Decoração provençal: 60 ideias e inspirações para ambientes e casamentos

Você já pensou em fazer uma decoração provençal na sua casa? Saiba que é possível seguir o estilo ao reunir elementos decorativos e móveis mais românticos e rústicos ao mesmo tempo.

Entretanto, é preciso ter cuidado na hora de fazer as combinações para não exagerar na decoração. O mais bacana é que você pode acrescentar na decoração aqueles móveis mais antigos, principalmente os de madeira.

Mas, claro que é necessário combinar com algumas peças mais sofisticadas como o lustre e uma moldura diferenciada para o espelho. Além disso, você deve usar e abusar de itens florais e tons pastéis.

Quer saber como fazer uma decoração provençal? Confira nosso post e conheça a origem desse estilo, quais as principais características desse modelo de decoração, saiba os objetos que não podem faltar no ambiente e se inspire com as nossas ideias.

Qual a origem da decoração provençal

O estilo provençal surgiu na França em torno do ano de 1700, mais precisamente na cidade de Provença. Os camponeses franceses da época com o objetivo de deixar suas casas com a mesma decoração dos grandes palácios resultou neste estilo único.

Para deixar suas casas como um castelo de verdade, os camponeses criaram algo elegante, romântico e rústico. Por isso, a decoração provençal mistura antiguidades, estampas florais e peças rústicas.

O que é decoração provençal

A decoração provençal é o toque romântico presentes nas flores e tons pastéis, o rústico dos móveis de madeira envelhecidos e a sofisticação das molduras de espelhos e lustres pomposos.

O estilo é totalmente singular por misturar diferentes estilos em um mesmo ambiente. Mas a decoração fica um charme só quando se sabe combinar os móveis, acessórios e elementos decorativos.

Quais as características da decoração provençal

Por suas características é muito fácil identificar uma decoração provençal em qualquer ambiente. O romantismo, a delicadeza, a sofisticação e a rusticidade estão sempre presentes.

Mistura de romance com rústico

O estilo provençal tem como principal característica o romantismo sempre presente em itens como renda, tons neutros e estampas florais. Contudo, traços fortes e rudes estão presentes para contrastar com toda essa delicadeza.

Presença de móveis antigos

Os móveis antigos é outra característica presente na decoração provençal. Na maioria das vezes, as peças são feitas de madeira e produzidas à mão, fazendo referência aos móveis do século XVI.

O romantismo das flores

As flores foram incorporadas ao estilo provençal porque os camponeses usavam os elementos naturais de fácil acesso. Portanto, a decoração ganha destaque com arranjos florais, papéis de parede, vasos decorados e toalhas com esse tipo de estampa.

A delicadeza dos tons pastéis

As cores que mais se sobressaem na decoração provençal são os tons pastéis. Isso porque esses tons são mais suaves e delicados, fazendo com que o ambiente fique mais amplo, elegante e aconchegante.

Objetos delicados

A regra da decoração provençal é usar objetos delicados no ambiente. Pequenos vasos, caixinhas decoradas e toalhas de renda são alguns desses objetos. A pérola e o cetim também são elementos que complementam o cenário.

A madeira rústica

Como o estilo provençal é uma mistura de romantismo com o rústico, é normal ver a presença de objetos feitos de madeira. Não somente móveis, mas assoalho, forros e acessórios.

Peças sofisticadas

Não tem como fazer uma decoração provençal sem inserir peças sofisticadas como lustres, abajur, pendentes, espelhos com molduras delicadas e itens feitos de cristal. O objetivo é manter a sofisticação dos palácios da época.

Quais os objetos de decoração provençal

Alguns objetos decorativos são característicos do estilo provençal. Por isso, é importante saber quais são esses itens na hora de fazer a decoração do ambiente inspirada no estilo provençal.

  • Espelho com moldura delicada;
  • Móveis antigos;
  • Papéis de parede com flores;
  • Sofás e poltronas em tons pastéis ou floridos;
  • Lustres e pendentes sofisticados;
  • Iluminação natural;
  • Vasos com flores;
  • Objetos de cristal.

Como aplicar a decoração provençal nos ambientes e eventos

Depois de entender o que é o estilo provençal, quais suas características e objetos, chegou o momento de saber como aplicar a decoração provençal nos ambientes da sua casa e em festas e eventos.

Casa

Sala de estar

Para deixar a sua sala de estar com o estilo provençal aposte em sofás e poltronas nos tons pastéis combinando com almofadas de estampas florais. Use enfeites como plantas, flores no centro de mesa e finalize com um belo lustre no teto.

Quarto

A delicadeza e a suavidade devem estar presentes na decoração do quarto provençal. Portanto, use cores claras na parede, uma penteadeira antiga, espelhos com molduras delicadas e use e abuse de estampas florais.

Quarto de bebê

Decore o quarto de bebê com tons pastéis, principalmente, rosa, azul e amarelo. Você pode criar um ambiente mais rústico acrescentando móveis de madeira e decorar com molduras, quadros e brinquedos delicados.

Banheiro

No banheiro o mais indicado é usar papel de parede floral ou listrado para decorar o ambiente com o estilo provençal. Outra opção é decorar com vasos de flores e escolher uma bela moldura para o espelho.

Área externa

Se você quer decorar a área externa da casa no estilo provençal, pode colocar cadeiras de ferro no jardim e fazer uma decoração com futons floridos. O objetivo é deixar o local com ar campestre que é uma característica da decoração provençal.

Festas

Festa infantil

Para fazer uma festa infantil mais delicada a aposta pode ser decorar no estilo provençal. Arranjos de flores são colocados como enfeites de mesa, os doces são coloridos e o bolo pode ser o naked cake.

Casamentos

Você pode se inspirar no estilo provençal para criar um ambiente de conto de fadas. Isso porque a decoração provençal prioriza o romantismo presente nas flores e nas cores claras, além da sofisticação de alguns objetos.

Como fazer uma decoração provençal para o casamento

Na hora de fazer a decoração provençal para o casamento é preciso que você fique atento aos detalhes como escolha dos móveis, acessórios, peças antigas e elementos decorativos. Veja como fazer.

Faça uma festa ao ar livre

Se a intenção é valorizar a decoração provençal, nada melhor do que fazer uma casamento ao ar livre no estilo campestre. A intenção é incorporar a natureza na decoração do evento, mas monte alguns espaços cobertos com tendas por conta do clima.

Escolha móveis brancos

Substitua os móveis de madeira por peças brancas no estilo vintage. Entretanto, você precisa escolher móveis antigos como aparador e penteadeira. Para dá um toque especial, acrescente poltronas com estampas floridas.

Use elementos decorativos feitos de ferro

O ferro pode ajudar a deixar a decoração com aspecto antigo. O ideal é que essa aparência possa se contrastar com a delicadeza dos arranjos de flores. Outra opção é decorar com gaiolas de ferro antigas, mas pintadas na cor branca e decorada com flores.

Decore com lavandas

Flores não podem faltar na decoração provençal. No entanto, a lavanda é a melhor opção porque faz referência à Provença que é a região da França onde se originou o estilo provençal. Portanto, use e abuse das lavandas.

60 ideias e inspirações de decoração provençal

01. Olha que decoração provençal rústica mais linda para o quarto.

Olha que decoração provençal rústica mais linda para o quarto.

02. O lustre e o espelho com moldura são objetos que não podem faltar na decoração provençal.

O lustre e o espelho com moldura são objetos que não podem faltar na decoração provençal.

03. Os objetos de decoração provençal devem ser escolhidos a dedo.

Os objetos de decoração provençal devem ser escolhidos a dedo.

04. No quarto de bebê você pode investir em um berço antigo para decorar no estilo provençal.

No quarto de bebê você pode investir em um berço antigo para decorar no estilo provençal.

05. Os móveis de madeira sempre ganham destaque na decoração provençal.

Os móveis de madeira sempre ganham destaque na decoração provençal.

06. Peças românticas como renda e estampas de flores são características do estilo provençal.

Peças românticas como renda e estampas de flores são características do estilo provençal.

07. Quem disse que não é possível fazer uma decoração provençal na sua cozinha?

Quem disse que não é possível fazer uma decoração provençal na sua cozinha?

08. A torneira do banheiro pode ser o item que faltava para destacar o estilo provençal.

A torneira do banheiro pode ser o item que faltava para destacar o estilo provençal.

09. A decoração provençal é marcada pelos móveis rústicos e antigos.

A decoração provençal é marcada pelos móveis rústicos e antigos.

10. Decore o jardim com um jogo de mesa e cadeiras de ferro.

Decore o jardim com um jogo de mesa e cadeiras de ferro.

11. Os móveis devem combinar com o estilo da casa.

Os móveis devem combinar com o estilo da casa.

12. A sofisticação do lustre e da moldura do espelho destaca a sala de estar.

A sofisticação do lustre e da moldura do espelho destaca a sala de estar.

13. Uma penteadeira antiga pode ser o suficiente para uma decoração provençal simples.

Uma penteadeira antiga pode ser o suficiente para uma decoração provençal simples.

14. A mistura do estilo rústico com elementos sofisticados para uma decoração provençal.

A mistura do estilo rústico com elementos sofisticados para uma decoração provençal.

15. Aposte nas cores claras e suaves na hora de decorar no estilo provençal.

Aposte nas cores claras e suaves na hora de decorar no estilo provençal.

16. Um belo lustre para combinar com a cama mais clássica.

Um belo lustre para combinar com a cama mais clássica.

17. Que tal fazer um café da manhã no jardim com a decoração provençal?

Que tal fazer um café da manhã no jardim com a decoração provençal?

18. Móveis de ferro com futons coloridos.

Móveis de ferro com futons coloridos.

19. Que tal combinar a parede de pedra com o teto de madeira?

Que tal combinar a parede de pedra com o teto de madeira?

20. O romantismo está sempre presente na decoração provençal.

O romantismo está sempre presente na decoração provençal.

21. Uma estante de livro antiga, parede de pedra e cadeiras de madeira.

Uma estante de livro antiga, parede de pedra e cadeiras de madeira.

22. Vários detalhes dessa decoração seguem o estilo provençal.

Vários detalhes dessa decoração seguem o estilo provençal.

23. Saiba fazer as combinações certas na hora de decorar no estilo provençal.

Saiba fazer as combinações certas na hora de decorar no estilo provençal.

24. Já sabe como vai decorar o quarto no estilo provençal?

Já sabe como vai decorar o quarto no estilo provençal?

25. Uma decoração provençal simples pode ser o que você precisa para sua casa.

Uma decoração provençal simples pode ser o que você precisa para sua casa.

26. Você sabe quais itens não podem faltar na decoração provençal?

Você sabe quais itens não podem faltar na decoração provençal?

27. Elegância, sofisticação e requinte na decoração provençal.

Elegância, sofisticação e requinte na decoração provençal.

28. Um simples vaso com flores dá o toque especial na decoração.

Um simples vaso com flores dá o toque especial na decoração.

29. Uma decoração provençal tem um ar mais campestre.

Uma decoração provençal tem um ar mais campestre.

30. Que tal escolher móveis antigos e desgastados para decorar o quarto?

Que tal escolher móveis antigos e desgastados para decorar o quarto?

31. Uma mesa reformada pode servir de penteadeira no quarto feminino.

Uma mesa reformada pode servir de penteadeira no quarto feminino.

32. O luxo da moldura do espelho e o rústico do piso de madeira completam a decoração provençal desse banheiro.

O luxo da moldura do espelho e o rústico do piso de madeira completam a decoração provençal desse banheiro.

33. A decoração provençal veio para ficar e se tornou uma grande tendência.

A decoração provençal veio para ficar e se tornou uma grande tendência.

34. Você pode usar alguns elementos decorativos no quarto.

Você pode usar alguns elementos decorativos no quarto.

35. Já na sala um espelho com moldura diferenciada pode destacar a parede.

Já na sala um espelho com moldura diferenciada pode destacar a parede.

36. Que tal apostar no criado-mudo feito de madeira?

Que tal apostar no criado-mudo feito de madeira?

37. O arranjo de flores ajuda a deixar o ambiente com o estilo provençal.

O arranjo de flores ajuda a deixar o ambiente com o estilo provençal.

38. Os objetos pintados de dourado fazem referências aos antigos palácios.

Os objetos pintados de dourado fazem referências aos antigos palácios.

39. Se você usar cores mais neutras, a decoração provençal fica mais sóbria.

Se você usar cores mais neutras, a decoração provençal fica mais sóbria.

40. Detalhes diferenciados para seguir o estilo provençal na decoração do banheiro.

Detalhes diferenciados para seguir o estilo provençal na decoração do banheiro.

41. Uma bela poltrona pode ser um ótimo móvel para quem deseja fazer uma decoração provençal.

Uma bela poltrona pode ser um ótimo móvel para quem deseja fazer uma decoração provençal.

42. Quer fazer uma decoração provençal?

Quer fazer uma decoração provençal?

43. Reaproveite móveis velhos para decorar o seu quarto.

Reaproveite móveis velhos para decorar o seu quarto.

44. A decoração de mesa provençal deve misturar alguns elementos característicos desse estilo.

A decoração de mesa provençal deve misturar alguns elementos característicos desse estilo.

45. Faça a decoração provençal conforme a sua necessidade.

Faça a decoração provençal conforme a sua necessidade.

46. Para combinar com as roupas de cama de cor clara, você pode apostar em travesseiros coloridos.

Para combinar com as roupas de cama de cor clara, você pode apostar em travesseiros coloridos.

47. As flores que mais combinam com a decoração provençal são as lavandas.

As flores que mais combinam com a decoração provençal são as lavandas.

48. A decoração estilo provençal moderno pede cores mais fortes.

A decoração estilo provençal moderno pede cores mais fortes.

49. Cortinas, papel de parede floral e lustre são alguns dos itens mais comuns n decoração provençal.

Cortinas, papel de parede floral e lustre são alguns dos itens mais comuns n decoração provençal.

50. Veja como ficou lindo esse cantinho decorado no estilo provençal.

Veja como ficou lindo esse cantinho decorado no estilo provençal.

51. Nada melhor do que uma sala de jantar fina e sofisticada.

Nada melhor do que uma sala de jantar fina e sofisticada.

52. O estilo provençal pode estar presente apenas em alguns elementos decorativos do ambiente.

O estilo provençal pode estar presente apenas em alguns elementos decorativos do ambiente.

53. A penteadeira antiga já faz parte do cenário do estilo provençal.

A penteadeira antiga já faz parte do cenário do estilo provençal.

54. Assim como os móveis feitos de ferro.

Assim como os móveis feitos de ferro.

55. No quarto do casal use um lustre e um espelho com moldura para deixar no estilo provençal.

No quarto do casal use um lustre e um espelho com moldura para deixar no estilo provençal.

56. Mas você pode colocar alguns elementos decorativos mais rústicos.

Mas você pode colocar alguns elementos decorativos mais rústicos.

57. A mesa de madeira pintada na cor branca é perfeita para criar um ambiente no estilo provençal.

A mesa de madeira pintada na cor branca é perfeita para criar um ambiente no estilo provençal.

58. O que acha de decorar sua sala com um lustre diferente como esse?

O que acha de decorar sua sala com um lustre diferente como esse?

59. Alguns elementos decorativos do estilo provençal são bem diferentes.

Alguns elementos decorativos do estilo provençal são bem diferentes.

60. Que tal combinar a mesa de madeira antiga com cadeiras de plástico?

Que tal combinar a mesa de madeira antiga com cadeiras de plástico?

A decoração provençal é um estilo que virou tendência, além de ser algo bem acessível. Que tal aderir ao estilo com móveis antigos, estampas florais, peças delicadas e itens sofisticados?