Como limpar piso: confira dicas úteis para você seguir agora

Você já se deparou com aquele piso de sua casa ou estabelecimento comercial que está sempre sujo, não importa o quanto você passe pano ou tente limpar com variados tipos de produtos? Isso acontece quando o piso está encardido e a sujeira está impregnada em sua superfície, o que torna mais difícil sua remoção com uma limpeza comum. Por esse motivo, trazemos algumas maneiras de como limpar piso encardido.

Com essa leitura você descobrirá alguns truques e será capaz de deixá-lo brilhando até o fim do dia! Veja como fazer logo abaixo, conhecendo um pouco mais sobre os principais tipos de piso utilizados no Brasil. 

Como limpar piso antigo

Os pisos de cerâmica ou pisos frios, como são chamados popularmente, são um dos tipos de piso mais utilizados principalmente por terem uma boa durabilidade, um preço acessível e uma grande variedade de cores e tamanhos, encontrado na maioria das casas antigas. Além disso, sua fácil manutenção e a possibilidade de manter o ambiente fresco acaba atraindo muitos consumidores que optam por essa escolha para o chão de sua casa.

Existem as cerâmicas esmaltadas e não esmaltadas, sendo as esmaltadas mais resistentes a umidade e outras substâncias, além de mais brilhante e refletir a iluminação ambiente. Elas são feitas de argila e minerais que são expostos a uma temperatura alta, que ajuda a estabelecer qual será seu nível de absorção de água.

Para limpar um piso de cerâmica que ainda não esteja encardido ou com sujeiras muito profundas, basta fazer uma simples solução de uma colher de sopa de detergente para 5 litros de água e, após varrer o piso.

Passe essa mistura com a ajuda de um pano de chão. Já para limpar o rejunte, você pode fazer uma mistura de vinagre e álcool, derramar no mesmo e deixar agir por mais ou menos 20 minutos, após esse tempo, esfregue um pouco no local passado e depois seque.

Como limpar piso encardido

Para quem tem piso encardido em sua residência já pode se alegrar em saber que é bem fácil de desencardir e tirar machas indesejadas. Para isso, há algumas receitas caseiras que você pode passar no local na hora da limpeza. A primeira delas é utilizar 1 litro de água, 1 copo (200 ml) de vinagre branco, 1 colher cheia de bicarbonato de sódio e 1 colher de detergente neutro.

Você deve misturar e agitar a solução antes de usá-la; derrame no lugar que se encontra encardido. Para finalizar, esfregue a região com uma vassoura ou uma escova de limpeza e seque o chão em seguida. Se a situação estiver muito crítica, você também pode deixar a mistura agir por uns 10 minutos antes de esfrega-la.

Para descobrir como limpar piso de cerâmica encardido, presentes principalmente em banheiros, você pode usar água sanitária, misturando 1 litro de água com 350 ml de água sanitária. O passo a passo é bem parecido, você pode despejar essa mistura para limpar piso direto no ambiente e deixar agir por 20 minutos, para depois esfregá-lo e secá-lo, assim como feito no processo anterior.

O que é o piso de porcelanato?

Agora que vimos como limpar o piso de cerâmica, vamos mostrar para os que preferiram adquirir o piso de porcelanato. Como fazer para tirar aquela mancha que parece não querer mais sair?  Antes de efetuar a limpeza, é necessário ter alguns conhecimentos sobre esse tipo de piso.

O porcelanato, diferentemente do piso de cerâmica, tem um custo maior, o que faz muitos ainda preferirem revestir os ambientes com o material anterior. Todavia, vale observar que o piso de porcelanato tem uma durabilidade e resistência maior que a cerâmica, justamente por ser feito de materiais nobres, é de simples instalação e limpeza.

Ele também traz uma diferença no acabamento, remetendo a um ambiente mais sofisticado. Existem alguns tipos de porcelanato: o técnico, o porcelanato de madeira, o porcelanato acetinado e o porcelanato esmaltado.

O porcelanato técnico tem como uma das principais características um enorme brilho, quando ainda novo é de simples limpeza e, por possuir uma camada protetora, é bem resistente. O porcelanato de madeira tem aparência mais industrial, já o esmaltado é o que recebe uma camada de esmalte no acabamento, uma boa escolha para pisos externos, já que não absorve água e pode vir a ter diferentes texturas.

Por sua vez, o porcelanato acetinado tem menos brilho que os anteriores, sendo usado para lugares que buscam uma decoração mais neutra, o que também faz com que seja mais difícil de se riscar e ser menos escorregadio que outros tipos.

Como limpar piso de porcelanato encardido

Antes do piso ficar realmente encardido, é bom que você mantenha alguns cuidados na limpeza para que não haja problemas futuros. Por isso, se acabou de colocar o piso de porcelanato no chão de sua casa, é importante que faça uma primeira limpeza excelente, pois isso facilita a limpeza diária do mesmo.

Então, espere a argamassa secar e comece a limpar com uma esponja umedecida com água e depois passe um produto de limpeza pós obra. Agora, se você for fazer a limpeza diária, basta fazer a mesma solução do tópico da cerâmica: 1 colher de detergente para 5 litros de água, e depois passar no chão com um pano.

Se você tem o piso de porcelanato e se deparou com sujeiras impregnadas na superfície, aqui vai uma receita simples e prática para se tirar essas manchas. Você só utilizará água e vinagre, fazendo uma solução de ¼ de xícara de vinagre para 2 litros de água e aplicando no chão com um pano. Essa receita precisa de enxágüe com água e depois de que se seque o chão.

Curiosidades sobre o piso antiderrapante

Na hora da colocação do piso em uma residência é preciso considerar muitos fatores e realizar uma pesquisa prévia sobre os materiais que irá utilizar. O melhor tipo de piso para o modelo de decoração que deseja para o ambiente e as precauções que deverá tomar, para que no futuro não aconteçam acidentes ou imprevistos relacionados a má estrutura do piso de sua casa e que reduziriam a segurança do local.

Por essa razão, o piso antiderrapante é uma ótima opção para lugares com muita umidade, com inclinações ou movimentações constantes de pessoas, o que poderia ocasionar quedas e escorregões. Eles estão disponíveis em diversos matérias, porém os mais comuns são: piso de pedra e piso de cerâmica ou porcelanato.

Os pisos antiderrapantes de porcelanato e cerâmica já foram abordados ao longo desse artigo e fora falado sobre a variedade de texturas, cores e modelos que existem dos mesmos, sendo ideais para banheiros e áreas molhadas. Já os pisos de pedra são pisos mais usados e adequados para as áreas externas da casa, por causa da superfície mais áspera e com diferentes texturas.

Como limpar piso antiderrapante

Saber como limpar um piso antiderrapante é muito importante e requer ainda um cuidado a mais em relação a outros tipos de piso, visto que apresenta mais irregularidades em sua superfície, retendo mais sujeiras e impurezas.

Para limpar esse tipo de piso quando localizado na área exterior da casa não há grande segredo, pois basta passar uma vassoura algumas vezes por semana para eliminar a poeira dos cantinhos do piso. Porém, quando o piso se localiza dentro na construção, você pode desejar mais do que apenas a vassoura. Por isso, passe também um pano com um produto específico para um piso antiderrapante.

Contudo, se o seu piso antiderrapante está encardido, o processo vai ser um pouco diferente e ao invés de apenas varrer ou passar um pano você pode fazer a receita que mostraremos a seguir. O melhor de tudo é que somente utilizará detergente neutro, desinfetante e água (de preferência quente).

Após varrer o chão como no processo habitual, jogue detergente neutro pelo piso e jogue o balde que estará com a mistura de água com desinfetante. Deixe agir por 3 minutos no lugar aplicado e comece a esfregar com uma vassoura. O último passo se resume em enxaguar todo o piso e retirar o excesso com um rodo.

Como limpar piso branco

O último tipo de piso do qual falaremos no texto é o piso branco. Comumente, como limpar piso branco encardido é o principal pesadelo de quem é o responsável pela casa. Seu principal diferencial para estar presente nas casas até hoje tem relação a estrutura e estética. Por isso, se estiver procurando apenas uma limpeza comum para o dia a dia, é simples.

Depois de varrer o piso, passe um pano úmido com um pouco de detergente, ainda tomando os cuidados em relação a secar o chão rapidamente após a aplicação. Mas quando o piso já se encontra encardido, a solução é fazer a mistura de 5 litros de água para uma colher de detergente e passá-la no chão com o auxílio de um pano. Evite água sanitária para não manchar.

Agora que você já sabe como limpar piso, continue efetuando os cuidados diários

Conhecer cada tipo de piso é importante, assim como aprender como limpar piso de acordo com as especificações de cada um. Por isso, evite o uso de ceras e outros tipos de polidores de piso, porque com o tempo o produto fica impregnado no piso e pode levar a manchas ou a formação de uma camada oleosa sobre o mesmo. Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida sobre algum limpa piso milagroso, compartilhe conosco no campo abaixo.