Banquetas para cozinha: veja modelos e saiba como escolher

Na hora de escolher a decoração da casa, muitas pessoas ficam na dúvida sobre como fazer as melhores combinações. As banquetas para cozinha são consideradas como meros detalhes do cenário, mas que podem se transformar como o grande destaque do ambiente.

Contudo, selecionar a melhor banqueta requer alguns cuidados. Portanto, se você quer conhecer os estilos de banquetas, entender como escolher banquetas para sua casa e conferir algumas inspirações, acompanhe este post agora mesmo!

Como escolher banquetas para cozinha

As banquetas ajudam a compor a decoração da casa. Mas na hora de escolher a banqueta ideal é preciso levar em conta algumas situações. Portanto, confira algumas dicas para selecionar corretamente.

Escolha o estilo sem esquecer da ergonomia

Na hora de escolher a banqueta foque no estilo que combine com a decoração e com a sua personalidade. Existem diversos modelos no mercado que podem atender às suas necessidades.

Contudo, quando for selecionar a banqueta leve em consideração alguns detalhes que ajudam na ergonomia. Veja se tem encosto no pé e se possui regulagem de altura para se adaptar com qualquer tamanho de balcão ou mesa.

Decida o modelo

Como existem várias opções de modelos de banqueta, é interessante conhecer cada uma delas. Dessa forma, você evita ter que escolher algo que não fique adequado em sua decoração.

No mercado você encontra modelos de diversos tamanhos, com e sem amortecedor e ainda podendo ter ou não encosto. As tendências são as mais variadas possíveis que vão desde algo mais rústico até design ultramoderno.

Selecione de acordo com o clima

Não adianta escolher a melhor banqueta se o material dela não é adequado para o clima da sua cidade. Se você mora em lugares quentes ou próximos da praia será um grande risco apostar em modelos metálicos, já que o risco de oxidação é enorme.

No entanto, se você mora em lugares mais frios seria ideal escolher algo mais aconchegante, com detalhes em veludo e até couro. Portanto, tenha cuidado para escolher a peça ideal.

Defina o uso da banqueta para cozinha

Antes de definir as banquetas avalie o layout da sua cozinha e o tamanho do espaço que será reservado para elas. Dessa forma, você terá noção como a banqueta será usada na decoração do ambiente.

Caso você tenha bastante espaço pode investir em mesas de altura padrão combinando com banquetas mais baixas. Mas se for uma cozinha americana o mais recomendado são as banquetas altas, se possível giratórias.

Qual a quantidade ideal de banquetas para cozinha?

Não existe uma quantidade ideal de banquetas porque tudo vai depender do tamanho do espaço em que elas serão colocadas. Para isso, você precisa fazer um cálculo entre o espaço mínimo para a pessoa sentar e a área disponível.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Cozinha rústica: inspirações perfeitas para você organizar a sua

Saiba que 70 cm é um espaço confortável para se manter sentado. Portanto, se você tiver uma bancada de 1,40m, pode colocar facilmente duas banquetas. Sendo assim, quanto maior a bancada, mais banquetas podem ser acomodadas.

Qual a altura recomendada das banquetas para cozinha?

A altura ideal da banqueta deve está relacionada com a altura da bancada. No mercado você pode encontrar banquetas altas e baixas, mas pode ter muita diferença que deve ser levada em conta.

Bancadas altas pedem banquetas altas, mas que o assento fique na direção da superfície da mesa. Além disso, os braços devem ficar apoiados na bancada. Sendo assim, escolha uma banqueta que deixe seu convidado confortável.

No caso de bancada baixa as banquetas precisam seguir a mesma altura. Mas você deve seguir as mesmas recomendações das banquetas altas, já que o foco precisa ser o conforto dos convidados.

Entretanto, se você não quer ter preocupação em ter que combinar bancada com banqueta, pode escolher aquelas que possuem regulagem de altura. Por serem banquetas multifuncionais, você poderá usá-las tanto em bancadas altas quanto nas baixas.

Quais os estilos de banqueta para cozinha?

No mercado você encontra vários estilos, modelos, cores e material de banquetas, mas o ideal é escolher de acordo com a decoração da sua casa. Conheça os principais modelos e saiba como fazer as melhores combinações.

Com encosto

Este modelo de banqueta é mais formal. Por isso, é indicada para colocar junto de mesas, principalmente, quando são servidas refeições mais longas como almoço e jantar. O encosto transmite mais segurança e conforto.

Com transparência

Os modelos de banquetas em acrílico fazem uma perfeita combinação com ambientes clean, mas podem ser excelentes na hora de quebrar a seriedade de um ambiente. Além disso, esse modelo faz um perfeito contraste em decorações mais rústicas.

Com brilho

Materiais como metal e resina combinam com o estilo contemporâneo, moderno e sofisticado. Ao inserir na decoração uma banqueta com esse material, o espaço se torna mais interessante, podendo ser o ponto de destaque de qualquer ambiente.

Metálicas

As banquetas metálicas, geralmente, adotam o estilo industrial. Por conta disso, ficam mais interessantes em cozinhas gourmets. Ademais o brilho metálico pode deixar a decoração ainda mais viva e vibrante.

De madeira e fibra

Se você gosta de uma decoração mais rústica deve usar e abusar dos modelos de banquetas de madeira e fibra. O material combina com qualquer ambiente, mesmo as cozinhas mais modernas, mas para o local ficar ainda mais lindo faça um contraste com o resto da decoração.

Quais as melhores combinações?

Não basta apenas escolher a melhor banqueta é preciso fazer algumas combinações para deixar o local confortável e decoração alinhada com o resto da casa. Confira como fazer essas combinações:

Se você possui uma cozinha decorada com duas cores, a banqueta precisa seguir uma delas para fazer uma perfeita combinação. Todavia, existem casos em que a cor da banqueta faz um completo contraste com o resto da decoração e mesmo assim ainda fica muito bonito.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Modelos de cozinha: conheça diferentes propostas com 65 imagens

Nos casos das cozinhas que seguem a linha branca e preta, a banqueta deve ser de uma dessas cores. Você pode fazer com que a banqueta seja o grande contraste do ambiente. Por exemplo, se a cozinha for preta, escolha as banquetas brancas e se for inverso, selecione as banquetas na cor preta.

Se a cozinha tiver uma decoração mais tradicional, você pode usar uma banqueta diferente, sem fugir do tema. Mas se o estilo for mais pop, você brincar com as cores e formas para deixar o ambiente mais interessante.

Agora se a intenção é deixar o ambiente com um ar mais romântico aposte nas banquetas com estofados florais. Esse modelo pode ser usado em decorações rústicas, branco total, clássicas e sofisticadas.

As banquetas com designs diferenciados, modelos futuristas, desenhos minimalistas e geométricos fazem uma perfeita combinação com decorações mais modernas, sofisticadas ou luxuosas.

01. Banquetas para cozinha com design diferente para compor a decoração

Banqueta com design diferente para compor a decoração

02. Um luxo só essas banquetas para cozinha.

Um luxo só essas banquetas

03. Banqueta vermelha para cozinha dá um toque especial ao ambiente.

Banqueta vermelha para cozinha dá um toque especial ao ambiente

04. Cores neutras para fazer combinação com a seriedade do cômodo.

Cores neutras para fazer combinação com a seriedade do cômodo.

05. Na cozinha americana a banqueta precisa está na altura do balcão.

Na cozinha americana a banqueta precisa está na altura do balcão

06. Os modelos podem variar muito como esse todo estiloso.

Os modelos podem variar muito como esse todo estiloso

07. Ou esse que é bem simples, mas que combina com a decoração.

Ou esse que é bem simples, mas que combina com a decoração

08. Que tal investir em algo mais elegante?

Que tal investir em algo mais elegante?

09. Mas se você não quer fugir do convencional, pode usar banquetas para cozinha tradicionais.

Mas se você não quer fugir do convencional, pode usar banquetas tradicionais

10. Em algumas decorações, as banquetas para cozinha podem ser transformar no destaque do ambiente.

Em algumas decorações, as banquetas podem ser transformar no destaque do ambiente

11. Ou pode ser apenas mais um item que compõe o espaço.

Ou pode ser apenas mais um item que compõe o espaço

12. Para completar a decoração mais minimalista, a banqueta precisa entrar no clima do ambiente.

Para completar a decoração mais minimalista, a banqueta precisa entrar no clima do ambiente

13. Combinação de design moderno com rústico.

Combinação de design moderno com rústico

14. As banquetas para cozinha altas facilitam na hora de servir.

As banquetas altas facilitam na hora de servir

15. Proporcione um clima mais descontraído.

Proporcione um clima mais descontraído

16. Ou personalize com a sua cara.

Ou personalize com a sua cara

17. Para ambientes com pouco espaço, aposte em banqueta para cozinha que se encaixe perfeitamente no local.

Para ambientes com pouco espaço, aposte em banqueta que se encaixe perfeitamente no local

18. Se quiser apenas bater papo, use banquetas para cozinha simples e práticas.

Se quiser apenas bater papo, use banquetas simples e práticas

19. Mas que tal valorizar o artesanato?

Mas que tal valorizar o artesanato?

20. Para compor um ambiente mais sofisticado, as banquetas para cozinha  transparentes são perfeitas.

21. Mas as pretas também ficam lindas.

Mas as pretas também ficam lindas

22. Agora se a intenção é transformar um ambiente mais elegante, invista em banquetas diferenciadas.

Agora se a intenção é transformar um ambiente mais elegante, invista em banquetas diferenciadas

23. Para quem não abre de conforto, existem banquetas que atendem qualquer necessidade.

Para quem não abre de conforto, existem banquetas que atendem qualquer necessidade

24. Que tal combinar o preto com o branco?

Que tal combinar o preto com o branco?

25. As banquetas de madeira já são tradicionais, mas basta colocar uma cor para deixá-las modernas.

As banquetas de madeira já são tradicionais, mas basta colocar uma cor para deixá-las modernas

26. Para combinar com uma decoração jovem, nada melhor do que escolher banquetas que combine com o cenário.

Para combinar com uma decoração jovem, nada melhor do que escolher banquetas que combine com o cenário

27. O encosto da banqueta pode ser o grande diferencial.

O encosto da banqueta pode ser o grande diferencial

28. E quando é a banqueta o grande destaque do ambiente?

E quando é a banqueta o grande destaque do ambiente?

29. As banquetas de madeira podem ser encontradas em diferentes modelos.

As banquetas de madeira podem ser encontradas em diferentes modelos

30. As capas para banquetas ajudam protegê-las.

As capas para banquetas ajudam protegê-las

31. A banqueta pequena deixa o ambiente bem charmoso.

A banqueta pequena deixa o ambiente bem charmoso

32. A madeira escura transmite mais seriedade ao ambiente.

A madeira escura transmite mais seriedade ao ambiente

33. Para compor uma decoração toda branca, a banqueta não pode ficar diferente.

Para compor uma decoração toda branca, a banqueta não pode ficar diferente.

34. Que tal investir em banquetas com estilo jovem e urbana.

Que tal investir em banquetas com estilo jovem e urbana

35. Procure uma banqueta que se encaixe muito bem nos pequenos espaços.

Procure uma banqueta que se encaixe muito bem nos pequenos espaços

36. Conforto e leveza é uma perfeita combinação.

Conforto e leveza é uma perfeita combinação

37. Elegância e sofisticação na composição dos móveis.

Elegância e sofisticação na composição dos móveis

38. Banqueta com encosto em veludo para combinar com a decoração e ainda proporcionar conforto para seus convidados.

Banqueta com encosto em veludo para combinar com a decoração e ainda proporcionar conforto para seus convidados

39. Uma banqueta de cada cor para combinar com a decoração da cozinha e da sala.

Uma banqueta de cada cor para combinar com a decoração da cozinha e da sala

40. Se você não tem muito espaço, coloque uma banqueta simples.

Se você não tem muito espaço, coloque uma banqueta simples

41. Modelos diferentes também são muito bem-vindos.

42. Quer deixar seus convidados mais confortáveis? Invista em banquetas com assentos acolchoados.

43. Nesta cozinha, as banquetas são os artigos de destaque com seu design completamente diferenciado.

44. Aposte na cor clara para transmitir mais leveza ao ambiente.

Aposte na cor clara para transmitir mais leveza ao ambiente

45. Banquetas com cores e materiais leves podem fazer uma perfeita combinação com o cenário.

Banquetas com cores e materiais leves podem fazer uma perfeita combinação com o cenário

46. Não faz questão de luxo? Então, decore com banquetas simples.

Não faz questão de luxo? Então, decore com banquetas simples

47. Que tal deixar tudo azul?

Que tal deixar tudo azul?

48. As banquetas em formato de cadeira são mais confortáveis.

As banquetas em formato de cadeira são mais confortáveis

49. Escolha banquetas clássicas, mas com um toque de modernidade.

Escolha banquetas clássicas, mas com um toque de modernidade.

50. Combine as cores da banqueta e cadeira para decorar a cozinha e a sala.

Combine as cores da banqueta e cadeira para decorar a cozinha e a sala

51. As banquetas precisam combinar com o tamanho do balcão.

As banquetas precisam combinar com o tamanho do balcão

52. Design inovador pode ser uma boa opção na hora de escolher as banquetas.

Design inovador pode ser uma boa opção na hora de escolher as banquetas

53. Se não tem balcão, a banqueta pode ficar no cantinho da cozinha.

Se não tem balcão, a banqueta pode ficar no cantinho da cozinha

54. Banquetas com desenhos minimalistas para completar a decoração.

55. Que tal colocar uma almofada para deixar a banqueta mais confortável?

Que tal colocar uma almofada para deixar a banqueta mais confortável?

56. Cores discretas em banquetas com design diferente combinou muito bem com essa decoração super moderna.

Cores discretas em banquetas com design diferente combinou muito bem com essa decoração super moderna

57. Sabe aquelas banquetas de boteco? Elas fazem uma perfeita combinação com um ambiente masculino.

Sabe aquelas banquetas de boteco? Elas fazem uma perfeita combinação com um ambiente masculino

58. Balcão de madeira combina com banqueta do mesmo material.

59. Banquetas estilosas para combinar com uma decoração sofisticada.

Banquetas estilosas para combinar com uma decoração sofisticada

60. Transparência total fica um luxo.

Transparência total fica um luxo

61. Banqueta metálica completa o visual super moderno.

62. Para uma área aberta, a mesa e banqueta de madeira são ideais.

Para uma área aberta, a mesa e banqueta de madeira são ideais

63. O glamour também pode está presente na banqueta.

64. A modernidade também.

65. As banquetas para cozinha com desenhos geométricos roubam toda a cena e ainda podem combinar com o desenho do piso.

Escolher os móveis para compor a decoração de sua casa não é tarefa fácil, já que a variedade encontrada no mercado pode deixá-lo com muitas dúvidas. Por isso, é importante observar o espaço para tentar fazer as melhores combinações.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Cozinha branca: 65 ideias para você acertar na decoração com fotos

Apesar das banquetas para cozinha serem pequenos detalhes dentro da decoração, elas podem fazer a grande diferença para o ambiente. Siga nossas dicas que compartilhamos neste post para escolher a melhor banqueta para a sua cozinha.