Pintura de casas: as melhores fotos com dicas por dentro e por fora

A pintura é a solução mais prática, rápida e econômica de mudar o visual da casa, seja por dentro ou por fora.

Mas na hora de escolher a tinta…aí, ai, ai! Começam os problemas! Isso porque a grande variedade de cores que existem no mercado deixa qualquer um perdidinho.

São muitas opções, o que é bom, contudo, se você não tiver uma definição bem clara em mente pode sair da loja com um balde de tinta e uma tremenda frustração por não saber se aquela realmente foi a melhor escolha.

Mas ainda bem que tem esse post aqui para te ajudar. Trouxemos a seguir muitas dicas e informações pra lá de importantes para te ajudar a escolher a cor e, de quebra, ainda te inspirar com imagens lindas. Vem ver!

Pintura de casa: dicas para acertar na tinta

Ambiente e material

Antes mesmo de pensar em escolher a tinta você precisa saber o tipo de ambiente e o material que será pintado. 

As paredes internas de alvenaria pedem por tintas látex PVA a base de água, que podem ser foscas ou acetinadas. Mas no caso de paredes externas é importante escolher uma tinta apropriada capaz de suportar umidade e calor. Nesse caso, geralmente, a opção é pela tinta acrílica com proteção UV.

O material onde a tinta será aplicada também faz diferença. Madeira e metal exigem tintas do tipo esmalte sintético. 

Quantidade de tinta

Você também precisa saber de antemão a quantidade aproximada de tinta que será necessária para cobrir todas as paredes que deseja pintar. 

Esse cálculo é feito em metros quadrados e é bem simples. Basta você calcular a altura da parede versus o comprimento. Por exemplo, se você tem uma parede de 2,50 metros de altura por 4 metros de comprimento, então, são 10 metros quadrados a serem pintados. Faça esse cálculo com todas as paredes e encontre a quantidade total. 

Depois é só verificar na lata da tinta a capacidade de rendimento por demão. Se o fabricante indicar 10 metros quadrados por litro, então, serão necessários dois litros de tinta para cobrir essa parede contando com duas demãos.

Sensações

Quais as sensações que você deseja expressar nos ambientes ou na fachada da casa? Classe e sofisticação? Modernidade? Originalidade? Ou prefere aquela sensação acolhedora e aconchegante?

Para cada uma dessas sensações existe uma cor mais indicada. De modo geral, as cores neutras e frias, como o cinza e as tonalidades mais fechadas de azul, por exemplo, são ideais para ambientes de estilo clássico e sofisticado, assim como os tons de Off White, por exemplo. 

Já as combinações de cores vibrantes, como azul e amarelo ou verde e rosa, são perfeitas para pinturas de casas criativas, originais e joviais. 

Prefere criar uma atmosfera moderna? Invista no contraste entre cores frias e neutras, como o branco e preto. 

Mas se o objetivo é criar um ambiente aconchegante, prefira os tons terrosos, levemente quentes, como é o caso dos tons de mostarda e rosa queimado, por exemplo.

Essa simples observação já é suficiente para te fazer eliminar um grande número de cores e, consequentemente, facilitar a escolha da cor ideal.

Muito além da parede

A pintura da casa não envolve apenas a parede, mas todos os elementos que a compõe, como portas e janelas. 

Por isso, é importante escolher a cor das paredes com base nas cores das portas e janelas. Aqui, por exemplo, você pode optar pelo contraste, marcando esses elementos com cores mais fortes ou, ainda, manter tudo em tons próximos, garantindo uniformidade e amplitude.

Tudo vai depender do que você deseja expressar com a pintura da casa.  

Orçamento

Outro detalhe muito importante que não deve ser desconsiderado é o orçamento que você tem disponível para pintura da casa. 

Isso porque as tintas que exigem preparo, ou seja, não estão disponíveis a pronta entrega, costumam ser mais caras do que as tintas compradas prontas. 

Pode ser que esse detalhe não faça diferença em um ambiente pequeno de poucos metros quadrados, mas em uma fachada, por exemplo, esse custo pode aumentar consideravelmente.

Tipos de pintura de casa

Existem muitas formas diferentes de aplicar tinta na parede e todas elas vão garantir um efeito e um estilo especifico. Esse é outro ponto importante que você precisa definir antes de iniciar a pintura de casa, confira algumas das mais utilizadas:

Pintura homogênea

A pintura homogênea é a mais clássica e popular de todas. Esse tipo de pintura, como o nome sugere, é homogênea e regular. Ela cobre toda a parede em uma única cor. 

A pintura homogênea pode ser usada tanto em paredes internas, quanto externas.

Meia parede

A meia parede tem sido uma das queridinhas do momento e, apesar de toda popularidade, seu uso acaba sendo limitado a ambientes internos. 

Esse tipo de pintura é geralmente bem descontraído e as cores utilizadas costumam ser contrastantes. 

A pintura de meia parede pode ser feita na horizontal ou vertical, sendo que na horizontal a sensação é de um ambiente visualmente mais amplo, já na vertical a sensação é de um pé direito maior.

Tom sobre tom

A pintura tom sobre tom é feita com dois ou mais tons de uma mesma cor aplicados em meias paredes ou paredes opostas. 

Esse tipo de pintura é elegante e moderna sendo muito usada para criar volumetria nas fachadas.

Combinações de cores para pintura de casa: análogas x complementares

Você já deve ter se perguntado quais cores mais combinam entre si para a pintura da casa. 

Essa dúvida é muito comum e com razão, afinal, são centenas de dezenas de opções de cores diferentes. 

Mas um bom ponto de partida é escolher entre a combinação de cores análogas ou complementares. 

E o que seria isso? É simples! As cores análogas são aquelas que se encontram uma ao lado da outra no circulo cromático, como o azul e o verde ou o amarelo e o vermelho. Essas cores costumam formar também o famoso tom sobre tom, quando você parte de uma tonalidade como o azul escuro até chegar em um tom esverdeado, passando de uma paleta a outra com harmonia e equilíbrio.

Esse tipo de combinação é moderna, mas não perde o efeito elegante e sofisticado, já que o contraste entre as cores é baixo. 

Já as cores complementares são aquelas que se encontram em oposição no circulo cromático, ou seja, elas batem de frente uma com a outra. Mas isso não significa que elas não combinam, pelo contrário. A diferença aqui é que essas cores se harmonizam pela diferença e não pela similaridade, como acontece com as cores análogas. 

Um bom exemplo de combinação de cores complementares é o amarelo e o azul. Outra composição que tem feito sucesso é o verde e o rosa. 

As cores complementares garantem um toque descontraído, moderno, alegre e jovial para a pintura das casas. 

Qual cor pintar a casa

Veja a seguir as cores mais utilizadas na pintura das casas:

Terrosas

Os tons terrosos são um dos preferidos para pintura de casas, especialmente fachadas. Essas cores se ligam aos tons de terra e transmitem aconchego, calor e receptividade. Nessa paleta, estão as cores mostarda, rosa queimado, ocre, caramelo, entre outras.

Branco

O branco é o rei das cores neutras. Ele deixa tudo iluminado e amplo. Pode ser usado em pinturas externas e internas, apesar de ser o preferido dentro das casas. As estéticas modernas, minimalistas e clássicas tiram muito proveito dessa cor. 

Cinza

Depois do branco, o cinza tem dominado a preferência de quem pretende pintar a casa. Ele é neutro, moderno e, acredite se quiser, aconchegante. 

O cinza, inclusive, tem sido atualmente a alternativa ao bege, um dos tons preferidos até poucos anos atrás. 

Simule antes de pintar

Se você ainda tem dúvidas de qual cor utilizar na pintura de casa vale a pena apostar nas ideias abaixo para fazer a escolha sem medo de errar. Confira:

Aplicativos

Hoje em dia praticamente todas as marcas de tinta possuem aplicativos de teste de cor. A Suvinil, por exemplo, tem um dos apps mais completos com todo o catálogo de cores disponíveis, além da possibilidade de testar a cor escolhida no ambiente. Nessa mesma linha é possível encontrar aplicativos das marcas Coral e Sherwin-Willians.

Amostras de tinta

E se ainda assim você não ficar satisfeito saiba que dá para fazer um teste real da cor. Para isso, basta ir até uma loja de tintas e adquirir uma amostra da cor e da marca que deseja utilizar.  

Essas amostras possuem um preço bem acessível e estão disponíveis em embalagens pequenas. Algumas, como a Coral, possuem versão de apenas 30ml.

Quanto custa uma pintura de casa?

Cor e tinta escolhidas, falta agora a mão de obra. E, por acaso, você tem ideia de quanto custa o serviço de pintura? 

Os pintores profissionais cobram esse tipo de serviço por metro quadrado. Portanto, quanto maior a área, maior o custo total.

Também entram no orçamento possíveis reparos na parede, como aplicação de massa para nivelamento. 

A pintura externa também costuma ser mais cara do que a interna, devido a dificuldade de acesso que esses profissionais acabando tendo para fazer a pintura, onde em muitos casos é necessário ate mesmo a instalação de andaimes. 

Mas, de modo geral, o preço médio desse tipo de serviço é de R$ 35 o metro quadrado para pinturas externas e R$ 30 o metro quadrado para pintura interna.

Confira a seguir 50 imagens de pintura de casa para inspirar a sua:

01. Pintura de casa externa com contraste moderno entre o branco e o laranja.

Pintura de casa externa com contraste moderno entre o branco e o laranja

02. Pintura interna descontraída em tons claros e suaves.

03. Cores diferentes para realçar os detalhes da arquitetura.^

04. Tons terrosos para uma fachada acolhedora.

Tons terrosos para uma fachada acolhedora

05. Valorize aquele cantinho da casa com uma pintura especial.

Valorize aquele cantinho da casa com uma pintura especial

06. Tons terrosos e madeira: rusticidade na entrada da casa

Tons terrosos e madeira: rusticidade na entrada da casa

07. Já pensou em uma pintura preta para sala?

Já pensou em uma pintura preta para sala?

08. A base preta da pintura destaca os elementos coloridos na fachada.

A base preta da pintura destaca os elementos coloridos na fachada

09. Meia parede cinza valorizando a escada.

Meia parede cinza valorizando a escada

10. Pintura e textura.

Pintura e textura

11. Pintura externa moderna com tom sobre tom de cinza

12. Já para o quarto a dica é uma meia parede verde e branca.

Já para o quarto a dica é uma meia parede verde e branca

13. Combinação de cores análogas na fachada.

Combinação de cores análogas na fachada

14. Na sala, a opção foi pelas cores complementares: rosa na parede e verde no sofá.

Na sala, a opção foi pelas cores complementares: rosa na parede e verde no sofá

15. A pintura laranja criou um portal no hall de entrada.

A pintura laranja criou um portal no hall de entrada

16. Fachada azul em contraste com as janelas avermelhadas.

Fachada azul em contraste com as janelas avermelhadas

17. Tons sóbrios e modernos para a pintura da sala

Tons sóbrios e modernos para a pintura da sala

18. A parede azul claro traz tranquilidade para o quarto.

A parede azul claro traz tranquilidade para o quarto

19. Mas se é calor e alegria que você quer, então aposte no amarelo.

Mas se é calor e alegria que você quer, então aposte no amarelo

20. Pintura de fachada simples com apenas uma cor.

Pintura de fachada simples com apenas uma cor

21. Nada como o bom e velho branco!

Nada como o bom e velho branco!

22. Combinação de cores delicadas e românticas para o quarto de casal.

Combinação de cores delicadas e românticas para o quarto de casal

23. Fachada cinza combinando com o piso.

Fachada cinza combinando com o piso

24. Degrade de azul para a parede do quarto.

Degrade de azul para a parede do quarto

25. Azul aconchegante.

Azul aconchegante

26. Roxo e laranja: cores complementares na fachada.

Roxo e laranja: cores complementares na fachada

27. Que tal um banheiro de parede cor de rosa?

Que tal um banheiro de parede cor de rosa?

28. Cores trazem alegria para fachada da casa.

Cores trazem alegria para fachada da casa

29. Pinte os móveis acompanhando a pintura da parede.

Pinte os móveis acompanhando a pintura da parede

30. O bege que nunca sai de cena!

O bege que nunca sai de cena!

31. Que tal um desenho na fachada?

Que tal um desenho na fachada?

32. Uma fachada roxa é tudo que sua casa precisa para se destacar da multidão.

Uma fachada roxa é tudo que sua casa precisa para se destacar da multidão

33. Meia parede branca e azul claro: suave e moderno.

Meia parede branca e azul claro: suave e moderno

34. Já a fachada de tijolinhos apostou na tinta preta.

Já a fachada de tijolinhos apostou na tinta preta

35. A pintura cinza da porta complementa o tom quente dos tijolinhos.

A pintura cinza da porta complementa o tom quente dos tijolinhos

36. Nessa fachada clássica, o amarelo ressalta os detalhes da arquitetura.

Nessa fachada clássica, o amarelo ressalta os detalhes da arquitetura

37. Fachada moderna pintada em tom terroso.

Fachada moderna pintada em tom terroso

38. A casa rosa!

39. Ou se preferir, um teto cor de rosa.

Ou se preferir, um teto cor de rosa

40. O verde das plantas forma uma companhia perfeita para fachada cor de damasco.

O verde das plantas forma uma companhia perfeita para fachada cor de damasco

41. Fachada branca e preta: moderna e elegante.

Fachada branca e preta: moderna e elegante

42. O rústico das pedras com a delicadeza da parede rosa.

O rústico das pedras com a delicadeza da parede rosa

43. Energize o home office com uma parede amarela.

Energize o home office com uma parede amarela

44. Beirais pretos.

Beirais pretos

45. Marrom nas paredes, no muro e no portão.

Marrom nas paredes, no muro e no portão

46. Fachada moderna em tons de amarelo, branco e cinza.

Fachada moderna em tons de amarelo, branco e cinza

47. Receptividade: essa é a sensação por aqui.

Receptividade: essa é a sensação por aqui

48. Verde para lembrar a natureza.

Verde para lembrar a natureza

49. Fachada simples e branca: um clássico.

Fachada simples e branca: um clássico

50. Parede azul combina com janelas brancas

Parede azul combina com janelas brancas