Para fazer churrasco precisa do quê? De uma churrasqueira, claro. Até aqui isso é muito óbvio. A questão é: qual a churrasqueira ideal para sua casa e seu estilo de vida? Sim, essa pergunta é importante, afinal existem diversos tipos de churrasqueiras disponíveis no mercado e cada uma delas atende a necessidades e gostos específicos, variando desde o tipo de material até o modo como a carne é preparada.
O tipo de acendimento também varia, indo dos modelos tradicionais a carvão aos modelos elétricos e a gás. Outro detalhe importante que não deve ser ignorado no momento de escolher a churrasqueira é o estilo que ela traz para o ambiente. As tradicionais churrasqueiras de tijolinhos são perfeitas para quem deseja um ambiente rústico e acolhedor, enquanto as de vidro, por exemplo, são a cara de uma área externa sofisticada. Mas se você deseja uma varanda moderna, aposte nas churrasqueiras de inox.
Por essas e outras questões é que vale muito a pena entender e saber um pouco mais sobre cada tipo de churrasqueira antes de você comprar a sua. E adivinha? É justamente sobre isso que o post de hoje vai falar. Então, acompanhe linha por linha desse texto para descobrir qual o melhor modelo de churrasqueira para você. Vamos começar?
Modelos de churrasqueiras
1. Modelos de churrasqueira de tijolos à vista
As churrasqueiras de tijolos à vista são as preferidas e as mais utilizadas no Brasil. Para ter um modelo desses em casa é preciso ter um espaço de tamanho razoável, já que esse modelo não é tão compacto quanto os outros. A mão de obra para instalação deve ser especializada e o modelo exige ainda uma chaminé para dissipação da fumaça.
O visual rústico é o principal atrativo desse tipo de churrasqueira, mas quem prefere algo mais clean pode optar por pintar os tijolinhos ou usar um tipo mais claro de tijolo.
Outra grande vantagem das churrasqueiras de tijolo é a possibilidade de instalar junto com ela um forno e fogão a lenha, assim os momentos em família ficam mais completos e saborosos.
2. Modelos de churrasqueira de concreto
As churrasqueiras de concreto ou alvenaria são construídas sob medida, de modo muito similar aos modelos de tijolinho. A diferença entre elas está no material e no acabamento. As churrasqueiras de concreto tem ganhado espaço principalmente nas varandas gourmets de apartamentos, por serem adaptáveis ao espaço e proporcionarem uma ampla variedade de revestimentos, indo desde os tradicionais tijolos à vista, quanto a madeira e o porcelanato.
3. Modelos de churrasqueira pré-montada
A churrasqueira pré-montada, como o próprio nome sugere, já vem pronta, sendo necessária apenas a instalação dela no local. Esse tipo de churrasqueira é construída com concreto refratário que mantem a resistência mesmo com o calor interno.
A vantagem desse tipo de churrasqueira é que ela dispensa mão de obra especializada, já que vem pronta para instalação e é mais barata do que o modelo de tijolinhos. Outro aspecto positivo das churrasqueiras pré-montadas é que elas permitem um novo revestimento, assim você pode revestir a churrasqueira com tijolinhos, por exemplo, e ganhar aquele visual rústico que todo mundo gosta.
Contudo, ela é limitada no tamanho. Ou seja, a sua área deve comportar exatamente o tamanho da churrasqueira, pois não é possível fazer um projeto sob medida com ela.
4. Modelos de churrasqueira portátil
A churrasqueira portátil é a solução para quem deseja fazer churrasco em casa, mas não tem espaço suficiente para construir uma churrasqueira. Esse modelo é compacto e pode ser usado em cima da pia, de um balcão ou até mesmo diretamente no chão. As churrasqueiras portáteis também são mais baratas quando comparadas aos demais tipos.
Caso opte por um modelo portátil, saiba que ainda é possível escolher o acendimento, já que elas são fabricadas com acendimento a carvão, a gás ou elétrica.
5. Modelos de churrasqueira de ferro
As churrasqueiras de ferro não são tão utilizadas como as anteriores, mas podem ser uma opção interessante para quem deseja um modelo diferenciado em casa.
Os principais modelos de churrasqueira de ferro são os portáteis, de parede e a bafo, similar aquelas que geralmente vemos nos filmes norte-americanos. Você ainda pode optar pelo tipo de acendimento da churrasqueira de ferro: carvão, gás ou elétrico.
6. Churrasqueira elétrica
As churrasqueiras elétricas também existem, mas não é todo mundo que gosta, especialmente porque ela não garante aquele sabor defumado à carne, característica principal das churrasqueiras a carvão.
Mas a maior vantagem desse tipo de churrasqueira é que elas estão disponíveis nos mais variados tamanhos e formatos, desde os modelos portáteis até as de parede, chão e fixas em bancadas, por exemplo.
7. Churrasqueira a gás
A churrasqueira a gás é muito semelhante a um fogão convencional onde o acionamento é feito por uma válvula ligada diretamente ao botijão. O acendimento é o mais rápido de todos e a chama pode ser controlada facilmente, por isso mesmo é considerada também o modelo mais seguro de todos.
Existem modelos de churrasqueira a gás de embutir ou portátil em diferentes tamanhos.
Uma grande vantagem desse modelo é a facilidade de limpeza e manutenção, contudo, há uma desvantagem. O gosto da carne não fica defumado, assim como acontece com a churrasqueira elétrica.
8. Churrasqueira a bafo
A churrasqueira a bafo possui um modo peculiar de assar a carne que confere a ela um sabor diferenciado. Esse modelo de churrasqueira possui uma tampa que ao ser fechada cria uma espécie de estufa de calor e fumaça, abafando a carne e assando-a por completo, mas também existe a opção de usar a churrasqueira de modo tradicional, para isso é só deixar a tampa aberta.
As churrasqueiras a bafo geralmente são feitas de ferro e por serem compactas não são indicadas para quem costuma realizar grandes eventos.
9. Churrasqueira de vidro
As churrasqueiras de vidro não são totalmente construídas com vidro, apenas as laterais levam o material, enquanto a base e a coifa são geralmente feitas com metal ou alvenaria. O lado interessante desse tipo de churrasqueira é que ela permite uma visão panorâmica do churrasco. No entanto, no que diz respeito ao preparo e cocção da carne o processo é o mesmo de uma churrasqueira tradicional de alvenaria, não muda nada, apenas o visual.
Se pelo aspecto funcional você já conseguiu determinar o melhor tipo de churrasqueira, talvez ainda falte decidir pelo lado estético de cada uma delas. Por isso, trouxemos uma seleção de fotos de churrasqueiras de diferentes tipos – alvenaria, tijolinhos, ferro, vidro – para você se inspirar e decidir definitivamente qual delas vai integrar o time do seu churrasco para o próximo final de semana. Vem conferir:
65 modelos incríveis de churrasqueiras para você se inspirar
01. A churrasqueira de alvenaria passa discretamente nessa área externa revestida com ripas em pátina.

02. Pequena, mas cumprindo seu papel com maestria sobre a bancada da varanda.

03. Sobre a churrasqueira, a coifa ajuda a reduzir a fumaça.

04. Nessa grande área externa, a churrasqueira foi feita sob medida para atender a demanda dos moradores.

05. Mas para quem precisa ou prefere algo menor pode se inspirar com essa churrasqueira aqui.

06. Um modelo de churrasqueira a bafo para deixar o churrasco de domingo mais estiloso.

07. Aqui, a churrasqueira de tijolinhos foi pintada de branca o que ajudou a destacar a madeira usada na área externa.

08. E o que acha de um modelo de churrasqueira de pedra?

09. Entre o rústico e o moderno: essa área externa combina madeira e aço inox com harmonia; entre os dois materiais aparece a churrasqueira a gás.

10. Essa é para se apaixonar! O revestimento de madeira combinado com a cor preta deixou a churrasqueira incrivelmente bonita.

11. Churrasqueira de tijolinhos brancos para combinar com a proposta suave da decor externa.

12. Churrasqueira de vidro: clean, elegante e funcional.

13. Até para os menores espaços sempre vai existir uma churrasqueira que se encaixe perfeitamente.

14. Que charme essa churrasqueira a bafo apoiada no carrinho azul.

15. Que tal agora uma versão mais moderna de churrasqueira?

16. Estilo e elegância é a palavra que define essa churrasqueira, ou você achou que esse item da casa ficaria despercebido na decoração?

17. Para os tradicionais, um modelo clássico de churrasqueira de alvenaria para se inspirar.

18. Churrasqueira de alvenaria revestida com tijolinhos, viu como é fácil mudar a cara da sua churrasqueira?

19. Churrasqueira moderna para a varanda gourmet.

20. A área externa retrô apostou no uso de uma churrasqueira de tijolinhos brancos.

21. Com madeira e inox é possível combinar materiais e criar uma churrasqueira com a cara da sua casa.

22. A parede de cimento queimado emoldura essa churrasqueira.

23. Já aqui é a churrasqueira de vidro que se destaca.

24. A churrasqueira não é um mero detalhe na área externa da casa, ela é parte importante do projeto de decoração, por isso pense nela com carinho.

25. Pequena e de madeira, não é uma graça essa churrasqueira de apartamento?

26. Planeje a churrasqueira junto com os armários da área externa.

27. Para quem gosta de ideias criativas vai se apaixonar por essa churrasqueira embutida no gambião de pedras.

28. A escolhida aqui foi a churrasqueira elétrica.

29. Sob a luz do sol, a churrasqueira de chão acompanha o visual moderno da casa.

30. E por falar em moderno, dá uma olhada nessa churrasqueira aqui!

31. Para as varandas de apartamento, a opção preferida são as churrasqueiras de alvenaria revestidas.

32. Tambor churrasqueira.

33. Cadê a churrasqueira? Discreta, ela repousa sobre a bancada como se fosse um cooktop.

34. Tem espaço aí? Então considere a possibilidade de uma churrasqueira de tijolos, um dos melhores modelos do mercado.

35. Lembre-se de garantir um bom sistema de exaustão para que a fumaça não invada o ambiente.

36. Para a grande área rústica, dois modelos diferentes de churrasqueiras.

37. Tijolinhos descascados para aumentar o charme rústico da churrasqueira.

38. Churrasqueira dentro de casa é possível? Com um bom sistema de exaustão é sim.

39. A varanda preta e branca apostou na churrasqueira de vidro para ficar ainda mais sóbria e elegante.

40. Revestimento preto para a churrasqueira, gostou?

41. Aqui, a churrasqueira de vidro permite que os azulejos se destaquem.

42. Para essa área externa charmosa e acolhedora a opção foi por uma churrasqueiro a bafo.

43. Para entrar no mesmo clima e estilo da casa, uma churrasqueira de ferro.

44. Como não se apaixonar por um projeto desses? A área de churrasco dos sonhos de muita gente por aí.

45. Churrasco a qualquer hora e em qualquer lugar!

46. Churrasqueira portátil, leve e sempre à mão para os momentos de lazer.

47. Bora reaproveitar um tambor para fazer churrasqueira?

48. Mas se é sofisticação que você procura, a churrasqueira de vidro é sempre a melhor pedida.

49. Churrasqueira de vidro com grelha branca: o destaque da varanda.

50. Que tal um modelinho assim de churrasqueira para levar na praia?

51. O mesmo revestimento da churrasqueira foi usado para as paredes dessa área externa.

52. Quer uma churrasqueira moderna? Aposte nas de inox então.

53. A bancada da pia acompanha o mesmo material da churrasqueira: o inox.

54. Sobre a bancada de concreto aparente e emoldurada pelo verde das plantas, se destaca a estrela do churrasco.

55. Um lugar pra lá de especial da casa para acomodar a churrasqueira.

56. Para curtir a vista panorâmica do mar, um churrasco assado no bafo.

57. O cantinho todo acolhedor e confortável dessa casa conta com uma churrasqueira a bafo.

58. Fixa na bancada ou portátil? Qual modelo você gostou mais até agora?

59. O carrinho permite levar a churrasqueira com facilidade para qualquer lugar.

60. Seja pelo design ou pelo que está sendo assado, essa churrasqueira aqui ganha toda a atenção.

61. Varanda retrô com churrasqueira de vidro? Porque não?

62. Churrasqueira com fogão: muita funcionalidade para um único equipamento.

63. Uma área de churrasco para ser curtida de dia ou de noite.

64. Churrasqueira ideal para apartamentos.

65. Cozinha gourmet equipada com churrasqueira de vidro.









