Banheiros decorados: 60 ideias e dicas para decorar o seu

Pode parecer simples, mas um banheiro decorado pode exigir muito mais do que você imagina. Isso porque apesar do espaço ser geralmente pequeno, o que em tese deveria baratear e facilitar a decoração, os banheiros possuem uma particularidade que nenhum outro ambiente da casa possui: eles são úmidos e, na grande maioria das vezes, pouco iluminados e arejados.

Essa característica natural dos banheiros exige uma atenção diferenciada na hora do planejamento do espaço e na escolha dos materiais e objetos que farão parte do projeto. Quer saber mais? Então acompanhe as dicas que selecionamos abaixo, elas vão ajudar você a ter um banheiro decorado dos sonhos:

Dicas para decoração do banheiro

Funcionalidade: o banheiro é um ambiente que precisa ser prático e funcional, por isso, muitos adereços e objetos podem atrapalhar mais do que ajudar, especialmente se o banheiro decorado for pequeno. Por isso, a primeira dica é avaliar o uso que será feito do espaço, isso inclui determinar quantas pessoas utilizam o banheiro, se tem crianças e idosos, se o banheiro é usado para fazer maquiagem, entre outras coisas.

Estilo do banheiro: ter em mente o estilo que se deseja criar no banheiro é muito importante também. Ele vai direcionar as suas decisões em relação a tudo que será colocado no ambiente, desde os revestimentos até o porta toalhas. Uma boa pedida é apostar em um banheiro decorado moderno. Esse estilo une funcionalidade a uma estética clean que tem tudo a ver com banheiros. Mas você também pode se inspirar em outros estilos, como o dos banheiros decorados rústicos que são muito charmosos e garantem um ambiente acolhedor e confortável.

Paleta de cores: depois de definir a função e o estilo do seu banheiro, pense em uma paleta de cores para ele. Geralmente usa-se de três a quatro cores para se compor um banheiro, sendo que pelo menos duas delas estão na base da decoração e as demais presentes em detalhes e acessórios. Uma boa dica é apostar na paleta de tons neutros que inclui o branco, o preto, além dos tons naturais de madeira, o resultado é um banheiro decorado moderno, clean e muito agradável visualmente. É importante ressaltar que o uso da cor branca é especialmente recomendada para banheiros pequenos, uma vez que ela ajuda a propagar a luz no espaço, deixando aquela sensação de amplitude maravilhosa.

Revestimentos: os revestimentos são parte fundamental de um projeto bem elaborado de banheiro. Eles são fundamentais para garantir que a umidade não se propague por outros ambientes da casa, além de facilitarem a limpeza. Atualmente existem diversas opções de revestimento para banheiro, um dos mais usados, no entanto, é o porcelanato. Um banheiro decorado com porcelanato garante o equilíbrio perfeito entre estética e funcionalidade. As lojas de construção estão repletas de opções diferentes de porcelanato, indo dos mais simples, como é o caso do porcelanato branco, até os que imitam materiais nobres como madeira e mármore.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Azulejo para banheiro: como escolher e modelos incríveis para ver

Outra opção recorrente para os banheiros decorados são as pastilhas. Elas geralmente revestem o interior do box, mas também são usadas para compor detalhes na parede. Contudo, com a tendência dos azulejos de metro, o uso das pastilhas acabou saindo um pouco de foco.

Móveis para o banheiro: não importa o tamanho do seu banheiro, ele vai precisar de, ao menos, um móvel para ajudar na organização e acomodação dos itens diários de cuidados pessoais. Na maior parte das vezes esse móvel é o gabinete que fica acoplado junto à pia. Você tem aqui duas opções: mandar fazer o móvel sob medida otimizando da melhor maneira possível o espaço ou, então, comprar um móvel pronto. Outra opção é reaproveitar algum móvel para criar um gabinete original e personalizado, nesse caso recomenda-se o uso das cubas de apoio.

Iluminação: a iluminação é parte fundamental de um banheiro decorado. Ela ajuda a ampliar o espaço visualmente, além de trazer um maior conforto ao local. Uma boa aposta é usar fitas de LED que são modernas, discretas e garantem uma iluminação indireta sob medida. Vale ainda apostar em uma iluminação embutida atrás do espelho.

Nichos e prateleiras: os nichos e prateleiras são a melhor pedida para quem deseja decorar gastando pouco e otimizando os espaços do banheiro. Com essa dupla é possível operar milagres. Você pode usar os nichos e prateleiras no banheiro decorado para organizar itens de higiene, papel higiênico, toalhas e até umas plantinhas.

Espelhos: os espelhos são outro truque incrível para causar a sensação de amplitude nos espaços, portanto, não poderiam ficar de fora do banheiro. Sem contar que essas peças são grandes aliadas na hora de fazer a maquiagem, a barba ou arrumar os cabelos. Atente-se apenas para o tamanho e formato do espelho, adequando-o ao estilo que você propôs para o banheiro e, lembre-se, a moldura nem sempre é necessária, especialmente em propostas mais modernas e minimalistas.

Objetos decorativos com função: tudo isso que foi citado até agora já renderia uma boa decoração para o banheiro, mas você pode ir um pouco além e investir em pequenos objetos para compor esse espaço, tendo em mente que quanto mais funcionais eles forem melhor. Um bom exemplo são os aromatizadores de ambiente que, além de super fofos, deixam um cheirinho bom no banheiro. Outra ideia é apostar em toalhas de mão e rosto bonitas e bem feitas, como as bordadas, afinal quem não precisa de uma no banheiro?. As plantas também ajudam a compor a decoração do ambiente e ainda purificam o ar, mas antes de colocar plantas no banheiro pesquise sobre as espécies mais indicados para o local.

Viu só quantas coisas precisam ser pensadas para que o seu banheiro fique do jeitinho que sempre quis? Mas as dicas não acabaram não! Logo abaixo você confere uma seleção com 60 imagens de banheiros decorados que vão servir como referência e inspiração para o seu projeto, confira:

01. Banheiro decorado pequeno e moderno com acabamento em cimento queimado, detalhes em madeira e apenas itens funcionais na decoração.

Banheiro decorado pequeno e moderno com acabamento em cimento queimado, detalhes em madeira e apenas itens funcionais na decoração

02. Banheiro decorado com estilo e elegância; destaque para a pia esculpida de granito sobre a bancada de madeira.

Banheiro decorado com estilo e elegância; destaque para a pia esculpida de granito sobre a bancada de madeira

03. Banheiro decorado simples em tons de branco, preto e marrom.

Banheiro decorado simples em tons de branco, preto e marrom

04. Já nesse banheiro amplo, a decoração fica por conta das plantas que se acomodaram muito bem sob a luz da claraboia.

Já nesse banheiro amplo, a decoração fica por conta das plantas que se acomodaram muito bem sob a luz da claraboia

05. O charme desse banheiro pequeno e simples fica por conta da parede revestida com granilite, da iluminação natural e da pequena samambaia no canto.

O charme desse banheiro pequeno e simples fica por conta da parede revestida com granilite, da iluminação natural e da pequena samambaia no canto

06. Uma bela inspiração de banheiro preto e branco para os apaixonados pela dupla cromática.

Uma bela inspiração de banheiro preto e branco para os apaixonados pela dupla cromática

07. Cimento queimado e granilite: duas tendências de revestimento que vale a pena apostar se você deseja ter um banheiro moderno.

Cimento queimado e granilite: duas tendências de revestimento que vale a pena apostar se você deseja ter um banheiro moderno

08. Já nesse outro banheiro é o estilo industrial que dita as regras da decor.

Já nesse outro banheiro é o estilo industrial que dita as regras da decor

09. A parede verde traz profundidade ao banheiro decorado com plantas; o chão de mármore completa a proposta com elegância.

A parede verde traz profundidade ao banheiro decorado com plantas; o chão de mármore completa a proposta com elegância

10. Pequeno, simples, mas sem deixar de ser bonito e funcional, ou seja, um banheiro para se inspirar.

Pequeno, simples, mas sem deixar de ser bonito e funcional, ou seja, um banheiro para se inspirar

11. Dê uma atenção especial aos metais do seu banheiro, eles podem fazer toda a diferença na decoração, como esses da imagem em tom dourado.

Dê uma atenção especial aos metais do seu banheiro, eles podem fazer toda a diferença na decoração, como esses da imagem em tom dourado

12. Banheiro decorado em preto e branco: moderno, clean e minimalista.

Banheiro decorado em preto e branco: moderno, clean e minimalista

13. Já para quem tem a sorte de ter uma janela ampla no banheiro, vale a pena apostar em cores mais fortes, como nesse banheiro da imagem que traz um tom de vermelho profundo nas paredes.

Já para quem tem a sorte de ter uma janela ampla no banheiro, vale a pena apostar em cores mais fortes, como nesse banheiro da imagem que traz um tom de vermelho profundo nas paredes

14. Essa proposta é para quem deseja causar impacto: banheiro decorado preto com detalhes em madeira; repare que a iluminação indireta é a grande responsável pelo efeito visual do projeto.

Essa proposta é para quem deseja causar impacto: banheiro decorado preto com detalhes em madeira; repare que a iluminação indireta é a grande responsável pelo efeito visual do projeto

15. Capriche na área interna do box para ter aquele banho revigorante e relaxante.

Capriche na área interna do box para ter aquele banho revigorante e relaxante

16. O gabinete em madeira com pés palitos trouxe um toque retrô para esse banheiro cheio de estilo.

O gabinete em madeira com pés palitos trouxe um toque retrô para esse banheiro cheio de estilo

17. E por falar em estilo, olha essa cuba feita em pedra! Um visual rústico arrebatador complementado pelo mármore nas paredes e pela charmosa torneira vintage.

E por falar em estilo, olha essa cuba feita em pedra! Um visual rústico arrebatador complementado pelo mármore nas paredes e pela charmosa torneira vintage

18. Essa imagem é a prova de que o revestimento é responsável por quase cem por cento da decoração do banheiro.

Essa imagem é a prova de que o revestimento é responsável por quase cem por cento da decoração do banheiro

19. Elegante e moderno, esse banheiro investiu em peças pontuais para se destacar, como o piso preto e branco e os puxadores dourados.

Elegante e moderno, esse banheiro investiu em peças pontuais para se destacar, como o piso preto e branco e os puxadores dourados

20. Mais uma linda inspiração de banheiro preto e branco: note que não é preciso muitas coisas no ambiente para deixá-lo bem decorado.

Mais uma linda inspiração de banheiro preto e branco: note que não é preciso muitas coisas no ambiente para deixá-lo bem decorado

21. Um banheiro de paredes amarelas para aquecer e acolher quem chega.

Um banheiro de paredes amarelas para aquecer e acolher quem chega

22. Nem pense que cortininha de banheiro é coisa do passado, elas estão com tudo e podem ser a cereja do bolo do seu banheiro.

Nem pense que cortininha de banheiro é coisa do passado, elas estão com tudo e podem ser a cereja do bolo do seu banheiro

23. Que tal uma parede cheia de cor e movimento para o seu banheiro?

Que tal uma parede cheia de cor e movimento para o seu banheiro?

24. Sofisticado e cheio de personalidade, esse banheiro encanta pelos detalhes e pela combinação de cores, inclusive, vale destacar o teto pintado de preto, assim como as paredes.

Sofisticado e cheio de personalidade, esse banheiro encanta pelos detalhes e pela combinação de cores, inclusive, vale destacar o teto pintado de preto, assim como as paredes

25. Esse banheiro amplo contou com um armário para deixar tudo organizado e a fácil alcance.

Esse banheiro amplo contou com um armário para deixar tudo organizado e a fácil alcance

26. Nada como uma versão moderna para um objeto corriqueiro do dia a dia, como é o caso dessas pias.

Nada como uma versão moderna para um objeto corriqueiro do dia a dia, como é o caso dessas pias

27. E o que acha de um espelho totalmente desigual para acompanhar a parede azul petróleo?

E o que acha de um espelho totalmente desigual para acompanhar a parede azul petróleo?

28. Quer um banheiro acolhedor e intimista? Então aposte em paredes vermelhas.

Quer um banheiro acolhedor e intimista? Então aposte em paredes vermelhas

29. A combinação entre rosa e verde é perfeita para criar um banheiro decorado aconchegante e original; destaque para o granilite na parede.

A combinação entre rosa e verde é perfeita para criar um banheiro decorado aconchegante e original; destaque para o granilite na parede

30. Mas se você quer aquele algo a mais no seu banheiro, experimente usar uma cuba esculpida sob medida toda feita em mármore.

Mas se você quer aquele algo a mais no seu banheiro, experimente usar uma cuba esculpida sob medida toda feita em mármore

31. Banho ao ar livre: mais revigorante do que isso impossível!

Banho ao ar livre: mais revigorante do que isso impossível!

32. Uma parede toda de vidro no banheiro: é para você?

Uma parede toda de vidro no banheiro: é para você?

33. Que linda proposta por aqui: parede com revestimento escama de peixe azul e piso de granilite, os detalhes dourados fecham a decor.

Que linda proposta por aqui: parede com revestimento escama de peixe azul e piso de granilite, os detalhes dourados fecham a decor

34. Banheiro decorado pequeno perfeito para minimalistas.

Banheiro decorado pequeno perfeito para minimalistas

35. Essa dupla não cansa nunca: preto e branco; fica ainda melhor com uma pitada de madeira.

Essa dupla não cansa nunca: preto e branco; fica ainda melhor com uma pitada de madeira

36. Quer um banheiro rústico moderno? Então essa inspiração é perfeita para você.

Quer um banheiro rústico moderno? Então essa inspiração é perfeita para você

37. Banheiro pequeno e sofisticado: tamanho não é problema quando se deseja decorar com elegância e refinamento.

Banheiro pequeno e sofisticado: tamanho não é problema quando se deseja decorar com elegância e refinamento

38. Banheiro moderno decorado em tons de vermelho e branco: intimista e acolhedor.

Banheiro moderno decorado em tons de vermelho e branco: intimista e acolhedor

39. Uma boa pedida para fugir do branco tradicional é usar verde nas paredes do banheiro.

Uma boa pedida para fugir do branco tradicional é usar verde nas paredes do banheiro

40. Olha o verde se destacando mais uma vez por aqui, só que dessa vez na forma de revestimento cerâmico.

Olha o verde se destacando mais uma vez por aqui, só que dessa vez na forma de revestimento cerâmico

41. Um preto e branco bem moderninho para você se inspirar.

Um preto e branco bem moderninho para você se inspirar

42. O espelho Adnet é uma boa pedida para quem quer renovar o visual do banheiro gastando pouco

O espelho Adnet é uma boa pedida para quem quer renovar o visual do banheiro gastando pouco

43. Banheiro moderno e elegante com espaço próprio para fazer a maquiagem.

Banheiro moderno e elegante com espaço próprio para fazer a maquiagem

44. O cinza diluído em meio ao branco ficou incrível nesse banheiro de tamanho médio.

O cinza diluído em meio ao branco ficou incrível nesse banheiro de tamanho médio

45. Azulejos de metro na parede e ladrilhos hidráulicos no chão: nesse banheiro, os revestimentos dão o tom da decoração.

Azulejos de metro na parede e ladrilhos hidráulicos no chão: nesse banheiro, os revestimentos dão o tom da decoração

46. Esse pequeno banheiro em tons de branco e preto trouxe um armário azul royal para ser o destaque do ambiente

Esse pequeno banheiro em tons de branco e preto trouxe um armário azul royal para ser o destaque do ambiente

47. Banheiro pequeno decorado de modo simples, mas muito funcional.

Banheiro pequeno decorado de modo simples, mas muito funcional

48. Nesse outro banheiro pequeno, o revestimento cerâmico integra apenas a área do banho.

Nesse outro banheiro pequeno, o revestimento cerâmico integra apenas a área do banho

49. Os cestos de vime são uma ótima pedida para decoração de banheiros, além de bonitos, eles são muito úteis para organizar os itens do dia a dia.

Os cestos de vime são uma ótima pedida para decoração de banheiros, além de bonitos, eles são muito úteis para organizar os itens do dia a dia

50. Um toque de amarelo para trazer modernidade e vida ao banheiro decorado.

Um toque de amarelo para trazer modernidade e vida ao banheiro decorado

51. Pastilhas, azulejo de metro e mármore: um pouco de cada revestimento dentro da área do box do banheiro.

Pastilhas, azulejo de metro e mármore: um pouco de cada revestimento dentro da área do box do banheiro

52. Aposte em um gabinete de cor diferenciada para “acender” a decoração do banheiro.

Aposte em um gabinete de cor diferenciada para “acender” a decoração do banheiro

53. A brancura desse pequeno banheiro decorado foi quebrada pelos acessórios dourados.

A brancura desse pequeno banheiro decorado foi quebrada pelos acessórios dourados

54. Um banheiro pequeno, simples, mas decorado com muito bom gosto e estilo.

Um banheiro pequeno, simples, mas decorado com muito bom gosto e estilo

55. Nesse pequeno banheiro decorado, vale a pena mencionar os detalhes que fazem toda a diferença, como o vasinho com flores na bancada ou a luminária sobre o espelho.

Nesse pequeno banheiro decorado, vale a pena mencionar os detalhes que fazem toda a diferença, como o vasinho com flores na bancada ou a luminária sobre o espelho

56. Azul petróleo na parede do banheiro: uma excelente alternativa ao preto.

Azul petróleo na parede do banheiro: uma excelente alternativa ao preto

57. Um cesto de vime no chão, um quadro de suculentas na parede e uma cortininha charmosa integram a decoração desse banheiro simples.

Um cesto de vime no chão, um quadro de suculentas na parede e uma cortininha charmosa integram a decoração desse banheiro simples

58. Aqui nesse banheiro, o destaque vai para as luzes acopladas ao espelho.

Aqui nesse banheiro, o destaque vai para as luzes acopladas ao espelho

59. Um luxo esse banheiro revestido com cerâmica preta.

Um luxo esse banheiro revestido com cerâmica preta

60. Uma ideia que vale a pena se inspirar: aqui, o revestimento azul sobe até o teto acabando de modo irregular.

Uma ideia que vale a pena se inspirar: aqui, o revestimento azul sobe até o teto acabando de modo irregular