Jardim vertical: guia completo com ideias e como fazer

O jardim vertical tem como proposta a integração entre a natureza e o concreto dos espaços urbanos. Além de um elemento decorativo de peso, o jardim vertical possibilita a criação de ambientes de convivência mais saudáveis e sustentáveis, com maior qualidade do ar e maior conforto térmico para todos.

A correria e stress da cidade grande, a falta de contato com a natureza e a baixa qualidade do ar têm incentivado cada vez mais arquitetos e paisagistas a buscarem alternativas para combinar o estilo de vida urbano com algo mais equilibrado e saudável. Pesquisas comprovam que o contato com as plantas faz aumentar a nossa auto estima e diminuir as nossas tensões provenientes desse modo de vida tão acelerado.

Algumas pessoas desistem de ter plantas em casa, pois acreditam que o dia a dia corrido não dá espaço para esse tipo de atividade. Se esse for o seu medo, não precisa se preocupar. O jardim vertical permite a escolha de plantas que exigem pouca manutenção e que conservam o toque de frescor na sua decoração.

Além de possibilitar o cultivo de vários tipos de plantas ornamentais em diversos tipos de ambientes, o formato desse jardim permite o plantio de ervinhas e temperos para serem utilizados no dia a dia. Essa é a chance de você fazer a sua horta vertical mesmo sem contar com muito espaço na cozinha.

Para quem tem crianças em casa, o uso de temperos e outras verduras comestíveis frescas e sem agrotóxicos, ajuda na conscientização ambiental, além de aumentar o contato dos pequenos com a natureza.

Antes de você colocar a mão na massa e começar a escolher as plantas, os materiais e executar o seu projeto, separamos algumas dicas gerais para facilitar o seu trabalho e tornar tudo muito mais simples, sem mistérios ou decepções:

Tipos de plantas ideais para o jardim vertical

Jardim vertical

O tipo de planta a ser cultivada no seu jardim vertical vai depender de dois fatores principais: “Qual tipo de luz bate no seu jardim?” e “Qual o tamanho da raiz da planta?”. O tipo de luz vai garantir que as suas plantinhas cresçam saudáveis e não fiquem secas ou murchinhas com facilidade. É importante agrupar plantas que tenham as mesmas preferências, assim o cultivo e o cuidado ficam mais fáceis. O tamanho das plantas e das raízes é importante pois a partir dele você vai saber qual o tipo de estrutura mais indicada, de acordo com o peso e espaço ocupados. Uma dica bacana é, valorize as folhas pendentes ou semi-pendentes para cobrir as estruturas que seguram o seu jardim vertical, assim você consegue aquele efeito de parede ou quadro feito apenas de plantas.

Se na sua varanda, quintal ou jardim o sol bate forte na maior parte do dia: as plantas mais recomendadas são Aspargo-pluma, Barba-de-serpente, Brilhantina, Colar-de-pérolas, Clorofito, Flor-canhota, Flor-de-coral, Hera-inglesa, Jibóia, Lambari-roxo, Orquídea-grapete, Liríope, Tilândsia e Trapoeraba-roxa.

Se o local escolhido está a meia sombra: as recomendações são Antúrio, Asplênio, Babosa-de-pau, Barba-de-serpente, Bromélia, Columéia-peixinho, Chifre-de-veado, Chuva-de-ouro, Dedo-de-moça, Dinheiro-em-penca, Falenópsis, Flor-batom, Flor-de-maio, Liríope, Peperômia, Rabo-de-gato, Ripsális, Renda-portuguesa, Samambaia, Singônio, Véu-de-noiva e Vriésia.

Melhores plantinhas para a sua horta vertical: a princípio não existem muitas regras na hora de plantar seus temperinhos na horta. Escolha aqueles que mais usar, tendo em mente que as espécies que voltam a brotar depois de serem colhidas acabam sendo mais práticas na hora de cuidar. As mais plantadas costumam ser manjericão, manjerona, orégano, alecrim, tomilho, sálvia, hortelã, coentro, salsinha e pimentas.

Para quem não tem muito tempo para cuidar das plantas, nem muito sol disponível: as suculentas são as plantinhas ideais para dar vida e charme ao seu espaço. Por serem parentes dos cactos, elas se adaptam muito bem com pouca água e meia sombra. Existem suculentas de diversos tipos e tamanhos, e para tê-las no seu jardim basta escolher a que você gostar mais, preparar a terra com um pouco de areia antes de plantar e não se esquecer que ela não gosta de tanta água.

Onde colocar o jardim vertical?

Uma das perguntas que você deve estar se fazendo é “onde colocar o seu jardim vertical?” e a resposta é: onde você tiver luz e um pouco de espaço para as plantinhas. Entre os lugares mais indicados estão espaços abertos como varandas, fachadas de prédios e construções, áreas externas como quintais, pátios e churrasqueiras. O jardim vertical também faz sucesso em ambientes fechados como parte da decoração e em projetos comerciais, o que confere um tom arrojado e cheio de vida.

Técnicas e materiais

Entre as técnicas e materiais mais utilizados para a confecção e montagem dos jardins verticais estão:

Blocos de concreto: para quem prefere esse tipo de estrutura já pronta, eles se dividem em dois tipos: os blocos de concreto fundido, que são contínuos e possibilitam a criação de uma parede verde e os blocos de concreto socado, que consistem em pequenos espaços (como vasos) em zigue-zague para colocar as plantas.

Tijolos de barro: Essas estruturas permitem que você monte e organize todo o projeto do jeito que quiser. Semelhantes aos blocos de cerâmica comuns, esses pequenos blocos podem ser colocados na parede com argamassa criando jardineiras contínuas que podem ser pintadas ou receber outros tipos de acabamentos.

Módulos de plástico injetado: Também conhecida como técnica Wall Green, consistem em kits que podem ser montados de acordo com o gosto e a necessidade de cada um e podem ser fixados em uma ampla variedade de superfícies.

Materiais reciclados: as garrafas PET, canos de PVC, entre outras alternativas sustentáveis que podem ser feitas no estilo “faça você mesmo” como o upcycling (que consiste no reaproveitamento de materiais que seriam jogados fora) estão em alta e permitem que mesmo com um orçamento reduzido você atinja um resultado surpreendente na hora de montar seu jardim vertical.

Quadros vivos: para montar esse quadro você vai precisar de moldura e caixa de madeira, areia, terra, musgo e tela para proporcionar uma estrutura firma para suas plantinhas e poder decorar qualquer ambiente. A rega e drenagem nesse tipo de suporte para plantas ocorre através de depósitos embutidos na própria moldura.

Pallets, estrados e treliça: combinados com vasinhos meia lua, essas estruturas de madeira permitem que você acrescente vários vasos a sua composição de jardim vertical sem ter que fazer um monte de furos na parede. Assim você facilita os cuidados com as suas plantinhas e garante destaque na decoração com o plano de fundo de madeira.

Fibra de coco: esse é um material natural que precisa de alguns cuidados como impermeabilização da parede e proteção contra umidade contínua, mas seu efeito fica muito interessante quando aparente e reforça ainda mais o estilo natural e sustentável dessa decoração.

Bolsos de feltro: feitos com matéria prima sustentável, os bolsos permitem um resultado rápido e saudável para acomodar suas plantas na parede. Os bolsos costumam ser modulares e permitem que você expanda conforme sua necessidade. A instalação é simples e exige apenas furadeira para fixar os ganchos na parede.

Como cuidar do seu jardim vertical?

Os três pontos chaves no cuidado do seu jardim vertical são drenagem, adubagem e rega. Os dois primeiros devem ser pensados ainda na montagem da estrutura vertical e no transplante das espécies. Caso não haja drenagem o suficiente, suas plantinhas correm o risco de apodrecer e morrer. Já a adubagem vai permitir que você passe mais tempo sem ter que se preocupar se seu jardim está recebendo os nutrientes necessários.

A frequência e quantidade de água regada vão depender dos hábitos das plantas escolhidas, portanto preste atenção nesse detalhe na hora de escolher as espécies que vão te acompanhar. Quem tem mais tempo em casa pode levar plantas que exijam um pouco mais de cuidado, mas os que passam o dia inteiro fora devem buscar plantas mais práticas e que necessitem de menos água.

Agora que você já conferiu nossas dicas mais gerais sobre o jardim vertical, dê uma olhada nas 75 que separamos para você se inspirar com jardins verticais dos mais variados tipos e tamanhos:

Jardim vertical na varanda

01. Meia parede com plantas pendentes

Meia parede com plantas pendentes

02. Acima da bancada no estilo deck

Acima da bancada no estilo deck

03. Jardim vertical com muitas folhas e até mesmo orquídeas

Jardim vertical com orquídeas

04. Cachepots de madeira.

Cachepots de madeira

05. Jardim vertical abaixo do ar-condicionado

Jardim vertical abaixo do ar condicionado

06. Estrutura de metal como suporte aparente para os seus vasos.

Estrutura de metal como suporte aparente

07. Jardim vertical na separação dos apartamentos

Jardim vertical na separação dos apartamentos

08. Jardim vertical artificial para deixar a varanda sempre verdinha

Jardim vertical artificial

09. Quadro vivo com plantas e flores coloridas

Quadro vivos com flores e plantas coloridas

10. Estrado de madeira com poucas plantinhas

Estrado de madeira com poucas plantinhas

11. Estruturas modulares para maior integração

Estruturas modulares para maior integração

12. Jardim vertical para cobrir espaços vazios

Jardim vertical para cobrir espaços vazios

13. Próximo de janelas para purificar o ar

Próximo de janelas para purificar o ar

14. Jardim vertical em coluna e vasos pendentes

Com coluna e vasos pendentes (jardim vertical)

15. Integração com os móveis no jardim vertical da varanda gourmet

Integração com os móveis da varanda gourmet

16. Suspenda parte das plantas para ganhar espaço nos móveis

Suspenda parte das plantas para ganhar espaço no jardim vertical

17. Combine flores e folhas grandes nessa estrutura de bolsos

Jardim vertical com bolsos

18. Aproveite espaços mais altos e faça seu jardim vertical até o teto

Jardim vertical até o teto

19. Vasos em meia lua e estrado de madeira

Vasos meia lua e estrado de madeira

20. Plantas frondosas e pendentes para decorar a parede inteira

Plantas frondosas e pendentes

Jardim vertical em fachadas

21. O jardim vertical garante maior conforto térmico e elegância na fachada dos prédios

Jardim vertical no edifício

22. Sua aplicação pode acontecer de formas mais inovadoras como essa combinação geométrica

Combinação geométrica

23. Conjuntos com pequenos vasinhos ajudam a dar um efeito surpreendente

Efeito surpreendente dos vasinhos

24. Quanto maior o espaço, mais divertido fica plantar as espécies em “camadas” diferentes

Espécies em camadas diferentes

25. Brinque com as formas e texturas fazendo desenhos no seu jardim

Desenhos no seu jardim

26. O jardim vertical também pode ser colocado na fachada de casa…

Jardim vertical na fachada de casa

27. E formar um tipo de quadro vivo na entrada do seu lar

Quadro vivo na entrada do lar

Jardim vertical na área externa

28. Para uma área de deck, essa cobertura de parede é ideal

Essa cobertura da parede é ideal

29. Com alguns bolsinhos você pode fazer um jardim mais discreto

Jardim discreto com bolsinhos

30. Utilizando uma placa e alguns vasos retangulares você garante vários andares de jardim vertical pequeno para a área externa da sua casa

Vários andares de jardim vertical pequeno

31. Como alternativa ao quadro vivo, você pode tentar a moldura viva

Moldura viva

32. Jardim vertical dentro do nicho na parede

Jardim vertical dentro do nicho da parede

33. Jardim vertical para áreas abertas de prédios

Jardim vertical para áreas abertas de prédios

34. A decoração da área da piscina fica mais fluida com as plantinhas na parede

Plantinhas na parede

35. Crie faixas com espécies de plantas diferentes

Faixas com espécies de plantas diferentes

36. O jardim vertical dá um clima ótimo para um canto de leitura ao ar livre

Canto de leitura ao ar livre com jardim vertical

37. Outro tipo de jardim vertical para áreas vazias

Jardim vertical para áreas vazias

38. Brinque com a distribuição e faça faixas de plantas na parede

Faixas de plantas na parede

39. Uma estrutura de “prateleiras” de madeira funciona como um lindo divisor de ambientes

Linho divisor de paredes

40. Jardim vertical de suculentas

Jardim vertical de suculentas

41. Plantas de folha larga para um ar tipo Urban Jungle

Plantas para um ar urban jungle

Ambientes decorados com jardim vertical

42. Plantas e bolsos na decoração da sala

Plantas e bolsos na decoração da sala

43. O seu banho vai ficar muito mais relaxante em contato com a natureza

Banho mais relaxante em contato com a natureza

44. Ocupe a sua cozinha com mais vida!

Ocupe a sua cozinha com mais vida

45. Marque a divisão de ambientes a partir de uma parede “natural”

Parede natural para divisão de ambientes

46. Fileira verde acima do painel da TV

Fileira acima da televisão

47. Jardim vertical feito com pallets

Jardim vertical feito com paletes

48. Jardim vertical nos espaços entre janelas

Jardim vertical nos espaços entre as janelas

49. Aproveite a luminosidade na cozinha e faça lá mesmo a sua hortinha vertical

Hortinha vertical na cozinha

50. Jardim vertical só de ervas aromáticas para sua cozinha

Jardim vertical só de ervas aromáticas

51. Traga a natureza para a decoração e coloque esse quadro vivo onde quiser

Traga a decoração para a natureza

52. Para ambientes com pé-direito alto

Jardim vertical em ambiente com pé direito alto

53. A parede da porta de entrada parece um pouco vazia? Dê um toque de verde nela

Um toque de verde na parede da porta

54. Plantas com folhas coloridas para compor o seu jardim vertical

Plantas com folhas coloridas

55. Painel vertical ao redor da lareira

Painel vertical ao redor da lareira

56. Bolsos coloridos numa composição de plantas ornamentais para a cozinha

Plantas ornamentais para cozinha

57. Com tantas plantas o banho de chuveiro vai dar a sensação de banho de cachoeira.

Banheiro de chuveiro

58. Painéis naturais na sala.

Painéis naturais na sala

59. Suporte para vasos pendente para colocar em qualquer lugar da casa.

Suporte para vasos pendentes

60. Para refrescar o ambiente da sala de jantar.

Para refrescar o ambiente da sala de jantar

61. Composição para a sala de estar.

Composição para sala de jantar

62. Prateleiras integradas ao armário planejado da cozinha.

Prateleiras integradas no armário da cozinha

63. No ambiente integrado: sala e cozinha.

No ambiente integrado: sala e cozinha

Jardim vertical em projetos comerciais

64. Vasinhos na decoração de bares e cafés

Jardim vertical em projetos comerciais

65. Parede verde em espaços comuns para escritórios e consultórios

Parede verde em espaços comuns

66. Decoração verde para lojas de cosméticos e produtos naturais

Decoração verde para lojas de cosméticos

67. Almoço no jardim: restaurantes e espaços para comer apreciando o verde

Almoço no jardim

68. Plantinhas para ajudar a relaxar

Plantinhas para ajudar a relaxar

69. Jardim vertical para ligar dois andares

Jardim vertical para ligar dois andares

70. Jardim vertical com formato orgânico

Jardim vertical com formato orgânico

71. Para a sala de reuniões ficar mais leve

Para a sala de reuniões ficar mais leve

72. A diversidade de cores e espécies num jardim vertical interno

Jardim vertical interno

73. Banheiros com jardim vertical

Banheiros com jardim vertical

74. Do lado de fora do ambiente corporativo

Do lado de fora do ambiente corporativo

75. Para ampliar e conectar ambientes com mezanino

Para ampliar e conectar com ambientes

Como fazer um jardim vertical passo a passo

01. DIY jardim vertical com samambaia e suporte de feltro

Que tal utilizar uma estrutura simples de bolsos de feltro para dar suporte para as suas plantinhas? Nesse passo a passo você vai conferir como fazer o plantio do seu jardim, com dicas de adubo, rega e espécies de plantas para diferentes intensidades de sol.

02. DIY Como fazer um jardim vertical

Passo a passo para fazer uma parede viva de samambaias da arquiteta e paisagista Christiane Roncato, onde ela ensina a montar o jardim vertical com cachepots sobre um móvel de madeira feito especialmente para esse propósito.

03. DIY Quadro de suculentas

Nesse vídeo você vai aprender a fazer um quadro de suculentas utilizando moldura, caixa de MDF e pequenos suportes. Uma dica bacana é fazer um furo na parte inferior da caixa e tampar com uma rolha, assim a drenagem desse pequeno jardim vertical se torna mais fácil.

04. DIY Horta/Jardim vertical

Essa é uma forma de fazer a verticalização da sua horta ou jardim muito fácil e barata, você vai precisar apenas de pallets ou estrado de madeira e vasos de parede para ter um jardim ao alcance da sua mão.

05. DIY Suporte pendente para vasinhos

Além dos quadros vivos e paredes inteiras cobertas por plantas você pode também utilizar suportes e pequenos vasinhos para compor o seu jardim vertical dentro e fora de casa. Nesse vídeo você acompanha um passo a passo de como montar um suporte pendente de madeira para colocar suas plantinhas.

Recomendado para você