Banheiro decorado: tipos, dicas e fotos incríveis para se inspirar

Até algum tempo atrás, o banheiro era visto como o patinho feio da casa, sendo limitado apenas a sua função prática, sem nenhum tipo de apelo estético. 

Mas os tempos mudaram e hoje, com a facilidade de acesso aos projetos de interiores, os banheiros decorados passaram a ser o novo sonho de consumo do universo decorativo. 

E se você também deseja ver o seu patinho feio virar cisne, embarque nesse post com a gente porque vamos te dar muitas ideias, dicas e inspirações. Vem ver!

Tipos de banheiros decorados

Banheiro decorado pequeno

Os banheiros pequenos são a realidade da maioria das casas e apartamentos de hoje em dia, mas ainda bem que tamanho não é documento. Isso porque você pode transformar completamente o seu banheiro mesmo que ele tenha pouquíssimos metros quadrados. 

O grande truque para decorar um banheiro pequeno é promover a sensação de amplitude. E de que forma você pode fazer isso? Apostando em cores claras e neutras, como o branco, o cinza e a paleta dos Off White. Os espelhos também são grandes aliados dos banheiros pequenos, uma vez que eles aumentam a sensação de profundidade e espaço.

Valorize as janelas, quanto maiores, melhor, assim a luz natural também consegue entrar com mais facilidade. 

Invista no “menos é mais”, ou seja, elimine os excessos da decoração e priorize um ambiente sempre muito bem organizado. 

Banheiro decorado simples

Acredite: o seu banheiro pode ser muito bem decorado e simples ao mesmo tempo. A mágica acontece no momento em que você entende suas necessidades e encontra alternativas financeiras viáveis para atendê-las.

Um bom exemplo é, por exemplo, pintar os revestimentos ao invés de trocá-los. Ou, ainda, usar um deck de madeira na área do box no lugar de trocar o piso.

A cortininha pode ser usada na área do banho, substituindo o box de vidro. E não se engane achando que esse é um recurso ultrapassado. A cortininha se reinventou e hoje em dia é possível encontrar modelos lindos, modernos e super originais.

Banheiro decorado moderno

O banheiro decorado moderno é o sonho da grande maioria das pessoas. E você não precisa gastar uma fortuna para isso, só precisa entender o conceito. 

O termo moderno faz referência a tudo aquilo que é funcional, ou seja, está lá para cumprir com uma função. Mas não é só isso, ambientes modernos valorizam linhas retas, de design clean e sofisticado, além de uma paleta de cores neutras.

Dentro do estilo moderno, você pode optar por um banheiro moderno ao estilo industrial, escandinavo e boho, por exemplo.

No primeiro exemplo, o cimento queimado, a madeira e as tubulações aparentes são muito utilizados, assim como os tijolinhos aparentes e uma paleta de cores que passeia entre os tons de branco, cinza e preto.

Já para um banheiro escandinavo, a dica é valorizar a iluminação natural e optar por móveis com acabamento de madeira em tom claro. O branco também é muito utilizado, já que ele reforça a atmosfera clean e iluminada.  Essas características também estão muito presentes nos banheiros modernos em estilo minimalista.

Mas se você curte um banheiro com carinha de spa, então invista no estilo boho. Para isso, abuse do uso de plantas e elementos naturais, como madeira, bambu e tecidos de algodão cru.

Banheiro decorado planejado

O banheiro decorado planejado pode ter todas as características citadas acima, a diferença é que ele é feito sob medida. 

Isso significa que móveis e acessórios são fabricados para atender as dimensões exatas do ambiente, valorizando e otimizando o espaço.

Apesar do custo maior, o investimento compensa a longo prazo.

Dicas para decoração de banheiros

Papel de parede

Um jeito simples e prático de decorar o banheiro é apostando no papel de parede. 

Mas vai molhar?! Calma.

Essa solução é indicada para os banheiros do tipo lavabo, onde não há incidência direta de vapor e umidade. 

No entanto, você ainda pode optar por um papel de parede impermeabilizado ou adesivos que esteticamente conferem o mesmo resultado.

Essa dica é muito bem vinda para quem deseja reformar o banheiro gastando pouco ou ainda quando a moradia é alugada.

Pastilhas e revestimentos

Hoje em dia existem centenas de milhares de tipos diferentes de revestimentos para o banheiro. As pastilhas, por exemplo, continuam com força total e recentemente ganharam novas releituras, como o formato hexagonal e os modelos em vidro.

Já quando o assunto é revestimento cerâmico, uma boa dica é apostar nos azulejos de metrô, um dos queridinhos do momento. Os revestimentos do tipo ladrilho hidráulico também são uma ótima opção, especialmente se a intenção é criar um ambiente com toque retrô.

Há ainda a opção de usar granilite, outra opção super em alta no momento. Mas se você prefere os clássicos, aposte no porcelanato. Para garantir um toque mais moderno ao projeto, a dica é usar o revestimento em versões que simulem texturas naturais, como madeira, pedra e cimento queimado.

Lembrando que hoje em dia não é mais usual revestir o banheiro inteiro com cerâmica. Você pode optar por usar o revestimento apenas nas áreas úmidas, como no interior do box ou na parede da pia.

Tinta para azulejo

Ainda falando em revestimentos, só que dessa vez para te oferecer uma opção econômica, simples e moderna: a tinta epóxi.

Essa tinta tem feito muito sucesso nos projetos atuais e o motivo é simples: ela renova o banheiro sem grandes esforços ou investimento. Basta escolher a cor desejada e pintar as peças. 

Nichos e prateleiras

Na hora de organizar o banheiro conte com a ajuda de nichos e prateleiras. Eles deixam tudo no lugar, facilitam o dia a dia e ainda garantem aquele toque ultra especial na decoração. 

Sobre eles você pode colocar itens de beleza e higiene, além de aromatizadores de ambientes, velas perfumadas e um vasinho de planta.

Cestos e caixas

Os cestos e as caixas organizadoras também estão com tudo na decoração dos banheiros. 

Esses acessórios mantem o seu banheiro em ordem, além de garantir um reforço no projeto de decoração.

Plantas

Quem é apaixonado por plantas vai querer verdinhas até dentro do banheiro. Até aí tudo bem. O que você precisa levar em consideração e se o ambiente possui a capacidade de luz e ventilação que a planta precisa. 

Um banheiro bem iluminado é o reduto perfeito para várias espécies, especialmente aquelas que apreciam o clima tropical, como samambaias, jiboias e bromélias. Isso porque o vapor liberado pelo chuveiro confere a umidade que essas plantas apreciam.

Madeira

Um banheiro decorado fica mais charmoso e aconchegante com elementos em madeira. Pode ser o móvel da pia, pode ser um painel ripado ou até mesmo pequenos objetos decorativos. Apenas experimente levar o toque rústico e natural da madeira para o seu banheiro e veja a diferença.

Tapete, toalhas e cortininhas

Todo banheiro precisa ser confortável. E para isso nada melhor do que tapetes e toalhas macias e perfumadas. Portanto, não descuide desse elemento na decoração do ambiente. 

As cortininhas de box também cumprem uma função importante na climatização do espaço. 

Enfeites

Por fim, mas não menos importante, estão os enfeites para banheiro. Aqueles mimos que deixam tudo mais interessante. 

Pode ser o que você quiser, desde que combine com o seu estilo e traga boas sensações. Aqui entram plantas, quadros, pequenas esculturas, um banco com design e o que mais for interessante para o seu banheiro.

Veja agora mais 50 ideias de banheiro decorado:

01. Banheiro decorado moderno. A graça aqui mora no piso e na pintura diferenciada das paredes.

Banheiro decorado moderno. A graça aqui mora no piso e na pintura diferenciada das paredes

02. Banheiro decorado com um toque bem masculino.

Banheiro decorado com um toque bem masculino

03. Banheiro decorado simples e em tons neutros.

Banheiro decorado simples e em tons neutros

04. Banheiro decorado com plantas precisa de luz.

Banheiro decorado com plantas precisa de luz

05. Banheiro decorado planejado. Repare que o armário se encaixa perfeitamente na parede do vaso sanitário.

Banheiro decorado planejado. Repare que o armário se encaixa perfeitamente na parede do vaso sanitário

06. Banheiro decorado moderno com box de vidro e parede vermelha.

07. Banheiro decorado com prateleiras. Sobre elas alguns enfeites e itens do dia a dia.

Banheiro decorado com prateleiras. Sobre elas alguns enfeites e itens do dia a dia

08. Banheiro decorado com piso porcelanato marmorizado.

Banheiro decorado com piso porcelanato marmorizado

09. Toque de feminilidade para o banheiro decorado em tons de rosa e dourado.

Toque de feminilidade para o banheiro decorado em tons de rosa e dourado

10. Granilite: o revestimento do momento.

Granilite: o revestimento do momento

11. Espelhos e iluminação sob medida para valorizar o banheiro decorado.

Espelhos e iluminação sob medida para valorizar o banheiro decorado

12. Aplique um revestimento diferenciado no box e garanta um banheiro cheio de estilo.

Aplique um revestimento diferenciado no box e garanta um banheiro cheio de estilo

13. Tons sóbrios e neutros marcam a decoração desse banheiro.

Tons sóbrios e neutros marcam a decoração desse banheiro

14. Banheiro decorado pequeno e moderno.

Banheiro decorado pequeno e moderno

15. O destaque aqui vai para a paleta de cores divertida e colorida.

O destaque aqui vai para a paleta de cores divertida e colorida

16. E para dar aquele toque de luxuosidade invista na composição entre vermelho queimado e dourado.

E para dar aquele toque de luxuosidade invista na composição entre vermelho queimado e dourado

17. Um banheiro ao ar livre, já pensou?

Um banheiro ao ar livre, já pensou?

18. Banheiro decorado moderno tem cores neutras e superfícies levemente brilhantes.

Banheiro decorado moderno tem cores neutras e superfícies levemente brilhantes

19. O teto transparente traz a luz que as plantas do banheiro precisam.

O teto transparente traz a luz que as plantas do banheiro precisam

20. Aquele revestimento que faz toda diferença…

Aquele revestimento que faz toda diferença...

21. Branco, cinza e rosa.

Branco, cinza e rosa

22. Granilite, mármore e madeira: uma composição cheia de ousadia.

Granilite, mármore e madeira: uma composição cheia de ousadia

23. A sobriedade e elegância do cinza.

A sobriedade e elegância do cinza

24. Plantas dentro do box: por que não?

Plantas dentro do box: por que não?

25. Um banheiro decorado que é puro luxo!

Um banheiro decorado que é puro luxo!

26. Banheiro decorado com papel de parede e nichos.

Banheiro decorado com papel de parede e nichos

27. Feito pra brilhar!

Feito pra brilhar!

28. Banheiro decorado com cara de SPA.

Banheiro decorado com cara de SPA

29. Rusticidade moderna….

Rusticidade moderna...

30. Já quem prefere algo futurista, esse banheiro decorado é uma inspiração.

Já quem prefere algo futurista, esse banheiro decorado é uma inspiração

31. Banheiro decorado em preto e branco com um toque de verde pra descontrair.

32. Um pouco de arte para o banheiro despojado.

Um pouco de arte para o banheiro despojado

33. Papel de parede é solução simples e barata de decoração para o banheiro.

Papel de parede é solução simples e barata de decoração para o banheiro

34. Banheiro branco com apenas alguns detalhes em cor.

Banheiro branco com apenas alguns detalhes em cor

35. Mas se a intenção é deixar tudo branquinho, faça assim.

Mas se a intenção é deixar tudo branquinho, faça assim

36. A chiqueza do mármore!

A chiqueza do mármore!

37. Cinza e iluminado.

Cinza e iluminado

38. O destaque aqui está no contraste de cores entre os revestimentos.

O destaque aqui está no contraste de cores entre os revestimentos

39. Para o banheiro rosa ficar mais moderninho adicione detalhes em preto.

Para o banheiro rosa ficar mais moderninho adicione detalhes em preto

40. Banheiro decorado de luxo, gostou?

Banheiro decorado de luxo, gostou?

41. Já pensou em pintar os acessórios metálicos do banheiro?

Já pensou em pintar os acessórios metálicos do banheiro?

42. Os cestos de palha garantem um clima rústico e acolhedor para o banheiro.

Os cestos de palha garantem um clima rústico e acolhedor para o banheiro

43. O charme desse banheiro decorado está no aço escovado.

O charme desse banheiro decorado está no aço escovado

44. Pedras naturais para a parede do chuveiro e bloquinhos de vidro para o box.

Pedras naturais para a parede do chuveiro e bloquinhos de vidro para o box

45. Granilite e azulejos para um banheiro decorado retrô.

Granilite e azulejos para um banheiro decorado retrô

46. Banheiro decorado em preto e branco: o clássico dos clássicos.

Banheiro decorado em preto e branco: o clássico dos clássicos

47. Banheiro decorado moderno: menos é mais.

Banheiro decorado moderno: menos é mais.

48. Cores suaves para o banheiro de inspiração retrô.

Cores suaves para o banheiro de inspiração retrô

49. Sempre dá para inovar, até no uso das pastilhas.

Sempre dá para inovar, até no uso das pastilhas

50. Preto: a cor da sofisticação.

Preto: a cor da sofisticação

51. Banheiro decorado pequeno e simples: tudo o que você precisa com graça e beleza.

Banheiro decorado pequeno e simples: tudo o que você precisa com graça e beleza

52. Um pouco de amarelo para quebrar a sobriedade.

Um pouco de amarelo para quebrar a sobriedade

53. Já os tons terrosos trazem calor e aconchego para o banheiro.

Já os tons terrosos trazem calor e aconchego para o banheiro

54. Azulejos de metrô e plantas: duas tendências na decoração de banheiros.

Azulejos de metrô e plantas: duas tendências na decoração de banheiros

55. Olha a cortininha de box aí! Toda repaginada e pra lá de moderna.

Olha a cortininha de box aí! Toda repaginada e pra lá de moderna

56. Que tal um letreiro de LED?

Que tal um letreiro de LED?

57. Deck de madeira para o banheiro com jeito de SPA.

Deck de madeira para o banheiro com jeito de SPA

58. Banheiro decorado com cores neutras.

Banheiro decorado com cores neutras

59. Um banheiro futebolístico! Escolha o seu tema e seja feliz.

Um banheiro futebolístico! Escolha o seu tema e seja feliz

60. O granilite traz delicadeza para o banheiro decorado.