Recamier: como usar na decoração, ideias e projetos

Lindo, aconchegante e convidativo, o recamier ganhou espaço e hoje já é figurinha carimbada na decoração de muitos quartos e salas de estar. Para quem não conhece muito bem, o recamier é uma espécie de sofá com braços mais altos, que pode ou não ter encosto. Achou estranho? Mas não é.

De origem francesa, o recamier é um móvel bastante antigo, super charmoso, perfeito para diversos ambientes, como salas, quartos e até espaços corporativos. Também conhecido como divã, o recamier é bem diferente da chaise longue (que mais parece uma cadeira comprida), e possui um estilo super clássico, apesar de ser encaixar muito bem em ambientes com design contemporâneo, moderno e até industrial.

Além de ser um móvel a mais para comportar seus convidados, o recamier é muito confortável e ganhou estilos diferentes com o passar dos anos. Ele também é perfeito para relaxar, pois permite que as pernas fiquem estendidas.

Como usar o recamier na decoração

O recamier é lindo e você quer muito usá-lo na decoração, certo? Só que talvez tenha um inconveniente nisso: o recamier vai exigir ambientes um pouco maiores para poder ser inserido, mas com planejamento é possível tirar esse pequeno detalhe de letra.

No quarto, o recamier pode ficar ao lado ou aos pés da cama, encostado ou não nas paredes. Recostar o recamier na parede pode ser uma boa saída quando o móvel vem sem encosto, porém isso pode fazer com que ele perca seu potencial de decoração no espaço.

No closet, o recamier pode ficar ao centro do ambiente – se houver espaço – ajudando a calçar sapatos e escolher as roupas.

Depois de surgir como peça decorativa em quartos, o recamier passou também a ser visto em salas de estar. Uma dica legal aqui é usar o móvel para demarcar e segmentar os ambientes integrados.

O recamier também fica perfeito em halls de entrada, já que esse é o cartão de visitas da casa. Com um recamier neste espaço, é possível tornar mais prática entradas e saídas da residência, usando o móvel para apoiar bolsas e casacos e até para servir de assento enquanto se espera por alguém. Tudo isso sendo feito de forma elegante e com todo o conforto que o recamier pode garantir.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Luminária de mesa: modelos diferentes, exemplos e tutoriais para seguir

Ambientes corporativos, como escritórios e consultórios, por exemplo, também ficam ótimos com a inclusão do recamier. Ele garante aquela sensação de acolhimento que todo cliente espera receber.

Para espaços com decorações mais clássicas, uma boa opção são os modelos de recamier de veludo com detalhes em capitonê e em cores cleans ou neutras, mas com força visual, como o verde e azul royal. No caso de ambientes mais descolados, pode ser usado um recamier com cores mais vivas e estampas diferenciadas. O acabamento pode ser em madeira ou ferro, dependendo do estilo da peça.

Ficou com vontade de ter um recamier na sua casa? Diversas lojas e sites comercializam esse móvel, tanto as especializadas, como a Mobly, Madeira Madeira e Westing, quanto as grandes varejistas, como Lojas Americanas, Mercado Livre e Pontofrio.

60 inspirações de recamier na decoração de ambientes

Veja a seguir 60 inspirações e modelos de recamier decorando os mais variados ambientes:

01. Recamier estofado, sem encosto e revestido em couro, perfeito para a grande sala de estar clássica e clean.

Recamier estofado, sem encosto e revestido em couro, perfeito para a grande sala de estar clássica e clean

02. Essa sala de estar moderna intensificou o ar de conforto e aconchego com o recamier estofado e sem encosto que foi colocado junto à parede.

Essa sala de estar moderna intensificou o ar de conforto e aconchego com o recamier estofado e sem encosto que foi colocado junto à parede

03. Recamier pequeno usado aos pés da cama do quarto do casal, no estilo mais clássico de uso do móvel.

Recamier pequeno usado aos pés da cama do quarto do casal, no estilo mais clássico de uso do móvel

04. Um quarto confortável em estilo clássico com recamier estofado e revestido nas mesmas cores da colcha e da cabeceira da cama.

Um quarto confortável em estilo clássico com recamier estofado e revestido nas mesmas cores da colcha e da cabeceira da cama

05. Essa sala moderna ganhou um recamier delicado com estrutura em aço inox, sem braços ou encostos, com estilo leve e clean.

Essa sala moderna ganhou um recamier delicado com estrutura em aço inox, sem braços ou encostos, com estilo leve e clean

06. O quarto ficou perfeito com a inclusão do recamier de madeira aos pés da cama do casal, combinando com os detalhes mais rústicos do ambiente.

O quarto ficou perfeito com a inclusão do recamier de madeira aos pés da cama do casal, combinando com os detalhes mais rústicos do ambiente

07. O recamier no quarto pode ser usado para muitas coisas. Aqui, o modelo com pés, estrutura em madeira e base estofada, foi usado para apoiar a bandeja de um café da manhã especial.

O recamier no quarto pode ser usado para muitas coisas. Aqui, o modelo com pés, estrutura em madeira e base estofada, foi usado para apoiar a bandeja de um café da manhã especial

08. Recamier branco para o ambiente contemporâneo; repare que o móvel se encaixou perfeitamente no ambiente clean.

Recamier branco para o ambiente contemporâneo; repare que o móvel se encaixou perfeitamente no ambiente clean

09. O quarto clássico ganhou a companhia de um recamier lindo, com detalhes em capitonê e estrutura em madeira posicionado aos pés da cama do casal.

O quarto clássico ganhou a companhia de um recamier lindo, com detalhes em capitonê e estrutura em madeira posicionado aos pés da cama do casal

10. Recamier simples de madeira, perfeito para ficar junto aos pés da cama do casal.

Recamier simples de madeira, perfeito para ficar junto aos pés da cama do casal

11. O estilo mais moderno e industrial desse quarto ficou ainda mais completo com o recamier estofado com base em ferro nos pés da cama.

O estilo mais moderno e industrial desse quarto ficou ainda mais completo com o recamier estofado com base em ferro nos pés da cama

12. Recamier simples para o hall de entrada colocado abaixo do espelho, com pés em madeira e base em couro.

Recamier simples para o hall de entrada colocado abaixo do espelho, com pés em madeira e base em couro

13. Recamier sem encosto com estrutura em madeira e estofado simples, perfeito para a companhia das almofadas e da manta elegante.

Recamier sem encosto com estrutura em madeira e estofado simples, perfeito para a companhia das almofadas e da manta elegante

14. Um recamier extremamente confortável, sem braços e sem encosto, que também serviu como apoio de objetos, incluindo a luminária.

Um recamier extremamente confortável, sem braços e sem encosto, que também serviu como apoio de objetos, incluindo a luminária

15. No mesmo estilo dos móveis dessa sala, o recamier sob medida ficou belíssimo com o acabamento metade couro e metade linho

16. Esse espaço super acolhedor, feito para relaxar, trouxe um recamier de madeira com assento no estilo futton combinando com as cores da tapeçaria na parede.

Esse espaço super acolhedor, feito para relaxar, trouxe um recamier de madeira com assento no estilo futton combinando com as cores da tapeçaria na parede

17. Os modelos de recamier sem braços e sem encosto são perfeitos para colocar no quarto, principalmente aos pés da cama.

Os modelos de recamier sem braços e sem encosto são perfeitos para colocar no quarto, principalmente aos pés da cama

18. Um recamier super diferente para a sala cheia de estilo; o móvel conta com base em madeira, além de manta e almofadas para complementar o conforto e a estética.

Um recamier super diferente para a sala cheia de estilo; o móvel conta com base em madeira, além de manta e almofadas para complementar o conforto e a estética

19. Recamier de madeira para o quarto do casal de estilo rústico, ideal para uma casa de campo.

Recamier de madeira para o quarto do casal de estilo rústico, ideal para uma casa de campo

20. Esse pequeno ambiente ficou completo com a inclusão do recamier sem encosto e sem braços, porém repleto de almofadas.

Esse pequeno ambiente ficou completo com a inclusão do recamier sem encosto e sem braços, porém repleto de almofadas

21. Recamier revestido em couro na cor preta para um hall de entrada majestoso e elegante.

Recamier revestido em couro na cor preta para um hall de entrada majestoso e elegante

22. Aos pés dessa cama foi colocado um lindo recamier estofado em couro na cor marrom com detalhes em capitonê.

Aos pés dessa cama foi colocado um lindo recamier estofado em couro na cor marrom com detalhes em capitonê

23. Para ajudar a destacar ainda mais a arte na parede, foi escolhido esse recamier pequeno e confortável.

Para ajudar a destacar ainda mais a arte na parede, foi escolhido esse recamier pequeno e confortável

24. Recamier de madeira, ideal para o hall de entrada de uma casa mais rústica, complementado com manta e almofadas.

Recamier de madeira, ideal para o hall de entrada de uma casa mais rústica, complementado com manta e almofadas

25. Esse quarto de layout criativo e original traz um recamier simples aos pés da cama.

Esse quarto de layout criativo e original traz um recamier simples aos pés da cama

26. Mais uma inspiração de quarto com recamier aos pés da cama, com estrutura em madeira e base estofada no mesmo tom da base da cama.

Mais uma inspiração de quarto com recamier aos pés da cama, com estrutura em madeira e base estofada no mesmo tom da base da cama

27. O quarto de estilo romântico ganhou um recamier com a mesma proposta.

O quarto de estilo romântico ganhou um recamier com a mesma proposta

28. Recamier com estrutura em madeira e base estofada, com revestimento em linho na cor cinza.

Recamier com estrutura em madeira e base estofada, com revestimento em linho na cor cinza

29. Um ambiente delicado e aconchegante, perfeito para o recamier baixo, sem encosto e sem braços.

Um ambiente delicado e aconchegante, perfeito para o recamier baixo, sem encosto e sem braços

30. Para combinar com o estilo da cama, foi escolhido um recamier aconchegante, com encosto e detalhes em capitonê.

Para combinar com o estilo da cama, foi escolhido um recamier aconchegante, com encosto e detalhes em capitonê

31. Um quarto irreverente e cheio de personalidade com recamier revestido com pelúcia e pés em acrílico.

Um quarto irreverente e cheio de personalidade com recamier revestido com pelúcia e pés em acrílico

32. Quarto clean e contemporâneo com recamier de madeira aos pés da cama.

Quarto clean e contemporâneo com recamier de madeira aos pés da cama

33. Recamier pequeno de veludo e pés em madeira.

Recamier pequeno de veludo e pés em madeira

34. Recamier baixo e clean, sem encosto e sem braços, perfeito para o ambiente em que foi colocado.

Recamier baixo e clean, sem encosto e sem braços, perfeito para o ambiente em que foi colocado

35. O quarto moderno contou com um recamier de madeira, com assento no estilo futton em apenas um dos lados do móvel.

O quarto moderno contou com um recamier de madeira, com assento no estilo futton em apenas um dos lados do móvel

36. Recamier baú, ideal para quartos, pois ajuda a guardar objetos e até cobertores, além de ser uma peça confortável e muito decorativa.

Recamier baú, ideal para quartos, pois ajuda a guardar objetos e até cobertores, além de ser uma peça confortável e muito decorativa

37. O recamier baixo e estofado com o mesmo tecido da colcha foi colocado um pouco mais afastado da cama do casal, mas ainda assim não perdeu sua funcionalidade.

O recamier baixo e estofado com o mesmo tecido da colcha foi colocado um pouco mais afastado da cama do casal, mas ainda assim não perdeu sua funcionalidade

38. A sala de estar aconchegante ficou incrível com a inclusão do recamier com base e pés de madeira e estofado em corino.

A sala de estar aconchegante ficou incrível com a inclusão do recamier com base e pés de madeira e estofado em corino

39. Esse quarto com design clássico apostou em um recamier estofado com detalhes em capitonê seguindo o estilo da cabeceira da cama.

Esse quarto com design clássico apostou em um recamier estofado com detalhes em capitonê seguindo o estilo da cabeceira da cama

40. Mais uma inspiração de recamier combinando com a cabeceira da cama do casal, só que dessa vez em uma versão glamourosa com o veludo vermelho.

Mais uma inspiração de recamier combinando com a cabeceira da cama do casal, só que dessa vez em uma versão glamourosa com o veludo vermelho

41. Recamier delicado, com pés palito em madeira e detalhes em capitonê.

Recamier delicado, com pés palito em madeira e detalhes em capitonê

42. Esse quarto ganhou um recamier lindo e básico, com pés e estrutura em madeira.

Esse quarto ganhou um recamier lindo e básico, com pés e estrutura em madeira

43. O recamier com encosto baixo foi o escolhido para ficar sob a janela desse ambiente.

O recamier com encosto baixo foi o escolhido para ficar sob a janela desse ambiente

44. Recamier revestido em couro, posicionado entre as cômodas do quarto.

Recamier revestido em couro, posicionado entre as cômodas do quarto

45. Opção de recamier simples para os pés da cama do casal.

Opção de recamier simples para os pés da cama do casal

46. Para combinar com a cama, este recamier ganhou pés também em aço.

Para combinar com a cama, este recamier ganhou pés também em aço

47. Recamier baixo, perfeito para quartos e closets.

Recamier baixo, perfeito para quartos e closets

48. Esse quarto ganhou um recamier muito delicado, em tamanho menor e com detalhes dourados.

Esse quarto ganhou um recamier muito delicado, em tamanho menor e com detalhes dourados

49. Recamier com assento em pelúcia, super descontraído, para combinar com o estilo do ambiente.

Recamier com assento em pelúcia, super descontraído, para combinar com o estilo do ambiente

50. Já esse quarto do casal optou por um recamier sóbrio estofado e revestido em couro.

Já esse quarto do casal optou por um recamier sóbrio estofado e revestido em couro

51. Recamier de madeira para o quarto do casal: simplicidade e beleza.

Recamier de madeira para o quarto do casal: simplicidade e beleza

52. Recamier com pés palito em madeira e estofado azul.

Recamier com pés palito em madeira e estofado azul

53. Para o espaço rústico, um recamier perfeito.

Para o espaço rústico, um recamier perfeito

54. O recamier azul turquesa ficou incrível no quarto cheio de cores fortes.

O recamier azul turquesa ficou incrível no quarto cheio de cores fortes

55. Um recamier para cada cama. Uma ideia fantástica para complementar a decoração de quartos compartilhados.

Um recamier para cada cama. Uma ideia fantástica para complementar a decoração de quartos compartilhados

56. Recamier sem encosto para os pés da cama do casal.

Recamier sem encosto para os pés da cama do casal

57. O quarto do bebê também pode se beneficiar com a inclusão de um recamier.

O quarto do bebê também pode se beneficiar com a inclusão de um recamier

58. O destaque aqui vai para o recamier vermelho que segmentou os ambientes integrados.

O destaque aqui vai para o recamier vermelho que segmentou os ambientes integrados

59. Recamier simples e bonito para o quarto do casal.

Recamier simples e bonito para o quarto do casal

60. Recamier com estrutura em madeira e estofamento simples, no estilo futton.