Paz, sossego e muita natureza! Sabe com o quê tudo isso combina? Com uma casa de campo.
Se você já tem ou está pensando em ter uma, então continue aqui nesse post com a gente.
Vamos te dar motivos suficientes para se apaixonar ainda mais pelas casas de campo, além de inspirações lindas para planejar a sua.
5 motivos para ter uma casa de campo
Relaxar
Um dos maiores e melhores motivos para você investir em uma casa de campo é a possibilidade de fugir do estresse das grandes cidades e ter um verdadeiro refúgio a sua disposição.
É lá, na casa de campo, que você vai acordar ouvindo os passarinhos, sentir aquela brisa suave e se deliciar com um lindo por do sol. Deixando para trás a sensação de confinamento das paredes do escritório ou do seu apartamento.
Investir em patrimônio
Um imóvel é sempre um patrimônio. Com a casa de campo não seria diferente. Ao investir em uma, além de aumentar o seu patrimônio, você garante um futuro mais tranquilo e pode planejar até viver a aposentadoria cercado de natureza.
Espaço ao ar livre
Quem tem filhos sabe que a qualidade de vida nas grandes cidades piora a cada dia. As crianças ficam cada vez mais confinadas dentro de casa e perderam completamente o contato com a natureza e com a possibilidade de brincar ao ar livre. Mas tudo muda com uma casa de campo. Com muito mais espaço, as crianças vão correr, subir em arvores, curtir um dia na piscina e até tomar um banho de chuva!
Hospedagem free
Que tal não precisar mais pagar para ter descanso e lazer? Bom né?! A casa de campo permite isso, afinal, ela é sua e você não precisa pagar hospedagem ou ficar refém das regras do hotel ou da pousada.
Fazer a festa
A casa de campo acaba se tornando também uma casa de festas. Isso porque você pode receber seus amigos e familiares sempre que desejar, sem se preocupar com o sindico ou com limite de pessoas.
Dicas para acertar no projeto da casa de campo
Escolha o terreno
Para que a sua casa de campo seja perfeita tudo começa pela escolha do terreno. Ele deve atender as suas necessidades, seja no tamanho, seja na localização e na disposição em relação ao ambiente.
Por isso, antes de fechar negocio verifique se o terreno é capaz de suprir com todos os seus sonhos de lazer e descanso.
Pense na estrutura e disposição da casa
A estrutura e disposição da casa também são elementos importantes e que você deve considerar antes mesmo de assentar o primeiro tijolo.
Analise o terreno e verifique o melhor local para posicionar portas e janelas, levando em consideração o nascer e o por do sol.
Veja também como é possível aproveitar melhor a paisagem ao entorno. Faz muito mais sentido voltar as janelas para a vista da natureza do que para o portão de entrada, por exemplo.
Aproveite a luz natural
Uma casa de campo precisa ter muita luz natural e para isso é indispensável contar com grandes janelas, vãos e até mesmo paredes de vidro.
Primeiro porque dessa forma você garante o máximo de eficiência energética na casa, reduzindo o consumo elétrico, segundo porque é mais sustentável e, por fim, tudo isso acaba favorecendo a integração entre o ambiente interno e externo.
Bioconstrução
Que tal aproveitar o que a própria natureza oferece para construir sua casa de campo? Para isso existem as técnicas de bioconstrução.
A mais conhecida delas é a do tipo adobe, onde a terra do próprio terreno é compactada e utilizada para a criação das paredes da casa.
Mas existe ainda a possibilidade de fazer a casa de campo usando tijolos ecológicos, bambu, madeira e até pedras.
Dessa forma, você aproveita ao máximo os materiais naturais, mas sem agredir a natureza, tornando sua casa de campo mais ecológica.
Vale lembrar que as técnicas de bioconstrução são mais rápidas do que as de alvenaria tradicional e podem chegar a ser até 40% mais baratas, como é o caso do tijolo ecológico.
Sustentabilidade
Casas de campo combinam muito com sustentabilidade. Portanto, na hora de construir invista nas técnicas de construção citadas acima, mas também na obtenção de energia limpa, como a energia solar.
Aproveite a água da chuva utilizando coletores que distribuem essa água para as descargas do banheiro, para as torneiras da área de serviço ou para regar o jardim.
Aposte em fossas secas e crie bons sistemas de iluminação e ventilação. Prefira também materiais que tenham procedência e selos de certificação ambiental.
Decoração de casa de campo
Conforto e funcionalidade
Em primeiro lugar, toda a decoração da casa de campo deve prezar pelo conforto e pela funcionalidade. Esse é o local onde você deseja relaxar e não se preocupar com a limpeza.
Por isso, prefira materiais fáceis de limpar, que não impregnam sujeira com facilidade e que sejam confortáveis.
Ou seja, pode ser aquele sofá branco não seja a melhor opção para uma casa de campo.
Materiais e revestimentos
Comece a planejar a decoração a partir do piso e dos revestimentos. Por padrão, as casas de campo costumam exibir muita madeira, tanto no chão, quanto nas paredes e até no teto.
Acontece que a madeira exige muita manutenção. Por isso, vale a pena considerar materiais alternativos, como o porcelanato e o piso vinilico. Hoje em dia existem opções que imitam muito bem a madeira, mas com a vantagem de serem mais duráveis, resistentes e fáceis de limpar.
Paleta de cores
A paleta de cores da casa de campo vai variar muito dependendo do estilo que você deseja criar.
Para uma casa de campo moderna, as cores neutras são sempre a melhor opção. Mas se a ideia é criar uma casa de campo rústica, com clima bucólico, então não tenha duvidas e aposte nos tons terrosos, como o damasco, o terracota e o caramelo.
Paisagismo
Depois de finalizar o projeto interno da casa de campo, você vai precisar dar uma atenção para a área externa. Isso significa criar um projeto de paisagismo.
Procure utilizar a natureza que você já tem em volta, adicionando espécies nativas ao local. Aproveite esse momento para definir se terá ou não uma piscina, mesmo que não faça nesse momento, apenas no futuro. Assim você já deixa o local definido para ela.
Confira agora 70 ideias e modelos de casa de campo para se inspirar: