Azul, vermelho, amarelo, verde. Quantas cores! E no meio de tantas opções, a dúvida inevitável: qual cor pintar a casa? Não existe uma regra específica para definir as cores de casas ideais. A escolha certa vai depender do estilo arquitetônico da sua casa e da sensação que você deseja transmitir com a cor.
Mas uma coisa é fato, assim como na moda, a decoração também desfila tendências. E, ano após ano, nessa passarela decorativa, algumas cores são eleitas como “as preferidas”. Para 2019, a escolha já foi feita. Com certeza você verá as cores citadas aqui em destaque nos catálogos de tinta, nas lojas e, principalmente, na fachada das casas.
Acompanhe a gente nesse post para ficar por dentro das cores de casa tendência para 2023, conhecer as cores clássicas para casas que nunca saem de moda e receber muitas dicas de como escolher e combinar as cores para deixar a fachada da sua casa incrível. Vamos lá?
Tendências de cores de casas para 2023 em diante
Marcas de tinta e revistas conceituadas de arquitetura e decoração, como a Casa Vogue, são os principais responsáveis por definir as cores que serão tendência a cada ano. Para 2023, os tons escolhidos remetem ao estilo modernista que dominou a decoração nos anos 30. Então, prepare-se para uma invasão de cores fortes e vibrantes. Confira a lista das cores de casa tendência para 2023:
1. Tons terrosos
Os tons terrosos, como o terracota e o rosa queimado, vieram para ficar. A tendência é que eles passem por 2018 e permaneçam por mais alguns anos. Esses tons buscam reconectar o homem com a natureza, trazendo esse conceito para as cores das casas.
2. Laranja damasco
Essa cor, na verdade, é um rosa com uma dose de laranja. A composição ganha um leve toque de suavidade e energia ao mesmo tempo. Para garantir uma boa combinação, aposte no marrom, preto e branco.
3. Castanho avermelhado
O vermelho vem forte na decoração em 2018, contudo, ele aparece em tons mais escuros e fechados, perto de um castanho avermelhado. Para criar uma atmosfera mais quente e amadeirada, aposte neste tom para a fachada da sua casa.
4. Verde pistache
Em 2017, o verde musgo era o queridinho da vez. Para 2018, o tom ficou mais cítrico, chegando a uma tonalidade próxima ao verde pistache. Prepare-se para ver muito essa cor na moda e na decoração, também.
5. Amarelo dourado
A força e personalidade do amarelo dourado é uma das promessas de cores para 2018. O tom carrega consigo um “q” de retrô e luxuosidade ao mesmo tempo.
6. Verde esmeralda
O belo verde esmeralda também é tendência para o ano 2018, porém um tom mais escuro e azulado do que o habitual. Séria e profunda, a cor é ideal para quem deseja expressar classe, moderação e equilíbrio.
7. Azul anil
Muito vívido, o azul próximo ao anil, carrega a casa de energia e entusiasmo. A cor é ótima para criar detalhes e pontos de cor na casa, já em excesso pode saturar a visão.
Cores de casas clássicas e atemporais
Se você está no time dos que desejam uma casa de cor clássica, sem se preocupar muito com as cores da moda, então invista nos tons que vamos citar abaixo. Eles nunca saem de moda e estão sempre em alta, criando fachadas maravilhosas. Confira:
1. Branco
O branco é a cor mais popular. A cor confere classe, elegância e sofisticação à casa. Outra vantagem do branco é sua capacidade de transmitir luz e leveza, além de ser uma cor que combina muito bem com todas as outras cores e materiais que, porventura, podem fazer parte da fachada.
2. Off white
Os tons Off White são aqueles da paleta do bege que, de tão suaves e clarinhos, quase chegam no branco. Apesar do nome moderninho, esses tons são utilizados há anos e nunca perderam o lugar de destaque. Aposte neles se deseja uma cor de casa moderna, que valoriza a arquitetura e nunca perde a majestade.
3. Ocre
Na paleta dos tons terrosos, encontramos a tradicional e velha conhecida das fachadas: a cor ocre. Esse é outro tom que nunca sai de moda. O ocre, um tom mais fechado que a maioria dos amarelos, é a escolha ideal para quem gosta de amarelo, mas não deseja ousar em tons mais vibrantes ou cítricos. Uma cor contrastante pode ser utilizada para criar detalhes, como em molduras de janelas, por exemplo. O branco é a cor mais usada para esse propósito.
4. Tons de cinza
Os tons de cinza, do mais claro ao mais escuro, também são clássicos na pintura externa das casas. Esses tons conferem modernidade à construção contrastando com a seriedade própria da cor. Detalhes em branco deixam a fachada ainda mais clássica e tradicional.
5. Vermelhos
Os tons vermelhos, que podem ser mais quentes e vibrantes ou mais fechados, são uma ótima pedida para casas que possuem elementos naturais na composição da fachada, como por exemplo, pedras e madeira. Casas com jardins e plantas na entrada também se beneficiam desse tipo de cor. Com os tons de vermelho é possível compor estilos dos mais contemporâneos aos mais rústicos.
6. Preto e branco
A cor preta é clássica e figura entre as tendências de cores para casa 2018. Aliada com o branco, a fachada ganha em modernidade e estilo. Uma dupla para ninguém botar defeito.
7. Tons de azul
A cor azul transmite tranquilidade e, por ser uma cor fria, pode ser usada sem medo em fachadas de casa. O tom sobre tom na cor azul confere um visual muito interessante para a casa. Já o azul com branco é pura calmaria e nos leva direto para aquelas casinhas rurais, típicas de fazenda.
Como combinar as cores de casa na fachada
1. Homogênea
Quando toda a casa é pintada de uma única cor, dizemos que ela recebeu uma pintura homogênea. Para criar pontos de destaque, uma dica é pintar portas e janelas com um tom contrastante. Por exemplo, toda a casa laranja e as janelas de azul claro. Verifique qual a cor complementar da cor principal e faça as combinações. Assim, você obtém uma fachada mais harmoniosa e menos monótona.
2. Dupla de cores
Outra opção é usar cores da mesma paleta para criar volume, profundidade e, também, contraste. Você pode, por exemplo, pintar uma das paredes de azul e as demais de um cinza azulado ou usar uma das paredes para uma cor vibrante como o amarelo e contrastá-lo com o marrom nos detalhes. Se quiser ir um pouco mais além, pinte a casa de forma homogênea e use o contraste nas portas e janelas.
3. Tom sobre tom
O tom sobre tom é muito comum em pinturas externas. Nesse tipo de combinação uma única cor é escolhida e seus tons — mais claros ou mais escuros — são utilizados para criar detalhes ou compartilhar da pintura principal. Por exemplo, um tom de verde mais escuro pode ser utilizado em todas as paredes e um tom mais claro pode vir no beiral, no rodapé ou em áreas texturizadas.
4. Coloridas
Duas ou mais cores também estão liberadas na hora de pintar a casa. Esse tipo de combinação, mais colorida e alegre, é muito comum em casas de praia ou campo, mas pode ser incorporada em casas de cidade. Você pode pintar as paredes de azul, as janelas de amarelo e criar contrastes na decoração em tons de roxo ou rosa, por exemplo.
Dicas para escolher as cores certas para a fachada da sua casa
Já te apresentamos as cores e como combiná-las na hora de pintar a casa, mas se você ainda não sabe qual cor escolher, vamos te dar mais algumas dicas para ajudá-lo a tomar, definitivamente, a melhor decisão:
Estilo
Toda casa, das mais simples às mais luxuosas, possui um estilo próprio. Nem tem como ser diferente, já que cada morador expressa sua personalidade na construção onde habita. Portanto, dê uma olhada na sua casa por fora e tente determinar em que estilo ela se enquadra melhor. Pode ser uma arquitetura mais moderna, com linhas retas bem definidas e marcadas ou um estilo rústico com a presença de materiais como pedras e madeira. Ou ainda, algo mais clássico ou até uma casa mais romântica, com um jardim na frente, bem aberta e receptiva.
Seja como for, pense em qual a cor que melhor expressa esse estilo. Por exemplo, o branco é clássico e pode ocupar qualquer projeto, mas caso combine-o com tons mais quentes, a fachada ficará mais jovial e descontraída. Tons mais sóbrios, como o cinza e o preto, em combinação com o branco, deixam a casa moderna e sofisticada. O amarelo é vivo e cheio de energia, o azul traz sossego, o rosa é a cor do amor e do romantismo, o verde traz conforto e, por aí vai.
Busque aliar a cor da casa com o estilo e as sensações que você deseja provocar.
Custos e manutenção com as cores da casa
Partindo agora para a parte mais técnica da escolha da cor. É importante pensar sobre os custos da pintura e a manutenção que ela exigirá.
Quanto mais escura a cor, mais cara ela será, especialmente aquelas que são escolhidas no catálogo e preparadas na hora. As cores prontas são mais viáveis economicamente, contudo as opções são bem limitadas. Uma solução para não estourar o orçamento é usar uma cor preparada em detalhes ou apenas em uma faixa da casa e no restante optar por um tom mais claro, que pode ser um Off White ou branco, encontrados prontos.
Já no que diz respeito à manutenção da pintura, é importante saber que as cores mais fortes e marcantes exigem uma manutenção maior, já que desbotam e podem descascar com mais facilidade. Cores claras tem uma duração maior. Tenha isso em mente antes de escolher a cor, assim você consegue obter o melhor custo-benefício para sua casa.
60 imagens de cores de casas para você se inspirar hoje
Com todas as dicas em mão, que tal dar uma olhada em imagens de cores de casas para você se inspirar antes de pintar a sua. Confira a seleção: