Tinta para azulejo: qual usar, como aplicar e fotos incríveis

Quer reformar a cozinha ou o banheiro num zás-trás? Então anota essa dica: tinta para azulejo. 

Essa é uma ótima maneira de dar uma nova cara aos ambientes da casa, gastando pouco e ainda sem precisar cair naquela quebradeira de obra. Bom, né?

Continue acompanhando o post com a gente e descubra como fazer essa transformação.

Tintas para azulejo: qual usar?

Existem no mercado basicamente dois tipos diferentes de tinta para azulejo: a epóxi e a acrílica. Mas qual delas é a melhor? Depende do seu objetivo.  

Veja a seguir as melhores opções de tinta para azulejo:

Tinta epóxi a base de solvente para azulejo

A tinta epóxi a base de solvente é indicada para quem deseja uma tinta de melhor aderência e resistência, inclusive, essa é uma das poucas tintas para azulejo que também podem ser aplicadas sobre pisos.

Contudo, se essa for a sua escolha prepare o bolso e coloque máscara. Isso porque a tinta a base de solvente é mais cara e ainda tem o inconveniente do cheiro forte que impregna por um bom tempo no ambiente.

Outro detalhe que merece atenção é a forma de aplicação dessa tinta. A tinta epóxi a base de solvente precisa ser misturada em duas substâncias diferentes: resina e catalisador. 

Essa diluição precisa ser muito bem feita para que a pintura seja eficiente. Por conta disso, na maioria das vezes, a tinta epóxi a base de solvente exige a presença de um profissional.

Tinta epóxi a base de água para azulejo

Tem alternativa para a tinta a base de solvente? Sim, é claro! E o nome dela é tinta epóxi a base de água.

Como você já deve estar imaginando ela tem algumas vantagens em relação a tinta anterior. 

A tinta a base de água praticamente não possui cheiro, o que é ótimo para reformas internas. Outra vantagem é o preço, já que ela é bem mais barata do que a tinta a base de solvente. 

A aplicação também é facilitada, uma vez que essa tinta já vem pronta para uso e não necessita de misturas ou diluições.

Qual o problema então? A tinta a base de água é menos resistente e dependendo do local da aplicação ela pode não durar por muito tempo. Essa tinta também não é indicada para aplicação em pisos.

Tinta acrílica para azulejo

Outra opção para pintar os azulejos é a tinta acrílica. Muito semelhante a opção anterior, esse tipo de tinta possui apenas a diferença de não trazer resina epóxi na composição. 

Isso faz com que ela seja menos resistente e sua capacidade de aderência a cerâmica também diminui. A tinta acrílica também não é recomendada para áreas úmidas ou molhadas, como é o caso dos banheiros. Prefira utilizá-la em cozinhas, por exemplo, onde a umidade é bem menor. 

Os pontos positivos da tinta acrílica é que ela não possui cheiro e também é mais barata do que a tinta epóxi a base de solvente.  

Modos de aplicação da tinta para azulejo

Pintura de azulejo não é, nem precisa ser sempre igual, sabia? Veja a seguir algumas opções de como aplicar a tinta.

Pintura uma cor

A pintura de uma cor é a mais tradicional de todas, mas nem por isso menos bonita ou eficiente. Esse tipo de pintura se caracteriza pela aplicação de uma mesma tinta em toda a superfície da parede.

A pintura de uma cor também é muito utilizada quando existe a necessidade de pintar todos os azulejos de todas as paredes do banheiro ou da cozinha, conferindo um visual leve e harmonioso ao ambiente.

Pintura meia parede

Uma forma interessante e bem moderna de inovar na pintura dos azulejos é aderindo a tendência da meia parede. 

Aqui, você tem a opção de manter uma das metades da parede na cor original dos azulejos ou, se preferir, escolher duas cores diferentes para cada parte da parede. 

Procure combinar os tons entre si de modo que eles também se harmonizem com a decoração do ambiente.

Pintura geométrica ou com desenhos

A pintura geométrica também pode ser aplicada sobre azulejos. Para isso, basta delimitar a área do desenho com fita crepe e, em seguida, realizar a pintura. Ao remover a fita automaticamente o desenho fica registrado na parede. 

Essa dica funciona muito bem no caso da pintura de apenas uma parede ou para trazer um toque diferenciado, moderno e despojado para o ambiente.

Pintura combinando com os móveis

Qual a cor dos móveis da sua cozinha ou do seu banheiro? Você pode pintar os azulejos seguindo a cor desses móveis provocando um mimetismo na decoração, ou seja, móveis e paredes se confundem.

Essa técnica é muito bem vinda em ambientes pequenos, já que dessa forma a sensação de amplitude é maior, especialmente se a tinta for de cor clara.

Pintura colorida e vibrante

Já pensou em pintar os azulejos de amarelo ouro, verde limão ou azul turquesa? Essa é uma ótima ideia quando a intenção é criar um ambiente contemporâneo e original.

Como pintar azulejo: passo a passo

Na hora de pintar os azulejos você tem duas opções de acabamento: a pintura com relevo aparente e a pintura lisa. 

Qual a diferença entre elas? Muito simples: a pintura com relevo aparente mantem a textura e a marca do rejunte, ou seja, você olha e continua vendo que ali existem peças de azulejo instaladas. 

Já no caso da pintura lisa é como se você sumisse visualmente com a cerâmica. Como? A partir da aplicação de massa acrílica. Essa massa confere um acabamento lisinho e uniforme a superfície, deixando a parede como se fosse de alvenaria. 

Como você já deve imaginar, a segunda opção é mais trabalhosa e, por isso, mais cara também. A primeira opção, no entanto, pode ser facilmente feita por você mesmo.

Contudo, antes de pensar apenas no orçamento, avalie o resultado que você deseja alcançar no final. Pode ser que você gaste um pouco mais, mas o resultado compensa no final.Veja a seguir o passo a passo para cada um desses tipos de pintura de azulejo: 

Pintura de azulejo lisa

A pintura lisa envolve mais processos do que a pintura com relevo aparente. Confira a seguir os materiais necessários para esse tipo de pintura:

  • Massa acrílica (não use massa corrida porque ela não adere à cerâmica)
  • Lixa
  • Tinta epóxi para azulejo (a base de água ou solvente)
  • Esponja 
  • Pano seco
  • Detergente

Inicie a pintura limpando muito bem os azulejos. Para isso, use uma esponja com água e detergente. Passe em todos os azulejos, incluindo o rejunte. Enxague ou retire o excesso de sabão com um pano. Espere a secagem completa. Se alguma cerâmica estiver quebrada, faça a substituição.

O próximo passo é aplicar a massa acrílica. A intenção aqui é preencher o espaço das juntas entre os azulejos e o rejunte, conferindo uma aparência lisa e uniforme para a parede. 

Após a aplicação da massa acrílica, aguarde a secagem e lixe toda a parede. Remova o pó e em seguida você já pode aplicar a tinta para azulejo.

Aplique a primeira demão e aguarde o tempo de secagem. Caso ache necessário, aplique uma nova demão.

Pintura de azulejo com relevo aparente

A pintura de azulejo com relevo aparente é mais simples e rápida do que a pintura lisa. Para essa pintura você vai precisar de:

  • Tinta para azulejo (da sua preferência)
  • Lixa fina
  • Esponja 
  • Pano seco
  • Detergente

Comece limpando bem os azulejos com a ajuda de uma esponja embebida em detergente. Enxague e seque bem com um pano macio. 

Em seguida, verifique os rejuntes e preencha as juntas que forem necessárias, utilize massa acrílica ou rejunte padrão. Se alguma cerâmica estiver quebrada, faça a substituição.

O próximo passo é a aplicação da tinta. Siga as recomendações do fabricante impressas na lata. 

Aplique a primeira demão, aguarde o tempo indicado de secagem. Em seguida, lixe suavemente a parede com os azulejos, remova o excesso de pó e aplique a segunda demão. 

Se achar necessário, faça uma terceira demão para melhor cobertura.

Ficou com alguma dúvida? Os vídeos a seguir mostram o passo a passo ilustrado, confira:

Como pintar azulejo

Como pintar azulejo com massa acrílica

Viu só como é simples e fácil mudar a cara dos azulejos da sua casa? Mas antes de colocar a mão na massa, confira as imagens que selecionamos a seguir. São 40 ideias para inspirar sua reforma.

01. Pintura de azulejos do banheiro. Aqui, a tinta vai do piso ao teto.

Pintura de azulejos do banheiro. Aqui, a tinta vai do piso ao teto

02. Pintura de azulejo meia parede. Utilize cores contrastes para garantir um resultado original e moderno.

Pintura de azulejo meia parede. Utilize cores contrastes para garantir um resultado original e moderno

03. Pintura de azulejo da cozinha: uma forma mais prática de renovar ambientes.

Pintura de azulejo da cozinha: uma forma mais prática de renovar ambientes

04. Como transformar um banheiro gastando pouco da noite pro dia? Pintando o azulejo!

Como transformar um banheiro gastando pouco da noite pro dia? Pintando o azulejo!

05. Pintura de azulejos em tom de verde menta. Para pintar o piso use tinta epóxi a base de solvente, já que ela é mais resistente e durável.

Pintura de azulejos em tom de verde menta. Para pintar o piso use tinta epóxi a base de solvente, já que ela é mais resistente e durável

06. Metade vermelho, metade branco.

Metade vermelho, metade branco

07. Pintura de azulejo com desenhos geométricos, afinal, sempre dá para inovar.

Pintura de azulejo com desenhos geométricos, afinal, sempre dá para inovar

08. Azul para acalmar e alegrar esse antigo banheiro reformado pela pintura do azulejo

Azul para acalmar e alegrar esse antigo banheiro reformado pela pintura do azulejo

09. Azulejo laranja na cor da bancada.

Azulejo laranja na cor da bancada

10. Aqui, até mesmo a porta entrou na reforma e ganhou a mesma cor dos azulejos.

Aqui, até mesmo a porta entrou na reforma e ganhou a mesma cor dos azulejos

11. Um detalhe charmoso nos azulejos. Tudo feito com tinta, é claro!

Um detalhe charmoso nos azulejos. Tudo feito com tinta, é claro!

12. Uma pintura nova e… tcharam…tudo se transforma.

Uma pintura nova e... tcharam...tudo se transforma

13. Para locais molhados ou muito úmidos recomenda-se a aplicação de tinta epóxi a base de solvente.

Para locais molhados ou muito úmidos recomenda-se a aplicação de tinta epóxi a base de solvente

14. Tinta para azulejo branco combinando com a decoração do banheiro.

Tinta para azulejo branco combinando com a decoração do banheiro

15. Você não precisa de muito para transformar o seu banheiro. Olha só o que a tinta é capaz de fazer!

Você não precisa de muito para transformar o seu banheiro. Olha só o que a tinta é capaz de fazer!

16. Pinte até as faixas decorativas usadas entre as cerâmicas.

Pinte até as faixas decorativas usadas entre as cerâmicas

17. Metade parede, metade azulejo. Aproveite e pinte a porta também!

Metade parede, metade azulejo. Aproveite e pinte a porta também!

18. E se os azulejos estiverem por todos os lados, já sabe: pinte tudo.

E se os azulejos estiverem por todos os lados, já sabe: pinte tudo

19. Quem diria, mas aqui bastou a aplicação da tinta para renovar o lavabo

Quem diria, mas aqui bastou a aplicação da tinta para renovar o lavabo

20. Azul e rosa para um banheiro moderno e criativo.

Azul e rosa para um banheiro moderno e criativo

21. Já pensou ter uma cozinha nova todos os anos? Isso é possível pintando os azulejos.

Já pensou ter uma cozinha nova todos os anos? Isso é possível pintando os azulejos

22. Tudo azul!

Tudo azul!

23. Quente e acolhedora: a pintura nova traz essa energia.

Quente e acolhedora: a pintura nova traz essa energia

24. Ouse na escolha das cores e mude a cara da sua cozinha.

Ouse na escolha das cores e mude a cara da sua cozinha

25. E se a tinta for aplicada só no rejunte?

E se a tinta for aplicada só no rejunte?

26. Pintura do azulejo do box para combinar com a cerâmica ao lado.

Pintura do azulejo do box para combinar com a cerâmica ao lado

27. Azulejo verde, rejunte rosa.

Azulejo verde, rejunte rosa

28. Banheiro novo, moderno e sem gastar muito.

Banheiro novo, moderno e sem gastar muito

29. Que tal azulejos cor de rosa?

Que tal azulejos cor de rosa?

30. Azulejos amarelos e brancos para um banheiro conceitual, alegre e moderno.

Azulejos amarelos e brancos para um banheiro conceitual, alegre e moderno

31. Faixas coloridas entre as cerâmicas da parede. Já no piso, a mistura de cores é o que chama a atenção.

Faixas coloridas entre as cerâmicas da parede. Já no piso, a mistura de cores é o que chama a atenção

32. O charme aqui foi combinar a tinta azul dos azulejos com os acessórios dourados.

O charme aqui foi combinar a tinta azul dos azulejos com os acessórios dourados

33. Em tons de azul.

Em tons de azul

34. Banheiro clean e delicado reformado com tinta para azulejo.

Banheiro clean e delicado reformado com tinta para azulejo

35. A tinta cinza traz modernidade para esse outro projeto.

A tinta cinza traz modernidade para esse outro projeto

36. E o que acha dessa combinação?

E o que acha dessa combinação?

37. Adeus azulejos sem graça!

Adeus azulejos sem graça!

38. Azulejos brancos: um clássico que você pode reproduzir tranquilamente usando tinta.

Azulejos brancos: um clássico que você pode reproduzir tranquilamente usando tinta

39. Já os mais ousados podem se aventurar em uma pintura laranja.

Já os mais ousados podem se aventurar em uma pintura laranja

40. Que tal pintar cada azulejo de uma cor diferente?

Que tal pintar cada azulejo de uma cor diferente?