Como fazer aromatizador de ambiente passo a passo

Canela, capim limão, jasmim ou lavanda. Qual desses aromas você prefere? Já experimentou sentir o que cada um deles desperta em você? Segundo a Aromaterapia, área do conhecimento dedicada aos efeitos dos aromas na saúde física, mental e emocional, cada cheiro é capaz de desencadear emoções especificas no ser humano.  E a maneira mais fácil de obter esses efeitos benéficos da aromaterapia é por meio dos aromatizadores de ambiente.

Provavelmente você já deve ter visto aqueles frasquinhos de vidro com varetinhas dentro. Pois esse é o modelo de aromatizador de ambiente mais comum hoje em dia. Mas ele não é o único. Existem ainda os sprays, difusores e incensos. E o melhor é que além de perfumar a casa, eles ainda contribuem com a decoração.

Os aromatizadores de ambiente também são muito simples e fáceis de fazer. E como tudo que é bom, bonito e barato, os aromatizadores acabaram se tornando uma boa opção de renda, já que você pode fazer para vender, obtendo uma margem considerável de lucro.

Como fazer aromatizador de ambiente: principais essências

Folhas de alecrim

Mas antes de se aventurar pelo mundo dos aromas, conheça um pouco mais de cada essência, seus efeitos e o melhor lugar da casa para utilizá-los da melhor maneira possível:

1. Alecrim

A essência de alecrim é revigorante, reduz o cansaço físico e mental, garantindo disposição e energia. Portanto, é uma ótima aliada para ambientes de trabalho e estudo, como escritórios, home office e quartos de crianças e adolescentes que precisam se concentrar nas atividades escolares.

2. Anis Estrelado

O anis estrelado é conhecido como o “aroma do amor incondicional”. Adocicado, o anis possui uma forte presença da energia feminina. Esse aroma é especialmente indicado para a chegada do bebê recém nascido em casa e para promover a compreensão em ambientes conflitantes. Use-o na sala de estar para favorecer as relações.

3. Bergamota

O aroma cítrico, mas ao mesmo tempo doce e delicado da bergamota é indicado para trazer a sensação de segurança, confiança e auto-estima. Traz tranquilidade, alivia o medo, a timidez, a angústia e a ansiedade. Muito útil para ser usado em quartos de adolescentes.

4. Chocolate ou cacau

Essa é uma essência considerada afrodisíaca e capaz de reduzir o estresse. Uma boa ideia de uso é no quarto do casal.

5. Camomila

Quem não se sente uma criança ao entrar em contato com o aroma doce, suave e terroso da camomila? Essa essência é muito útil para trazer calma, tranquilidade e harmonia. Ótima para induzir ao sono, portanto os quartos são o melhor lugar da casa para esse aroma.

6. Canela

O aroma vibrante, doce e quente da canela é muito indicado para ser usado em ambientes de convívio social, como sala de estar, jantar e varandas, por exemplo. Entre as principais características desse aroma estão a capacidade de se relacionar com alegria, auxiliando pessoas desinibidas e tímidas a se expressarem melhor. A canela também pode ser muito útil na cozinha para eliminar cheiros fortes e marcantes de gordura.

7. Capim Limão

O aroma de capim limão traz aquela sensação de casinha simples, lá do interior. É uma ótima essência para trazer energia, ânimo e vigor. Experimente esse cheirinho de aconchego em todos os cantinhos da sua casa.

8. Citronela

A citronela é muito conhecida por sua capacidade de repelir insetos. Mas o aroma da planta também sugere sensação de limpeza e frescor, graças as suas notas cítricas, quentes e amadeiradas. Uma boa opção de uso é no banheiro e na cozinha.

9. Cravo

Sabe aquelas fases de mudanças? O aroma de cravo é um ótimo aliado para esses momentos da vida. Ele também é inspirador e ativador. Experimente usar essa essência em locais de trabalho e estudo.

10. Eucalipto

Se você quer um ambiente fresco e com aquela sensação de limpeza, então aposte na essência de eucalipto. Esse aroma ainda favorece a respiração. Utilize a essência de eucalipto no banheiro, na cozinha e onde mais achar necessário evocar essa sensação de frescor.

11. Erva Doce

O aroma da erva doce desperta sensações de inspiração, confiança e perseverança. O uso dessa essência é muito democrático, podendo ser usado desde o quarto até o banheiro, passando pela sala e cozinha.

12. Hortelã

De aroma fresco e herbal, o hortelã é ótimo para amenizar sensações de esgotamento, agitação nervosa e irritação. Ele também estabiliza as emoções e acalma temperamentos explosivos. Precisa de um pouquinho desse aroma aí na sua casa? Use-o nos locais de maior circulação.

13. Jasmim

O “aroma dos poetas” é assim que o cheirinho adocicado e floral do jasmim também é conhecido. Ele desperta os sentidos e encanta o espirito. Se você ou alguém ai na sua casa tem alma de artista, então explore essa essência.

14. Laranja

Tem crianças em casa? Então a essência de laranja precisa estar presente. Ela é considerada o aroma da tranquilidade, alegria e bom humor, acalmando a hiperatividade infantil.

15. Lavanda

A lavanda é considerada o aroma dos aromas. Utilizada há milênios pela humanidade, a essência de lavanda é calmante, revigorante, controla a agitação e é uma grande aliada para quem sofre com insônia.

16. Limão

A essência de limão purifica o ambiente, trazendo foco, clareza e concentração. Use-o no hall de entrada e recepcione quem chega com frescor e leveza.

18. Manjericão

Experimente usar a essência de manjericão na cozinha e inundá-la com um aroma acolhedor e revigorante.

19. Mirra

O aroma terroso da mirra é ótimo para quem precisa equilibrar as emoções e se preparar para uma fase mais madura da vida. Ele alivia o medo do desconhecido e o apego emocional. Use-o em um aromatizador caso tenha acabado de se casar e está morando em uma nova casa ou esteja em um novo emprego.

20. Patchouli

Crie um ambiente mais ousado, inventivo e estimulante com a essência de Patchouli. Esse aroma também desperta para novos caminhos. Uma boa dica é utilizá-lo no home office ou no escritório.

21. Rosa

Assim como a flor, a essência de rosa é delicada e estimula sensações de harmonia, amor e paz. Experimente utilizá-la em ambientes de convívio como sala de estar e de jantar.

22. Sândalo

A essência da sensualidade. Se a intenção é criar um ambiente romântico e sedutor, então use o aroma de sândalo no aromatizador.

Os aromas citados acima são todos de origem natural, extraídos de flores, frutas, troncos e folhas. Mas se você deseja usar no aromatizador uma essência de perfume famoso, também é possível. Ambos estão disponíveis em lojas especializadas em essências.

Agora que você já tem uma breve ideia das essências disponíveis por aí e para que elas são indicadas,  que tal aprender a fazer um aromatizador de ambiente? Contudo, antes, vale a pena esclarecer a diferença entre essência e óleo essencial, já que ambos podem ser utilizados para preparação dos aromatizadores:

Diferença entre óleo essencial e essência

Essência

Apesar do nome parecido, os óleos essenciais são muito diferentes das essências. Os óleos essenciais são compostos voláteis extraídos das plantas e comercializados puros, sem nenhum tipo de aditivo, corante ou conservante. O aroma exalado pelo óleo é a alma da planta. Ou seja, são 100% naturais.

Os óleos essenciais são a base da aromaterapia e são considerados holísticos por atenderem o ser humano nos níveis físico, mental e emocional. Dessa forma o mesmo óleo pode ter função aromática, terapêutica e dermatológica. Por exemplo, o óleo essencial de eucalipto pode ser usado em inalações com efeito descongestionante, em um aromatizador para purificar e limpar o ambiente de vírus e bactérias, além de possuir efeito psíquico sobre as atividades intelectuais, o foco e a assertividade. Entretanto, para fazer uso terapêutico dos óleos essenciais é aconselhável buscar a orientação de um terapeuta, já que muitos deles possuem contra indicação.

As essências, no entanto, são produzidas artificialmente e possuem apenas a função aromática, não podem ser usadas sobre a pele ou com o objetivo de restaurar estados de saúde. Outra grande diferença também está no preço.

Para ter uma ideia, um frasco com 10 ml de óleo essencial de sândalo custa, em média, R$ 68. Já a mesma quantidade de essência é vendida por R$ 13.

Resumindo, ambos podem ser utilizados em aromatizadores. Contudo, somente os óleos essenciais produzem efeitos psicológicos e fisiológicos.

Confira agora duas receitas passo a passo de como fazer aromatizador de ambiente: uma com varetas e outra no formato spray. Você vai ver como é muito simples e fácil perfumar a casa. Acompanhe:

Como fazer aromatizador de ambiente com varetas passo a passo

Como fazer aromatizador de ambiente com varetas

Os aromatizadores de ambiente com varetas podem ser feitos para uso pessoal, para vender ou como lembrancinha de festa. O aroma da receita pode ser substituído pelo que preferir, bem como as medidas podem ser ajustadas para um frasco menor ou maior:

Materiais necessários

  • 1 frasco de sua preferência com capacidade para 200 ml
  • 100 ml de água destilada
  • 100 ml de álcool de cereal
  • 30 gotas de óleo essencial ou 30ml de essência (o óleo essencial é mais forte e concentrado por isso usa-se menos do que a essência)
  • 4 a 5 varetas de madeira

Higienize o frasco e adicione o álcool de cereais. Em seguida, dilua a água destilada e o óleo essencial ou essência da sua preferência. Feito isso, feche o vidro e agite com suavidade. Deixe a mistura repousar por três a cinco dias. Depois abra e coloque as varetas. Está pronto o aromatizador.

Se desejar pode adicionar algumas gotas de corante para deixar o liquido colorido, mas é opcional.

Como fazer aromatizador de ambientes em spray passo a passo

Como fazer aromatizador de ambientes em spray

O modo de fazer o aromatizador em spray é muito semelhante ao de varetas. Acompanhe a receita:

  • 100 ml de álcool de cereais;
  • 30 ml de água mineral;
  • 15 ml de essência ou 25 gotas de óleo essencial;
  • 5 ml de fixador;
  • Corante (opcional);
  • Borrifador;

Misture todos os ingredientes dentro do borrifador. Deixe descansar por algumas horas e está pronto o spray. 

Dicas para tirar o melhor proveito do seu aromatizador de ambiente

Dicas para tirar o melhor proveito do seu aromatizador de ambiente

  • Vire as varetas diariamente no frasco para que a essência possa se espalhar continuamente no ambiente;
  • Caso utilize óleo essencial, o mais recomendado é um frasco de cor escura ou âmbar para preservar melhor as características do óleo;
  • Os sprays são mais indicados para ambientes maiores e com mais circulação de pessoas, deixe os aromatizadores de vareta para locais menores;
  • Escolha sempre a fragrância ou essência que mais combina com o ambiente para obter um efeito ainda mais interessante com os aromatizadores;
  • Posicione o aromatizador de vareta em um local na altura do rosto para sentir melhor o perfume e nem pense em deixa-lo na frente da janela, pois a corrente de ar vai carregar todo o aroma para fora do ambiente;

Agora não tem mais desculpa. Depois de todas essas dicas é só correr e comprar todos os materiais necessários e perfumar a sua casa com os aromas preferidos.

Recomendado para você