Quarto de casal pequeno: ideias perfeitas para se inspirar

Viver juntos é compartilhar o mesmo espaço, o mesmo guarda-roupa e a mesma cama. Por isso a decoração do quarto do casal pequeno deve levar em consideração os gostos e a personalidade de ambos. Às vezes, essa é uma tarefa fácil, outras nem tanto.

Para alguns elementos, entretanto, não há discussão. Eles são indispensáveis para um quarto de casal pequeno, como por exemplo, a cama e o guarda-roupa. Em um cômodo pequeno eles acabam se tornando os únicos objetos em cena. Por esse motivo, a decoração geralmente se baseia nesses itens e nas suas combinações.

A dica mestra aqui é unir conforto, beleza e funcionalidade. Quer saber como você pode fazer isso? Então, confira as dicas e se inspire nos projetos de quartos pequenos:

Dicas para decorar um quarto de casal pequeno

Cama

A cama é o item fundamental do quarto. Tire todo o resto, mas não mexa nela. Ela deve e precisa existir. No mercado existem diversos tamanhos de cama de casal, escolha a sua baseada no espaço que você tem disponível.

Há camas que possuem compartimentos para armazenar objetos, o que é um truque interessante, especialmente se você tem um espaço bem reduzido, afinal de contas esse tipo de cama pode acomodar muita coisa.

Mas não deixe de investir num modelo confortável e bem estruturado, afinal a cama será a grande companheira do casal.

Guarda-roupa

O guarda-roupa é outro elemento importante e deve ser disposto no quarto de modo inteligente, a fim de economizar espaço. A melhor opção para quartos pequenos é o guarda-roupa com portas de correr.
Caso opte por fazer o seu em uma loja de móveis planejados, pode escolher o modelo que vai do chão até o teto. Assim, você ganha espaço interno e evita quebras visuais no ambiente.

Cores

Analise cuidadosamente as cores que irão entrar no quarto de casal pequeno, desde a parede até os móveis e os objetos de decoração. As cores neutras e os tons pastéis são imbatíveis quando a proposta é ampliar e iluminar espaços.

Contudo, se você deseja um toque a mais de cor, faço isso de modo cauteloso e sem exageros. As cores vibrantes podem vir no abajur, na roupa de cama ou em algum quadro. Desse modo, fica mais fácil trocar quando enjoar.

Um truque para ampliar visualmente o espaço é fundir os móveis com a parede. E de que forma você pode fazer isso? Usando a mesma cor nos dois. Por exemplo, guarda-roupa branco com as paredes brancas cria uma sensação visual de continuidade que, por sua vez, provoca a amplitude do lugar.

Espelhos

Espelhos são velhos conhecidos de quem está decorando e deseja ganhar um espacinho a mais. Eles podem vir na porta do guarda-roupa, como cabeceira da cama ou colocado na parede.
Atente-se apenas para o quê o espelho está refletindo. O ideal é que ele reflita a luz que vem da janela, mas também pode refletir outra parede. O importante é que ele não reflita espaços carregados de informação. Porque aí você terá dois espaços carregados ao invés de um.

Minimalize

Por fim, opte por um quarto minimalista e simples. Muitos objetos sobrecarregam o ambiente e o deixam desconfortável. A melhor opção são objetos maiores e em pouca quantidade.
Papel de parede, texturas, quadros e fotos também são opções interessantes de decoração, já que embelezam o ambiente e não roubam espaço útil do quarto.

100 projetos lindos e funcionais de quarto de casal pequeno

Confira abaixo como essas dicas são utilizadas na prática e inspire-se para montar o seu quarto de casal dos sonhos:

01. Quarto de casal pequeno: espelho na parede da cama

Quarto de casal pequeno: espelho na parede da cama
De cores neutras e sóbrias esse quarto ganhou ainda mais espaço visual com o espelho que cobre toda parede atrás da cama.

02. Guarda-roupa embutido

Guarda-roupa embutido
Lembra do guarda-roupa que vai do chão até o teto? Esse aí é um exemplo. Repare que as portas são espelhadas, garantindo o truque da amplitude.

03. Quarto de casal pequeno: decoração na medida

Quarto de casal pequeno

04. Quarto de casal pequeno branco e preto

Quarto de casal pequeno branco e preto
O branco nesse quarto tem a proposta de ampliar o ambiente, já o preto tem a missão de garantir a sofisticação e elegância, mesmo estando apenas nos detalhes.

05. Quarto de casal pequeno com toque rústico

Quarto de casal pequeno com toque rústico
A parede de tijolinho sempre confere rusticidade ao ambiente, mas quando pintada de branco ela ganha delicadeza. O branco continua nos demais objetos do quarto, sendo contrastado suavemente com o cinza e o preto.

06. Quarto de casal pequeno com mezanino

Quarto de casal pequeno com mezanino
Esse quarto de casal fica em um mezanino pequeno e discreto, mas suavemente decorado.

07. Quarto casal pequeno ao estilo provençal

Quarto casal pequeno ao estilo provençal

08. Painel de TV embutida no guarda-roupa do quarto de casal pequeno

Painel de TV embutida no guarda-roupa

09. Sobriedade dos tons de cinza

Sobriedade dos tons de cinza
A dica para quartos pequenos é usar luminárias pendentes desde que elas se destaquem da decoração. Exatamente isso que acontece nesse projeto, a neutralidade do cinza é quebrada pelo tom de cobre da luminária.

10. Cama luxuosa

Cama luxuosa

11. Decoração em tons pastéis

Decoração em tons pastéis

12. Único tom

Único tom
O branco e seus tons, como o bege e o areia, são contrastados pela cabeceira canelada de madeira. O espelho no guarda-roupa vem novamente para ampliar o espaço.

13. Armários sob a cama

Armários sob a cama
Uma alternativa para ganhar espaço é colocar armários sob a cama. Nesse projeto eles ficam apenas nas laterais e não brigam com o restante da decoração.

14. Quarto preto

Quarto preto
Usar preto, exclusivamente, na decoração pode ser um tiro no pé se não for bem planejado. Mas note que nesse caso, o preto é basicamente a única informação visual do quarto. Pouquíssimos elementos decorativos, a parede sem nenhuma textura e o chão livre permitem que a cor impere sem erros.

15. Quarto de casal pequeno branquíssimo

Quarto de casal pequeno branquíssimo
Esse modelo é o inverso do anterior. A versão branca de um quarto, contudo, permite uma maior riqueza de detalhes, já que a cor tem a capacidade de expandir visualmente o ambiente. Nesse caso, há quadros na parede, luminárias laterais e plantas para compor a decoração.

16. Quarto de casal pequeno com cama embutida e prateleiras

Quarto de casal pequeno com cama embutida

17. Quarto de casal pequeno com criado-mudo que se esconde

Quarto de casal pequeno com criado-mudo

18. Muitos pendentes sobre a cama

Muitos pendentes sobre a cama
A opção pelo uso de vários pendentes sob a cama é justificada quando se nota a sobriedade de cores do quarto.

19. Espelho refletindo o restante do quarto

Espelho refletindo o restante do quarto

20. Quarto de casal pequeno jovem

Quarto de casal pequeno jovem
Os objetos e os móveis desse quarto seguem os tons de cinza, garantindo o aspecto clean do ambiente. Já as cores mais fortes trazem um pouco de descontração para o local.

21. Guarda roupa invisível

Guarda roupa invisível

22. Quarto de casal pequeno caixa

Quarto de casal pequeno caixa

23. Quarto de casal pequeno com tons de azul e branco

Quarto de casal pequeno com tons de azul

24. Efeito visual

Efeito visual
Repare no espelho atrás da cama. Sim, é um espelho e não uma janela. À primeira vista dá mesmo para confundir. E a ideia é justamente essa. O espelho refletindo a janela amplia o espaço e, ainda, confere uma sensação de continuidade do quarto.

25. Madeira para criar conforto

Madeira para criar conforto

26. Iluminação indireta sob a cama

Iluminação indireta sob a cama

27. Quarto de casal pequeno sem laterais

Quarto de casal pequeno sem laterais
Esse quarto é tão pequeno que não possui sequer laterais em torno da cama. O pouco espaço, no entanto, fez surgir uma cama acolhedora que ocupa toda a área.

28. Destaque para a luminária

Destaque para a luminária

29. Parede texturizada como elemento de decoração

Parede texturizada como elemento de decoração

30. Mil espelhos

Mil espelhos

31. Quarto de casal pequeno com varanda

Quarto de casal pequeno com varanda
A decoração desse quarto não exige muito apenas a cabeceira feita de um painel fino de madeira e os dois quadros na parede.

32. Em uma parede só

Em uma parede só
Aqui nesse projeto a opção foi acomodar todos os elementos em uma única parede. Assim, cama e guarda-roupa permanecem juntos, enquanto o restante do espaço do quarto fica livre.

33. Quarto de casal pequeno com cama japonesa

Quarto de casal pequeno com cama japonesa

34. Quarto pequeno com decoração rústica e moderna

Quarto de casal pequeno com decoração rústica

35. Decoração funcional

Decoração funcional no quarto de casal pequeno
O cabideiro desse quarto se transformou em um item de decoração sem perder a sua funcionalidade. Espaço utilizado de modo consciente.

36. Cama que vira chão melhora o aproveitamento do espaço

Aproveitamento do espaço

37. Quarto pequeno com decoração sofisticada

Quarto de casal pequeno com decoração sofisticada

38. Quarto minimalista: opção para ambientes pequenos

Quarto de casal pequeno minimalista

39. Bancada retrátil

Bancada retrátil
A dica para quem possui um quarto pequeno e deseja melhor utilizá-lo é usar móveis retráteis. O exemplo desse projeto é uma bancada que fica encostada na cama, quando não estiver sendo utilizada, basta abaixá-la e o quarto volta a possuir o espaço de sempre.

40. Rústico da madeira com a sobriedade do cinza para criar um quarto aconchegante

Rústico da madeira com a sobriedade do cinza para criar um quarto aconchegante

41. Sem guarda-roupa

Sem guarda-roupa
Quando o espaço é pequeno não tem jeito. Nesse caso, a opção foi tirar o guarda-roupa e apostar em um móvel menor, como a cômoda.

42. Luminárias na cabeceira

Luminárias na cabeceira

43. Com planejamento sobra espaço até para um home office

Com planejamento sobra espaço até para um home office

44. Cores com moderação

Cores com moderação
A neutralidade das paredes e dos móveis permite que a cama seja revestida com lençóis mais coloridos e alegres. Uma ideia para mudar sempre que quiser o visual do quarto.

45. Painel de madeira com espelho

Painel de madeira com espelho

46. Toque de luxo e glamour

Toque de luxo e glamour

47. Lâmpadas na horizontal

Lâmpadas na horizontal
Repare na sensação de continuidade desse quarto. Esse efeito é graças às lâmpadas refletidas no espelho.

48. Quarto pequeno com diferentes texturas na parede

Quarto pequeno com diferentes texturas na parede

49. Salvo pela porta de vidro

Salvo pela porta de vidro
Um quarto escuro assim só é possível por causa da imensa porta de vidro que o acompanha. A luz natural não deixa o quarto com aspecto pesado.

50. Menos é mais

Menos é mais
Um quarto pequeno como esse pede uma decoração simples, no estilo menos é mais. A iluminação dá um toque de aconchego no ambiente.

51. Parede azul para realçar o branco

Parede azul para realçar o branco

52. Branco total

Quarto de casal pequeno branco total
O preto desse quarto traz o equilíbrio perfeito com o branco.

53. Quarto pequeno conjugado com o restante da casa

Quarto pequeno conjugado com o restante da casa

54. Verde para fugir do óbvio

Verde para fugir do óbvio

55. Instalações modernas

Instalações modernas
O quarto pequeno não deixou de contemplar a personalidade dos donos. As instalações elétricas aparentes com a parede de tijolinho deixou o quarto com aparência urbana industrial.

56. Criado-mudo sempre funcional

Criado-mudo sempre funcional

57. Valorizando estilos diferentes

Valorizando estilos diferentes
Mesmo sendo pequeno, esse quarto não deixou de valorizar os estilos – talvez distintos – de seus moradores. O ambiente mais clean e moderno fica por conta do branco e das linhas retas na decoração. Já o tom rústico e romântico fica por conta do painel de madeira atrás da cama e da leveza do rosa.

58. Portão de grade para separar o quarto da sala

Portão de grade para separar o quarto da sala

59. Criado-mudo e escrivaninha para um quarto funcional

Criado-mudo e escrivaninha

60. Encontro de espelhos

Encontro de espelhos

61. Prateleiras em cima da cama para aproveitar os espaços

Prateleiras em cima da cama para aproveitar os espaços

62. Quarto pequeno de casal todo em madeira

Quarto pequeno de casal todo em madeira

63. Pendurados na parede

Pendurados na parede
Nada melhor para aproveitar espaços do que pendurando coisas na parede. Nesse projeto, estão os abajures e os quadros em cima das prateleiras.

64. Se souber usar, pode sim

Se souber usar, pode sim
A orientação é sempre optar por cores claras e composições mais neutras para os móveis. Nesse caso, a orientação foi totalmente descartada para ceder lugar à ousadia. De aspecto pesado e rústico, o guarda-roupa faz par com a cama de madeira de demolição. Há ainda o escuro das janelas e cortinas. Mas sabe por que esse ambiente não ficou pesado? Porque a parte central do quarto é totalmente iluminada pelo branco, presente no tijolinho das paredes e na roupa de cama. Fica a dica: se quiser fazer, pode, apenas saiba como.

65. Tudo no chão

Tudo no chão
Esse quarto ganha espaço visual ao deixar as peças no chão. Isso aumenta a linha livre vertical do ambiente, expandindo a sensação para os demais lados.

66. Simples, mas com estilo

Simples, mas com estilo

67. Clean e iluminado

Clean e iluminado

68. Tons de madeira em harmonia com o branco

Tons de madeira em harmonia com o branco

69. Iluminação indireta para valorizar o quarto

Iluminação indireta para valorizar o quarto

70. Guarda-roupa aéreo

Guarda-roupa aéreo

71. Um toque de cor para animar o visual

Um toque de cor para animar o visual

72. Quarto com paredes de vidro

Quarto com paredes de vidro

73. Cinza e branco

Cinza e branco

74. Cama suspensa

Cama suspensa
Uma grande saída para quem precisa de espaço. Esse projeto possui uma cama que é suspensa quando não está sendo utilizada. Na hora de dormir, basta descê-la e o espaço se transforma em um quarto.

75. Sobriedade com requinte

Sobriedade com requinte

76. Quarto de casal pequeno com decoração simples e funcional

Quarto de casal pequeno com decoração simples

77. Plantas para dar vida ao ambiente

Plantas para dar vida ao ambiente

78. Quarto caixa 2

Quarto caixa 2

79. Guarda-roupa utilizado como parede para dividir os ambientes

Guarda-roupa utilizado como parede

80. Branco iluminado

Branco iluminado

81. Para ganhar espaço, encoste a cama na parede

Para ganhar espaço, encoste a cama na parede

82. Quarto de casal pequeno em conjunto com a sala

Quarto de casal pequeno em conjunto com a sala
A tendência para o futuro é essa: cômodos cada vez mais compartilhados. Uma necessidade moderna diante de moradias cada vez menores.

83. Painel de madeira combinando com o teto

Painel de madeira combinando com o teto
A linha formada pela junção entre painel e teto confere mais amplitude para esse quarto, especialmente com o espelho ao lado.

84. Closet fechado com cortina

Closet fechado com cortina

85. Divisória vazada de madeira separando os ambientes

Divisória vazada de madeira separando os ambientes

86. Cortina ao invés de parede

Cortina ao invés de parede

87. Espelho revestindo a parede

Espelho revestindo a parede

88. Nichos suspensos para deixar o chão livre

Nichos suspensos

89. Espelho refletindo textura

Espelho refletindo textura

90. Quarto de casal pequeno e luxuoso

Quarto de casal pequeno e luxuoso

91. Painel rústico branco valorizou a decoração

Painel rústico branco valorizou a decoração

92. Guarda-roupa exposto

Guarda-roupa exposto
Nesse quarto o guarda-roupa foi substituído por araras, cestos e prateleiras. O único cuidado que se deve ter está relacionado à organização. A exposição das peças e objetos revela tudo, inclusive a bagunça.

93. Parede vazada

Parede vazada

94. Decoração prática e casual

Decoração prática e casual

95. Tudo encostado

Tudo encostado

96. Madeira para valorizar o ambiente

Madeira para valorizar o ambiente

97. Quarto de casal pequeno, mas cheio de detalhes

Quarto de casal pequeno, mas cheio de detalhes

98. Quadros ganham a decoração

Quadros ganham a decoração

99. Quarto pequeno com cama grande

Quarto pequeno com cama grande

100. Quarto de casal pequeno: armário escondido atrás do espelho

Armário escondido atrás do espelho

Recomendado para você