Como tirar mofo da parede passo a passo

Quer aprender como tirar mofo da parede de sua casa? Acompanhe nosso post com dicas eficientes para você mesmo fazer o processo, sem precisar contratar um profissional para isso. São técnicas simples, práticas e eficazes.

O que é mofo e porque aparecem?

Quando os mofos aparecem

O mofo é uma espécie de fungo que cresce e se reproduz por meio de da formação de esporos. Como o micro-organismo trafega pelo ar, facilmente se multiplica principalmente em locais úmidos e escuros.

Quando o mofo encontra um local que oferece as condições ideais, ele se reproduz rapidamente. Dessa forma, o mofo acaba gerando uma colônia. Pode ser encontrado em diferentes formas.

O mofo gosta de se proliferar nos alimentos, roupas, armários, paredes, cortinas de banheiro, papel, geladeira, madeira e teto. Em alguns casos, como nos alimentos, se tiver a presença de mofo é preferível descartá-los.

Quais os riscos do mofo para sua saúde?

Para quem tem problemas respiratórios como rinite, asma, bronquite e sinusite, o mofo pode causar grandes irritações. Quando o indivíduo abre um armário com mofo, inala o micro-organismo que começa a penetrar no corpo humano, provocando um processo alérgico de imediato.

Nos casos dos alimentos ingeridos com mofo ou fungo, o indivíduo também pode ter uma reação alérgica tanto respiratória quanto marcas pelo corpo, intoxicação alimentar, entre outros.

Quais os tipos de mofos?

Mofo na parede

O mofo pode ser encontrado em diferentes formas. Os mais comuns são aqueles encontrados dentro de casa.

  • Cladosporium;
  • Penicillium;
  • Aspergillus;
  • Alternaria;
  • Stachybotrys chartarum.

Em quais áreas da casa os mofos podem ser encontrados?

  • Banheiros;
  • Chuveiros;
  • Drywall;
  • Telhas do teto;
  • Tapetes;
  • Mobília;
  • Canalização;
  • Coberturas;
  • Painéis;
  • Papel de parede;
  • Sob pias;
  • Áreas ao redor de tubulações do encanamento.

Por que o mofo aparece na parede?

Como o mofo se desenvolve em ambientes quentes e úmidos que não tenham circulação de ar, é muito comum ele aparecer em banheiros, despensa e paredes. O maior incentivo da proliferação do mofo é a condição em que se encontra o ambiente.

Por isso, é importante verificar vazamentos de encanamentos, tanto no interior quanto no exterior da casa e observar se o sistema do ar condicionado está isolado de forma correta para não permitir o aparecimento de mofo.

Como tirar mofo da parede de drywall?

Mofo em Drywall

Existem dois tipos de drywall: com e sem tinta. Veja como tirar o mofo de cada um deles.

Drywall com tinta

1. Deixe o quarto bem ventilado

Geralmente, é necessário utilizar alguns produtos químicos para retirar mofo. Por isso, é importante você deixar o ambiente bem ventilado, abrindo portas e janelas. Se necessário, use um ventilador para circular o ar.

2. Proteja a área onde será aplicado o produto

No ambiente em que você for aplicar algum produto químico para retirar o mofo, é importante retirar todos os móveis, quadros das paredes e proteger o piso. Coloque jornal velho no chão ou você pode fixar uma lona. Fique sempre com um pano na mão para eliminar qualquer sujeira que cair no piso.

3. Selecione qual o produto químico você usará

Para eliminar o mofo do drywall, você pode tanto usar produtos naturais quanto produtos químicos. Antes de escolher, você precisa avaliar a situação do drywall e se tem crianças em casa.

No caso de ter crianças em casa, o mais indicado é escolher um produto natural, mais suave para não prejudicá-las. Agora se o problema no drywall já estiver avançado, não tem jeito, você terá que optar por um produto mais agressivo.

Faça da seguinte forma com os produtos

  • Use uma mistura grande de água com um pouco de bicarbonato de sódio. Aproveite que o bicarbonato de sódio é muito usado para fazer limpeza em diferentes partes da casa;

ou

  • Se quiser um produto que você tem em casa, pode usar o vinagre puro ou diluído em água. O vinagre também pode ser considerado como um produto natural, já que não prejudica crianças e animais domésticos;

ou

  • Use um detergente que não tenha cheiro e misture com água. Apesar de ser considerado um produto químico, o detergente pode ser um produto seguro para usar em ambientes com crianças e animais;

ou

  • Faça uso de água sanitária nos casos mais críticos. Para isso, misture um pouco de água sanitária com um grande volume de água. Entretanto, somente use a água sanitária nas situações em que você não conseguiu retirar o mofo com os produtos naturais indicados, uma vez que a água sanitária é muito agressiva.

1. Coloque o produto escolhido em um frasco de spray

Chegou o momento de colocar o produto que você escolheu em um frasco que seja spray para facilitar na hora da aplicação. Coloque um pouco de água dentro e agite bem para a solução se misturar.

2. Use o spray para borrifar o produto diretamente no mofo

Na hora de usar o spray tenha bastante cuidado para não borrifar em excesso. O recomendado é usar uma ou duas vezes e verificar se a área foi coberta para eliminar o mofo.

3. Use uma escova de dente para esfregar

Pegue uma escova de dente velha e esfregue na área afetada. Você também pode usar o lado abrasivo de uma escova esfregando a área até remover completamente o mofo.

4. Seque a área afetada

Você pode usar um pano para secar a área ou utilizar um ventilador para acelerar o processo. Isso deve ser feito para não deixar o mofo se desenvolver, já que ele adora um ambiente úmido.

Drywall sem tinta

1. Proteja a área onde será aplicado o produto

Use plástico para cobrir a área onde será aplicado o produto. Dessa forma, você evita que o mofo caia no chão.

2. Faça a demarcação da parede

Para que a área do mofo fique visível, use um lápis para demarcar o lugar. Faça um desenho que seja maior que a mancha.

3. Faça o corte da área

Para cortar a área demarcada, use uma faca de serrinha. Corte na direção de todo o desenho que você fez. Depois de cortado, remova o drywall e coloque-o em cima do plástico. Só tenha cuidado para deixar o lado do mofo para cima.

4. Aspire o interior do ambiente

Depois do processo, use um aspirador de alta potência para remover todo o mofo.

5. Coloque um novo drywall

Use uma fita métrica para fazer a medição do buraco. Agora pegue um pedaço de drywall e corte no tamanho indicado para encaixar corretamente. Depois encaixe o drywall perfeitamente.

6. Faça a fixação do drywall

Depois de colocar o novo drywall no lugar, use parafusos específicos para prender a peça corretamente na madeira.

7. Use composto comum para juntar o drywall na parede

Você deve usar um composto comum para juntar o drywall na parede. Dessa forma, todas as rachaduras serão seladas.

8. Faça o acabamento

Após 24 horas da troca do drywall, você deve pegar uma lixadeira para polir o composto seco e deixar a parede lisa.

9. Faça a limpeza da área

Use um aspirador de pó para retirar qualquer resíduo de mofo que tenha caído no piso.

Como tirar mofo da parede passo a passo?

Como tirar mofo da parede passo a passo

Para mofos em fase inicial

  1. Use um pouco de vinagre e uma boa quantidade de água e faça uma mistura;
  2. Pegue uma esponja que seja macia;
  3. Borrife a mistura na parede afetada e use a esponja na área. Você precisa fazer movimentos circulares com a esponja;
  4. Se você perceber que o mofo não saiu, repita o procedimento;
  5. Depois da limpeza, pegue um pano macio, daqueles que não soltam fios. Eles são essenciais para deixar a parede seca.

Para paredes com muito mofo

  1. A limpeza da parede que está contaminada com mofo precisa ser feita no período da manhã por conta do cheiro forte do produto que será aplicado;
  2. Use uma esponja macia;
  3. Coloque água sanitária na parede e use a esponja para retirar o mofo;
  4. A esponja deve ser usada em movimentos circulares para a parede ficar completamente limpa;
  5. Depois da parede limpa, use um pano seco para retirar todo o resíduo da água sanitária. Isso também ajuda a eliminar por completo o mofo;
  6. Caso seja necessário, use um ventilador para circular o ar e secar mais rápido;
  7. Em alguns casos, será necessário fazer uma nova pintura, pois produto químico pode comprometer a qualidade da tinta da parede.

Agora que você já sabe como tirar mofo da parede, use as técnicas indicadas neste post para deixar a parede da sua casa livre de mofos e fungos.

Recomendado para você