Flores do campo: tipos, espécies e dicas para decorar com elas

Alegres, delicadas e coloridas, as flores do campo imprimem um “quê” de descontração nos ambientes, além de uma beleza única, exótica e despretensiosa.

Ter um arranjo de flores do campo em casa é apreciar uma vida simples e um lar aconchegante. 

E a melhor parte dessa história é que você pode cultivar flores do campo, mesmo sem morar no campo.

Quer saber como? Então continue acompanhando o post para ver todas as dicas e ideias para plantar, colher e decorar com flores do campo.

Porque flores do campo?

Você já parou para se perguntar por que as flores do campo tem esse nome? O motivo é bem simples. As espécies de flores ditas como do campo são aquelas que crescem livremente na natureza, sem a interferência humana.

Ou seja, são flores mais rústicas que não demandam cuidados. Por essa razão, as flores do campo, quando cultivadas em casa também são muito fáceis de cuidar.

As flores do campo possuem cores, formatos e texturas variadas o que as torna um convite e tanto para borboletas e abelhas. Em função disso, essas espécies estão sempre cercadas de muita vida e beleza. 

Não é a toa que essas características fizeram com que as flores do campo passassem a ser vistas como sinônimo de liberdade, paz, calma, positividade, equilíbrio, jovialidade e felicidade.

E apesar da aparência mais rústica, as flores do campo vão bem em qualquer tipo de decoração, desde as mais clássicas e sofisticadas até, é claro, as de estilo rústico, boho e retrô.

20 tipos de flores do campo

As flores do campo não se resumem a girassóis e margaridas. Veja a seguir, quais são os tipos de flores do campo mais cultivados no Brasil.

Girassol

O girassol é uma das mais lindas flores do campo. Ele irradia luz e traz alegria. Para cultivá-lo é importante oferecer sol pleno o dia inteiro. A época da floração é entre a primavera e o verão.

Margaridas

Ah, as delicadas e simpáticas margaridas! Elas crescem lindamente pelos jardins, trazendo consigo a presença de abelhas e borboletas. Ficam lindas em arranjos simples dentro de casa ou até mesmo em um lindo buquê de flores do campo.

Crisântemos

Os crisântemos são outra espécie de flor do campo muito conhecida e apreciada. Super coloridos, os crisântemos formam lindos arranjos florais, além de serem perfeitos em vasos e jardineiras, especialmente nas decorações mais rústicas.  

Gérberas

Quando o assunto é cor, as gérberas também não ficam para trás. Essa espécie de flor do campo foi agraciada pela mãe natureza nos mais diversos tons, do branco ao vermelho. Basta uma única flor de gérbera em um vasinho solitário para mudar o astral da casa.

Áster

Se existe uma florzinha mais livre e independente nesse mundo essa flor é a Áster. Essa pequena cresce onde lhe der vontade e vai muito bem em qualquer lugar em que for plantada, desde que receba muita luz e sol. Ela é muito amada por borboletas e abelhas.

Azaleia

A azaleia também é considerada uma flor do campo. De pétalas delicadas e multicoloridas, a azaleia pode ser plantada em vasos e canteiros. Mas se pretende usá-la em vasos, prefira as versões mini da espécie. A época da floração é entre o outono e inverno.

Alamanda

A Alamanda é uma das poucas espécies de flores do campo trepadeira. A planta pode atingir até três metros de altura, agarrando-se em cercas, muros e pergolados. Suas flores amarelas são robustas e atraem atenção de pequenos pássaros e borboletas.

Boca de Leão

A Boca de Leão é uma espécie muito usada em buquês e arranjos de flores do campo. Apesar de ser mais cultivada em jardins, a Boca de Leão também vai bem em vasos e jardineiras. 

Dente de Leão

Quem nunca soprou um dente de leão? Essa florzinha que nasce amarelinha e depois fica com a aparência de uma pluma nasce em qualquer lugar onde ela possa receber luz e calor. Amiga das abelhas, a dente de leão pode surpreender em mini arranjos florais.

Chuva de Prata

A chuva de prata é outra típica representante das flores do campo. Sua coloração acinzentada e brilhante realmente lembra o metal. Fica linda em arranjos de flores do campo com um toque mais moderno e sofisticado.

Cártamo

A flor de cártamo é super rústica, resistente a seca e a altas temperaturas. Em cores que vão do amarelo ao laranja avermelhado, as flores de cártamo rendem lindos arranjos de flores do campo, além de também ser muito utilizadas na indústria, graças ao seu óleo rico para cosméticos. 

Centáurea

A centáurea é uma flor do campo de pétalas muito finas e delicadas, contrariando até mesmo a rusticidade dos ambientes típicos de onde ela costuma nascer. Suas flores coloridas vão do branco ao vermelho, passando pelo exótico tom de azul e roxo.

Cravo

O cravo é uma flor do campo muito conhecida no Brasil. Essa espécie possui pétalas que parecem que foram feitas à mão. Volumosas e coloridas, as flores de cravo compõem arranjos, mas também podem ser usadas em vasos e jardins.

Solidago

Talvez você não conheça essa flor pelo nome, mas o fato é que a solidago é bem comum. Ela cresce com facilidade em qualquer terreno cheio de luz. Suas flores amarelas miúdas e delicadas atraem abelhas com muita facilidade.

Dália

A dália é outra flor do campo super conhecida nos jardins das casas brasileiras. As flores são grandes, volumosas, coloridas e com uma simetria perfeita. Para florir em abundância, a dália precisa de muito sol.

Hortênsia

A hortênsia é uma flor típica das regiões de clima frio e temperado. Não é a toa que a sua floração se dá em pleno inverno. Uma das coisas mais interessantes da hortênsia é que sua coloração varia de acordo com o solo.

Madiba

A madiba é uma flor do campo miudinha, colorida e volumosa, muito parecida com a margarida, só que menor. A principal característica dessa flor é seu miolinho verde. O nome da flor é uma homenagem ao líder Nelson Mandela.

Mosquitinho

A flor do campo conhecida como mosquitinho é branquinha, super miúda, parecida realmente com pequenos mosquitinhos. Ela pode ser plantada em jardins, mas seu uso principal mesmo é em buques e arranjos de flores do campo, especialmente para casamentos. 

Perpétua

A perpétua é uma flor do campo com formato muito diferente das demais. Isso porque sua forma arredonda lembra um pequeno globo. Em cores que vão do rosa claro ao roxo, a perpétua é uma das flores do campo com maior durabilidade depois do corte. Inclusive, ela é muito utilizada para arranjos de flores secas.

Como cultivar flores do campo

Você pode ter lindos vasos de flores do campo na sua casa plantando essas belezinhas em vasos, jardineiras, canteiros ou jardim.

Algumas espécies maiores, como a azaleia e a hortênsia devem ser cultivadas diretamente no chão para que alcancem o máximo do desenvolvimento.

Mas as espécies menores, como margaridas e gérberas, por exemplo, podem tranquilamente ir para o vaso. 

Uma coisa todas elas tem em comum: as flores do campo apreciam o sol. Afinal, basta parar um pouquinho para pensar em como elas vivem naturalmente. 

Quando estão crescendo livres na natureza, as flores do campo recebem a luz solar direta em suas pétalas e a água vem apenas da chuva. 

Por isso, a dica para cultivar lindas flores do campo é oferecendo muita luz e água apenas quando o solo estiver seco. 

Caso plante as flores do campo em vasos, prefira colocá-los pertinho de uma janela.

Fotos de flores do campo para você se inspirar

Confira agora 50 imagens de flores do campo para encher o seu dia de alegria e paz:

01. Arranjo de flores do campo simples trazendo conforto e beleza para o quarto

02. Um mini buquê de flores do campo para adornar as cadeiras da festa de casamento.

Um mini buquê de flores do campo para adornar as cadeiras da festa de casamento

03. Buquê de flores do campo para noiva: beleza, cor e alegria.

Buquê de flores do campo para noiva: beleza, cor e alegria

04. Aquele cantinho simples da casa ganha nova cara com as lindas flores do campo.

Aquele cantinho simples da casa ganha nova cara com as lindas flores do campo

05. Que tal um ramalhete de flores do campo para enfeitar a mesa da festa de aniversário?

Que tal um ramalhete de flores do campo para enfeitar a mesa da festa de aniversário?

06. Miúdas e delicadas, as lindas flores do campo deixam o jardim mais aconchegante e convidativo.

Miúdas e delicadas, as lindas flores do campo deixam o jardim mais aconchegante e convidativo

07. Já pensou em decorar o quarto com um papel de parede de flores do campo?

Já pensou em decorar o quarto com um papel de parede de flores do campo?

08. Despretensiosas, as flores do campo tiram qualquer ambiente da monotonia.

Despretensiosas, as flores do campo tiram qualquer ambiente da monotonia

09. Já aqui, a dica é fazer um cordão com flores do campo de papel para enfeitar o painel de aniversário.

Já aqui, a dica é fazer um cordão com flores do campo de papel para enfeitar o painel de aniversário

10. Vaso de flores do campo na caixinha de madeira. A combinação não poderia ser mais perfeita.

Vaso de flores do campo na caixinha de madeira. A combinação não poderia ser mais perfeita

11. Crie seu próprio jardim de flores do campo e desfrute de momentos de paz e tranquilidade.

Crie seu próprio jardim de flores do campo e desfrute de momentos de paz e tranquilidade

12. Arranjo de flores do campo para mesa de jantar: traga cor para a decoração.

Arranjo de flores do campo para mesa de jantar: traga cor para a decoração

13. E que tal essa ideia? Um buquê de flores do campo suspenso na sala de estar.

E que tal essa ideia? Um buquê de flores do campo suspenso na sala de estar

14. Vaso com flor do campo para enfeitar muito o cantinho do ambiente.

Vaso com flor do campo para enfeitar muito o cantinho do ambiente.

15. As flores de camomila formam um arranjo de flores do campo bonito e perfumado

As flores de camomila formam um arranjo de flores do campo bonito e perfumado

16. Sabia que você pode usar as flores do campo para a decoração de bolos?

Sabia que você pode usar as flores do campo para a decoração de bolos?

17. Um corrimão de lírios para perfumar e enfeitar a casa!

Um corrimão de lírios para perfumar e enfeitar a casa!

18. As pequenas flores da hortênsia formam um buquê prontinho para ser colocado no vaso.

As pequenas flores da hortênsia formam um buquê prontinho para ser colocado no vaso

19. Buquê de flores do campo para noivas. As brancas foram as escolhidas.

Buquê de flores do campo para noivas. As brancas foram as escolhidas

20. As flores do campo são um convite para apreciar a natureza de um jeito mais simples.

As flores do campo são um convite para apreciar a natureza de um jeito mais simples

21. Com um passeio pela rua ou pela praça você consegue montar um arranjo com lindas flores do campo.

Com um passeio pela rua ou pela praça você consegue montar um arranjo com lindas flores do campo

22. O lavabo ficou sofisticado com o papel de parede de flores do campo.

O lavabo ficou sofisticado com o papel de parede de flores do campo

23. Mesmo depois de secas, as flores do campo continuam lindas e charmosas.

Mesmo depois de secas, as flores do campo continuam lindas e charmosas

24. Quanto mais coloridas, mais alegre fica o arranjo de flores do campo.

Quanto mais coloridas, mais alegre fica o arranjo de flores do campo

25. As tulipas são flores do campo típicas de países frios europeus.

As tulipas são flores do campo típicas de países frios europeus

26. Áster: uma flor do campo para preencher qualquer decoração com alegria e rusticidade.

Áster: uma flor do campo para preencher qualquer decoração com alegria e rusticidade

27. Que tal uma festa de casamento inspirada no tema flores do campo?

Que tal uma festa de casamento inspirada no tema flores do campo?

28. Já aqui, a dica é combinar o arranjo de flores do campo com frutas cítricas.

Já aqui, a dica é combinar o arranjo de flores do campo com frutas cítricas

29. Flores do campo feitas em papel crepom para a tiarinha de cabelo

Flores do campo feitas em papel crepom para a tiarinha de cabelo

30. O vaso descontraído deixa o arranjo de flores do campo ainda mais bonito e alegre.

O vaso descontraído deixa o arranjo de flores do campo ainda mais bonito e alegre

31. Mini buquê de gérberas: perfeito para as damas de honra.

Mini buquê de gérberas: perfeito para as damas de honra

32. Vaso de flores do campo emoldurando a entrada da casa rústica.

Vaso de flores do campo emoldurando a entrada da casa rústica

33. Arranjo de flores do campo para mesa posta de páscoa. Os tons de amarelo predominam.

Arranjo de flores do campo para mesa posta de páscoa. Os tons de amarelo predominam

34. Que tal uma decoração com flores do campo feita com tulipas e potinhos de vidros reciclados?

Que tal uma decoração com flores do campo feita com tulipas e potinhos de vidros reciclados?

35. Aquele mimo ao lado do sofá capaz de arrancar um sorriso do rosto, mesmo naqueles dias mais estressantes.

Aquele mimo ao lado do sofá capaz de arrancar um sorriso do rosto, mesmo naqueles dias mais estressantes

36. Você também vai querer um papel de parede de hortênsias no seu quarto depois de ver essas imagens de flores do campo.

Você também vai querer um papel de parede de hortênsias no seu quarto depois de ver essas imagens de flores do campo

37. Aqui, as flores do campo são comestíveis. Repare que elas são feitas com chantilly.

Aqui, as flores do campo são comestíveis. Repare que elas são feitas com chantilly

38. Se o banheiro estiver sem graça decore-o com um elegante vaso de flores do campo. Aqui, no caso, foram escolhidos os lírios.

Se o banheiro estiver sem graça decore-o com um elegante vaso de flores do campo. Aqui, no caso, foram escolhidos os lírios

39. Decoração de festa descontraída com arranjos de flores do campo e balões coloridos.

Decoração de festa descontraída com arranjos de flores do campo e balões coloridos

40. Até em papel as margaridas são puro charme! Olha que ideia bonita e simples de fazer para decorar a casa.

Até em papel as margaridas são puro charme! Olha que ideia bonita e simples de fazer para decorar a casa

41. Arranjo de flores do campo multicolorido para a sala de jantar.

Arranjo de flores do campo multicolorido para a sala de jantar

42. Se a noiva pode, o noivo também!

Se a noiva pode, o noivo também!

43. As flores do campo não precisam de muito para brilhar e aparecer na decoração.

As flores do campo não precisam de muito para brilhar e aparecer na decoração

44. Amor perfeito: sem dúvida, uma das mais lindas flores do campo.

Amor perfeito: sem dúvida, uma das mais lindas flores do campo

45. Tem coisa mais fofa do que decorar um quarto infantil com adesivo de flores do campo?

Tem coisa mais fofa do que decorar um quarto infantil com adesivo de flores do campo?

46. Flores do campo para decoração do bolo simples. Um jeito criativo e super bonito de sair do comum.

Flores do campo para decoração do bolo simples. Um jeito criativo e super bonito de sair do comum

47. Combine diferentes tipos de flores do campo para criar um arranjo divertido e colorido.

Combine diferentes tipos de flores do campo para criar um arranjo divertido e colorido

48. Buquê de flores do campo para uma noiva que ama o estilo rústico.

Buquê de flores do campo para uma noiva que ama o estilo rústico

49. A coisa mais fofa do mundo esse mini arranjo de flores do campo na mesa posta.

A coisa mais fofa do mundo esse mini arranjo de flores do campo na mesa posta

50. Ramalhete de flores do campo. Você pode deixá-las secar e ter um buquê pra vida toda!

Ramalhete de flores do campo. Você pode deixá-las secar e ter um buquê pra vida toda!