ambientes funcionais e cozinhas industriais para chefs.
Saiba mais em: http://www.todeschinisa.com.br/

110 imagens de cozinha planejada para te inspirar

Pensando em sua necessidade, reunimos lindas cozinhas planejadas para você ter como referência na hora de organizar o seu ambiente. Confira estes projetos:

01. Cozinha planejada com ilha cheia de nichos

Cozinha planejada com ilha cheia de nichos
As ilhas são ótimas para servirem de apoio as preparações e para criar uma bancada para refeições, mas você também pode usar parte da ilha como nichos para guardar seus aparelhos e louças, além de incluir itens de decoração, claro.

02. Planejada em L em tons claros e mistura de materiais

Cozinha planejada em L em tons claros
O mais difícil num projeto de planejados deve ser a escolha do material, porque existem muitos tipos com texturas, cores e aparências diferentes! O mais legal é que geralmente você pode escolher um tipo para cada detalhe, como a estrutura interna do armário, as portas, os puxadores, etc.

03. Ideia para cozinha corredor em U

Cozinha planejada em U
Para aproveitar a luz natural, tenha preferência sempre por colocar a pia próxima ou na frente das janelas, assim o ambiente fica mais fresco.

04. Inserindo cores

Cozinha planejada colorida
Principalmente em projetos com cores neutras, inserir uma cor vibrante aqui ou ali deixa o ambiente descontraído e o projeto mais divertido.

05. Planejada com muitas prateleiras

Cozinha planejada com muitas prateleiras
A tendência atual na decoração de interiores, especialmente nos planejados, são as prateleiras que mostram os itens mais bonitos que você em casa, sejam eles relacionados com a cozinha ou puramente decorativos.

06. Cozinha pequena planejada

Cozinha pequena planejada
Outro projeto com uma janela central. Nesse caso, a pia escapou, mas somente porque jantar a luz das estrelas é muito fabuloso.

07. Cozinha dark

Cozinha planejada dark
O primeiro exemplo de cozinha quase completamente preta. Nesse caso, a reflexão do revestimento da parede traz luz para o ambiente predominantemente escuro.

08. Ilha para cozinhar e fazer refeições

Cozinha planejada com ilha
As ilhas podem ser usadas de diversos modos. Um deles é dividir entre área de bancada e área de refeições.

09. Cozinha planejada para ambientes conjugados

Cozinha planejada para ambientes conjugados
Em ambientes conjugados a cozinha pode ter uma área útil minimizada ou ser a protagonista desse ambiente amplo e aconchegante.

10. Planejada em uma linha só

Cozinha planejada em uma ilha só
Geralmente os planejados seguem alguns desenhos padrões, como os projetos em L ou em U que já mostramos. Os projetos num módulo ou numa linha só costumam servir tanto para cozinhas-corredores, quanto para ambientes maiores, pois elas ampliam o espaço.

11. Mesa na mesma linha dos balcões

Mesa na mesma linha dos balcões
Para melhorar a circulação de uma cozinha pequena, o ideal é empurrar todos os móveis para as paredes, para aproveitar um espaço livre no centro. O balcão para pequenas refeições, nesse caso, pode até mesmo ser usado como escrivaninha.

12. Planejada em L para cozinhas pequenas

Cozinha planejada pequena em L
Nesse projeto, há dois módulos, o L do balcão com algumas prateleiras na parede e o móvel inteiriço na parede posterior.

13. Mesa longa para preparar alimentos e fazer refeições

Mesa longa para preparar alimentos e fazer refeições
No mesmo estilo das ilhas, aqui a mesa foi alongada para ser utilizada como balcão de apoio aos preparos ou para jantares com mais convidados.

14. Cozinha pequena em ambiente conjugado

Cozinha pequena planejada em ambiente conjugado
Aqui está um exemplo de cozinha pequena no ambiente conjugado: o uso do balcão estilo americano funciona como um limite do espaço útil da cozinha, dividindo o ambiente.

15. Cozinha corredor com área de descanso

Cozinha corredor com área de descanso
Nesse corredor longo, os armários foram bem planejados para sobrar espaço no ambiente, o que possibilitou a entrada de um sofá planejado no mesmo material.

16. Mini-cozinha planejada

Mini-cozinha planejada
Para os apartamentos com menor metragem, essa cozinha planejada é contida e supre as necessidades dos moradores de uma forma funcional e cheia de estilo.

17. Cozinha planejada: mesa para dois

Cozinha planejada: mesa para dois
Entre armários e prateleiras, abre-se espaço para uma mesa de refeições.

18. Gaveta especial para suas facas

Gaveta especial para suas facas
Para você que tem uma faca especial para cada uso, essa gaveta com certeza vai entrar na lista de necessidades do seu projeto!

19. Diferentes níveis para os seus armários.

Diferentes níveis para armários em cozinhas planejadas
Nos armários superiores e nas prateleiras, a tendência é trabalhar com diferentes medidas de profundidade. Nesse caso, cada nível do armário é diferenciado pela cor, pelo material e pela profundidade do armário, que acaba formando uma escadinha.

20. Detalhe branco da destaque para os armários pretos.

Cozinha planejada preta com detalhes brancos
O detalhe branco da base dos armários quebra a uniformidade das portas pretas e dá também mais profundidade para elas.

21. Mantenha os pontos principais numa linha só.

Mantenha os pontos principais numa linha só
Se você tem uma cozinha-corredor, o ideal é liberar a circulação e manter os pontos principais, como o fogão e pia numa linha só.

22. Aproveite o balcão da ilha para criar gavetas e prateleiras adicionais

Aproveite o balcão da ilha
Todo cantinho disponível pode virar o lugar perfeito para uma prateleira ou um nicho, seja o balcão da ilha, ou a parte superior do arco na parede.

23. Chame a atenção com detalhes de cores vibrantes

Chame a atenção com detalhes de cores vibrantes

24. Cozinha planejada com retângulos coloridos

Cozinha planejada com retângulos coloridos

25. Aproveite os planejados para embutir os eletrodomésticos

Aproveite os planejados para embutir os eletrodomésticos
Os móveis planejados são ideais para isso, pois você constrói tudo sobre medida.

26. Prateleira com decoração próxima ao teto

Prateleira com decoração próxima ao teto
Para quem não quer armários alongados até o teto, esse espaço entre os dois é um bom lugar para colocar uma decoração personalizada.

27. Moderno e rústico em um só projeto

Moderno e rústico em um só projeto
A madeira, mesmo que seja uma imitação da sua textura e padrão, ainda é uma queridinha das cozinhas.

28. Misture modelos de armários

Misture modelos de armários
Em paredes opostas ou em diferentes níveis, misturar e combinar modelos é uma opção para deixar sua cozinha mais personalizada.

29. Prateleiras deslizantes

Prateleiras deslizantes

30. Prateleiras para expor suas louças mais bonitas

Prateleiras para expor suas louças mais bonitas
Ou até mesmo deixar os itens que você mais usa no seu cotidiano a mão, como as xícaras, pratos e tigelas.

31. Nicho embutido na parede do fogão

Nicho embutido na parede do fogão
Os nichos já são tendência nos banheiros e estão aparecendo em outros cômodos com mais frequência nos últimos tempos. Eles economizam espaço e ainda podem dar mais agilidade para os seus preparos.

32. Potes organizadores na parede

Potes organizadores na parede
Outra forma de deixar seus itens mais utilizados a mão para as suas preparações do dia-a-dia.

33. Estilo americano: conjugado com a sala de estar

Estilo americano: conjugado com a sala de estar

34. Um estilo mais urbano com preto, aço e madeira

Além da madeira, muito usada nas cozinhas, o aço dá um estilo mais industrial e urbano para o espaço.

35. Prateleira para colocar seus temperos também!

Prateleira para colocar seus temperos também!
As prateleiras liberam um espaço extra que serve tanto para organizar quanto para expor utensílios como parte da decoração.

36. Nichos para eletrodoméstico

Nichos para eletrodoméstico
Para facilitar o acesso aos eletrodomésticos mais usados e torná-los parte do visual da cozinha.

37. Cozinha de chef: planejado numa pegada mais industrial

Cozinha de chef: planejado numa pegada mais industrial
Nesse tipo de projeto vale buscar lojas de itens culinários que vendem para restaurantes e hotéis para encontrar coifas, fogões e gabinetes nesse estilo.

38. Design mais sóbrio e confortável

Design mais sóbrio e confortável

39. Para quem tem poucos itens

Para quem tem poucos itens
Os armários são limitados aos balcões, enquanto as prateleiras ficam com os itens mais decorativos.

40. Espaço para os livros de receitas também!

Espaço para os livros de receitas também
Para quem está sempre testando algo novo, vale um espacinho especial para inspirações em forma de livro.

41. Espaço pequeno, moderno e com muito estilo na cozinha planejada

Espaço pequeno, moderno e com muito estilo

42. Cozinha pequena em U com mesa para refeições rápidas

Cozinha pequena em U

43. Cozinha planejada estilo candy

Cozinha planejada estilo candy
Se você está a procura de um revestimento claro, mas com um pouquinho mais de cor e personalidade, essas cores podem ser as suas escolhidas.

44. Crie nichos estratégicos

Crie nichos estratégicos
Embaixo das bancadas, sempre a mão.

45. Que tal uma lousa na parede para mensagens e lembretes?

Que tal uma lousa na parede para mensagens e lembretes

46. Misture estilos de móveis num visual mais descontraído

Misture estilos de móveis num visual mais descontraído

47. Economize nas portas em prateleiras de parede inteira

Economize nas portas em prateleiras de parede inteira
As prateleiras estão em alta e ainda economizam material!

48. Retire as banquetas da mesa de apoio e transforme-a numa bancada útil

Retire as banquetas da mesa de apoio e transforme-a numa bancada útil

49. Iluminação que valoriza a profundidade e o acabamento

luminação que valoriza a profundidade e o acabamento
Outra dica para os planejados é incluir detalhes elétricos no projeto, como esse tipo de iluminação em baixo do armário de parede que valoriza a profundidade e oferece um ponto de luz alternativo para a cozinha.

50. Cores ousadas para uma cozinha moderna

Cores ousadas para uma cozinha moderna
Cores mais quentes combinam muito bem com o cimento queimado, bastante usado nas casas hoje.

51. Armários com iluminação para as bancadas

52. Outro estilo de prateleira tendência


As prateleiras de ferro presas no teto são um charme e estão super na moda.

53. Puxadores internos e cheios de charme


Uma boa forma de economizar com puxadores é verificar as opções que a empresa que você escolheu tem de aberturas na chama de mdf.

54. Painel colorido e divertido no fundo


Outro item que pode ser planejado junto com o projeto de armários da sua cozinha é um painel vertical. Nesse caso, esse super colorido, foi feito num formato diferente para dar um efeito diferente na cozinha.

55. Invista em materiais reflexivos e lustroso para um ambiente elegante.


Os revestimentos mais lustrosos tem tudo a ver com o inox e as pedras bem polidas da bancada. Juntos eles foram um ambiente super elegante.

56. Simplicidade em vermelho.


Aqui está um exemplo que os móveis em cores vibrantes podem sim ser a cara de uma cozinha simples.

57. Colorido claro para um frescor a mais

58. Puxadores destacados

59. Cozinha em L com balcão para refeições


Outra opção para ocupar bem o espaço da sua cozinha é fazer o seu balcão de refeições num canto.

60. Preto e aço inox numa combinação perfeita

61. Branco básico para uma cozinha colorida


Aqui temos uma situação inusitada, mas que funciona de uma forma muito equilibrada entre a cor neutra e vibrante.

62. Revestimento reflexivo

63. Cozinha americana em linhas simples e retas


O balcão paralelo aos armários dá uma unidade para esse projeto, que valoriza as linhas retas e horizontais.

64. Um espacinho especial para os seus temperos


Dentro dos armários também deve ser planejado! Uma boa dica é já ir pensando no que você vai guardar em cada espaço, assim você estabelece uma organização e até mesmo faz adaptações para alguns itens.

65. Cozinha planejada em U com alturas diferentes


Pense nos diferentes módulos e a altura que eles vão atingir: até o balcão, o teto, ou uma média dos dois?

66. Cozinha planejada: cores vibrantes também nos armários


Nesse, livremente inspirado no mobiliário dos anos 70, as portas correm para os lados e os puxadores são substituídos por cavas em formato circular diretamente no mdf.

67. Cozinha planejada: pretinho fosco e básico.

68. Cozinha planejada: painel de pedra entre o armário e a bancada.


Outro tipo de painel que pode ser incluído no projeto é o de pedra.

69. Sem puxadores para uma sensação de unidade.

70. Iluminação especial.

71. Adicionando mais cores para a mistura.


Para isso, experimente mudar as cores das portas dos seus armários!

72. P&B sem erro.


Dessa vez, ao invés do fundo branco com armários pretos, os armários brancos trazem mais luz para o ambiente, mesmo com uma quantidade grande de itens escuros.

73. Cozinha planejada: branco combina muito bem com mármore

74. Pense texturas e padrões naturais


Além do padrão que imita madeira maciça, os desenhos das pedras naturais são interessantes quando misturados no mesmo ambiente.

75. Iluminação baixa

Iluminação baixa

76. Vermelho em cima, cinza em baixo

Vermelho em cima, cinza em baixo
Duas cores que combinam muito bem num ambiente só.

77. Para os designers e publicitários, um local especial para suas marcas favoritas

um local especial para suas marcas favoritas
As embalagens e marcas mais famosas da publicidade sempre ganham um espaço especial na decoração. Nesse caso, logo acima do armário bem fino. Uma peça para ser vista bem na entrada da cozinha, com certeza.

78. Estilo urbano com poucos elementos

Estilo urbano com poucos elementos
Inox, tubulação aparente, madeira e um pouquinho de cor: os elementos perfeitos de um estilo urbano.

79. Cozinha planejada monocromática

Cozinha planejada monocromática

80. Cada coisa no seu lugar: como se manter organizada

Organização de gavetas para cozinha planejada
Criar divisórias nas gavetas pode te ajudar. Como nos temperos, tente manter cada item em um lugar específico e a chance de desorganização vai ficar ainda mais baixa.

81. O padrão da madeira maciça

 O padrão da madeira maciça
O padrão da madeira maciça não trabalhada encanta todo mundo e já pode ser encontrada como um tipo de revestimento.

82. Para cozinhas pequenas, espelhos abrem o ambiente

Para cozinhas pequenas, espelhos abrem o ambiente
Já falamos dos efeitos que o espelho pode dar num ambiente pequeno no nosso post sobre banheiros pequenos. Aqui eles fazem o mesmo papel, duplicar o ambiente para dar a sensação de que ele é maior.

83. Espaço para plantas em cima do armário

Espaço para plantas em cima do armário
Pode ser de verdade ou de mentirinha.

84. Cozinha baixa com decoração artística

Cozinha baixa com decoração artística
A disposição dessas tigelas espalhadas pelas prateleiras é quase uma obra de arte.

85. Nichos mais altos para colocar sua decoração

Nichos mais altos para colocar sua decoração

Imagem 86: Trabalhe com cores opostas-complementares

Trabalhe com cores opostas-complementares
Use o círculo de cores ao seu favor nas combinações! O azul o seu complementar, o laranja, fazem dessa cozinha um ambiente mais vivo e divertido.

87. Prateleiras, adegas e cristaleiras

 Prateleiras, adegas e cristaleiras
Três tipos de nichos variados que podem ser incluídos no mesmo projeto.

88. Cozinha em U em tons pastéis

Cozinha em U em tons pastéis

89. Módulo único todo preto

Módulo único todo preto

90. Um armário de cada cor

Um armário de cada cor
Outro exemplo de como misturar cores no seu planejado.

91. Pastilhas coloridas na parte central da parede.

Pastilhas coloridas na parte central da parede
O espaço entre a bancada e a prateleira ou armário de parede pode ser decorada com um painel, uma tinta diferente ou até mesmo uma pastilha mais divertida, que quebre o padrão desses móveis.

92. Invista em balcões na cozinha planejada

Invista em balcões na cozinha planejada
Especialmente os de pedra, que são super luxuosos e ainda são especiais para alguns tipos de preparação como, por exemplo, na temperagem de chocolate!

93. Um nicho para cada eletrodoméstico

Um nicho para cada eletrodoméstico

94. Combine uma cor vibrante na escala do cinza

Combine uma cor vibrante na escala do cinza
A escala de cinza é outra forma de manter uma cor neutra, mas ela pode deixar sua decoração muito padrão e sem graça. O amarelo combina muito bem com ela, oferecendo uma quebra na neutralidade.

95. Para os viciados em café: armário especial embaixo da máquina de expresso

 armário especial embaixo da máquina de expresso

96. Módulo sóbrio e elegante

Módulo sóbrio e elegante

97. Conciliando a necessidade de espaço com as janelas

Conciliando a necessidade de espaço com as janelas
Se você tem janelas que vão até o teto e ainda precisa de lugares para guardar suas coisas, pense em um armário aberto que deixa a luz passar entre as prateleiras.

98. Uma ideia brilhante

Uma ideia brilhante
É o que essa iluminação alternativa na cozinha indica, com certeza! Atualmente as iluminações estão sendo descentralizadas e divididas em vários pontos luminosos nos cômodos.

99. Prateleiras no cruzamento das paredes

Prateleiras no encontro de paredes na cozinha planejada

100. Iluminação diferenciada no armário

Iluminação diferenciada no armário da cozinha planejada

101. Cozinha urbana com parede de tijolos industrial

Cozinha planejada urbana com parede de tijolos industrial
Dá um toque industrial e enfatiza a superfície dos armários. Se você não quiser tirar o revestimento da sua parede para encontrar os tijolos, existem papéis de parede que podem enganar até os mais atentos!

102. Formas geométricas em madeira para compor a parede da pia


Você também pode fazer um painel diferente ou meio painel com placa de madeira.

103. Cozinha compacta com utensílios suspensos.


Se você não tem lugar nos armários para colocar seus utensílios, experimente barras de ferro ou ganchos para colocá-los suspensos na parede. Essa técnica já é usada há muito tempo em diversos tipo de cozinha e é bastante prática para o dia-a-dia.

104. Estilos diferentes no mesmo projeto

Projeto de cozinha planejada com estilos diferentes

105. Cava redonda como puxador

Cava redonda como puxador

106. Estude bem a circulação do espaço antes de fazer o seu projeto!

Circulação de espaço é importante
Principalmente se a sua cozinha for a área de passagem entre cômodos ou tiver uma porta por perto. O ideal é manter a circulação o mais livre possível.

107. Gavetas organizadoras na ilha

Gavetas organizadoras na ilha de cozinha planejada

108. Mais puxadores internos destacados

Puxadores internos
Dessa vez num amarelo vivo, os estilo cava que substitui os puxadores ganha um revestimento que chama a atenção.

109. Armários pretos destacados com o balcão branco

Armários pretos na cozinha planejada

110. Fundo de aquarela colorida

Cozinha planejada com fundo de aquarela colorida

Recomendado para você