Cortina para sala: 60 modelos inspiradores e dicas para escolher

Elegantes, leves e fluídas, as cortinas para sala são tão especiais e importantes que merecem um post exclusivo. Você já parou para pensar em como um simples pedaço de tecido pode mudar completamente a decoração e a percepção que temos do espaço?

Com as cortinas, a sala fica mais aconchegante, acolhedora, bonita e claro funcional, afinal de contas, elas bloqueiam a entrada de luz garantindo aquele descanso merecido no meio da tarde e também trazem aquele clima gostoso de cinema que todo mundo gosta, sem contar que elas ainda garantem privacidade para o interior da casa.

Mas como escolher a cortina ideal para sala? O que levar em consideração? Quer as respostas para essas perguntas? Então continue nesse post com a gente, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre cortinas para sala:

Como escolher a cortina para sala

Tamanho

Do chão até o teto, esse é o tamanho ideal das cortinas para sala, o comprimento perfeito para garantir que a cortina traga elegância e sofisticação ao ambiente. A única exceção é para o caso de algum móvel estar sob a janela, nesse caso, a cortina pode ser curta, de resto, deixe as cortinas pequenas para os quartos infantis.

As laterais da cortina devem se estender no mínimo vinte centímetros após o término da janela, essa distância assegura o controle da luminosidade. Mas você também pode optar por completar toda a parede com a cortina, mesmo que sua janela não seja tão grande assim, resultando em uma cortina para sala de três até quatro metros.

A barra da cortina deve ficar, preferencialmente, rente ao chão, assim você facilita a limpeza e evita que a cortina suje com mais facilidade, no entanto, se preferir um caimento maior o recomendado é que a barra não passe mais do que cinco centímetros do chão.

Cores

A dica geral é sempre combinar a cor da cortina com a cor da parede, provocando uma sensação de união entre elas. Na grande maioria das vezes, a cortina acaba em tons claros e neutros, como o branco, bege, palha e cinza.

Apesar de ser mais comum usar cores claras e neutras para as cortinas de sala, isso não é uma regra, tudo vai depender do estilo que você deseja imprimir no ambiente. Outro detalhe que vale mencionar é que as cores claras combinam com diferentes propostas de decoração, mas não bloqueiam completamente a luminosidade.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Decoração de sala de estar: ideias perfeitas e funcionais para a sala

Se você deseja um controle total da luz opte por uma cortina para sala blecaute, ou seja, feita em um tecido mais grosso, encorpado e em cores escuras.

As cortinas coloridas e estampadas podem ser usadas, mas para isso é preciso tomar um certo cuidado para não pesar demais na decoração. Uma dica é escolher uma cortina lisa de cor forte e marcante que cubra toda a parede, o efeito é semelhante ao de uma pintura.

Tecido

O tecido mais utilizado para cortinas de sala é o voil. Esse tecido é leve, fluido e possui um caimento perfeito, contudo, a transparência do voil não bloqueia a luminosidade, mesmo nas tonalidades mais escuras. Portanto, se você deseja um efeito blecaute para sua cortina, a melhor opção são os tecidos encorpados, como o veludo, a sarja e o linho.

Acabamentos

A cortina para sala pode ser instalada em varão, trilho ou cortineiro de gesso. Cada um desses acabamentos garante um estilo diferenciado para a cortina. O varão, por exemplo, confere um aspecto mais despojado e moderno para a cortina, enquanto o trilho e o cortineiro asseguram o efeito sofisticado e elegante.

60 modelos e fotos de cortina para sala para você se inspirar

Com dicas simples e pontuais você acerta na escolha da cortina e transforma o visual da sua sala para melhor. Mas antes de sair às compras, espia a seleção de fotos de cortinas para sala que separamos aqui, elas vão acabar com qualquer pontinha de dúvida que você ainda possa ter:

01. Cortina para sala em veludo verde escuro: nível máximo de elegância e sofisticação; repare que o cortineiro contribui para esse resultado.

Cortina para sala em veludo verde escuro: nível máximo de elegância e sofisticação; repare que o cortineiro contribui para esse resultado

02. Apesar de escura, a cortina cinza não tirou a neutralidade do ambiente; destaque para a valorização do pé direito com a cortina.

Apesar de escura, a cortina cinza não tirou a neutralidade do ambiente; destaque para a valorização do pé direito com a cortina

03. Cortina para sala em voil com duas camadas para garantir movimento e fluidez.

Cortina para sala em voil com duas camadas para garantir movimento e fluidez

04. Aqui, a cortina cinza se harmoniza diretamente com o sofá no mesmo tom.

Aqui, a cortina cinza se harmoniza diretamente com o sofá no mesmo tom

05. O tecido encorpado e levemente estampado da cortina bloqueia a luminosidade abundante que vem da janela.

O tecido encorpado e levemente estampado da cortina bloqueia a luminosidade abundante que vem da janela

06. Cortina para sala simples, mas com uma faixa central em outra cor para criar uma pequena diferenciação.

Cortina para sala simples, mas com uma faixa central em outra cor para criar uma pequena diferenciação

07. Cortina para sala com acabamento em argolas e suspensa pelo varão; note que a estampa discreta não briga com a decoração do ambiente.

Cortina para sala com acabamento em argolas e suspensa pelo varão; note que a estampa discreta não briga com a decoração do ambiente

08. A proposta aqui foi valorizar o pé direito alto da sala com uma cortina de tom azul, semelhante a do sofá; os tons de amarelo completam a decor com um contraste delicado.

A proposta aqui foi valorizar o pé direito alto da sala com uma cortina de tom azul, semelhante a do sofá; os tons de amarelo completam a decor com um contraste delicado

09. Para quem deseja fugir do branco, uma boa opção são as cortinas para sala cinza, a cor é neutra e ainda imprime um toque de conforto ao ambiente.

Para quem deseja fugir do branco, uma boa opção são as cortinas para sala cinza, a cor é neutra e ainda imprime um toque de conforto ao ambiente

10. Já aqui a ideia foi destacar a cortina da parede, para isso foi usado um tecido de cor clara, mas que se ajusta a tonalidade do sofá.

Já aqui a ideia foi destacar a cortina da parede, para isso foi usado um tecido de cor clara, mas que se ajusta a tonalidade do sofá

11. Nessa sala, as janelas contam com a presença de persianas para o controle da luz; a cortina é um bônus na decoração.

Nessa sala, as janelas contam com a presença de persianas para o controle da luz; a cortina é um bônus na decoração

12. Para essa sala de estilos misturados – industrial, retrô e shabby chic – a opção foi por uma persiana romana que se estende até o chão.

Para essa sala de estilos misturados – industrial, retrô e shabby chic – a opção foi por uma persiana romana que se estende até o chão

13. Persiana romana e cortina de pano: uma combinação que garante estilo e funcionalidade à sala.

Persiana romana e cortina de pano: uma combinação que garante estilo e funcionalidade à sala

14. Uma cortina cheia de personalidade para a sala de decoração arrojada.

Uma cortina cheia de personalidade para a sala de decoração arrojada

15. A cortina sempre acompanha o estilo da decoração; nessa sala, por exemplo, o estilo boho pede por uma cortina de tecido natural.

A cortina sempre acompanha o estilo da decoração; nessa sala, por exemplo, o estilo boho pede por uma cortina de tecido natural

16. A sala de jeitinho retrô traz uma cortina estampada para realçar ainda mais a proposta da decor.

A sala de jeitinho retrô traz uma cortina estampada para realçar ainda mais a proposta da decor

17. Cortina para sala em tom de Off White: decoração clássica e elegante.

Cortina para sala em tom de Off White: decoração clássica e elegante

18. Já aqui, parede e cortina se fundem sendo praticamente impossível distinguir uma da outra.

Já aqui, parede e cortina se fundem sendo praticamente impossível distinguir uma da outra

19. A delicada estampa floral dessa cortina conversa muito bem com a proposta boho de decoração.

A delicada estampa floral dessa cortina conversa muito bem com a proposta boho de decoração

20. A cortina com três camadas conta com uma braçadeira em tecido que modifica o desenho da peça na parede, deixando-a com um aspecto clássico.

A cortina com três camadas conta com uma braçadeira em tecido que modifica o desenho da peça na parede, deixando-a com um aspecto clássico

21. As cortinas têm o incrível poder de alongar ainda mais o pé direito da casa; ideal, portanto, para quem tem uma casa com pé direto baixo.

As cortinas têm o incrível poder de alongar ainda mais o pé direito da casa; ideal, portanto, para quem tem uma casa com pé direto baixo

22. A sala moderna, com teto desenhado, trouxe uma cortina estampada nos mesmos tons da decoração; assim não tem briga para ver quem pode mais.

A sala moderna, com teto desenhado, trouxe uma cortina estampada nos mesmos tons da decoração; assim não tem briga para ver quem pode mais

23. Já aqui, a proposta é similar, com estampas bem diferentes na parede, na cortina e no puff, mas todas trazem em comum o mesmo padrão de cores.

Já aqui, a proposta é similar, com estampas bem diferentes na parede, na cortina e no puff, mas todas trazem em comum o mesmo padrão de cores

24. Nessa sala com pé direito duplo, a cortina se limita a altura da janela, mas repare que, em contrapartida, ela segue por todo o comprimento da parede.

Nessa sala com pé direito duplo, a cortina se limita a altura da janela, mas repare que, em contrapartida, ela segue por todo o comprimento da parede

25. Essa sala que mescla o moderno com o clássico traz uma cortina longa de varão em um tom delicado de rosa.

Essa sala que mescla o moderno com o clássico traz uma cortina longa de varão em um tom delicado de rosa

26. Combinar o varão com a moldura da janela também é um recurso interessante.

Combinar o varão com a moldura da janela também é um recurso interessante

27. Cortina para sala longa com duas partes: uma de voil e outra com tecido mais grosso.

Cortina para sala longa com duas partes: uma de voil e outra com tecido mais grosso

28. Decorações neutras podem apostar em um tom diferenciado para a cortina, sem fugir da proposta, como o verde ou azul, tons que beiram a neutralidade.

Decorações neutras podem apostar em um tom diferenciado para a cortina, sem fugir da proposta, como o verde ou azul, tons que beiram a neutralidade

29. Uma cortina estampada nunca passa despercebida.

Uma cortina estampada nunca passa despercebida

30. Longa, elegante, fluida: essa sala é puro conforto e sofisticação com a cortina branca que cobre toda a extensão do pé direito duplo.

Longa, elegante, fluida: essa sala é puro conforto e sofisticação com a cortina branca que cobre toda a extensão do pé direito duplo

31. Persiana por baixo, cortina por cima.

Persiana por baixo, cortina por cima

32. Se você deseja ficar no campo da discrição, opte por uma persiana romana branca; o modelo é elegante e neutro.

Se você deseja ficar no campo da discrição, opte por uma persiana romana branca; o modelo é elegante e neutro

33. Um pouco de cor na cortina para descontrair o ambiente, mas bem pouco mesmo.

Um pouco de cor na cortina para descontrair o ambiente, mas bem pouco mesmo

34. Cortinas para sala beges são um clássico na decoração, especialmente quando vem combinadas a paredes brancas e moveis de tons semelhantes.

Cortinas para sala beges são um clássico na decoração, especialmente quando vem combinadas a paredes brancas e moveis de tons semelhantes

35. Sala moderna com persiana romana; repare que o uso da persiana não precisa se estender até o chão, justamente por ser uma opção mais moderna de decoração.

Sala moderna com persiana romana; repare que o uso da persiana não precisa se estender até o chão, justamente por ser uma opção mais moderna de decoração

36. Uma decor e tanto por aqui; ousada e cheia de personalidade, essa sala buscou na cortina marrom de voil o toque de elegância necessário.

Uma decor e tanto por aqui; ousada e cheia de personalidade, essa sala buscou na cortina marrom de voil o toque de elegância necessário

37. Cortina como divisória de ambientes: mais uma função agregada à peça.

Cortina como divisória de ambientes: mais uma função agregada à peça

38. Lembra da regrinha? Móvel embaixo da janela é igual à cortina curta.

Lembra da regrinha? Móvel embaixo da janela é igual à cortina curta

39. Decoração de sala moderna e minimalista fica perfeita com cortina branca de voil.

Decoração de sala moderna e minimalista fica perfeita com cortina branca de voil

40. Modelo simples e barato de cortina para sala: esse tipo de cortina suspensa pelo varão e com argolas pode ser facilmente encontrada pronta para vender.

Modelo simples e barato de cortina para sala: esse tipo de cortina suspensa pelo varão e com argolas pode ser facilmente encontrada pronta para vender

41. A persiana de rolo reforça o conceito moderno da sala de estar.

A persiana de rolo reforça o conceito moderno da sala de estar

42. Você já deve saber que o azul é o novo preto da decoração, ou seja, a neutralidade que a cor oferece permite que ela seja usada em grandes extensões, como cortinas.

Você já deve saber que o azul é o novo preto da decoração, ou seja, a neutralidade que a cor oferece permite que ela seja usada em grandes extensões, como cortinas

43. Não dá para medir o quanto de conforto que uma cortina traz para sala.

Não dá para medir o quanto de conforto que uma cortina traz para sala

44. Cortina e tapete da sala em combinação.

Cortina e tapete da sala em combinação

45. As persianas também são ótimas opções para janelas que contam com móveis sob elas.

As persianas também são ótimas opções para janelas que contam com móveis sob elas

46. Cortina para sala em duas cores.

Cortina para sala em duas cores

47. O destaque dessas cortinas vai para as cordas navais que funcionam como braçadeiras.

O destaque dessas cortinas vai para as cordas navais que funcionam como braçadeiras

48. Cortina branca com um pequeno e charmoso detalhe laranja nas bordas laterais.

Cortina branca com um pequeno e charmoso detalhe laranja nas bordas laterais

49. Sala moderna e industrial com cortina blecaute.

Sala moderna e industrial com cortina blecaute

50. A elegância das cortinas de tecido com a modernidade das persianas.

A elegância das cortinas de tecido com a modernidade das persianas

51. Na dúvida, combine a cor da cortina com a cor do estofado ou do tapete.

Na dúvida, combine a cor da cortina com a cor do estofado ou do tapete

52. As cortinas não precisam ocupar todo a largura da parede, especialmente quando as janelas são descentralizadas.

As cortinas não precisam ocupar todo a largura da parede, especialmente quando as janelas são descentralizadas

53. Aqui, o cortineiro de gesso completa o visual da cortina.

Aqui, o cortineiro de gesso completa o visual da cortina

54. Voil branco por baixo e tecido encorpado e escuro por cima para garantir o efeito blecaute da cortina.

Voil branco por baixo e tecido encorpado e escuro por cima para garantir o efeito blecaute da cortina

55. Essa cortina para sala branca e simples demonstra como a peça tem potencial decorativo e funcional no ambiente.

Essa cortina para sala branca e simples demonstra como a peça tem potencial decorativo e funcional no ambiente

56. Que tal usar o mesmo tecido da cortina para fazer as almofadas?

Que tal usar o mesmo tecido da cortina para fazer as almofadas?

57. Não tem como errar com a cortina branca.

Não tem como errar com a cortina branca

58. Cortina para sala com comprimento perfeito.

Cortina para sala com comprimento perfeito

59. A cortina duas cores destaca a parede no ambiente.

A cortina duas cores destaca a parede no ambiente

60. Ousadia é o que você procura? Então se inspire com essa cortina duas partes, uma em amarelo ouro e outra em preto; como se não bastasse ela ainda combina com a decoração.