Banheiros pequenos: projetos atuais para ter como inspiração

Que o banheiro é um dos ambientes mais importantes da casa, ninguém pode negar, mesmo que ele acabe sendo o ambiente com menores dimensões. Para quem tem uma casa ou apartamento pequeno, ou até mesmo um banheiro secundário, o tamanho reduzido pode parecer um problema para a decoração e a organização desse ambiente. Mas algumas ideias e dicas podem te ajudar a deixar o ambiente perfeito em um banheiro pequeno com a sua cara!

Por isso, trouxemos neste post ideias de como decorar e organizar banheiros pequenos em diversos estilos com 90 fotos.

Decorando banheiros pequenos

Separamos algumas dicas chave para você acertar nos pontos certos na hora de decorar o seu banheiro pequeno.

1. Prateleiras em banheiros pequenos

Prateleiras e nichos são os grandes destaques dos exemplos em fotos que trouxemos para esse post! Elas ajudam a organizar o ambiente e não ocupam espaço util no chão, liberando a circulação pelo ambiente. Elas são tão versáteis que podem ser usadas até mesmo acima dos vasos sanitários.

2. Móveis personalizados em banheiros pequenos

Dependendo do tamanho do seu banheiro, pode ser difícil encontrar móveis e lavatórios que entrem e possam ser posicionados de forma confortável dentro do espaço. Uma dica para aproveitar qualquer lugarzinho disponível e ter um banheiro organizado e decorado é entrar em contato com um designer de interiores ou projetista para criar um projeto de mobiliário exclusivo para você.

3. Vidro claro para o box em banheiros pequenos

Apesar de estar disponível o vidro opaco e fosco, o vidro claro ajuda a ter uma visualização do ambiente mais fluido e sem ocultar o tamanho real do local.

4. Invista nas cores, mas trabalhe com contrastes mais claros

O branco é o clássico desse tipo de cômodo, mas hoje temos diversos banheiros super coloridos e divertidos para nos inspirarmos. Uma dica de ouro é compor com os dois estilos, criando um contraste de cores claras sempre que possível. Isso porque o branco ajuda a abrir o ambiente, tirando aquela sensação de que o banheiro é muito pequeno.

5. Pense na iluminação e nos espelhos em banheiros pequenos

Aqui estão dois pontos que podem mudar completamente a visualização do seu banheiro. Isso porque a iluminação e o espelho posicionado no local certo podem dar a sensação de que o ambiente é mais amplo. Espelhos amplos e que ocupam boa parte da parede são bastante indicados para esse tipo de espaço.

60 dicas de organização para banheiros pequenos

Um banheiro caótico atrapalha qualquer tipo de decoração! Por isso, algumas dicas podem ser a salvação de um banheiro desarrumado. Dá uma olhada nesse vídeo para algumas dicas bem criativas:

Para não errar na decoração e facilitar a sua visualização, selecionamos 90 referências (as melhores) para você decorar banheiros pequenos com muito estilo e personalidade:

01. Não tenha medo de decorar

Não tenha medo de decorar um banheiro pequeno
Decorar um banheiro, especialmente se ele for pequeno pode ser um desafio, mas o importante é ir colocando alguns itens e ver se eles fazem uma composição boa ou não.

02. Mobilidade no banheiro pequeno

Mobilidade no banheiro pequeno
Use prateleiras móveis para comportar os seus produtos de higiene e beleza e concentrá-los num local só. Assim você não perde espaço e ainda mantêm a organização fluindo sempre.

03. Um toque colorido num ambiente sóbrio e escuro

Um toque colorido num ambiente sóbrio e escuro

04. Divisão por cores em banheiros pequenos

Divisão por cores em banheiros pequenos
Faça a divisão de ambiente do box com o restante do banheiro a partir da cor do revestimento.

05. Tudo numa única parede

Tudo numa única parede
Para abrir espaço num espaço pequeno, mantenha o vaso sanitário na mesma parede da pia, assim você mantém uma área livre para circulação.

06. Em relação a decoração também!

Em relação a decoração também!
Na hora de decorar, tente manter os itens decorativos em uma parede só também, para concentrar informação.

07. Decoração bonita e funcional para banheiros pequenos

Decoração bonita e funcional para banheiros pequenos
Mesmo com armários fechados, tente inserir prateleiras e usar suas embalagens e toalhas como a decoração.

08. Parede como centro das atenções em banheiros pequenos

Parede como centro das atenções em banheiros pequenos
Uma boa forma de quebrar o branco padrão dos banheiros é usar objetos decorativos, mas pense também em revestimentos coloridos e divertidos que possam dar uma diferenciada no seu banheiro.

09. Decoração acima do vaso sanitário

Decoração acima do vaso sanitário
A caixa acoplada dos vasos sanitários faz uma ótima prateleira! Como ela geralmente fica vazia, é um ótimo lugar para colocar um vasinho de flores e combinar com um par de quadrinhos.

10. Quebrando os tons monocromáticos em banheiros pequenos

Quebrando os tons monocromáticos em banheiros pequenos
Além dos itens simplesmente decorativos, pense nos itens decorativos e funcionais, como o gabinete da pia e o espelho. Aqui eles se encaixam muito bem no espaço e quebram a escala de cinza dos revestimentos.

11. Sensação de espaço em banheiros pequenos

Sensação de espaço em banheiros pequenos

Em banheiros escuros, espelhos grandes podem ajudar a abrir o ambiente. Nesse aqui, a posição do espelho e do box de vidro traz muitos reflexos e faz o ambiente parecer ainda maior.

12. Abrindo ambientes claros também

Abrindo ambientes claros também
Outro exemplo do uso de grandes espelhos, dessa vez com uma decoração clara.

13. Divisão cheia de cores em banheiro pequeno

Divisão cheia de cores em banheiro pequeno
Além da diferença de cores entre a área do box e do resto do banheiro, a cortina do box também provoca uma divisão no ambiente. E ela pode ficar mais alegre e divertida se você apostar nas estampas!

14. A decoração vem do bom uso de apoios e dos objetos funcionais

 A decoração vem do bom uso de apoios e dos objetos funcionais
Para gabinetes abertos, o segredo da decoração não se tornar um caos é investir em itens e rotinas de organização. Use cestas, bandejas e caixas para manter suas embalagens toalhas e papéis higiênicos nos seus lugares.

15. Decoração e organização clean em banheiros pequenos

Decoração e organização clean em banheiros pequenos
O branco é uma das cores principais no revestimento de ambientes que recebem bastante água e que são limpos constantemente. Você pode dar uma cor diferente para o seu ambiente com outros tipos de revestimento, mas o branco e as cores claras também dão um ar mais clean para o ambiente.

16. Decoração em branco e preto para banheiros pequenos

Decoração em branco e preto para banheiros pequenos
Mas o preto pode sim ser usado nesses ambientes mais claros! Essa imagem é a prova de que até uma parede preta pode valorizar ainda mais o branco.

17. Toque moderno na decoração com cores

Toque moderno na decoração com cores
Para quem quer um toque mais moderno, misturar outros tipos de cores pode ser um acerto muito grande, como nesse banheiro com tons de salmão e verde água.

18. Janelas grandes no banheiro pequeno

Janelas grandes no banheiro pequeno
A quantidade de luz que entra no banheiro pode ajudar a dar a sensação de que o ambiente é maior. Esse efeito funciona principalmente se a cor predominante for clara, pois a luz do sol faz ela vibrar mais.

19. Concentração de louça, decoração e cor

Concentração de louça, decoração e cor
Nos banheiros pequenos nós geralmente temos que escolher uma parede para as louças, assim a circulação é melhor, e na hora de decorar, principalmente os lavabos, a dica é a mesma: concentre em uma parede só.

20. Mais um box colorido e diferente

Box de banheiro pequeno colorido e diferente
O revestimento azul, que aparece em faixas na parte seca do banheiro, se concentra no box, o destacando do restante do ambiente.

21. Banheiro de artista

Banheiro pequeno de artista
Já pensou em pegar um marcador e sair desenhando padrões pelo seu banheiro?

22. Madeira no banheiro sim!

Madeira no banheiro pequeno sim
Mesmo que seja falsa! Hoje em dia já temos diversos tipos de revestimentos que imitam madeira no mercado.

23. Misture os reflexos do vidro e do espelho

Misture os reflexos do vidro e do espelho
É o mesmo princípio das louças e da decoração: colocando-os próximos você concentra a atenção nesse local, pois eles são os itens que mais chamam a atenção.

24. Cores vibrantes no fundo branco

Cores vibrantes no fundo branco
Banheiro todo branco? Use elementos decorativos para dar uma agitada no ambiente.

25. Iluminação alternativa.

Iluminação alternativa
Nesse banheiro, a iluminação não vem de um ponto único no teto, mas da distribuição da luz em pequenos pontos nas áreas de atenção.

26. Banheiro meio a meio

Banheiro meio a meio
Não consegue decidir se quer um banheiro claro ou escuro?

27. Invista em embalagens bonitas e elegantes.

Invista em embalagens bonitas e elegantes
É uma dica para manter seu ambiente organizado! Com caixas ou potinhos especiais para cada item, dificilmente você vai conseguir manter a bagunça.

28. Nicho na parede do box

Nicho na parede do box em banheiro pequeno
Uma tendência que chegou e não saiu mais de moda! Isso porque economiza espaço de uma forma super criativa. Mas precisa ser planejada antes da construção do banheiro ou você vai ter que refazer o revestimento da parede.

29. Tubulação aparente

Banheiro pequeno com tubulação aparente
Já na pegada industrial, a tubulação hidráulica e elétrica aparente fica um charme, ainda mais se ela tiver cor de cobre.

30. Meia parede como apoio para seus produtos

Meia parede como apoio para seus produtos
Além do nicho, outra forma de usar a construção da parede ao seu favor é construir “meias paredes” ou aproveitar aquelas que dividem o ambiente. Pense em várias alturas, como as dessa imagem, e utilize-as como uma prateleira para os seus produtos.

31. Lavatório com prateleiras

Lavatório com prateleiras
Os gabinetes e armários estão saindo de cena da decoração do banheiro para dar lugar às prateleiras e estruturas abertas.

32. Prateleira até mesmo no espelho!

Prateleira até mesmo no espelho!
Os espelhos para banheiros mais antigos vinham com uma prateleirinha para você colocar seus cremes e perfumes. Procure em lojas de móveis vintage que com certeza você vai achar um que combine com você.

33. Num tom mais minimalista, escolha a parede que vai chamar a atenção!

Decoração mais minimalista para um banheiro pequeno
Nesse banheiro a decoração fica por conta do revestimento, que chama a atenção de todo mundo com essa cor super vibrante em contraste com o banheiro branco.

34. Nicho na parede ou armário embutido

Nicho na parede ou armário embutido
No mesmo estilo dos nichos, os armários embutidos economizam espaço, mas devem entrar no projeto arquitetônico de construção ou de reforma do banheiro para ficarem perfeitos.

35. Papel de parede ou uma pintura diferente

Papel de parede ou uma pintura diferente
Se você tem um lavabo, ele é o lugar ideal sim para colocar um papel de parede diferente e chamativo. No banheiro ele também funciona, mas deve ter cuidado redobrado por conta da água e da umidade.

36. Espelho longo para valorizar a altura do ambiente

Espelho longo para valorizar a altura do ambiente
O espelho que vai até o teto também consegue valorizar o ambiente, abrindo-o em relação a sua altura. Mas para que o efeito seja mais enfático, é recomendado que a decoração seja predominantemente clara.

37. Saia do branco básico e pense em trabalhar com outras cores

Saia do branco básico e pense em trabalhar com outras cores
Os revestimentos rosinhas eram tendência no passado e estão voltando a moda junto com a onda vintage que está atingindo os banheiros.

38. Prateleiras na parede inteira

Prateleiras na parede inteira
As prateleiras ajudam muito na decoração e, se você tiver uma parede que possa ser usada em sua totalidade para criar um nicho para os seus produtos, use-a!

39. Super espelho no banheiro coloridíssimo

Super espelho no banheiro coloridíssimo
Outra dica para usar o espelho e abrir o ambiente: aproveite as paredes que tem a maior largura para usar espelhos na horizontal.

40. Decoração com galhos secos

Decoração com galhos secos

41. Armário espelhado

Armário espelhado
Uma forma alternativa do clássico armário com espelho para o banheiro. Aqui está num projeto planejado, que aumentou as suas dimensões e criou uma iluminação especial para o espelho e o nicho inferior.

42. Mais cor sim, por favor!

Mais cor sim, por favor!

43. Aproveitando todo os espaços em banheiros pequenos

 Aproveitando todo os espaços em banheiros pequenos
Para quem vive em apartamentos pequenos, a área da lavanderia pode ser muito pequena ou até mesmo inexistente. Se você tem um banheiro um pouco maior, pense em colocar sua máquina de lavar nele. Economia de espaço e uma solução funcional.

44. Mais um nicho bem planejado dentro do box em banheiro pequeno

Mais um nicho bem planejado dentro do box em banheiro pequeno

45. Janelona trazendo muita luz e um ótimo local para colocar suas plantinhas.

Janelona trazendo muita luz e um ótimo local para colocar suas plantinhas
Como o banheiro é uma área que fica úmida por bastante tempo, pode ser o local ideal para cultivar algumas plantinhas.

46. Divida o seu espelho em várias partes

Divida o seu espelho em várias partes
Ele deixa de ser um objeto utilitário somente para se tornar uma decoração diferente e divertida.

47. Nicho de drywall

Banheiro pequeno com nicho de drywall
O drywall também pode ser usado para construir nichos no banheiro, mas em áreas que permaneçam secas por mais tempo, para não danificar o material.

48. Super geometrizado

banheiro pequeno super geometrizado
Na composição de revestimentos, escolha formas diferentes que possam ser combinadas!

49. Espelho de parede inteira

Espelho de parede inteira
No ambiente predominantemente claro e bem iluminado, esse tipo de espelho também abre o ambiente pequeno.

50. Aplique papel de parede na área mais seca do ambiente

Aplique papel de parede na área mais seca do ambiente

51. Revestimento da parede até o piso em banheiros pequenos

Revestimento da parede até o piso
Outra ideia para diferenciar a área do box!

52. Armário na parede do vaso sanitário em banheiro pequeno

Armário na parede do vaso sanitário
Essa é uma parede que pode e deve ser aproveitada. Só tenha certeza das medidas antes de instalar para se certificar que ninguém vai bater a cabeça!

53. Box com revestimento diferenciado até o teto em banheiro pequeno

Box com revestimento diferenciado até o teto em banheiro pequeno

54. Inove também na iluminação em banheiros pequenos!

Inove também na iluminação em banheiros pequenos
Você pode fugir da iluminação central e usar a criatividade para dividir em diversos pontos e para escolher o melhor tipo de lustre para cada lugar.

55. Tem um box grande? Que tal isso?

Decoração para box em banheiro pequeno
Criar um banquinho de pedra na área do box é também uma forma de criar outra prateleira, além dos seus diversos usos.

56. Cinza e amarelo: combinação super moderna para banheiros pequenos

Cinza e amarelo: combinação super moderna para banheiros pequenos

57. Banheiro-corredor? Invista em itens mais estreitos para aumentar a circulação

Invista em itens mais estreitos para aumentar a circulação em banheiros pequenos
Dependendo da sua área, vale a pena mandar fazer sobre medida, mas já existem várias medidas padrão de lavatórios suspensos que são mais estreitos por esse mesmo motivo.

58. Padronize os detalhes em banheiros pequenos

Padronize os detalhes em banheiros pequenos
Como essa moldura preta que aparece nos quadrinhos, no espelho e até mesmo no armário.

59. Plantinha na pia e pendente também!

Banheiro pequeno com plantinha na pia e pendente também!

60. Um deck no box

Um deck no box
Principalmente nos boxes maiores, eles funcionam muito bem e lembram muito as áreas de piscina, onde os decks geralmente são usados. Além disso, eles previnem o acúmulo de água nessa área.

61. Invista em móveis planejados para adequar tamanhos

Invista em móveis planejados para adequar tamanhos
Se a sua medida não tiver disponível em móveis e peças seriadas padrão, pense em contratar um serviço personalizado.

62. Armário que vira nicho ou prateleira em banheiros pequenos

Armário que vira nicho ou prateleira em banheiros pequenos
A diferença do armário para o lavatório vira um nicho para guardar toalhas!

63. Tem um peitoril da janela mais baixo e a sua disposição? Decore-o!

Tem um peitoril da janela mais baixo e a sua disposição? Decore-o!

64. Pense numa pequena parede de divisão do box de concreto

Pense numa pequena parede de divisão do box de concreto
Assim você pode inserir mais nichos no seu projeto de decoração de banheiros pequenos.

65. Iluminação atrás do espelho também abre mais o ambiente

66. Mais um exemplo de iluminação alternativa para banheiros pequenos

iluminação alternativa para banheiros pequenos

67. Banheiro pequeno também é lugar de colocar sua arte

Banheiro pequeno também é lugar de colocar sua arte
Quadrinhos e pinturas podem ser colocadas no banheiro, mas tome cuidado com a umidade e fique de olho!

68. Banheiro antigo? Transforme-o em poucos passos

Banheiro antigo? Transforme-o em poucos passos
Um bom projeto de decoração pode transformar seu banheiro sem mexer em nenhuma área mais complicada como a hidráulica ou o revestimento.

69. Plantinhas também ficam ótimas no peitoril das janelas de banheiros pequenos

Plantinhas também ficam ótimas no peitoril das janelas de banheiros pequenos

70. Ou na caixa acoplada

Caixa acoplada em banheiro pequeno

71. Qualquer espacinho disponível é um lugar para uma bancada nova

Qualquer espacinho disponível é um lugar para uma bancada nova
Se você tiver pouco espaço para prateleiras ou armários, alguns centímetros de profundidade numa bancada já podem te ajudar.

72. Se você quer colocar cor no ambiente, pense em móveis mais neutros

Se você quer colocar cor no ambiente, pense em móveis mais neutros
É uma forma ter sucesso em qualquer tipo de combinação.

73. Soluções criativas para o banheiro pequeno

Soluções criativas para o banheiro pequeno
Até mesmo para um banheiro na inclinação do telhado. A janela inclinada garante a iluminação e ventilação e a pia é bem encaixada nessa meia parede.

74. Pendente que chama a atenção em banheiros pequenos

Pendente que chama a atenção em banheiros pequenos

75. Use revestimentos somente nas áreas molhadas!

Revestimentos para áreas molhadas
Nas áreas secas de banheiros pequenos, você pode pintar ou usar outros tipos de cobertura, como o papel de parede. É uma forma de sair do óbvio do banheiro todo revestido.

76. Traga a madeira de volta para o banheiro

Madeira em um banheiro pequeno

77. Outro exemplo de iluminação por trás do espelho

Iluminação por trás do espelho para banheiros pequenos

78. Às vezes o mínimo pode ser o ideal em banheiros pequenos (minimalista)

Estilo minimalista para banheiros pequenos
Principalmente em banheiros pequenos. Mas sempre deixe ele com a sua personalidade, assim ele se torna mais aconchegante.

79. Pense em um detalhe diferente para banheiros pequenos

Pense em um detalhe diferente para banheiros pequenos
Como uma faixa em outro padrão dentro do box.

80. Brinque com as formas e estampas dos revestimentos

Brinque com as formas e estampas dos revestimentos
A decoração também é para ser divertida e, com a quantidade de desenhos, cores e padrões nos revestimentos de hoje, as variações que você pode usar são infinitas.

81. Caixas organizadoras combinando com o clima do ambiente

Caixas organizadoras combinando com o clima do ambiente
Discretas e completamente dentro do padrão decorativo.

82. Arranjo do teto para uma iluminação indireta em banheiros pequenos

Banheiro pequeno com arranjo do teto para uma iluminação indireta

83. Prateleiras acima do vaso sanitário em banheiros pequenos

Prateleiras acima do vaso sanitário em banheiros pequenos

84. Iluminação acima do espelho para banheiros pequenos

Iluminação acima do espelho para banheiros pequenos

85. Pendente diferente e divertido para banheiros pequenos

Pendente diferente e divertido para banheiros pequenos
Até os lustres ganharam versões mais descontraídas e coloridas para serem instaladas em diferentes alturas. É só testar e ir adequando ao seu projeto!

86. Ganchos para toalha de mão no lugar certo

Ganchos para toalha de mão no lugar certo
Uma forma de poupar mais paredes: inclua o gancho na sua bancada do lavatório!

87. Escadas resignificadas

Escadas resignificadas
Elas estão super na moda, principalmente num estilo mais industrial e moderno.

88. Pendente tipo bolha de sabão

Pendente tipo bolha e sabão

89. Rústico e Moderno: encontro da madeira e do vidro

Estilo rústico e moderno para banheiros pequenos
Para quem tem casas no interior, aqui é uma ideia de modernização para o banheiro. Sem apagar os traços rústicos e naturais da estrutura, claro!

90. Outro revestimento que dá destaque ao box em banheiros pequenos

Revestimento destaque para banheiros pequenos

Recomendado para você