Impermeabilizante para laje: veja o passo a passo para impermeabilizar a sua laje

Impermeabilizante para laje

Uma das etapas mais importantes nas construções, a impermeabilização de lajes é responsável por proteger lajes e estruturas de danos temporais. Causas como incidências de chuvas, raios solares em áreas descobertas e até estruturas não-expostas diretamente ao tempo, podem ao estragar ao passar dos anos.

Os problemas relatados acima podem também ter relação com o procedimento de impermeabilização feito de forma errônea, por isso que é importante entender mais sobre o assunto. Se você quer saber como fazer esse procedimento, continue lendo esse artigo!

Riscos pela opção mais fácil

Caso haja a opção por não impermeabilizar a laje, sendo uma escolha mais fácil e econômica, você estará correndo risco de ter trincas e rachaduras com o passar do tempo e, consequentemente, uma durabilidade potencialmente reduzida. 

Infiltrações, umidade, mofo e fungos são alguns dos motivos pelos quais as lajes de cobertura ou internas devem ser impermeabilizadas, evitando os desgastes de materiais e a desvalorização do seu imóvel.

Laje exposta: contrate especialistas para impermeabilizar

Para tal impermeabilização não tem jeito: antes de você adquirir qualquer produto do mercado você terá que contratar uma empresa especializada no uso desse tipo de material para laje exposta. Impermeabilizar uma laje exposta é um processo extremamente técnico que requer experiência e, especialmente, garantia na prestação do serviço realizado.

É importante destacar que o produto impermeabilizante para laje exposta tem que acompanhar o movimento da estrutura, já que ocorrem constantes variações da temperatura. O impermeabilizante para laje exposta ajuda no controle do clima no interior da residência, tornando muito mais confortável a sua habitação.

Sobre a garantia na prestação do serviço de impermeabilização, é sempre bom lembrar que quando um serviço é mal executado, a empresa tem total responsabilidade e é sua obrigação reparar ou refazer o trabalho. Por isso, procure por empresas com boas reputações no mercado de impermeabilização e exija seu direito: o termo de garantia de acordo com o Código Civil.

Sobre alguns tipos de materiais usados para impermeabilização de lajes expostas, podemos citar:

  • Manta asfáltica;
  • Manta aluminizada;
  • Impermeabilizante para laje a base de pintura líquida.

O impermeabilizante para laje exposta líquida

Impermeabilizar uma laje exposta líquida não é um trabalho que requer muito conhecimento, todavia são necessários cuidados com o material de segurança utilizado pelo trabalhador que executará a função.

Os equipamentos de proteção devem ser usados de forma obrigatória pelo profissional que realizará a aplicação do impermeabilizante para laje líquida. Além disso, para que haja sucesso no trabalho de impermeabilização é prioridade seguir corretamente as especificações do fabricante com relação ao uso correto do material.

Além disso, é importante observar se os trabalhadores da empresa que realizará a impermeabilização utilizam equipamentos de proteção individual corretamente – conhecidos também como EPIs. São esses equipamentos que garantirão a segurança dos envolvidos, evitando possíveis acidentes na obra. Nessa lista podemos citar como EPIs usadas: capacete, máscara protetiva, óculos de segurança, luvas de borracha e botas próprias para esse tipo de trabalho.

Outro ponto importante são os materiais adjacentes para a realização da tarefa: para aplicar o impermeabilizante para laje é necessária aquisição de um rolo de pintura com extensor. E após três demãos de aplicação, o produto tem uma previsão de secar em aproximadamente duas horas.

A impermeabilização da laje pode ser feita em coberturas, caixas d’água e alguma outra superfície que necessite de proteção extra contra água.

E anote bem essa dica sobre a aplicação do impermeabilizante para laje: antes de dar início ao procedimento, sempre limpe a área com aspirador ou vassoura. Essa antecipação permitirá que a película formada pelo produto seja eficaz no seu papel de proteger à superfície.

Um dos pontos mais relevantes sobre impermeabilizante para laje exposta é que restringe o desgaste natural dos materiais, valorizando o seu imóvel. Fato é que as lajes que não são impermeabilizadas podem apresentar rachaduras e trincas, com uma redução significativa de suas durabilidades.

Considerações importantes sobre a aplicação do impermeabilizante

Em primeiro lugar, é importante que o local no qual será aplicada o impermeabilizante para laje esteja limpo e seco. Além disso, é necessário que você observe, também, se a laje tem buracos, trincas ou outras imperfeições; se houver, corrija antes da aplicação do produto.

Em segundo, assim que você passar a primeira demão do impermeabilizante para laje, faça uso de uma vassoura de pelo e, logo depois, deixe secar. Reproduza essa tarefa por mais duas vezes. Vale a pena destacar que as aplicações devem ser feitas de forma cruzada e com intervalo de seis horas.

E para finalizar, se quiser saber se a impermeabilização ficou perfeita, realize o seguinte: faça o teste de estanqueidade que seria tampar os ralos e encher de água o ambiente para averiguar se há alguma infiltração.

Como proteger a cobertura de sua casa

Impermeabilizante para laje

Se você tem a intenção de saber mais sobre a manta impermeabilizante de laje, tenha em mente que esse sistema necessita de uma proteção mecânica. Logo após a sua aplicação que é feita com argamassa e contra um piso de concreto, você deve testar se o procedimento teve êxito em sua finalização. 

No entanto, antes de qualquer prestação de serviço na cobertura de sua casa, é importante pesquisar qual é o tipo de impermeabilização indicada para sua obra. Outro ponto que deve ser ressaltado é garantir um serviço com eficiência e eficácia em seus resultados, um engenheiro ou uma empresa especializada devem estar envolvidos nessa tarefa.

Logo abaixo, confira o passo a passo para aplicação da manta impermeabilizante para laje no seu imóvel:

  1. Faça a completa higienização da área em que será aplicada a manta impermeabilizante para laje;
  2. Passe uma demão da pintura impermeabilizante, garantindo assim aderência em sua laje;
  3. Abra toda a manta impermeabilizante e recorte de acordo com tamanho da área de aplicação;
  4. Corte faixas da manta asfáltica, sobrepondo 10 cm de uma sobre a outra;
  5. Para os ralos, corte em formato de X, virando todas a pontas para dentro;
  6. Com um maçarico, esquente as extremidades para que estas se unam. Essa ação permitirá fazer o acabamento da manta impermeabilizante;
  7. Faça testes de estanqueidade: uma camada de 5 cm de água por 72 horas;
  8. Depois de todos esses passos, finalize com a proteção mecânica: 2 cm de argamassa, areia mais cimento.

Sobre a proteção mecânica, um ponto de atenção é que a manta impermeabilizante para laje deve ter pelo menos 2 cm de altura. Já nos cantos das paredes, o produto necessita subir entre 15 a 20 cm sobre a manta, além de ser importante aplicar um chapisco com uma desempenadeira.

Após todos esses processos, o teste de estanqueidade deve ser realizado novamente para saber se não existe infiltração: você encherá de água o local onde foi aplicada a manta de impermeabilização e deixar por 72 horas, comprovando que está em ordem o procedimento.

Investimento em estudo e empresas reconhecidas

Não esqueça que economizar com impermeabilização nesses momentos, pode ser extremamente danoso. A não-contratação de profissionais especializados ou empresas reconhecidas nessa área podem interferir na eficácia do seu projeto final. 

Por isso que com maior conhecimento sobre impermeabilização para lajes, além de saber da importância da realização correta da aplicação, ela tende resultar em um maior bem-estar e conforto para seu lar. Você concorda com essas afirmações? Deixe seu comentário abaixo!