Cantinho da leitura: veja como fazer além de 60 modelos com fotos

Para ler não é preciso muito, basta escolher um bom um livro. Mas alguns detalhes podem tornar esse hábito mais interessante e proveitoso. Por isso, o post de hoje vem sugerir algo muito especial: o cantinho da leitura. Ao montar um cantinho da leitura você tem a oportunidade de dedicar um espaço exclusivo para a leitura e isso tem o poder de modificar toda a sua experiência com os livros.

Primeiro porque ler não é apenas um estimulo à imaginação, criatividade e desenvolvimento pessoal, o hábito da leitura é relaxante, prazeroso e, sem dúvida alguma, pode lhe render bons momentos de paz e sossego.

Sem contar que esse pequeno espaço vai deixar a sua casa ainda mais bonita e acolhedora. E, então, bora lá criar esse refúgio literário dentro do lar?

Como montar um cantinho da leitura

Apesar do nome, o cantinho da leitura não é algo dedicado somente ao público infantil, adultos também podem contar com um cantinho assim, basta apenas tomar alguns cuidados na hora de planejá-lo.

Para começar, é importante escolher o melhor local da casa para abrigar o cantinho da leitura. O mais recomendado é que ele fique distante de ambientes barulhentos ou de grande movimento que possam atrapalhar a leitura e causar distrações.

Experimente, por exemplo, um espaço do quarto que não esteja sendo utilizado, um corredor da casa ou até alguma área externa, como varandas e terraços.

Depois é hora de pensar no conforto. Você pode conseguir isso com poltronas reclináveis, almofadas, futons, tapetes e bancos que sirvam como apoio para os pés. Para os dias mais frios do ano, tenha sempre uma manta por perto.

Também é indispensável uma mesinha lateral onde você possa apoiar o livro, os óculos e, claro, aquela taça de vinho ou xícara de chá, companheiras inseparáveis de uma boa leitura.

A iluminação do cantinho da leitura é outro ponto que deve ser observado com cautela. Durante o dia esteja certo que o espaço receberá luz natural abundante e para as leituras noturnas providencie uma luminária de apoio sobre a poltrona para não cansar a visão.

Decoração do cantinho da leitura

Com todos os elementos necessários para montar o cantinho da leitura em mãos, chegou o momento de pensar na decoração. O interessante aqui é criar uma decor aconchegante e visualmente limpa que não cause distrações ou polua o ambiente.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Mezanino: descubra o que é, como utilizar e veja 60 fotos

Prefira as cores claras, que inclusive contribuem com a leitura, e estampas suaves. Alguns vasos com plantas são bem vindos nesse espaço, eles trazem frescor e renovam a energia do lugar.

Outra opção de decoração para o cantinho da leitura são quadros e fotografias na parede.

E, claro, o mais importante de tudo: os livros. Acomode-os em prateleiras de fácil acesso e separe-os por gênero para facilitar a localização. Revistas e jornais também podem compor o espaço, desde que sejam utilizados. Lembre-se, os livros são mais do que parte da decoração, são a alma do cantinho da leitura.

Cantinho da leitura infantil

O cantinho da leitura infantil não é muito diferente de um modelo feito para adultos. A diferença, basicamente, é que os objetos e móveis devem acompanhar o tamanho da criança para que ela se sinta o mais confortável e acolhida possível.

Portanto, busque por poltronas, mesinhas e cadeiras que respeitem a altura da criança, especialmente as prateleiras onde ficarão os livros. Eles devem estar acessíveis, de modo que a criança desenvolva a autonomia de buscar sozinha por aquilo que mais lhe interessar.

Deixe disponível títulos variados que acompanhem a faixa etária da criança, indo desde livros com ilustrações para os pequeninos que ainda não sabem ler, até os títulos mais importantes da literatura infantil, entre eles Monteiro Lobato, Irmãos Grimm, Ruth Rocha, Charles Perrault, Ziraldo, La Fontaine e Antoine de Saint- Exupéry, por exemplo.

A decoração pode contar com elementos lúdicos, mas não exagere, já que estímulos demais podem fazer com que a criança se desligue da leitura e passe a se distrair com os objetos da decor.

Seja para adultos ou crianças, o cantinho da leitura merece a sua atenção. Ele é um carinho após aquele dia cansativo, onde o que você mais precisa é descansar a cabeça e relaxar. E para você que tem crianças em casa, o cantinho da leitura é a uma ótima oportunidade de educação para os filhos, incentivando-os desde cedo a cultivar bons hábitos.

60 modelos incríveis de cantinhos da leitura para você conferir

E para te deixar ainda mais motivado a criar um cantinho da leitura em casa, selecionamos 60 imagens apaixonantes desses espaços para você não perder mais tempo e criar logo o seu, vem conferir:

01. Cantinho da leitura simples, mas com tudo o que precisa: poltrona, apoio para os pés, mesinha lateral, luminária e livros.

Cantinho da leitura simples, mas com tudo o que precisa: poltrona, apoio para os pés, mesinha lateral, luminária e livros

02. Cantinho da leitura infantil para o pequeno leitor em formação

03. Um cômodo da casa dedicado só para leitura; as estantes cheias de livros são um oásis para os apaixonados por leitura.

Um cômodo da casa dedicado só para leitura; as estantes cheias de livros são um oásis para os apaixonados por leitura

04. Aqui nesse cantinho da leitura, a música também é bem vinda.

Aqui nesse cantinho da leitura, a música também é bem vinda

05. Nicho embutido na parede virou o cantinho da leitura perfeito para o quarto infantil.

Nicho embutido na parede virou o cantinho da leitura perfeito para o quarto infantil

06. Livros, fotos, planta e uma poltrona estilo vitoriano para deixar o cantinho da leitura completo.

Livros, fotos, planta e uma poltrona estilo vitoriano para deixar o cantinho da leitura completo

07. Aqui, a mesinha lateral foi substituída por um puff e os livros foram colocados atrás da porta de vidro.

Aqui, a mesinha lateral foi substituída por um puff e os livros foram colocados atrás da porta de vidro

08. O recamier colocado ao lado da janela é o refúgio perfeito para aquele momento de paz e tranquilidade junto aos livros.

O recamier colocado ao lado da janela é o refúgio perfeito para aquele momento de paz e tranquilidade junto aos livros

09. Decoração clean e sóbria para esse cantinho da leitura moderno.

Decoração clean e sóbria para esse cantinho da leitura moderno

10. As prateleiras deixam os títulos de cada livro à vista, o que facilita para criança encontrar aquele que deseja.

As prateleiras deixam os títulos de cada livro à vista, o que facilita para criança encontrar aquele que deseja

11. Tapete: Peça fundamental para garantir o conforto do cantinho da leitura.

Tapete: Peça fundamental para garantir o conforto do cantinho da leitura

12. Uma bela e enorme janela para banhar o cantinho da leitura com luz natural.

Uma bela e enorme janela para banhar o cantinho da leitura com luz natural

13. A luminária é a peça chave desse cantinho, tanto do ponto de vista estético, quanto funcional.

A luminária é a peça chave desse cantinho, tanto do ponto de vista estético, quanto funcional

14. Esse cantinho da leitura divide espaço com a TV, cuidado apenas para não deixar os estímulos do aparelho atrapalharem seu momento de leitura.

Esse cantinho da leitura divide espaço com a TV, cuidado apenas para não deixar os estímulos do aparelho atrapalharem seu momento de leitura

15. Modelo perfeito de cantinho de leitura infantil: o futon no chão dá total liberdade para a criança e os livros na estante baixa garantem a autonomia.

Modelo perfeito de cantinho de leitura infantil: o futon no chão dá total liberdade para a criança e os livros na estante baixa garantem a autonomia

16. E que tal um cantinho da leitura com lareira? Impossível não se apaixonar!

E que tal um cantinho da leitura com lareira? Impossível não se apaixonar!

17. Cantinho da leitura rústico, acolhedor e aconchegante.

Cantinho da leitura rústico, acolhedor e aconchegante

18. Ler em uma rede é bom demais!

Ler em uma rede é bom demais!

19. Plantas e muita iluminação natural são o destaque desse outro cantinho da leitura.

Plantas e muita iluminação natural são o destaque desse outro cantinho da leitura

20. Inspiração minimalista para o cantinho da leitura.

21. Versão moderna e estilizada da tradicional cadeira de balanço feita para o cantinho da leitura.

Inspiração minimalista para o cantinho da leitura

22. Literalmente um cantinho, mas apesar de pequeno, não deixa de ser aconchegante e funcional.

Literalmente um cantinho, mas apesar de pequeno, não deixa de ser aconchegante e funcional

23. Preto e branco.

Preto e branco

24. Organize os livros lembrando que eles são parte fundamental da decoração do cantinho da leitura.

Organize os livros lembrando que eles são parte fundamental da decoração do cantinho da leitura

25. Sobriedade e elegância dão o tom desse outro cantinho da leitura, marcado pelas poltronas de couro marrom em contraste com a parede azul petróleo.

Sobriedade e elegância dão o tom desse outro cantinho da leitura, marcado pelas poltronas de couro marrom em contraste com a parede azul petróleo

26. O tapete macio e felpudo é um convite à leitura nesse espaço.

O tapete macio e felpudo é um convite à leitura nesse espaço

27. Aposte em um quadro de arte para deixar o cantinho da leitura mais “intelectual”.

Aposte em um quadro de arte para deixar o cantinho da leitura mais intelectual

28. A ideia do cantinho da leitura foi levada tão a serio aqui que os livros ocupam todas as paredes e para chegar até eles usa-se uma escada; destaque especial para o sofazinho charmoso junto à janela.

A ideia do cantinho da leitura foi levada tão a serio aqui que os livros ocupam todas as paredes e para chegar até eles usa-se uma escada; destaque especial para o sofazinho charmoso junto à janela

29. Cantinho da leitura duplo.

Cantinho da leitura duplo

30. Cantinho da leitura azul e iluminado.

Cantinho da leitura azul e iluminado

31. Para diferenciar, aposte em prateleiras com design criativo.

Para diferenciar, aposte em prateleiras com design criativo

32. Livros no chão e quadros na parede: esse cantinho da leitura se resolve assim.

Livros no chão e quadros na parede: esse cantinho da leitura se resolve assim

33. A verdadeira fuga do mundo real acontece aqui.

A verdadeira fuga do mundo real acontece aqui

34. Sem espaço para um cantinho da leitura? Adapte sua sala para ele.

Sem espaço para um cantinho da leitura? Adapte sua sala para ele

35. As luminárias de chão são as melhores opções para o cantinho da leitura, já que você pode direcioná-las para onde desejar.

As luminárias de chão são as melhores opções para o cantinho da leitura, já que você pode direcioná-las para onde desejar

36. Abra um espaço para o cantinho da leitura na parede, literalmente.

Abra um espaço para o cantinho da leitura na parede, literalmente

37. Integrado à varanda pela porta de vidro, esse cantinho da leitura é pura paz e sossego.

Integrado à varanda pela porta de vidro, esse cantinho da leitura é pura paz e sossego

38. A leitura de jornais e revistas também pode se tornar mais prazerosa em um cantinho especial.

A leitura de jornais e revistas também pode se tornar mais prazerosa em um cantinho especial

39. Clássico, esse cantinho da leitura impressiona pelos tons sóbrios, neutros e marcantes.

Clássico, esse cantinho da leitura impressiona pelos tons sóbrios, neutros e marcantes

40. Aperfeiçoe a ideia do cantinho da leitura e construa uma biblioteca dentro de casa.

Aperfeiçoe a ideia do cantinho da leitura e construa uma biblioteca dentro de casa

41. A vista para a área externa da casa também ajuda a relaxar entre uma passada e outra de página.

A vista para a área externa da casa também ajuda a relaxar entre uma passada e outra de página

42. O bule de chá fica ali, sempre a postos.

O bule de chá fica ali, sempre a postos

43. O sol ilumina e aquece esse cantinho da leitura pra lá de aconchegante.

O sol ilumina e aquece esse cantinho da leitura pra lá de aconchegante

44. Móveis multifuncionais para atender o pequeno espaço adaptado ao cantinho da leitura.

Móveis multifuncionais para atender o pequeno espaço adaptado ao cantinho da leitura

45. Se a luz incomodar é só baixar a persiana.

Se a luz incomodar é só baixar a persiana

46. Os tons amadeirados foram a aposta desse cantinho da leitura.

Os tons amadeirados foram a aposta desse cantinho da leitura

47. Um balanço suspenso e muitas plantas para criar o clima perfeito para o cantinho da leitura.

Um balanço suspenso e muitas plantas para criar o clima perfeito para o cantinho da leitura

48. No chão ou junto à janela: você escolhe onde será a leitura do dia.

No chão ou junto à janela: você escolhe onde será a leitura do dia

49. Elementos indispensáveis para o cantinho da leitura.

Elementos indispensáveis para o cantinho da leitura

50. A vista privilegiada da cidade é o destaque desse cantinho da leitura.

A vista privilegiada da cidade é o destaque desse cantinho da leitura

51. Posicione a poltrona sempre para a direção de onde vem a luz.

Posicione a poltrona sempre para a direção de onde vem a luz

52. Um toque de glamour e sofisticação para o cantinho da leitura com a poltrona roxa.

Um toque de glamour e sofisticação para o cantinho da leitura com a poltrona roxa

53. Que tal aproveitar melhor a varanda e fazer nela o seu cantinho da leitura?

Que tal aproveitar melhor a varanda e fazer nela o seu cantinho da leitura?

54. Ao invés de uma poltrona, você pode apostar em um recamier.

Ao invés de uma poltrona, você pode apostar em um recamier

55. Em um cantinho da leitura pequeno todo espaço deve ser bem aproveitado.

Em um cantinho da leitura pequeno todo espaço deve ser bem aproveitado

56. Leia e se esqueça do mundo; o cantinho da leitura te ajuda com isso.

Leia e se esqueça do mundo; o cantinho da leitura te ajuda com isso

57. Todo branco e com acabamento capitonê.

Todo branco e com acabamento capitonê

58. Aquele espaço embaixo da escada pode se transformar em um ótimo cantinho da leitura.

Aquele espaço embaixo da escada pode se transformar em um ótimo cantinho da leitura

59. Subindo as escadas, virando à esquerda.

Subindo as escadas, virando à esquerda

60. Cantinho da leitura no quarto junto à janela e para contemplar a bela vista do mar.

Cantinho da leitura no quarto junto à janela e para contemplar a bela vista do mar