Bancada de banheiro: 50 projetos, dicas e fotos para se inspirar agora

Cada ambiente da casa possui aquela peça coringa que sempre se destaca, como se todo o ambiente girasse em torno dela. No quarto essa peça é a cama, na sala é o sofá, na sala de jantar é a mesa. Mas e no banheiro, você sabe qual é esse elemento de destaque? Pois a gente te conta: é a bancada.

A bancada do banheiro é onde tudo acontece! Nela, você faz a higiene pessoal de todo dia, se maquia, arruma o cabelo, entre outras coisas. A bancada também é o espaço perfeito para armazenar itens de beleza e higiene, como cremes, pomadas, loções, entre outros.

Viu só como ela é importante? Por isso mesmo você precisa escolher um modelo de bancada que seja compatível com o seu estilo de vida e com o seu banheiro. Vem conferir as dicas que trouxemos nesse post e descubra hoje mesmo qual o melhor tipo de bancada para o seu banheiro.

Dicas para acertar na escolha da bancada de banheiro

Tamanho e profundidade

A bancada do banheiro precisa ser proporcional ao tamanho do espaço. Por isso, comece tirando as medidas do banheiro.

A bancada pode ser centralizada ou ocupar toda a extensão da parede, especialmente no caso de banheiros maiores.

A profundidade da bancada também é importante. Ela não pode ser muito estreita, senão perde funcionalidade. Mas também não deve ser muito profunda para não tomar um espaço maior do que o necessário.

O tipo de cuba e torneira que você pretende usar também interferem no tamanho da bancada. De modo geral, as torneiras de parede exigem menos espaço e, consequentemente, a bancada pode ser menor. Já uma torneira de mesa precisa de mais espaço, já que vai dividir espaço com a cuba.

Altura da bancada

A altura da bancada irá garantir o conforto na utilização da pia. Por padrão, essa altura deve ser de 85 a 90 cm, contados do chão até a borda da pia. Já no caso de cubas sobrepostas, a bancada deve ficar ligeiramente mais baixa para que a altura final da cuba coincida com essa medida de 85 a 90 cm.

Estilo do banheiro

O estilo do banheiro também é importante na hora de definir o modelo da bancada.

Se você prefere um banheiro moderno, invista em bancadas de cores neutras e acabamentos lisos, uniformes e retos.

Já para um banheiro com toque rústico, o ideal é apostar em bancadas de madeira. Os banheiros clássicos, por sua vez, combinam melhor com bancadas de material nobre, como o mármore, por exemplo.

Analise ainda em qual parede será instalada a bancada, já que essa será a área de maior destaque do banheiro. Além da bancada, nessa parede também é comum a instalação de revestimentos diferenciados e de iluminação direta.

Portanto, a parede precisa estar preparada para receber todos esses elementos a fim de criar um conjunto harmonioso e funcional para o banheiro.

Orçamento disponível

Por fim, mas não menos importante, você precisa saber quanto pode e está disposto a pagar pela sua bancada. Existem modelos que podem custar uma pequena fortuna, enquanto outros são econômicos e podem até serem feitos por você mesmo.

E caso você goste de um tipo de material, mas o orçamento não permite, uma solução é buscar por materiais alternativos. Um bom exemplo é o porcelanato. O material imita muito bem mármore e madeira, mas com a vantagem de ser mais barato e exigir menos manutenção.

Materiais para bancadas de banheiro

Bancada de granito para banheiro

O granito é um dos materiais preferidos para bancada de banheiro. Ele é resistente, durável, impermeável, fácil de limpar e praticamente não exige manutenção. Pode ser usado com pias embutidas ou sobrepostas com torneiras de mesa ou de parede.

Geralmente, nesse caso, apenas o tampo e as laterais são feitos com a pedra. O restante da bancada ganha acabamento em madeira ou MDF.

A grande oferta de granito no mercado também é uma vantagem, já que acaba tornando o material mais acessível financeiramente, especialmente os granitos cinzas. No entanto, é possível planejar uma bancada de granito preto ou branco com bom custo beneficio. Para isso, a dica é pesquisar (bastante).

Bancada de mármore para banheiro

As bancadas de mármore possuem um diferencial significativo em relação aos modelos em granito. Isso porque os veios do mármore transformam o projeto em algo mais sofisticado e elegante. Ou seja, você fica com aquele banheiro de gente rica.

O mármore não é tão resistente quanto o granito, mas para o uso em bancadas de banheiro ele consegue cumprir muito bem seu papel.

Mas, caso seja essa sua opção, prepare o bolso, já que o mármore possui um valor de mercado até três vezes superior ao do granito.

Bancada de vidro para banheiro

A bancada de vidro é moderna, clean e elegante. Ela confere amplitude para o ambiente e, por isso, é muito recomendada para banheiros pequenos.

A bancada de vidro pode ser usada com cubas sobrepostas ou de embutir com torneiras de parede ou de mesa.

Mas, apesar de muito bonita, a bancada de vidro vai exigir sua atenção no quesito limpeza, já que qualquer gota de água para fora da cuba provoca manchas na superfície da bancada.

Bancada de porcelanato para banheiro

Uma novidade no mercado é a bancada de porcelanato. Isso mesmo! Aquela mesma cerâmica usada no piso também pode ser utilizada no revestimento de bancadas com a vantagem de agregar a mesma resistencia e durabilidade.

Nesse caso, a bancada geralmente é construída em concreto e finalizada com as peças de porcelanato. No entanto, para isso é muito importante contar com mão de obra especializada, capaz de fazer a instalação das peças corretamente.

Bancada de pedra sintética para banheiro

Nanoglass, Marmoglass, Silestone e Corian são algumas das novas tecnologias aplicadas na fabricação de bancadas.

Conhecidas também como pedras sintéticas, esses materiais são geralmente fabricados em vidro e cristais de quartzo, garantido uma excelente resistência para as bancadas

A vantagem das pedras artificiais é a grande variedade de cores e texturas disponíveis. Somente com elas é possível, por exemplo, ter uma bancada laranja no banheiro.

E toda essa versatilidade se traduz no custo da pedra. Já que essa é uma das opções de material para bancada mais cara que existe.

Bancada de madeira para banheiro

A madeira é um clássico! Atemporal, resistente e durável, a bancada de madeira é capaz de atender qualquer estilo e necessidade.

Você pode optar por um modelo mais rústico, como é o caso da madeira de demolição ou ate mesmo pallets, ou, ainda, projetar uma bancada de madeira nobre com acabamento impecável.

Bancada de concreto para banheiro

O concreto é um dos materiais mais cobiçados do momento, especialmente para quem deseja levar para casa o estilo moderno e industrial.

Esse tipo de bancada tem a vantagem de custar pouco e apresentar boa durabilidade. No entanto, ela precisa ser bem feita para ficar bonita e funcional.

Como organizar bancada de banheiro

Confira a seguir as dicas que separamos para você aprender como organizar a bancada do banheiro:

  • Bandejas são práticas e ajudam a deixar os produtos cotidianos sempre à mão. Escolha uma de tamanho adequado para sua bancada;
  • A toalha de mão pode ser colocada sobre a bancada com a ajuda de um toalheiro. É prático e complementa a decoração.
  • Coloque um aromatizador de ambientes sobre a bancada. Além de bonito e decorativo, ele ainda garante um banheiro perfumado.
  • Prefira utilizar um dispenser para sabonete liquido. É mais prático, higiênico e mantem a bancada limpa.
  • A parte debaixo da bancada, independente de ser um armário ou nichos com prateleiras, também deve ser organizada de modo prático. Utilize para isso ganchos, caixas e cestos para acomodar toalhas, papel higiênico, sabonetes, entre outros itens importantes.

Que tal agora conferir 50 projetos de bancada de banheiro? Inspire-se

01. Bancada de banheiro com gavetas e espaço para penteadeira.

Bancada de banheiro com gavetas e espaço para penteadeira

02. Bancada de mármore para banheiro com gabinete embutido.

Bancada de mármore para banheiro com gabinete embutido

03. Já aqui, a bancada de granito foi suspensa e iluminada.

Já aqui, a bancada de granito foi suspensa e iluminada

04. Bancada de banheiro organizada com itens do dia a dia.

Bancada de banheiro organizada com itens do dia a dia

05. Bancada de banheiro grande alcançando a banheira.

Bancada de banheiro grande alcançando a banheira

06. Bancada para banheiro pequeno com espaço para cestos.

Bancada para banheiro pequeno com espaço para cestos

07. Bancada e armário integrados em um projeto original.

Bancada e armário integrados em um projeto original

08. Fundo de granilite para destacar a bancada verde de cuba rosa.

Fundo de granilite para destacar a bancada verde de cuba rosa

09. Clean e elegante.

Clean e elegante

10. Bancada de mármore minimalista e moderna.

Bancada de mármore minimalista e moderna

11. Bancada de banheiro suspensa com gavetas: design moderno e funcional.

Bancada de banheiro suspensa com gavetas: design moderno e funcional

12. Bancada de pedra sintética para o banheiro moderno.

Bancada de pedra sintética para o banheiro moderno

13. Já aqui, a bancada de mármore foi combinada com o armário de MDF.

Já aqui, a bancada de mármore foi combinada com o armário de MDF

14. E para completar a bancada com estilo uma cuba de madeira.

E para completar a bancada com estilo uma cuba de madeira

15. Bancada de metalon com tampo de pedra sintética.

Bancada de metalon com tampo de pedra sintética

16. Bancada combinando com a porta do box.

Bancada combinando com a porta do box

17. Bancada de madeira para banheiro: elegância atemporal.

Bancada de madeira para banheiro: elegância atemporal

18. Bancada de mármore com armário de madeira ripada.

Bancada de mármore com armário de madeira ripada

19. Um vão proposital entre a bancada suspensa e o armário.

Um vão proposital entre a bancada suspensa e o armário

20. Bancada de granito com armários de madeira rústica.

Bancada de granito com armários de madeira rústica

21. Bancada de mármore complementada pelo painel de madeira com plantas.

Bancada de mármore complementada pelo painel de madeira com plantas

22. Cores claras para uma bancada sofisticada

Cores claras para uma bancada sofisticada

23. Bancada simples para o banheiro pequeno

Bancada simples para o banheiro pequeno

24. Espelhos e luzes indiretas para ampliar a área da bancada

25. Banheiro moderno com uma bancada simples e despretensiosa de madeira

Banheiro moderno com uma bancada simples e despretensiosa de madeira

26. O cinza foi a cor escolhida para a bancada do banheiro grande.

O cinza foi a cor escolhida para a bancada do banheiro grande

27. Que tal uma bancada amarela?

28. Bancada de mármore com cuba dupla, perfeita para um banheiro de casal

29. Bancada de porcelanato: opção econômica e muito bonita

30. Bancada de madeira combinando com o painel da parede

31. Aqui, o cimento queimado está em tudo: na bancada, no piso e nas paredes

32. Aromatizador de ambientes para ajudar na decoração da bancada do banheiro.

Aromatizador de ambientes para ajudar na decoração da bancada do banheiro

33. Velas e flores também são bem vindas na decoração da bancada.

Velas e flores também são bem vindas na decoração da bancada

34. Preto para trazer aquele toque de sofisticação que faltava no banheiro.

Preto para trazer aquele toque de sofisticação que faltava no banheiro

35. Bancada em duas cores.

Bancada em duas cores

36. Um pouco de design para chamar a atenção.

Um pouco de design para chamar a atenção

37. Bancada de quina para quem tem pouco espaço.

Bancada de quina para quem tem pouco espaço

38. Já pensou em revestir a bancada do banheiro com azulejos?

Já pensou em revestir a bancada do banheiro com azulejos?

39. Rosa e dourado para completar a bancada de mármore.

Rosa e dourado para completar a bancada de mármore

40. Prática, funcional e bonita!

Prática, funcional e bonita!

41. Bancada pequena para um banheiro pequeno.

Bancada pequena para um banheiro pequeno

42. Já essa outra tem até espaço para uma plantinha.

Já essa outra tem até espaço para uma plantinha

44. Bancada dupla de granito no banheiro moderno.

Bancada dupla de granito no banheiro moderno

43. Minimalista

Minimalista

45. Madeira e metalon para uma bancada de banheiro em estilo DIY

Madeira e metalon para uma bancada de banheiro em estilo DIY

46. Bancada simples e pequena, mas que combina em tudo com o banheiro.

Bancada simples e pequena, mas que combina em tudo com o banheiro

47. Rusticamente original.

Rusticamente original

48. Delicada, essa bancada de mármore exibe cubas cor de rosa.

Delicada, essa bancada de mármore exibe cubas cor de rosa

49. Bancada e prateleiras se combinam por aqui.

Bancada e prateleiras se combinam por aqui

50. Bancada branca, armário preto.

Bancada branca, armário preto