Tendências de revestimento 2020: conheça as principais

As tendências de revestimentos para 2020 prometem agradar todos os gostos, do vintage ao moderno, do clássico ao boho, do elegante ao rústico. Mas apesar de toda essa variedade, uma coisa todas elas tem em comum: o apelo à natureza e o resgate de tradições e épocas. 

Ou seja, os revestimentos em 2020 tem tudo para tornar qualquer casa mais acolhedora, receptiva e aconchegante. 

Quer saber mais sobre essas tendências? Então continue acompanhando esse post com a gente. Listamos a seguir as principais tendências de revestimentos para 2020.

Tendências de revestimento para 2020

Efeito 3D

O efeito tridimensional tem sido apontado com uma das grandes tendências de revestimento para 2020. Disponíveis em diferentes cores, formatos e tamanhos, os revestimentos em 3D são perfeitos para criar um ambiente dramático e cheio de personalidade, especialmente quando combinados a uma iluminação diferenciada. 

Contudo, é interessante apenas se atentar para o local onde o revestimento 3D será instalado, isso porque esse tipo de material costuma ser mais difícil de limpar e tende a acumular sujeira com maior facilidade. Na dúvida, opte por ambientes secos, como lavabos, corredores e halls de entrada.

A volta do metrô

Não é de hoje que o azulejo de metrô tem (re) conquistado o coração de quem pensa em construir ou reformar. Mas em 2020, esse revestimento chega de cara nova, ganhando cores mais vivas e vibrantes, justamente para criar um contraponto com o clássico azulejo branco de metrô. O tamanho e o formato, não se preocupe, continua o mesmo (75×150 mm), apesar de algumas marcas apostarem em modelos mais estreitos e fininhos. 

A diferença agora é apostar nesse material para criar ambientes cheios de vida, mas ainda assim com aquele toque vintage irresistível. Outra novidade sobre os azulejos de metrô é que eles passam a ter um acabamento mais fosco, ao contrário do icônico acabamento brilhante e esmaltado.

O azulejo de metrô também ganhou versões em vidro. Com aparência mais clean, esses modelos são ideais para quem deseja dar amplitude aos ambientes.

Toque amadeirado

Tudo o que envolve madeira é clássico e atemporal, incluindo os revestimentos. Sabendo disso, as grandes marcas continuam apostando forte nessa tendência que, em 2020, se une a outra ainda mais forte: a de estar em contato maior com a natureza e a valorização do “passar mais tempo em casa”.

Esses dois aspectos são a cara dos revestimentos amadeirados, sobretudo porque eles garantem, como nenhum outro, aquele toque de aconchego, acolhimento e conforto, mesmo se tratando de uma peça em cerâmica ou porcelana. 

Os revestimentos amadeirados ganharam mais tecnologia e podem ser encontrados à venda com características tão realistas que é preciso tocar para ter certeza do material usado na fabricação. Alguns modelos inclusive conseguem reproduzir os veios e a textura elevada da madeira. Um luxo só!

Outra grande vantagem dos revestimentos amadeirados é a variedade. É possível encontrar revestimentos em inúmeras opções de cores, formatos, tamanhos e preços.

A calma e a tranquilidade dos elementos botânicos

Junto com os revestimentos amadeirados estão também os revestimentos com inspirações botânicas. Com reproduções perfeitas de folhas, flores e texturas naturais, esse tipo de revestimento, ao que tudo indica, é uma tendência que chegou para ficar. 

A natureza desenhada nesses revestimentos cria um clima todo especial nos ambientes, despertando emoções positivas e proporcionando uma nova maneira de se relacionar com a natureza, mesmo estando tão longe dela.

O saudoso granilite

Você deve se lembrar do granilite da casa dos seus pais ou avós. Pois é, ele fez muito sucesso entre os anos 40 e 50, ficou meio de lado por um tempo, mas agora retorna ao design de interiores com força total. 

O granilite original era composto por água, areia, cimento e pequenos grãos minerais. Hoje em dia, no entanto, essa estética do granilite foi transportada para as peças de porcelanato. 

Portanto, se a sua cara é ter um cantinho charmoso e original, invista no revestimento granilite.

Paz e tranquilidade com os tons de Azul

No final de 2019, a Pantone anunciou que a cor do ano 2020 seria o Classic Blue, um tom fechado, clássico e elegante. Não demorou muito para que os revestimentos adquirissem essa tonalidade também.

Não se admire ao encontrar opções de revestimento com essa cor.

Tons de verde para se reconectar à natureza

Outra tonalidade que estará com tudo nos revestimentos 2020 é o verde. Primeiro porque é a cor que nos conecta diretamente à natureza, segundo motivo é a tecnologia empregada na fabricação das peças que facilita o uso da cor verde, tornando-a mais acessível do que outras cores. É aquela velha história de unir o útil ao agradável, sabe?

Os aconchegantes tons de terracota

Os tons de terracota, muito presentes nas tintas de parede, estarão representados também nos revestimentos em 2020. O tom também tem esse forte apelo ao natural e a (re) conexão do homem com a terra. 

Elegância e rusticidade com as pedras naturais

Já as pedras naturais chegam em 2020 mostrando que ainda são uma unanimidade quando o assunto é elegância e refinamento, mas que, ao mesmo tempo, também podem ser sinônimos de rusticidade.

As peças de porcelanato e cerâmica trazem impressões cada vez mais realistas, seguindo o mesmo conceito dos revestimentos amadeirados. 

Peças que imitam granito e mármore geralmente são produzidas em tamanho grande, justamente para reforçar a sensação de um revestimento natural. Ao contrário do que acontece com os revestimentos que simulam pedras mais rústicas, nesses casos, o grande diferencial são peças menores e com acabamento imperfeito.

Um brinde à imperfeição

E por falar em imperfeição, você sabia que essa é uma das grandes tendências para 2020? Peças irregulares e com pequenos desajustes fazem parte da estética oferecida pelas marcas de revestimento. Um bom exemplo disso são os revestimentos que simulam tijolinhos.

Peças artesanais para relembrar as raízes

As peças artesanais são outro destaque para 2020. Não necessariamente você precisa comprar revestimentos feitos à mão, mas a tendência é a valorização da estética com toque rústico e imperfeito. Outra característica marcante dessas peças é a busca pelo original e exclusivo, coisas que só um artesão pode oferecer. 

Nesse sentido, revestimentos que traduzam essas peculiaridades também estarão em alta em 2020.

Cimentícios para os modernos

A onda dos pisos e revestimentos cimentícios não passou e em 2020 ganha novos ares. Para esse ano, a ideia é transportar para as peças cerâmicas o conceito do concreto e do cimento, com as mesmas cores e texturas, facilitando a aplicação e a manutenção.

 O toque rústico e a aparência imperfeita e irregular são outras grandes marcas desse tipo de revestimento, perfeito para os modernos e que desejam uma casa arrojada e jovial.

Azulejos para criar o clima vintage e boho

Os azulejos continuam em 2020, especialmente para celebrar o clima vintage e boho das decorações. Coloridos, estampados, no piso ou na parede, não importa, vale a pena apostar nesse modelo de revestimento, sobretudo para quem ama uma decoração afetiva.

E se desejar criar uma graça ainda maior nas peças, a dica é investir em rejuntes coloridos. Escolha cores contrastantes se a intenção for criar um clima mais despojado ou, então, cores de rejunte que formem um tom sobre tom, por exemplo, para deixar o ambiente mais neutro.

E, então, qual dessas tendências você pretende levar para sua casa?