Escrivaninha: ideias e modelos para a área de estudo

A escrivaninha provavelmente é o móvel mais importante quando vamos pensar na decoração de um escritório. Seja num ambiente residencial ou corporativo, escolher a escrivaninha certa, com um desenho, altura e acessórios que se adequem às suas necessidades pode definir a forma como você trabalha.

Afinal, uma escrivaninha que não comporta os elementos necessários para o trabalho ser realizado pode atrapalhar muito na questão de ritmo e até mesmo na concentração e posicionamento.

Pensando nisso, resolvemos separar um post exclusivo para falarmos de escrivaninhas, desde os seus tipos com diversas possibilidades de apoios, desenhos e materiais; a melhor forma de escolher a escrivaninha de forma a adequar ao que você precisa no espaço disponível e uma galeria completa com diversas ideias de modelos, posicionamentos e estilos.

Tipos de escrivaninha

Os tipos de escrivaninha dependem de muitas variáveis como formato, apoio, material e saber um pouco sobre eles pode te ajudar a escolher a escrivaninha perfeita para o seu trabalho e ambiente.

Atualmente, existem diversos tipos de escrivaninhas disponíveis em lojas de móveis e também aquelas que podem ser montadas por marceneiros ou por você mesmo. Embora as escrivaninhas mais tradicionais ainda sejam as mais buscadas, existem hoje diversas formas de fazer uma na sua própria casa sem gastar muito: os cavaletes de madeira com um tampo de madeira ou MDF estão cada vez mais populares e procurados por sua versatilidade em relação ao tamanho e ao preço e dão um clima mais descontraído para o ambiente em que é inserido.

Em relação ao modelo de apoio, podemos encontrar as escrivaninhas mais tradicionais, com apoio em quatro pés; as fixadas na parede, geralmente com o auxílio de mãos francesas ou de outro tipo de apoio aéreo. Entre as escrivaninhas com pés ou apoiadas na parede, vale a pena pensar na mobilidade desses móveis, uma vez que as escrivaninhas com pés podem ser movidas e até ganharem novos lugares na casa, enquanto as de parede são fixas. Os cavaletes se tornaram também bastante comuns para quem quer sair do modelo tradicional de 4 apoios.

Sobre o desenho, podemos encontrar escrivaninhas retangulares (as mais comuns) que podem ser mais estreitas para uma pessoa só trabalhar, ou mais largas para o estilo reunião; em forma de L, especialmente boas para otimizar espaços de cantos; e as semicirculares, mais encontradas em escritórios pela sua facilidade de locomoção: a cadeira central só precisa ser girada para acessar o outro lado da escrivaninha.

Falando de materiais, a madeira era mais tradicional nas mesas e escrivaninhas clássicas, mas apesar da sua durabilidade, esse material passou a ser muito caro e inacessível, por isso, outros materiais mais baratos como o MDF passaram a ser uma boa alternativa, especialmente por poder imitar o estilo da madeira. Já nos modelos mais modernos, podemos encontrar escrivaninhas com tampo de vidro e de ferro.

Outro fator importante para os modelos das escrivaninhas são as gavetas. Nos modelos que possuem gavetas, elas podem estar configuradas numa linha horizontal logo abaixo do tampo da mesa, sendo menos profundas para garantir a boa circulação das pernas de quem senta em frente a ela; ou organizadas numa linha vertical, geralmente do lado direito da mesa, com gavetas mais profundas. Há ainda modelos em que as gavetas são inexistentes e, para quem acha que elas são imprescindíveis para a organização do espaço, vale a pena investir num gaveteiro separado com rodinhas. Eles podem ser encaixados ao lado ou abaixo da escrivaninha (se for mais baixo do que o tampo da mesa).

Como escolher a sua escrivaninha

Agora que você já sabe mais sobre os modelos, vamos dar algumas dicas para escolher a escrivaninha perfeita para o seu ambiente, pensar não somente no estilo mas na funcionalidade dela em relação ao seu espaço.

Tamanho da escrivaninha x tamanho do cômodo

Talvez essa seja a primeira coisa para pensar quando escolher a sua escrivaninha: ela consegue ser encaixada no meu cômodo de forma funcional? Isso porque a escrivaninha, além de atender as necessidades da pessoa que irá utilizá-la, com seus itens e ferramentas de trabalho, deve oferecer um espaço suficiente para a pessoa se movimentar no ambiente.

O conforto é a palavra-chave nesse sentido, pois um ambiente que não comporta uma bancada de trabalho com espaço para movimentação torna o local de trabalho estressante e incômodo.

Funcionalidade

No sentido de funcionalidade, podemos pensar em como essa escrivaninha pode ser utilizada além do ambiente de trabalho: ela é usada somente por uma pessoa ou pode funcionar como bancada para outros moradores da casa ou funcionários da empresa?

É importante pensar nisso porque há diversos modelos de escrivaninhas disponíveis no mercado que podem ser recolhidas quando estão fora de uso, como aquelas tipo cômoda cuja superfície de trabalho pode ser fechada.

Nesse sentido, se, além da escrivaninha ter um uso por um certo tempo, você tiver um espaço reduzido para ela na sua casa, vale a pena investir em uma escrivaninha que pode ser retrátil ou fechada durante os horários de lazer.

Estilo no escritório

Nós sempre falamos aqui no site que a decoração de um ambiente deve refletir a personalidade do seu morador ou usuário (no caso de ambientes corporativos). Por isso, a escrivaninha deve ser pensada também para se adequar a um estilo, tanto no desenho, materiais e cores. Para ambientes coletivos, pense no mobiliário mais neutro, com possibilidades para objetos decorativos darem um toque de personalidade para o local.

60 ideias e modelos de escrivaninha para inspirar você antes de decorar

Agora dê uma olhada na nossa galeria para mais ideias!

01. Escrivaninha moderna com apoio de cavaletes coloridos: funcionalidade e estilo para o seu escritório.

Escrivaninha moderna com apoio de cavaletes coloridos

02. Escrivaninha em madeira com três apoios em uma única peça orgânica que dá estilo e otimiza a funcionalidade para o móvel.

Escrivaninha em madeira com 3 apoios

03. Escrivaninha suspensa com duas prateleiras: ideal para espaços pequenos.

Escrivaninha suspensa com duas prateleiras

04. Escrivaninha na lateral: para otimizar ainda mais a função da escrivaninha no seu espaço, pense no posicionamento dela de forma versátil.

Escrivaninha na lateral para otimizar o espaço

05. Escrivaninha dupla: espaço para duas pessoas trabalharem nos dois lados e prateleiras para organizar seus arquivos.

Escrivaninha dupla para duas pessoas trabalharem

06. Escrivaninha retangular branca extensa com gaveteiro: espaço para o computador, arquivos e decorações.

Escrivaninha branca extensa com gaveteiro

07. Espaço mínimo e super moderno: escrivaninha de ferro e madeira num desenho inspirado na escola de design Bauhaus.

Escrivaninha de ferro e madeira no estilo Bauhaus

08. Escrivaninha de MDF com acabamento preto fosco e pés triangulares: pesquise materiais e revestimentos que mais combinem com o seu estilo.

Escrivaninha de MDF com acabamento preto fosco

09. Escrivaninha flutuante com gaveteiro lateral: móvel planejado e fixado na parede com espaço para estudo, trabalho e para guardar seus itens.

Escrivaninha flutuante com gaveteiro lateral

10. Escrivaninha com dois níveis e gavetas numa linha horizontal: tampo central para estudos e trabalhos e um nível mais alto para colocar decorações, luminárias e plantinhas.

Escrivaninha com dois níveis e gavetas

11. Escrivaninha num desenho super tradicional com acabamento que deixa a madeira maciça exposta para quem é fã de um estilo mais rústico e simples.

Escrivaninha com desenho super tradicional

12. Duas linhas de gavetas nesta escrivaninha num estilo industrial: uma gaveta fina horizontal e duas gavetas mais profundas na linha vertical.

Escrivaninha moderna no estilo industrial

13. Escrivaninha de peça única com dois apoios maciços: uniformidade na peça e design.

Peça única com dois apoios maciços

14. Escrivaninha secreta: móvel tipo cômoda que vira escrivaninha com a tampa aberta e que pode ser fechada depois do uso.

Cômoda-escrivaninha

15. Escrivaninha em L num verde bandeira esmaltado: muito espaço para suas variadas atividades de trabalho.

Escrivaninha em L em verde bandeira

16. Desenho orgânico numa escrivaninha para ambientes de trabalho: design arredondado sem perder o aspecto mais sério e formal.

Desenho orgânico na cozinha para ambiente de trabalho

17. Transparência e modernidade: escrivaninha de vidro com três peças e gaveteiro auxiliar móvel.

Escrivaninha de vidro com 3 peças

18. Estilo rústico e moderno na mesma peça: estrutura de bambu com linha horizontal de gavetas com espelhadas

Estilo rústico e moderno na mesma peça

19. Escrivaninha planejada num estilo “saindo da parede”: unidade entre a decoração da parede e do móvel.

Escrivaninha planejada saindo da parede

20. Móvel para escritório residencial completo: estrutura de ferro e MDF com escrivaninha, armários e prateleiras.

Estrutura de ferro e MDF com escrivaninha

21. Outra escrivaninha com pés diferenciados: estrutura de inox em X que suportam o tampo de MDF.

Escrivaninha com pés diferenciados

22. Escrivaninha preta compacta e alta com detalhe para o gaveteiro alternativo: uso de caixas de papel decoradas.

Escrivaninha preta compacta

23. Escrivaninha retrô: móvel de madeira com gavetas numa linha horizontal em níveis diferentes de profundidade num estilo típico dos anos 70.

Escrivaninha retrô: coisa linda!!!

24. Trabalho de carpintaria: escrivaninha com espaço para duas pessoas com design que expõe a madeira num estilo rústico.

Trabalho de carpintaria

25. Escrivaninha tipo cômoda clássica: A porta se abre a vira uma mesa de trabalho.

Escrivaninha tipo cômoda clássica

26. Escrivaninha em quatro apoios com gavetas na linha vertical da esquerda.

Escrivaninha em quatro apoios

27. Uma peça que praticamente flutua no ar: pés de aço inox super finos que sustentam a estrutura da mesa.

Escrivaninha que flutua no ar

28. Escrivaninha de ferro super colorida e com rodinhas para posicioná-la onde você quiser com mais facilidade.

Escrivaninha de ferro super colorida

29. Estilo moderno e industrial: escrivaninha de madeira com quatro pés de ferro com gavetas e um compartimento para arquivos.

Escrivaninha de madeira com quatro pés

30. Escrivaninha-armário na parede: mais um armário cuja porta se transforma numa mesa de trabalho e pode ser fechado no final do dia.

Escrivaninha armário na parede

31. Escrivaninha simples e cheia de sofisticação: tampo esmaltado e pés de ferro dourados.

Modelo de escrivaninha simples

32. Escrivaninha multiuso totalmente de madeira num desenho completamente reto: espaço de trabalho ou para se maquiar.

Escrivaninha multiuso

33. Desenho de escrivaninha super contemporâneo tampo arredondado e pés de madeira que se curvam.

Desenho de escrivaninha contemporâneo

34. Escrivaninha de ferro num estilo super industrial e caixotes tipo nichos para guardar seus arquivos e decorações.

Escrivaninha de ferro no estilo industrial

35. Escrivaninha para escritórios comerciais com tampo e gaveteiros destacados.

Escrivaninha para escritórios comerciais com um toque feminino e dourado

36. Escrivaninha para computador num estilo simples e tradicional com nicho: tampo central e prateleira inferior.

Escrivaninha para computador no estilo simples

37. Escrivaninha com acabamento esmaltado, gaveta horizontal única e nichos laterais.

Escrivaninha com acabamento esmaltado

38. Design moderno com inspiração nas escrivaninhas antigas: tampo principal de trabalho espaçoso e prateleira superior integrada.

Inspiração nas escrivaninhas antigas com design moderno

39. Escrivaninha espaçosa integrada ao projeto de estante de parede inteira: projeto com acabamento que mistura compensado e superfícies esmaltadas.

Escrivaninha espaçosa integrada a prateleira de parede

40. Escrivaninha preta num desenho reto e com diferença de níveis na superfície.

Escrivaninha preta com desenho reto

41. Escrivaninha de vidro em peça única estilo minimalista e moderno.

Escrivaninha de vidro em peça única

42. Escrivaninha modular: trabalhe com mesas retangulares para montar um espaço de trabalho maior e personalizado.

Escrivaninha modular

43. Escrivaninha na parede: projeto de escrivaninha, gavetas e prateleiras suspensas na parede e pensadas a partir das necessidades do cliente.

Escrivaninha na parede

44. Estilo contemporâneo e descontraído em madeira maciça: tampo com apoio de cavaletes otimizados.

Estilo contemporâneo e descontraído da escrivaninha

45. Escrivaninha minimalista de ferro branca com uma gaveta de madeira.

Escrivaninha minimalista de ferro branca

46. Garimpe peças em diferentes lugares: escrivaninha simples com gaveteiro auxiliar ao lado de estilos diferentes.

Garimpe peças em diferentes lugares

47. Escrivaninha temática: tampo e fundo inspirados nos jogos de futebol para quem ama esse esporte.

Escrivaninha temática

Escrivaninha futebol infantil

48. Escrivaninha planejada de acordo com as necessidades e estilo do cliente: móvel longo para trabalho e um gaveteiro baixo auxiliar com rodinhas que pode andar pelo ambiente.

Escrivaninha planejada rosa

49. Para quem tem pouco espaço: escrivaninha mínima com prateleiras num móvel unido por pés triangulares de ferro.

Escrivaninha mínima com prateleiras

50. Estrutura totalmente de ferro com tampo central e prateleiras laterais

Escrivaninha de ferro com tampo central

51. Para ambientes de trabalho coletivo: escrivaninha em uma linha longa com vários espaços para pessoas trabalharem individualmente.

Escrivaninha em linha longa

52. Escrivaninha com gavetas em uma linha horizontal e apoio de ferro em formato de Z.

Escrivaninha com gavetas e linha horizontal

53. Escrivaninha de madeira simples com armário no lugar das gavetas.

Escrivaninha de madeira simples

54. Escrivaninha branca com gavetas na linha horizontal e pés super finos de MDF.

Escrivaninha branca com gavetas

55. Escrivaninha de madeira com gaveta horizontal única e uma prateleira fina superior integrada.

Escrivaninha de madeira com gaveta horizontal

56. Escrivaninha em mogno tradicional num tom mais sério com dois gaveteiros laterais.

Mogno tradicional na escrivaninha

57. Escrivaninha criativa para as crianças estudarem: estrutura de MDF que sai da parede com tampo de vidro e gavetas desniveladas coloridas.

Escrivaninha criativa para as crianças estudarem

58. Escrivaninha simples para reunião com gaveteiros coloridos num estilo mais descontraído.

Escrivaninha simples para reunião com gaveteiros

59. Escrivaninha simples com tampo branco e pés de madeira com ornamentação.

Escrivaninha simples com tampo branco

60. Escrivaninha com estrutura de ferro dourado, prateleiras laterais para arquivos e tampo de vidro.

Escrivaninha com estrutura de ferro dourado

Recomendado para você