Impermeabilizante para parede: como fazer e proteger a sua casa

Impermeabilizante para parede: umidade

Encontrar manchas verdes de mofo, subindo pelas paredes, causa grande decepção e preocupação. Normalmente, a culpada por isso é a umidade, que por algum motivo se infiltrou no local errado.

Felizmente, essa umidade pode ser resolvida facilmente com a ajuda de produtos que agem como impermeabilizante para parede.

No entanto, antes de aplicar esses produtos, é preciso entender o tipo de umidade, de onde ela vem, que tipo de impermeabilizante para parede usar e como aplicá-lo. Para aprender tudo isso, acompanhe esse artigo!

O que causa a umidade e em que situações é preciso usar o impermeabilizante para parede

 

Antes de aplicar o impermeabilizante para parede, é necessário saber a origem da umidade. Dessa maneira, a correção do problema será mais duradoura e eficaz.

Por isso, separamos abaixo alguns dos principais motivos que levam as paredes a sofrerem com infiltração e manchas.

Água que vem do teto

Uma das causas mais comuns de infiltração na parede é o teto, ou para ser mais exato, o telhado ou a laje. Se a estrutura dessa parte da casa for mal projeta ou construída, a possibilidade de a água da chuva passar pelas fissuras e tricas é muito alta. Isso faz com que a umidade se espalhe pelas superfícies laterais dos cômodos.

Reconhecer esse tipo de infiltração é muito simples, basta verificar se as manchas estão se formando a partir do teto.

A solução para isso é subir no telhado e fazer uma avaliação do estado da laje e das telhas. Se houver a presença de trincas de telhas quebradas, é importante que elas sejam reparadas, antes de aplicar o impermeabilizante para parede.

Água da chuva sobre as paredes

A chuva não afeta os cômodos somente quando consegue ultrapassar o teto, ela também pode causar danos quando cai diretamente sobre a parede, trazendo manchas de umidade para a casa. Geralmente, isso acontece em locais abertos, como em muros. Contudo, isso pode afetar casas sem proteção de beiral também.

Nesses casos, utilizar um impermeabilizante de parede é obrigatório, pois, evitará a proliferação de umidade.

Água que sobe do chão

Tão comum quanto a água que vem do teto, essa infiltração não é tão simples de ser resolvida. Essa dificuldade se dá por conta do líquido que está se infiltrando pela fundação da casa, logo, acessar essa estrutura, para que os reparos sejam feitos, não é nada fácil. Essa tarefa, às vezes, é impossível.

O reconhecimento desse tipo de infiltração é fácil, basta observar se as manchas surgem a partir da proximidade com o chão.

Vazamento nas tubulações

As tubulações também podem causar infiltrações na casa quando estão vazando. Esse tipo de problema costuma surgir, principalmente, em cômodos que fazem divisas com banheiros, cozinhas e áreas de serviço.

Em casos como esse, a umidade aparece, principalmente, na parte central da parede, e vai se espalhando até as laterais.

Produto impermeabilizante para parede

Atualmente, existem muitos produtos impermeabilizantes para parede. Por conta dessa variedade de opções, fica difícil saber qual escolher no momento de comprar.

Antes de se decidir, é preciso identificar o tipo de infiltração, como explicado acima. Depois disso, basta procurar pelo impermeabilizante de parede mais indicado para a situação.

Como recomendado, é ideal que as trincas e fissuras, inclusive as do teto, sejam vedadas. É possível fazer isso com produtos como veda trinca, sela trinca ou outros que possuam nomes similares a esses. Isso, porque eles costumam ser materiais de característica emborrachada e elástica, assim, podem se adaptar ao interior de qualquer trinca, impedindo que a infiltração ocorra.

Quando você tiver certeza de que nenhuma trinca ficou sobrando, há outra opção que te ajudará bastante, dependendo do caso: a tinta elástica ou tinta impermeabilizante. Ela deve ser espalhada por toda a extensão da parede.

Também há a possibilidade de fazer o uso de produtos como manta e tinta asfáltica, que agem como impermeabilizantes para parede. Porém, eles são recomendados para a vedação feita durante a obra. Comumente, eles são utilizados na fundação e na laje da casa.

Como aplicar impermeabilizante para parede

Impermeabilizante para parede: umidade

Sabendo como identificar a origem, o tipo de infiltração e qual produto deve ser aplicado como impermeabilizante para parede, é chegado o momento de colocar a mão na massa e dar um fim para esse problema.

O procedimento de aplicação é o mesmo para as paredes externas e internas. Confira abaixo:

  1. Primeiramente, é necessário descascar a área afetada pela umidade na parede, removendo toda a pintura e a massa solta. As trincas e fissuras devem ficar visíveis.
  2. Depois, preencha as fissuras usando algum impermeabilizante de parede do tipo sela trinca. Lembre-se que esse produto contém partículas emborrachadas, elas garantem a elasticidade necessária para combater a infiltração e acompanhar as movimentações naturais na parede, principalmente, das oscilações de temperatura.
  3. Quando completar esse procedimento, aplique duas demãos de tinta impermeabilizante, utilizando um rolo de pintura e respeitando a diluição indicada pelo fabricante.
  4. É comum que a diluição para a primeira demão seja de 30%. Também é preciso espalhar bem o produto pela parede.
  5. Na segunda demão, a diluição é menor, cerca de 15% de água. Deixe a tinta secar por, em média 3 horas, entre as demãos.
  6. Se achar necessário, reforce a impermeabilização, aplicando uma terceira demão de tinta impermeabilizante para parede.
  7. Por fim, finalize pintando com a cor de tinta ou revestimento que preferir (pedra, cerâmica, madeira, textura, entre outros).

Como impermeabilizar parede durante a obra

Para que não seja preciso aplicar um impermeabilizante de parede após a finalização da construção da casa, há uma maneira de evitar esse problema e garantir que as infiltrações não serão um problema no futuro.

Impermeabilizar as paredes durante a fase de construção da casa é a solução mais adequada e pode ser feita da seguinte maneira:

  1. Comece pelas vigas baldrames da fundação. Uma dica é utilizar um produto conhecido como tinta asfáltica. Aplique-a em toda a fundação para impedir que a água que está em contato com o solo penetre nas vigas e, por consequência, chegue até as paredes.
  2. Após a impermeabilização dos baldrames, é necessário vedar as paredes contra a umidade no momento do assentamento dos blocos. Faça isso utilizando aditivos impermeabilizantes misturados à argamassa e, depois, no reboco também.
  3. Por último, mas não menos importante, vem a impermeabilização da laje. Faça isso com, por exemplo, manta asfáltica, especialmente para casos em que a laje não recebe a cobertura de um telhado.

Revestimento e reboco não impermeabilizam paredes

Ao contrário do que dizem por aí, utilizar revestimentos cerâmicos ou reboco, em sua forma pura, não evita o surgimento de umidade nas paredes, nem acaba com o problema.

Essas soluções são meramente paliativas e podem acabar trazendo problemas bem mais sérios para a sua casa, especialmente, porque disfarçam e escondem a infiltração, impossibilitando saber qual proporção ela vai tomar.

Revestimentos cerâmicos devem ser utilizados apenas quando a obra está finalizada. Mesmo que sejam considerados materiais impermeabilizantes para parede, eles só dão conta da visibilidade da umidade, assim, não eliminam o problema de verdade.

Qualquer que seja a origem da umidade, essa certamente não será a solução, especialmente nos casos em que ela surge da fundação, dos vazamentos da tubulação ou da laje.

A questão do reboco é a mesma. Esse método apenas contribui quando um processo de aplicação de impermeabilizante para parede já foi executado. Não serve de nada sozinho.

Gostou de saber mais sobre o impermeabilizante para parede?

Outra dica para resolver as infiltrações nas paredes é: contar com a ajuda de um profissional para se livrar do problema. Eles podem dar um diagnóstico mais preciso e apurado da causa da umidade e auxiliar na resolução.

Além de tornar possível o planejamento de medidas a longo prazo, isso também evita que você corra o risco de gastar tempo e dinheiro.

Gostou das dicas sobre impermeabilizante para parede? Tem alguma crítica ou sugestão? Escreva nos comentários!