Como arrumar a casa: veja dicas práticas para você seguir

Como arrumar a casa banheiro

Se você deseja ver o seu lar sempre organizado, precisa aprender como arrumar a casa. Para isso, separamos algumas dicas neste post para você seguir. Confira como arrumar cada cômodo da casa e conheça as melhores dicas para deixar tudo arrumado.

Como arrumar cada cômodo da casa?

Na hora de arrumar a sua casa, o ideal é fazer isso por cômodo. Veja como organizar cada ambiente da sua residência.

Organização da sala

Abuse de prateleiras

As prateleiras são ótimas peças para decorar e ainda organizar diversos tipos de objetos como livros, potes, velas, entre outros.

Organize os adaptadores e carregadores

Para armazenar adaptadores e carregadores no mesmo lugar, use uma caixa de papelão, plástico ou madeira. Faça algumas divisórias dentro com tubos de PVC e guarde cada peça dentro deles.

Prefira usar sofá sem braços

Se você quer deixar a sua sala mais organizada e espaçosa, prefira usar sofá sem braços. Além de charmosos, esse tipo de sofá proporciona uma sensação de amplitude.

Organize os controles remotos

Crie ou compre um suporte para armazenar todos os controles remotos em um mesmo lugar para não ter que deixá-los em locais diferentes.

Organize revistas, livros e pastas

Compre um revisteiro ou uma cesta para organizar as revistas, livros e pastas. De vez em quando, selecione o que pode ser aproveitado e o que deve ser jogado fora para não acumular.

Arrume alguns objetos em um mesmo espaço

Compre ou crie um objeto para deixar próxima a porta de entrada. Coloque nele as chaves, correspondências, carteiras e celulares. Isso deve facilitar na hora de procurar esses itens dentro de casa.

Organização do escritório

Como arrumar escritório

Use móveis com rodinhas

Para movimentar as coisas dentro do escritório, o ideal é optar em móveis com rodinhas. Dessa forma, você pode mudar a decoração quando quiser, sem precisar tirar nada de dentro das estantes e armários.

Opte por móveis multiusos

Quando comprar uma mesa para o escritório, opte por algo que permita organizar os mais diversos objetos. É interessante ter algumas gavetas organizadoras na própria mesa, facilitando na hora de guardar os seus pertences e trabalhar.

Organização do quarto de casal

Como arrumar a casa quarto de casal

Crie um varal para colocar os sapatos

Se você não possui um sapateiro no quarto, pode criar um usando algumas peças que se transformam em varal. Você pode encaixá-lo dentro do armário ou em alguma parede. O importante é não deixar os sapatos espalhados pelo quarto.

Deixe separado tudo o que vai usar no dia seguinte

Se você não quer fazer nada com pressa e quer deixar tudo organizado para a sua semana de trabalho, você pode separar suas roupas para o dia seguinte ou todas as roupas que você irá vestir durante a semana.

Use e abuse de ganchos

Os ganchos são ótimas peças para você distribuir por todo quarto. Na parte interna do guarda-roupa, você pode colocar alguns ganchinhos para organizar cordões, lenços, cachecóis, entre outros.

Coloque outro gancho dentro do armário ou em alguma parede para pendurar um cabide. Esse cabide você pode usar como suporte para os cintos. Outra boa dica é usar alguns ganchos para colocar as bolsas.

Use a criatividade com caixas de sapato

A caixa de sapato que você não está usando pode ser útil para fazer um porta-treco. Apenas customize com tecidos e outros detalhes para deixá-la com uma aparência diferenciada.

Organize as gavetas

Para organizar as gavetas, você pode colocar algumas caixas dentro delas. O objetivo é deixar as peças separadas, organizadas e fáceis de serem localizadas, sem precisar fazer uma bagunça na hora de comprar uma roupa.

Organização da cozinha

Como arrumar a casa cozinha

Separe os alimentos

Na hora de organizar a sua despensa é importante que você separe os alimentos perecíveis dos não perecíveis. Os alimentos não perecíveis devem ser guardados em armários, já que o tempo útil é mais longo enquanto que os alimentos perecíveis devem ser organizados dentro da geladeira.

Desapegue dos objetos que estão sem uso

Organize a despensa uma vez por mês ou no momento em que estiver fazendo a sua lista de compras. Nesse momento, verifique os objetos que você não usa mais como alguns pratos, copos, talheres, entre outros e doe para alguém que realmente precisa.

Faça também essa verificação com os alimentos. Elimine os produtos que estão fora da validade e os restos de comida que não serão mais consumidos. Evite acumular itens que não serão usados.

Inove fazendo um paneleiro

Se você não tem um armário para guardar as suas panelas, pode criar um paneleiro usando algumas barras e ganchos. O objetivo é trazer praticidade para o seu dia a dia, além de deixar a sua cozinha mais estilosa.

Guarde os copos de vidros

O ideal para guardar os copos de vidros é comprar uma cristaleira ou um pequeno armário. Organize os copos de forma enfileirada para facilitar na hora de pegá-los e evitar que sejam quebrados com facilidade.

Use barras imantadas para facas

A barra imantada é mais uma criação para facilitar a vida das donas de casa. Coloque as facas que você mais usa nas barras, pois elas irão se grudar e evitar que essas peças se espalhem dentro das gavetas.

Organize os potes de plástico

Reserve uma área do armário para organizar os potes de plástico. Para isso, encaixe um pote dentro do outro e deixe todas as tampas juntas para não perder. Além de otimizar espaço, organizando dessa forma fica mais fácil de encontrar um pote quando você precisar.

Organização do banheiro

Como arrumar a casa banheiro

Aproveite os espaços

Que tal aproveitar a parte de trás da porta do banheiro para fazer um armário? O espaço é ideal para guardar todos os itens que você precisa no dia a dia e ainda ajuda a otimizar o espaço do banheiro.

Use ganchos

Você pode usar ganchos em várias partes do banheiro. Coloque nesses ganchos algumas caixinhas para guardar secador, chapinha, entre outros objetos. Os ganchos também são ótimos para pendurar as toalhas e roupas.

Separe a roupa suja

Use um cesto ou um saco para colocar as roupas sujas da família. O ideal é que ao sair do banho, todos coloquem suas roupas neste objeto para recolher de uma vez na hora que for lavar as peças.

Coloque nichos na parede

Se você tiver uma parede livre dentro do banheiro, coloque nichos para organizar os produtos de beleza. Dessa forma, você otimiza o espaço e ainda deixa tudo organizado para quando precisar usar.

Use bandeja na pia

Ao invés de deixar os cremes, hidratantes e loções espalhados na bancada do banheiro, coloque uma bandeja e organize tudo nela. As bandejas vão deixar o seu banheiro ainda mais charmoso.

Coloque os esmaltes em uma bomboniere

Que tal usar uma bomboniere de vidro ou plástico para guardar todos os seus esmaltes? Por ser transparente fica fácil de visualizar e você ainda pode guardar em qualquer cantinho do banheiro para não deixar os esmaltes espalhados.

Arrume o armário do banheiro

Faça uma organização quinzenal ou mensal dentro do armário do banheiro para descartar embalagens vazias, produtos que estão abertos e que você não vai usar mais. Aproveite para fazer as trocas de papel higiênico, creme dental, desodorante, entre outros produtos.

Guarde alguns produtos em potes

Separe alguns potes para guardar algodão, cotonetes e esponjas. Fixe os potes na parede para ficar de fácil alcance na hora que você precisar.

Use uma superfície magnética para fixar as maquiagens

Se você gosta de guardar as suas maquiagens no banheiro para facilitar na hora que estiver se maquiando, use uma superfície magnética e vá fixando todos os produtos nela. Dessa forma, você evita que os itens fiquem soltos pelo banheiro e ainda otimiza espaço.

Transforme um organizador de sapatos

Se você usa o armário do banheiro para guardar itens de beleza, pode transformar um organizador de sapatos em um espaço para guardar os itens de limpeza. O organizador não ocupa espaço, pode ser fixado na porta do banheiro ou na parede.

Quais as dicas para organizar a casa?

Como organizar a casa cuidados

Algumas boas práticas devem ser seguidas na hora de arrumar a casa para evitar tropeços. Veja as nossas dicas:

Arrume um cômodo por vez

Na hora de limpar e arrumar a casa faça um cômodo por vez. Antes, elabore um cronograma de limpeza e faça uma lista de tarefas para cada ambiente.

Organize diariamente

  1. Primeiro tire o pó de todos os cômodos;
  2. Passe um pano úmido em cada piso;
  3. Tire o lixo da cozinha e do banheiro;
  4. Guarde os itens que estão fora do lugar;
  5. Lave todas as louças;
  6. Limpe a pia;
  7. Limpe o fogão depois de usá-lo;
  8. Arrume a cama;
  9. Guarde sapatos e roupas;
  10. Coloque as roupas para lavar na máquina;
  11. Retire as roupas secas que estão no varal e arrume.

Escolha o horário para arrumar a casa

O horário ideal seria pela manhã, mas nem todos podem fazer nesse período. Por isso, determine o melhor horário para você fazer a arrumação da casa e mantenha isso todos os dias.

Faça da tarefa algo agradável

Se você acha que arrumar a casa é muito sacrificante, tente incrementar algo para deixar o momento mais prazeroso. Coloque uma boa música e tente pensar em uma recompensa depois do trabalho feito. Com o tempo a rotina vai se transformar em um hábito diário.

Com essas dicas de como arrumar a casa, você não terá dificuldades para organizar todos os cômodos da sua residência. Portanto, aquilo que poderia ser uma atividade estressante, pode se transformar em algo prazeroso.