Sala de jogos: estilo e diversão em um mesmo ambiente

Para as crianças, os jovens ou os adultos, a sala de jogos é um ambiente que, para quem tem espaço para um cantinho só para a diversão, pode agradar todo mundo!

Com pouco espaço ou com uma sala separada só para montar um espaço de diversão e descontração, é sempre importante manter um espacinho para seus jogos ou hobbies preferidos.

Pode ser para receber os amigos em casa e fazer um happy hour mais interessante, deixar os jovens e adolescentes criarem um campeonato do seu jogo favorito ou garantir um lugar seguro para as crianças e bebês brincarem tranquilas.

Esse é um espaço para se livrar de qualquer tipo de estresse do dia a dia e ficar tranquilo por alguns momentos. Para isso, é importante um planejamento do ambiente para manter cada coisa no seu lugar e evitar mais um ambiente cheio de bagunças para arrumar!

Para aliviar qualquer tipo de bagunça que possa ser formada, o ideal é sempre apostar nos armários planejados, sempre pensando nos objetos que vão ser guardados nessa sala e nos que vão transitar entre espaços, como copos, taças e petisqueiras, para quem vai inserir um bar na sala de jogos.

Além disso, para quem tem uma parede inteira a disposição para colocar prateleiras e armários, dá para pensar em itens que estão sem uso em outros lugares e podem ser guardados neste novo espaço.
No post de hoje vamos mostrar diversos tipos e estilos de salas de jogos para você pensar em adotar uma na sua casa, apartamento ou estabelecimento comercial!

Para residências: misture ambientes e propostas para agradar todo mundo!

A sala de jogos pode partir de um lugar pensado só para as crianças até a um pensado só para os adultos. Mas se você tem diversos públicos convivendo no mesmo ambiente residencial, o ideal é entrar em harmonia para criar um espaço interessante para todo mundo!

Afinal, a ideia de uma sala de jogos é que ela se torne um espaço de convivência, assim como a sala de estar ou jantar, especialmente se ela é um cômodo da sua casa! Mas se a ideia é fazer ela se tornar um ambiente específico para alguém, vale a pena pensar em anexar essa área ao quarto da pessoa.

Para pensar em grupos, o ideal é sempre anexar um sofá grande, puffs e poltrinas e uma mesa central com vários lugares. Isso garante a convivência e estimula os jogos em grupo.

Um tipo de jogo em grupo que não sai de moda e pode até mesmo ser utilizado como uma diversão em família são os jogos de tabuleiro: seja banco imobiliário (ou monopoly), detetive, dominó, xadrez, damas, War, Imagem e Ação… São os mais variados que podem ser oferecidos e são ótimos para agradar crianças (a partir dos 7 anos), jovens e adultos.

Por essa versatilidade, eles são fortemente indicados para serem oferecidos nas salas de jogos. Mas não fica só nos jogos de tabuleiro: as mesas de ping-pong, bilhar e pebolim são ótimas para serem centralizadas no ambiente para quem tem um budget maior.

Num ar mais moderno, os jogos de computador e consoles invadem as salas de jogos com grandes TVs, sistemas de som e iluminação especial, poltronas super confortáveis para garantir uma experiência completa para os jogadores!

Já para as crianças menores, vale a pena pensar em balanços, jogos de montar, bichinhos de pelúcia e bastante espaço livre para elas correrem livres. Ah, e pense sempre em carpetes e almofadas bem fofas para garantir a segurança delas!

Para áreas comerciais: foco e muito estilo para atrair clientes!

Já para as áreas comerciais, a conversa é diferente: você pode focar sim em um estilo de jogo, seja nas mesas de bilhar e pebolim, fliperama e consoles, e esportes. Mas a ideia ainda é criar um ambiente para grupos, por isso as salas reservadas funcionam mais para jogos que precisam de uma imersão total, como os de computador e consoles. Para as outras modalidades, vale uma divisão mais superficial, com meias paredes, biombos ou sem divisão alguma.

Nesse sentido os adultos estão ganhando espaços desse tipo cada vez mais variados, os Lounges estão super em alta: um ambiente amplo (geralmente industrial, com pé direito alto ou duplo), com diversas mesas para grupos, um bar ou uma lanchonete e música.

Eles se tornaram espaços perfeitos para incorporar mais diversão nos happy hours, criando um ambiente perfeito para as pessoas se encontrarem, relaxarem, se divertirem e conversarem.

Na decoração, você pode ir com tudo em um estilo! O estilo industrial e urbano são os mais utilizados pois utilizam a amplitude do espaço como um elemento importante da decoração: os espelhos entram nesse tipo de ambiente como um coringa para ampliar ainda mais o espaço.

Os elementos da arte de rua também caem super bem, com grafites, lambe-lambes e adesivos nas paredes sendo utilizados para dar mais vida e cor para o ambiente.

Outros tipos de ambientes comerciais para os adultos são bares com clima mais intimistas, com mesas de bilhar e pôker. Enquanto as mesas de bilhar são super populares em bares de todos os tipos, as mesas de pôquer requerem ambientes mais intimistas e separados com isolamento acústico.

E vale se inspirar nos filmes! A decoração com os grandes clássicos dos filmes sobre jogadores de pôquer são um detalhe a mais, podendo até mesmo refazer os cenários desses ícones. Não deixe faltar veludo nas cortinas e na mesa, além de um bar bem equipado com todo o tipo de bebida.

Já para as crianças, há diversos tipos de estabelecimentos como os clássicos fliperamas dos anos 80 e 90 que estão voltando com toda a forma e os clássicos que nunca saem de moda: os boliches.

Agora, dê uma olhada na nossa galeria!

01. Sala de jogos perfeita para as crianças: decoração cheia de bichinhos e superfícies fofinhas

Sala de jogos perfeita para as crianças

02. Sala de jogos perfeita para aproveitar o happy hour: bilhar e muitos drinks

Para aproveitar o happy hour

03. Outra ideia para sala de jogos para adultos: mesa de bilhar como protagonista

Sala de jogos para adultos

04. Sala de jogos especial do Lego: inspire-se nos bloquinhos de montar na parede, e nos sofás

Modelo de sala de jogos do Lego

05. Sala de jogos para crianças de todas as idades: Prateleiras e ganchos para deixar tudo à mão

Para as crianças de todas as idades

06. Sala de jogos e do descanso: parede de escalada e rede no mesmo ambiente

Parede de escalada e rede no mesmo ambiente

07. Sala de jogos especial carros: para todos os meios de transportes

Especial carros: todos os meios de transporte

08. Sala de jogos inspirada no mais clássico dos jogos de video game: Mario!

Sala inspirada no clássico Super Mario Bros

09. Sala de jogos moderna só para quem ama videogames

Sala moderna para amantes dos video games

10. Sala de jogos bem grande, colorida e com vários espaços para brincar

Sala colorida e com vários espaços para brincar

11. Uma sala de jogos diferentona: detalhe especial para o teto xadrez-gigante-invertido

12. Para quem tem um local disponível no sótão: use a caída do telhado para pendurar itens e deixá-los na altura das crianças

Sala de jogos em sótão

13. Sala de jogos e cinema! Reserve um sofá ou poltronas especiais para o seu balde de pipoca e um ambiente escuro para projetar o filme

Sala de jogos no estilo cinema

14. Criando o ambiente perfeito: você pode criar um ambiente especial, como essas luzes azuis, para melhorar a experiência do jogo

Luz neon na sala de jogos

15. Aposte no sofá baixo e nas almofadas para uma briga de travesseiros perfeita

Sofá baixo com muitas almofadas

16. Sala de jogos decorada com o seu estilo: mesa de bilhar pink para quem não abre mão dessa cor vibrante

Sala pink

17. Porta temática e fortificada: passe pelos Stormtroopers para chegar a sala da diversão!

Porta da sala no estilo Stormtroopers

18. Alternativas com um ar mais moderno e futurista para sua sala de jogos: mesa de bilhar em inox

Mesa de bilhar em inox

19. Sala de jogos com uma super TV e consoles para juntar os amigos e se divertir

Com uma super TV e console

20. Sala de jogos e estudos: faça um mix para conseguir um ambiente de diversão e concentração ao mesmo tempo

Mix para um ambiente de diversão e concentração

21. Sala de jogos para consoles e cinema: quatro telas para não perder nenhum ângulo

Sala para consoles e cinema

22. Bosque dos jogos: cada canto da sala inspirado num aspecto da natureza

Bosque dos jogos no estilo aventura

23. Para pular, correr, deitar e descansar! Super sala de jogos feita para as crianças brincarem muito

Sala de jogos para as crianças brincarem muito!

24. Sala de jogos como espaço familiar: não se esqueça de uma mesa exclusiva para os jogos de tabuleiro em família

Sala de jogos como espaço familiar

25. Experiência individual e em grupo: Uma poltrona, console e tv para cada participante jogar num campeonato

Poltrona console e TV para cada participante

26. Sala de jogos e local de ensaio da banda: se você tem um espaço grande, adapte para diverso cenários

Com estúdio musical e bateria

27. Sala de jogos num estilo moderno e industrial: espaço para adega, mesa de bilhar e conforto

espaço para adega, mesa de bilhar e conforto

28. Diversão para todas as gerações: jogos de fliperama, consoles e tabuleiros

jogos de fliperama, consoles e tabuleiros

29. O espaço perfeito para receber os amigos e montar uma festa: sala de jogos com bar e mesas para convidados

sala de jogos com bar e mesas para convidados

30. Diversão da família: outra opção é dar o protagonismo para um jogo ou esporte que toda a família pratica – nesse caso, o tênis de mesa

protagonismo para um jogo ou esporte que toda a família pratica

31. Espaço de diversão e convivência: invista nos sofás e poltronas para transformar a sala de jogos num espaço de descontração entre amigos e família.

um espaço de descontração entre amigos e família

32. Lounge perfeito para um restaurante, bar ou salão de jogos, com muitas mesas coletivas para estimular a convivência.

Lounge perfeito para restaurante

33. Garagem-sala de jogos: espaço bem aproveitado para servir para diversos propósitos

Garagem sala de jogos

34. Sala de Jogos com sofá duplo no centro para criar diversos ambientes

Sala de jogos com sofá duplo

35. Para os pequenos: sala de jogos adaptada na altura das crianças e com decoração em madeira magnífica

Sala de jogos adaptada na altura das crianças

36. Use armários planejados para satisfazer diversos propósitos: diversão na parte de baixo para as crianças e guardar suas coisas na parte de cima

Armários planejados para satisfazer diversos propósitos

37. Parede de escalada bem projetada: nichos internos para guardar seus bichinhos e livros

Sala de jogos com parede de escalada

38. Sala de jogos para as crianças baseada nos animais da floresta: destaque para o papel de parede com o país de origem de cada animal

Sala de jogos baseada nos animais da floresta

39. Decore com quadros que façam referências aos seus jogos favoritos!

Quadros que fazem referência aos games

40. Sala de jogos para hobbies específicos: chame todos os seus amigos para essa pista de skate personalizada

Sala de jogos para hobbies específicos

41. Absorva itens da cultura pop e urbana, como o grafite, adesivos e lambe-lambes

Sala de jogos com itens da cultura pop

42. Espaço num estilo industrial com pé-direito duplo, piso de cimento queimado e pronto para receber muitos jogos

Estilo industrial com pé direito duplo

43. Lounge para jogos com protagonismo do ping-pong

Lounge para jogos com protagonismo do ping pong

44. Outra forma de incorporar os ícones da arte de rua na sua sala de jogos

45. Bar e sala de jogos com um estilo minimalista contemporâneo

Bar e sala de jogos no estilo minimalista

46. Quarto-sala de jogos para quem incorpora os hobbies ao cotidiano

Quarto sala de jogos para hobbies

47. Sala de jogos num clima campo com toda a tecnologia ao seu dispor

48. Num ambiente amplo, dê preferência para colocar os armários e poltronas nos cantos para liberar espaço central

Armários e poltronas nos cantos

49. Sala de jogos super tecnológica com jogos novos e antigos para se divertir com os amigos

Sala de jogos super tecnológica

50. Outra ideia de lounge com mesa de bilhar, pebolim e muitas mesas para grupos

Lounge com mesa de bilhar

51. Dois ambientes na mesma sala inspirados nas crianças: área de brincar e de assistir os desenhos favoritos!

Dois ambientes na mesma sala inspirados por crianças

52. Dois ambientes numa sala de jogos: claro e escuro para o clima perfeito

Dois ambientes numa sala de jogos

53. Sala de jogos integrada a sala de estar residencial

Integrada a sala de estar residencial

54. Espaço industrial modernizado com diversos ambientes para juntar a turma e jogar o que quiser

diversos ambientes para juntar a turma e jogar o que quiser

55. Se o seu quarto for espaçoso, tente dividir o ambiente para colocar os seus jogos favoritos

tente dividir o ambiente para colocar os seus jogos favoritos

56. Outro espaço lounge: num estilo rústico, sala de jogos com diversas opções

Espaço lounge rústico

57. Mesa multiuso e que transforma o ambiente: mega mesa de jantar que se transforma numa mesa de bilhar

mega mesa de jantar que se transforma em mesa de bilhar

58. Se aproprie da sala de estar da sua casa de uma forma diferente, garantindo um espaço especial para os jogos

Sala grande com pufes

59. Outro espaço separado só para as crianças

Sala para as crianças

60. Uma sala sobrando em casa? Ela pode ser perfeita para montar um ambiente especial de pôker

Recomendado para você