Mezanino: descubra o que é, como utilizar e veja 60 fotos

Visto geralmente em prédios comerciais ou em casas majestosas, os mezaninos são elementos estruturais das construções e que podem ser utilizados de diversas formas e com diversos interesses. Hoje eles se tornaram mais comuns em casas e até mesmo como uma forma inovadora de aumentar o ambiente ou criar um cômodo novo sem comprometer a estrutura dos pavimentos.
No post de hoje vamos falar mais sobre o que é e como este elemento está sendo utilizado na decoração de interiores, com vários projetos cheios de estilo e inovação em uma galeria completa.
Vamos lá!

O que é mezanino em arquitetura?

A palavra Mezanino vem de Mezannino, em italiano e são uma espécie de espaços intermediários entre dois pavimentos. Em geral, eles são colocados em ambientes com pé direito duplo, mas hora podem ser encontrados em ambientes mais baixos, com pé direito padrão. Eles costumam ser espaços menores, ligados ao pavimento inferior, funcionando como uma extensão do espaço.

Como utilizar e decorar o seu mezanino

Existem diversas formas e materiais para se criar um mezanino do jeitinho que você sonha! Mas tanto a estrutura quando a decoração vai depender da estrutura que o seu espaço permite (de acordo com a construção e a sustentação, você vai poder construir um mezanino maior ou menor, verifique com um arquiteto ou engenheiro) e também do uso que você vai dar para o seu mezanino.

O uso clássico do mezanino é como uma antessala, com poltronas e mesa de centro, para um ambiente tranquilo, ideal para leituras e descanso. Mas a partir dos Lofts industriais com seus pés diretos super amplos, os mezaninos começaram a ganhar diversos outros usos e, hoje em dia, com a diminuição dos espaços dos cômodos, quem tem um mezanino prefere transformar o ambiente em uma área útil, por isso, ele tem se transformado em diversos tipos de escritório, quarto, salas de reunião ou até mesmo salão de cafés e restaurantes. Neste caso, você pode decorá-lo com o que melhor facilitar o seu uso, seja com sofás e poltronas, mesas de trabalho e computadores, camas e criados ou mesas para grupos.

Neste sentido, vale também modificações estruturais no mezanino. No caso das residências, os mezaninos que se transformam em quartos podem ter ajustes para ganharem mais privacidade, como um fechamento que separa do ambiente abaixo e que escureça o espaço para a hora de dormir. O mais comum e fácil são as grandes cortinas: aposte nas mais escuras e pesadas para isolar também o ambiente do barulho do lado de fora.

Elas não são as únicas possibilidades: você também pode pensar em painéis de madeira ou metal vazados, que permitam a entrada de luz, se não houver uma janela no mezanino. Outra opção são as paredes de vidro, que possuem vários tipos de acabamento que conseguem dar mais privacidade para o ambiente.

Outro uso que está chamando a atenção das pessoas é a criação de uma espécie de mezanino como área de dormir em ambientes de pé direito padrão. Para quem tem pouco espaço, a ideia das camas suspensas é uma ótima alternativa para o problema. Elas têm sido utilizadas principalmente em quartos infantis, por conta da altura das crianças, com a cama-mezanino na parte de cima e uma área livre brincar ou montar uma área de estudos abaixo. Uma forma muito criativa de decorar o ambiente e aproveitar o seu espaço!

Questão de segurança em mezaninos

A questão da segurança é outro ponto a ser levado em consideração na hora de construir e decorar o seu mezanino. Especialmente ambientes onde circulam crianças, animais, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, é importante ficar atento ao acesso às escadas, com corrimões e guarda corpos que apresentem segurança de locomoção para evitar possíveis acidentes envolvendo a altura deste ambiente suspenso.

E aí, gostou das ideias e possibilidades que os mezaninos oferecem para a sua casa? Agora, dê uma olhada na nossa seleção de imagens abaixo com 65 projetos de ambientes cheios de estilo e criatividade com mezanino.

Galeria: 65 ambientes com mezanino para te inspirar

01. Para quem tem um ambiente com pé direito duplo, criar um mezanino em uma parte do ambiente pode ser o que faltava para ter uma área de trabalho.

02. Neste aqui, o mezanino vira um escritório completo, aberto e com ligação com os cômodos de baixo.

03. Para quem tem pouco espaço no apartamento, a ideia de criar um mezanino é atrativa também para ganhar um espaço extra.

04. Neste ambiente industrial, o mezanino vira um quarto aberto e conjugado às áreas sociais da casa.

05. Outro exemplo é este aqui, em um ambiente menor, que ganha um quarto na parte de cima.

06. E você não precisa fazer somente um ambiente, neste aqui, além do quarto (que é fechado por paredes de vidro), o mezanino ganhou também uma estante de parede inteira incrível!

07. O mezanino não precisa ser esta área completamente aberta e ligada aos cômodos, você pode sim fechá-lo, como neste caso.

08. E falando em otimizar o espaço com mezaninos, este aqui tem o guarda-corpo cheio de nichos, que pode abrigar sua coleção de livros.

08. Um mezanino todo acabado em chapas de madeira neste exemplo.

09. Aposte em guarda-corpos em materiais que tenham tudo a ver com a sua decoração, como neste que ganha um clima mais dark, em conjunto com a cozinha preta abaixo.

11. Mezanino escritório com uma decoração ampla e intimista ao mesmo tempo.

12. E se você quer controlar a entrada de luz no ambiente do mezanino quarto, aposte nestas janelas camarão que você pode fazer sob medida para o seu ambiente.

13. Outra ideia de mezanino com guarda-corpo de destaque: este aqui, nos mesmos moldes da escada, é vazado e tem um desenho orgânico que chama toda a atenção!

14. Para o quarto das crianças, o mezanino com cama é uma aventura à parte: mas não se esqueça de proteger bem o vão de abertura para evitar qualquer tipo de acidente!

15. Um cantinho para descontrair acima do quarto: mezanino nesta casa pequena como um espaço tranquilo para ler e relaxar à luz natural.

16. Neste ambiente contemporâneo urbano, o mezanino e a escada que o conecta ao pavimento inferior são bem pensados em relação à estrutura e à decoração do ambiente.

17. Conexão entre o mezanino e o pavimento inferior com janelas (e redes de proteção, claro!)

18. Mezanino escondido: neste ambiente, o mezanino serve como um local mais escondido e separado da casa, coberto pelos armários da cozinha.

19. Outro mezanino escritório: neste tipo de ambiente, quem possui uma janela inteira para a parede de pé direito alto, garante uma luminosidade que melhora o conforto e a qualidade do ambiente para trabalho.

20. Mezanino para estante de parede inteira: um anexo em vidro para dar acesso aos livros mais altos e estar sempre conectado com a sua coleção.

21. Mezanino de madeira nesta casa contemporânea funcional.

22. Mais uma ideia de mezanino de madeira: para economizar espaço também no acesso ao mezanino, aposte na escada caracol ou espiral.

23. Mezanino comercial todo em vidro: para restaurantes, uma ideia para oferecer mais mesas para o seu espaço.

24. Casa no estilo escandinavo com mezanino quarto: otimização dos espaços em um ambiente mais amplo.

25. Divisão de ambiente com chapas de madeiras paralelas para mezanino: separa os ambientes e possibilita a passagem de luz e ar pelo espaço.

26. Mezanino com paredes de vidro: para ambientes de quarto, vale investir em uma cortina para preservar a privacidade e deixar o ambiente mais escuro.

27. Um mezanino simples: conexão entre os dois pavimentos como ambiente para relaxar.

28. Outra ideia de decoração de casa pequena com mezanino quarto.

29. Diferencie a decoração do mezanino dos outros ambientes: o mezanino não precisa estar diretamente ligado ao pavimento inferior, você pode separá-lo tanto por paredes quanto pela decoração.

30. Outra separação de ambiente de mezanino com cortinas pesada.

31. Espaço tranquilo para você trabalhar: mezanino de madeira com escritório simples.

32. Vai fechar as paredes do seu mezanino? Não se esqueça de colocar uma janela para permitir a entrada de luz natural.

33. Num estilo industrial, mezanino é usado como quarto deste ambiente de loft com pé direito duplo.

34. Um mezanino pode também ser um ambiente um pouco mais alto do que o nível normal da sua casa.

35. Ou bem mais alto! Neste aqui, uma escada em madeira é fixada na parede para permitir o acesso entre os dois pavimentos.

36. Mais uma ideia de mezanino para área comercial: neste restaurante, uma área maior para mesas, logo acima do balcão de atendimento e cozinha.

37. Ambiente minimalista com mezanino: linhas estruturais em ferro trazendo contraste para a decoração branca.

38. Uma saída diferente para o seu mezanino: escorregador de metal traz mais diversão para o ambiente.

39A. Revestimento da parte inferior do mezanino com fibra natural, numa espécie de carpete de teto.

39B. Mezanino próximo ao teto: aposte nas janelas de teto ou claraboias para uma iluminação boa para o ambiente suspenso.

40. No estilo do Loft industrial, um mezanino em madeira suspenso por correntes para quem gosta de uma decoração mais descontraída.

41. Ambiente aberto com salas no mezanino: ótimo para áreas residenciais e comerciais.

42. Separação de ambiente do mezanino com estrutura de ferro e vidro: um estilo industrial mais intimista.

43. Outra ideia para quarto de crianças: aproveite o espaço para suspender a cama numa espécie de mezanino e criar um ambiente na parte de baixo.

44. Mezanino como uma área de passagem entre os pavimentos e um cantinho de leitura.

45. Mezanino em madeira com escada-estante planejada: aproveite o espaço de todas as formas e inove!

46A. Para casas ou apartamentos muito pequenos: divisão de ambientes em mezaninos.

46B. Continuação da divisão de ambientes

47. Mezanino diferenciado também pela cor: este aqui ganha um tom de azul turquesa forte e destacado da decoração dos outros ambientes.

48. Outra ideia de quarto em mezanino: desta vez em um projeto de casa amplo e luxuoso.

49. Planeje seu mezanino também em relação ao desenho do teto ou telhado que a sua casa possui.

50. Guarda-corpo aramado vazado que divide o ambiente do mezanino mas permite a passagem de luz que vem da área externa.

51. Neste ambiente, o mezanino em madeira de demolição ganha um toque minimalista e super contemporâneo.

52. Casa com mezanino de ferro para criar um ambiente descontraído para trabalhar e relaxar.

54. Biblioteca no mezanino: para quem tem uma grande coleção, vale a pena separar um cantinho da casa especial.

55. Como nas escadas, os ambientes mais abertos costumam dispensar os guarda-corpos para manter o espaço aberto.

56. Neste mezanino, foram instaladas vigas de sustentação, permitindo que este espaço intermediário fosse aberto para o ambiente externo.

57. Num estilo mais clean, este mezanino é escondido pelo guarda-corpo inteiriço branco.

58. Aproveite a claridade do espaço do mezanino para cultivar suas plantinhas!

59. Ambiente com mezanino simples e amplo.

60. Decoração de mezanino com vidro texturizado para separar os ambientes e deixar a luz da janela se espalhar por todo o espaço.

61. Desenho curvo no mezanino: uma forma de sair das linhas retas básicas da estrutura das casas.

62. Outro mezanino com guarda-corpo com espaço para coleções de livros.

63. Estes nichos na estrutura do mezanino são formas de otimizar o espaço de forma funcional.

64. Mezanino quarto aberto planejado em madeira: um projeto para todo o espaço da casa.

65. Mezanino de metal: trazendo uma cara mais urbana e industrial para a decoração da casa.

Recomendado para você