Quarto de menina: ideias inteligentes e atuais para o cantinho dela

Há algum tempo nós associávamos um ambiente cheio de itens rosas imediatamente quando pensávamos em um quarto de menina. Embora muitas meninas ainda tenham o rosa como cor preferida, esse tipo de associação foi deixado para trás, afinal, um quarto de menina deve ser exatamente como uma menina quer, independente da cor.

É por isso que, nesse post, trouxemos diversos tipos de quartos de menina com muitas dicas para te ajudar na hora de planejar a disposição e a decoração do quarto da sua pequena, desde as mais novinhas, até o início da adolescência.

Um tipo de configuração para bebês e crianças menores: quarto montessoriano

Criado em 1907 pela educadora italiana Maria Montessori, o quarto montessoriano é uma metodologia que prioriza a autonomia do bebê e da criança no ambiente de forma segura e estimulante.

Isso acontece com a configuração mais baixa do quarto, tanto da cama que em geral não ultrapassa muito a altura do colchão, as prateleiras com livros e brinquedos de fácil acesso aos pequenos, assim como o armário com roupas.

Com mais alguns detalhes adicionais como tomadas protegidas, tapetes que criam um espaço propício as brincadeiras e o arredondamento de quinas no projeto de marcenaria, o quarto se torna um ambiente seguro para a criança circular e explorar.

Quarto de menina: os favoritos dela!

Uma dica bem geral para criar o quarto de menina ou mesmo de um menino é apostar nas cores, personagens e estilo favoritos de cada um. Você também pode escolher misturar referências ou investir na decoração minimalista para manter o ambiente mais neutro e calmo.

Quando elas precisam dividir o quarto você pode setorizar o quarto e colocar um toque especial de cada uma das meninas em cada espaço e pintando as paredes de cores diferentes.

Conforme elas vão crescendo você pode ir transformando o quarto aos poucos, trocando alguns móveis, mudando almofadas e objetos decorativos.

Quarto de menina infantil

01. Quarto de menina: ambiente aconchegante e mágico

quarto de menina aconchegante e mágico
Inspirada nas casinhas de madeira, essa cama ganha um charme a mais com um mosqueteiro de tule, que cobre o telhado junto com correntes de pisca-pisca, que garantem o clima mágico desse quarto.

02. Quarto de menina: parede lousa para se divertir

quarto de menina com parede lousa
A parede pintada com tinta de lousa é um bom estímulo para a criatividade das crianças, estimulando elas a desenharem e a pintarem. Com a vantagem de poder apagar depois, claro!

03. Quarto de menina digno de uma princesa

Quarto de menina para uma princesa
Os tons claros de rosa, a quantidade exposta de tecido da cortina, cama e da arara de roupas, além do lustre luxuosíssimo com certeza vão fazer qualquer menina se sentir num castelo.

04. Quarto no estilo montessoriano para crianças maiores

Quarto de menina montessoriano
Esse quarto é um bom exemplo de quarto montessoriano se transformando com a idade da criança. O ambiente de cima, um mezanino no quarto infantil é um charme a mais e recomendável somente para crianças maiores.

05. Geométrico e colorido

Quarto de menina geométrico e colorido
Uma forma muito fácil e prática de colocar mais cores no quarto infantil é aplicando um papel de parede, mesmo que seja em uma parede só. Ele contrasta muito bem com uma decoração mais neutra e destaca a parede principal.

06. Quarto de menina: composição com rosa e branco

rosa e branco na decoração de quarto de menina
Para quem ama rosa, aqui está uma ideia de quarto com as paredes pintadas com tinta rosa-choque.

07. Cantinho da imaginação

cantinho de imaginação width=
Para as crianças, é importantíssimo montar no quarto um ambiente diferente onde elas possam brincar, ler e criar suas próprias histórias. Essa cabaninha estilo acampamento é um diferencial do quarto e serve muito bem para esse propósito.

08. Papel de parede em tons neutros

Tons neutros para quarto de menina
Além das diversas cores, os papéis de parede estão disponíveis em diversas estampas e padrões para você aplicar na parede e deixa-la mais estilosa.

09. Armário planejado com cama-nicho

Armário para quarto de menina
Os armários planejados com nicho para cama já são queridinhos pelos adultos na hora de montar seu quarto e aqui ele ganha uma versão super criativa e funcional também para um quarto de infantil que serve tanto para menino quanto menina.

10. Adicionando com os objetos de decoração

11. Escolha uma ou mais paredes para decorar


Já falamos das paredes destacadas com papel de parede, mas outra ideia que está ganhando força na decoração é o uso de padrões de linhas no teto. Você pode usar tanto papel de parede como tinta.

12. Dentro da casinha de bonecas


Um dos sonhos de muitas meninas é ter uma casinha de bonecas só dela no quintal ou numa árvore (ainda melhor!). Para quem não tem quintal, esse quarto é um exemplo perfeito de como essa ideia pode ser pensada em outro ambiente. A cama ganha uma cobertura perfeita para dormir e brincar!

13. Monocromático com alguns toques diferentes


Esse quarto em tons de cinza pode até parecer muito sério e sóbrio para uma criança, mas adicionando mais cores nos locais certos, vira o ambiente perfeito.

14. Misture itens e temas na decoração


Faça um mix com os personagens e temas favoritos da sua pequena na hora de compor a decoração do quarto. Com certeza ela vai amar ainda mais!

15. Decoração na cama e na parede


A parede de quadrinhos forma uma composição incrível também com as almofadas da cama!

16. Chic e neutro


Esse aqui é para quem prefere um estilo mais neutro e com linhas retas.

17. Quarto candy


Toda a decoração com itens fofinhos, como nuvens e sorvetes! Finalize pintando a estrutura da cama, para ela se tornar um item mais alegre na decoração também!

18. Poucos itens no ambiente super colorido


Se as cores vibrantes já chamam a atenção, pense em trabalhar com menos itens de decoração.

19. Pense na altura da cama


Do método montessoriano para uma ideia completamente diferente: aqui a cama foi elevada para aproveitar espaços na criação do armário.

20. Decoração de teto para alegrar


Outra forma de chamar a atenção para o teto é colocar enfeites pendurados, como luminárias de papel e balões.

21. Mistura de cores vibrantes e off-white


Para fazer um contraponto para as cores fortes, os tons off-white funcionam muito bem.

22. Mosqueteiro charmoso

23. Um ponto de cor para alegrar todo o ambiente


No ambiente predominantemente branco, o tapete e o puff rosa chamam a atenção e dão outro clima para o quarto.

24. Vários ambientes no mesmo cômodo


Outra ideia de cama suspensa para economizar espaço. Mas dessa vez, embaixo da cama foi criado outro cômodo!

25. Crie pontos específicos de decoração


A parede (ou canto) onde a cama fica posicionada é um ponto muito bom para se criar uma decoração com papel de parede, quadros e até mesmo adesivos.

26. Mude a cor dos móveis simples


Aqui, as prateleiras e as mesinhas laterais ganham outra cor.

27. Decoração na parede dar um ar novo para o ambiente


Garlands, nichos, cabides e outros tipos de pendentes podem ajudar a preencher e tornar a decoração do quarto mais alegre.

28. Inove até mesmo nos itens mais simples


O lustre comum foi substituído por um mais chamativo e com cara de antigo, dando um tom mais campestre para o quarto.

29. Cama com estrutura para cortina

30. Quarto superdelicado para bebê


A paleta off White permite o contraste com alguns poucos detalhes coloridos para conferir um toque minimalista e delicado ao quarto.

31. Objetos funcionais e superestilosos


A combinação do edredom da cama, tapete e puff dá ao quarto uma cor diferente e alegre.

32. Imagem 32: Tapetes, poltronas e almofadas


Esses três itens garantem para o quarto um clima mais aconchegante e com diversos locais para descansar e ler uma história fantástica!

33. Quadros divertidos no ambiente neutro


A neutralidade do ambiente permite que esse seja um quarto de transição para meninas: nem uma criança tão pequena, nem tão adolescente assim.

34. Almofadas, nichos e quadrinhos para deixar o ambiente ainda mais fofo

35. Cama que vira um sofá


As almofadas em forma de rolinho e que rodeiam os três lados da cama dão a ela uma aparência diferente de sofá durante o dia.

Quarto de menina com cama de viuvo (teen)

36. Espaço grande para quem gosta de dormir bem


Uma tendência entre os adolescentes que aparece principalmente nos filmes e séries norte-americanos é a cama de casal, que substitui a de solteiro da criança. Ela ocupa o dobro do espaço, por isso é mais indicada para quem tem um quarto com dimensões maiores.

37. Pense também na área de estudos


Já presente no quarto das crianças, no quarto de adolescentes é fundamental: a área de estudos. Um espacinho para uma escrivaninha com computador, alguns enfeites e um mural com certeza vão fazer desse canto um espaço adorado pelas meninas.

38. Até mesmo em quartos menores!


Não tem espaço? Esse exemplo é um dos diversos tipos de alternativas para otimizar espaço em quartos pequenos.

39. Ambiente monocromático

40. Misturando padrões de tecidos e tapeçaria


Vindos de um mesmo estilo, essa combinação de tapetes, roupa e cama e almofadas forma um ambiente mais descolado e com uma harmonia interna na medida certa.

41. Adolescente apaixonada por sereias


As ilustrações e pelúcias não são itens de crianças, principalmente quando tem a ver com o tema principal da decoração do quarto de adolescente.

42. Clássico e moderno ao mesmo tempo


O lustre é digno de um filme de princesas, mas a poltrona suspensa de acrílico que imita um ninho é uma dica de que essa decoração permanece atenta as tendências do design.

43. Quarto de adolescente inspirado no universo fofinho das candy colors

44. Destaque com papel de parede colorido


O papel de parede é outro queridinho na decoração de quartos de crianças e adolescentes. Para usar cores vibrantes, tenha certeza de equilibrar bem com os móveis e a decoração e, para evitar que o cômodo pareça menor, tente destacar uma única parede, mantendo as outras com tons mais claros de tinta.

45. Mosqueteiro cheio de borboletas para um quarto dos sonhos

46. Tapete sobre carpete para um extra de textura e fofura


Para quem acha que o carpete não admite tapetes por cima, aqui está um exemplo super criativo de que pode sim sobrepor duas camadas de fofura. Nesse quarto, a textura dos dois ainda combina com as almofadas diferentes da cama.

47. Espelhos grandes aumentam o espaço


Um truque clássico usado pelos arquitetos e designers em ambientes pequenos que já explicamos no post sobre banheiros pequenos [inserir link]. A base é duplicar o ambiente no espelho, criando a ilusão de um espaço a mais.

48. Dormindo com as estrelas


Para quem está pensando em criar um ambiente com cama suspensa, aqui está um lembrete importantíssimo: o cantinho de dormir também merece atenção na decoração!

49. Não tenha medo de aplicar cor e padrões diferentes

50. Poltrona estilo ninho


Outra poltrona suspensa na decoração do quarto. Ela cria um cantinho especial para leitura e descanso, especialmente perto da iluminação natural vinda de uma janela grande.

Quarto de menina compartilhado

51. Combine estampas e padrões, mas mantenha a individualidade das crianças


Dessa forma o quarto ganha em design e ainda assim mantém a personalidade das meninas. Cada uma com a sua cama, sua estampa e o seu abajur!

52. Para quartos de menina menores, invista em beliches ou bicamas


Uma boa forma de economizar espaço no comprimento do quarto é adicionar camas na parede. Libera espaço não só para outros itens que podem ser colocados no ambiente, mas também para brincar.

53. Mas se você tiver espaço, que tal criar uma linha só de camas?


Se o quarto forma mais aberto em largura ou comprimento, montar uma estrutura básica com um móvel planejado ajuda não só a organizar o espaço da cama, mas também os objetos pessoais, de decoração e brinquedos das crianças.

54. Outra ideia de beliche, mas a partir de um móvel planejado


Há diversos modelos de beliches, mas se nenhum te agradar, pense em investir num projeto planejado!

55. Estrutura básica do quarto de menina neutro


Essa é uma forma de agradar as duas meninas de uma forma prática e fácil. Isso porque permite a elas usar seus objetos pessoais, além da roupa de cama, como principal decoração do quarto.

56. Quarto de menina: variações de beliches


No mesmo estilo os quartos planejados com a cama elevada e uma área de estudos ou brincadeira na parte de baixo, essa configuração de duas camas poupa espaço útil no quarto e ainda pode ser feita com materiais diferentes e numa infinidade de cores.

57. Quarto de menina: camas no canto


Outra opção é o encontro das duas camas num L, com espaço para uma cabeceira quadrada no encontro das duas. Libera espaço no centro do cômodo e ainda possibilita a existência de gavetas na parte de baixo das camas.

58. Quarto de menina: espaço livre para a circulação e as brincadeiras


Como já mostramos, o importante num quarto de criança é criar áreas centrais para a circulação e para que as pequenas possam brincar. Nessa configuração, o principal é isso: um espaço grande, de pelo menos 1,20m entre as camas, e confortável para espalhar os brinquedos e se divertir.

59. Camas “nicho” na parede


Esse outro tipo de configuração está chamando a atenção de todo mundo pela praticidade e a possibilidade de incluir prateleiras dentro da estrutura que imita a parede. Podem ser feitas tanto com planejados de mdf quanto com drywall.

60. Camas neutras, paredes decoradas


Num estilo contrário do que falamos sobre a estrutura do quarto neutra, esse tipo de quarto reúne na parede as estampas e cores preferidas da sua dupla.

61. Simetria quase perfeita


A configuração da cama e da parede é a mesma, o que muda são as imagens escolhidas pelas crianças para decorar sua parte do quarto.

62. Quarto de menina: divida ambientes com drywall


Bastante usado em banheiros, esse uso do drywall para dividir ambientes dá privacidade para cada um na sua cama e é uma alternativa interessante a configuração das camas formando um L.

63. Quarto de menina: decoração especial até para quem vai dormir em cima


Falando de beliches, é importante que, independente do lugar que cada uma vai dormir, as crianças têm que sentir que cada lugar tem um tipo de decoração especial.

64. Ambiente simétrico e com personalidades diferentes


Para não transformar o espaço num ambiente duplicado, é importante ficar atenta para a preferência de cada criança quanto as cores e a decoração. Só a mudança da cor para cada roupa de cama ou almofadas diferentes já deixam o ambiente mais aconchegante e individualizado.

65. Armário ou estante para ajudar na organização


Alguns dos valores mais importantes que as crianças aprendem quando dividem o quarto é a compartilhar e dividir. Fazer um armário ou estante única para as duas é uma forma de mostrar isso de forma mais enfática.

Como decorar quarto de menina

66. Opte por mobiliários coloridos e que sejam adaptáveis ao tamanho da criança

Móveis coloridos para quarto de menina

67. Utilize um tema (animais, zoológico, safari) para decorar o quarto

Tema animal para quarto de menina

68. Poltrona suspensa deixa o ambiente lúdico

Poltrona suspensa para quarto de menina

69. Quarto de menina: estude uma cartela de cores harmônica

Cartela de cores para quarto de menina

70. Defina um estilo (rústico, boho, escandinavo)

Estilo para o quarto de menina

71. Quarto de menina: monte um cantinho fashion, estilo mini closet

Cantinho fashion estilo mini closet

72. E também um local para a menina se arrumar

Local para a menina se arrumar

73. Tendência 2018: cabaninha para a leitura do dia

Cabaninha para leitura do dia

74. Quarto de menina: mini cabineiros facilitam no dia a dia

Mini cabineiros facilitam no dia a dia

75. DIY: Cortina e almofada com pompons!

Cortina e almofada com pompons

76. Abuse do método montessoriano (os mobiliários são pequenos para o alcance da criança)

Quarto montessoriano de menina

77. Se inspire no estilo descolado para definir os mobiliários

Estilo descolado

78. Quarto de menina neutro: base neutra e objetos coloridos

Quarto de menina neutro

79. Cantinho do estudo com mural de recados e fotos

Cantinho do estudo para quarto de menina

80. Penteadeira com espelho Adnet

Prateleira com espelho adnet

81. Painel para organizar o material escolar

Painel para o material escolar

82. Organização e bom gosto são fundamentais!

Organização e bom gosto são fundamentais

83. Invista na cartela de cores e arrase!

Invista na cartela de cores e arrase!

84. Caixas organizadoras para separar os brinquedos

Caixas organizadoras para o quarto de menina

85. Parede com tinta de lousa para escrever e desenhar

Parede lousa para escrever

86. Quarto de menina: alegria, alegria com o cantinho dos estudos!

Alegria!

87. Itens decorativos divertidos e que refletem a personalidade da criança!

Itens decorativos divertidos para quarto de menina

88. Quarto de menina:  boas-vindas ao seu cantinho favorito!

Boas vindas ao cantinho do quarto de menina

89. Quarto de menina: Como resistir aos nichos para nichos para decorar e organizar?

Nichos para decorar e organizar

90. Quarto vibrante com brincadeiras e brinquedos a mostra!

Quarto de menina com brinquedos a mostra

Recomendado para você