Sala planejada: modelos e fotos com diferentes estilos para ver

Planejamento nunca é demais, especialmente quando o ambiente em questão é a sala de estar. É nesse espaço que recebemos as visitas e passamos bons momentos em família, por isso mesmo, a sala deve ser bem planejada para garantir o máximo possível de conforto, funcionalidade e beleza.

Mas como fazer isso? De que forma montar uma sala planejada? Se você não tem ideia por onde começar, não se preocupe, esse post vai ser a luz no seu caminho. Selecionamos abaixo, dicas e inspirações incríveis para você montar a sala planejada perfeita, seja ela grande ou pequena, de casa ou apartamento, simples ou luxuosa. Confira:

Como montar uma sala planejada?

Planejamento vai muito além dos móveis

O planejamento da sala de estar envolve muitos outros elementos além dos móveis planejados. Por isso, a dica aqui é: antes de qualquer coisa tenha em mãos as medidas exatas do espaço, se for precise trace no papel o desenho do ambiente, lembrando de incluir janelas e portas. Com essa planta baixa da sala avalie o espaço real que você tem disponível, a quantidade de luz natural que o ambiente recebe e, principalmente, qual será a finalidade de uso da sala de estar. Todos esses itens influenciam no planejamento do espaço.

Para salas de estar com foco em receber visitas, aposte em assentos em quantidades suficientes para acomodar a todos com conforto. Já se o uso principal da sala de estar for assistir TV é importante contar com um sofá confortável, de preferência os modelos com opção reclinável e retrátil. Vale ainda apostar em uma cortina de tecido blackout para impedir que a luz natural atrapalhe as sessões de cinema. E por falar em luz, lembre-se de considerar um bom projeto de iluminação para a sala de estar planejada, independente do uso que será feito dela. Tenha uma luz branca principal e direta, mas conte também com a ajuda de spots, fitas de LED e luminárias para criar uma iluminação indireta e aconchegante, preferencialmente com lâmpadas amareladas.

Tapetes, cortinas, plantas, quadros e outros objetos decorativos também devem integrar o planejamento da sala, levando em consideração o tamanho do ambiente, o conforto e a beleza que se pretende alcançar.

Acerte na paleta de cores

Definir a paleta de cores da sala de estar planejada é o próximo passo mega importante da lista. A paleta de cores será usada para definir as cores que irão para as paredes, os móveis, cortinas e tapetes. Se a sala de estar for pequena, o mais interessante é apostar em tons claros e neutros que ampliam a sensação de espaço e reforçam a luminosidade.

Os tons mais escuros ou vibrantes podem ser usados em salas pequenas, mas não como cor principal, já as salas maiores trazem uma liberdade maior no uso das cores, contudo, também é importante contar com o bom senso para não sobrecarregar o espaço.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Poltrona para sala: 60 modelos para você se inspirar

Defina o estilo da decoração

O estilo de decoração da sala planejada vai te mostrar qual direção seguir. É comum olhar para diferentes estilos e gostar de todos e, na hora de escolher a mobília e demais objetos da sala se sentir completamente perdido. O resultado disso pode ser uma verdadeira bagunça visual na sala. Para não correr esse risco, busque pelas referências que mais te agradam, como o escandinavo e industrial, por exemplo, e comece a planejar a sala dentro desses conceitos.

Mobília sob medida

Agora sim, vamos falar sobre os móveis planejados para a sala de estar. Eles são a cereja do bolo e fazem toda a diferença no ambiente, especialmente em salas planejadas pequenas. Você não precisa de muitos móveis para garantir o conforto e a funcionalidade da sala, geralmente apenas um sofá, painel com rack para TV, uma mesa de centro ou lateral e talvez alguns nichos e prateleiras. Poltronas, puffs e cadeiras também podem aparecer no projeto, mas não são itens obrigatórios.

Mas você deve estar se perguntando: devo mesmo investir em móveis planejados? Tudo vai depender do seu orçamento, é claro. Mas a sugestão é para que na medida do possível eles sejam usados sim, ao menos os principais. Os móveis planejados garantem um melhor aproveitamento do espaço e tem a grande vantagem de serem fabricados fielmente de acordo com os seus gostos e necessidades.

Tendências versus atemporalidade

Quem não gosta de ver a casa com cara de revista? Ao apostar nas tendências de decoração você consegue esse efeito, contudo é importante avaliar com cautela se essa é a melhor opção. Um sofá Living Coral, cor do ano 2019, pode ser lindo e maravilhoso, mas o que acontece se no próximo ano a cor escolhida for um verde limão? Seu sofá vai perder valor rapidamente e você vai enjoar de olhar para cara dele, com toda certeza. E não é legal ficar repaginando a casa toda vez que uma nova tendência surgir.

Por isso, a dica aqui é apostar em cores e estilos atemporais para os móveis maiores da sala, como sofá, rack e poltronas, e deixar as tendências para os objetos menores que podem ser facilmente substituídos, como almofadas, vasos, mantas e até tapetes.

Integrar para ampliar

Os projetos atuais geralmente trazem sala de estar integrada a sala de jantar e / ou a cozinha. Se esse for o seu caso é importante planejar a sala em conjunto com esses demais ambientes, de modo que você consiga criar uma identidade visual entre eles.

60 modelos de diferentes tipos de salas planejadas para você ver

Dicas anotadas? Então vem agora conferir a seleção de imagens de salas planejadas que separamos para você. São 60 fotos de sala planejada simples, sala planejada de apartamento, sala planejada pequena, sala planejada grande, enfim, salas para todos os gostos e bolsos, olha só:

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Sala de estar moderna: fotos e ideias incríveis para se inspirar

01. Sala planejada pequena com painel de madeira para TV.

Sala planejada pequena com painel de madeira para TV

02. Sala planejada moderna com rack suspenso para TV; pouca informação para um visual clean.

Sala planejada moderna com rack suspenso para TV; pouca informação para um visual clean

03. Essa sala planejada grande e espaçosa conta com um belo e original painel de madeira em formato arredondado para destacar o pé direito alto.

Essa sala planejada grande e espaçosa conta com um belo e original painel de madeira em formato arredondado para destacar o pé direito alto

04. O sofá é o grande destaque da sala planejada; nessa aqui, o modelo escolhido foi um modulado de canto na cor cinza.

O sofá é o grande destaque da sala planejada; nessa aqui, o modelo escolhido foi um modulado de canto na cor cinza

05. Quem tem a sorte de contar com um pé direito alto na sala de estar precisa saber como valorizá-lo; a sugestão aqui é usar ripas de madeira para formar um painel.

Quem tem a sorte de contar com um pé direito alto na sala de estar precisa saber como valorizá-lo; a sugestão aqui é usar ripas de madeira para formar um painel

06. Sala planejada para TV precisa de um sofá confortável e aconchegante.

Sala planejada para TV precisa de um sofá confortável e aconchegante

07. Sala grande planejada em branco e preto; poucos móveis para garantir um ambiente clean e moderno.

Sala grande planejada em branco e preto; poucos móveis para garantir um ambiente clean e moderno

08. Nessa sala planejada, o destaque fica por conta do revestimento de madeira que começa na parede e se estende até o teto; na lateral, os nichos fazem uma separação sutil entre os ambientes integrados.

Nessa sala planejada, o destaque fica por conta do revestimento de madeira que começa na parede e se estende até o teto; na lateral, os nichos fazem uma separação sutil entre os ambientes integrados

09. Parede de tijolinhos na parede principal da sala de estar planejada; toque rústico para o ambiente moderno e de influência industrial.

Parede de tijolinhos na parede principal da sala de estar planejada; toque rústico para o ambiente moderno e de influência industrial

10. O branco e a madeira escura se combinam com classe e estilo nessa ampla sala planejada; destaque para o teto recortado.

O branco e a madeira escura se combinam com classe e estilo nessa ampla sala planejada; destaque para o teto recortado

11. Placas de cimento queimado destacam o pé direito alto dessa sala de estar planejada.

Placas de cimento queimado destacam o pé direito alto dessa sala de estar planejada

12. O sofá de canto é uma excelente pedida para montar uma sala planejada grande; o móvel preenche bem o espaço e torna o ambiente acolhedor.

O sofá de canto é uma excelente pedida para montar uma sala planejada grande; o móvel preenche bem o espaço e torna o ambiente acolhedor

13. Sala planejada pequena e simples com destaque para a estante de madeira em modelo tradicional.

Sala planejada pequena e simples com destaque para a estante de madeira em modelo tradicional

14. Sala integrada de estilo moderno e minimalista.

Sala integrada de estilo moderno e minimalista

15. Luz natural não é luxo, é necessidade; traga esse elemento para o planejamento da sua sala.

Luz natural não é luxo, é necessidade; traga esse elemento para o planejamento da sua sala

16. Sala moderna planejada; o pequeno espaço não foi empecilho para criar um ambiente aconchegante.

17. O balanço suspenso traz um toque a mais de descontração para essa sala planejada pequena .

O balanço suspenso traz um toque a mais de descontração para essa sala planejada pequena

18. Quer uma sala planejada moderna? Então invista nos tons de cinza.

Quer uma sala planejada moderna? Então invista nos tons de cinza

19. Uma grande abertura em vidro para garantir a iluminação total da sala.

Uma grande abertura em vidro para garantir a iluminação total da sala

20. Esse amplo ambiente traz um aparador na altura do sofá envolvendo e demarcando o espaço destinado à sala.

Esse amplo ambiente traz um aparador na altura do sofá envolvendo e demarcando o espaço destinado à sala

21. A poltrona com luminária forma um cantinho de leitura aconchegante na sala de estar.

A poltrona com luminária forma um cantinho de leitura aconchegante na sala de estar

22. Apesar do pé-direito alto, essa sala de estar integrada é pequena; para ajustar as medidas, a solução foi investir no branco.

Apesar do pé direito alto, essa sala de estar integrada é pequena; para ajustar as medidas, a solução foi investir no branco

23. Sala de estar planejada em tons claros e neutros; o destaque fica por conta dos poucos e pontuais móveis de madeira.

Sala de estar planejada em tons claros e neutros; o destaque fica por conta dos poucos e pontuais móveis de madeira

24. O planejamento é item obrigatório para a uma sala pequena e estreita, como essa da imagem.

O planejamento é item obrigatório para a uma sala pequena e estreita, como essa da imagem.

25. Sala planejada moderna e elegante com destaque para o sofá.

Sala planejada moderna e elegante com destaque para o sofá

26. Teto colorido: uma tendência de decoração que pode ser usada sem medo, se enjoar e só pintar de outra cor.

Teto colorido: uma tendência de decoração que pode ser usada sem medo, se enjoar e só pintar de outra cor

27. Tente colocar na sua sala planejada apenas objetos funcionais, especialmente se ela for pequena.

Tente colocar na sua sala planejada apenas objetos funcionais, especialmente se ela for pequena

28. Sala de estar planejada branca com pequenos detalhes em cor para dar vida ao ambiente.

Sala de estar planejada branca com pequenos detalhes em cor para dar vida ao ambiente

29. Essa sala de estar vira sala de TV sempre que você quiser, basta abrir e fechar o painel.

Essa sala de estar vira sala de TV sempre que você quiser, basta abrir e fechar o painel

30. Projeto de sala de estar pequena integrada: a TV fica sobre a parede espelhada, logo abaixo dela, um balcão para refeições com puffs.

Projeto de sala de estar pequena integrada: a TV fica sobre a parede espelhada, logo abaixo dela, um balcão para refeições com puffs

31. Sala de estar planejada e integrada física e visualmente aos demais ambientes da casa.

Sala de estar planejada e integrada física e visualmente aos demais ambientes da casa

32. Cores suaves e texturas diferenciadas marcam a decoração dessa sala de estar planejada.

Cores suaves e texturas diferenciadas marcam a decoração dessa sala de estar planejada

33. Sala de estar planejada em conjunto com o home office: solução para casas e apartamentos pequenos.

Sala de estar planejada em conjunto com o home office: solução para casas e apartamentos pequenos

34. As plantas valorizam o projeto dessa sala.

As plantas valorizam o projeto dessa sala

35. Tons de cinza garantem o visual sóbrio, clean e moderno da sala planejada.

Tons de cinza garantem o visual sóbrio, clean e moderno da sala planejada

36. Aqui, é a iluminação com fitas de LED que se destaca.

Aqui, é a iluminação com fitas de LED que se destaca

37. Sala planejada branca e acolhedora banhada pela luz do sol.

Sala planejada branca e acolhedora banhada pela luz do sol

38. Aqui, as cores neutras cedem espaço para o tom vivo das cadeiras.

Aqui, as cores neutras cedem espaço para o tom vivo das cadeiras

39. Cortinas e tapetes não podem ficar de fora do planejamento da sala.

Cortinas e tapetes não podem ficar de fora do planejamento da sala

40. Sala e cozinha integradas; aqui, o projeto contempla ambos os espaços com as mesmas características visuais.

Sala e cozinha integradas; aqui, o projeto contempla ambos os espaços com as mesmas características visuais

41. Um painel especial para destacar a estrela da sala: a TV.

Um painel especial para destacar a estrela da sala: a TV

42. O tom de vermelho queimado no painel planejado confere elegância e “quentura” a sala de estar.

O tom de vermelho queimado no painel planejado confere elegância e “quentura” a sala de estar

43. Fachos de luz para marcar o design dessa sala planejada.

44. Sala planejada em estilo moderno e jovial; o balanço entre os ambientes reforça essa proposta.

Sala planejada em estilo moderno e jovial; o balanço entre os ambientes reforça essa proposta

45. Sala planejada em tons neutros com discretos pontos de azul e verde na decoração.

Sala planejada em tons neutros com discretos pontos de azul e verde na decoração

46. Para uma sala planejada moderna e descontraída aposte em moveis e objetos com formatos inusitados.

Para uma sala planejada moderna e descontraída aposte em moveis e objetos com formatos inusitados

47. Aqui, a mesma sala da imagem anterior, só que vista de outro ângulo; perceba que a irreverência continua no projeto.

Aqui, a mesma sala da imagem anterior, só que vista de outro ângulo; perceba que a irreverência continua no projeto

48. Painel planejado branco para a TV; um modelo atemporal que se encaixa em diferentes propostas de decoração.

Painel planejado branco para a TV; um modelo atemporal que se encaixa em diferentes propostas de decoração

49. Sala planejada pequena, moderna, funcional e cheia de elementos retrôs.

Sala planejada pequena, moderna, funcional e cheia de elementos retrôs

50. Sala planejada em estilo industrial: função além da estética.

Sala planejada em estilo industrial: função além da estética

51. Sala e cozinha dividem o mesmo ambiente; tudo muito organizado e bem planejado.

Sala e cozinha dividem o mesmo ambiente; tudo muito organizado e bem planejado

52. Nessa sala de estar integrada, o painel de madeira para TV termina em um balcão.

Nessa sala de estar integrada, o painel de madeira para TV termina em um balcão

53. Sala pequena, moderna e planejada, ideal para um apartamento.

Sala pequena, moderna e planejada, ideal para um apartamento

54. Estantes com nichos: o móvel economiza espaço e organiza tudo direitinho.

Estantes com nichos: o móvel economiza espaço e organiza tudo direitinho

55. Estantes com nichos: o móvel economiza espaço e organiza tudo direitinho.

Estantes com nichos: o móvel economiza espaço e organiza tudo direitinho

56. Nessa sala planejada, o painel serve tanto para acomodar a TV, quanto para o home office.

Nessa sala planejada, o painel serve tanto para acomodar a TV, quanto para o home office

57. Ao planejar um ambiente você ganha espaço e torna tudo muito mais prático, funcional e bonito.

Ao planejar um ambiente você ganha espaço e torna tudo muito mais prático, funcional e bonito

58. Nessa sala de estar, o painel ripado de madeira possui dupla função: apoio para TV e divisor de ambientes.

Nessa sala de estar, o painel ripado de madeira possui dupla função: apoio para TV e divisor de ambientes

59. Os móveis planejados brancos dessa sala de estar permitem inserir cores e estilos variados que podem ser modificados com facilidade.

60. Nichos para otimizar o espaço da sala de estar.

Nichos para otimizar o espaço da sala de estar