Como cortar picanha: veja os cortes ideais para fazer o preparo perfeito

Antes de saber como cortar picanha, é importantíssimo saber como escolher o melhor pedaço e ter certeza de que não está sendo enganado, seja em um restaurante ou açougue. Isso porque a picanha deve ser um pedaço de mais ou menos 1 kg a 1,2 kg, pois, se ultrapassar esse peso, pode ser que na verdade você esteja levando um pedaço de coxão duro. 

Lembre-se sempre de que não existe uma peça de um único tipo de carne de boa qualidade com 2 kg ou mais. 

Uma forma de descobrir se a carne é boa, é verificar a presença da terceira veia da proteína. Além disso, nervos e membrana também são indícios de que pode ser uma carne de baixa qualidade. 

Já no restaurante ou churrascaria leve em consideração o aspecto e a textura, pois, a picanha costuma ser mais macia, sem nervos e tem o sabor muito característico. Sem contar que na churrascaria é comum que que saibam bem como cortar picanha!

Outro fator relevante é a cor da gordura da picanha: se caso estiver amarelada significa que foi retirada de um animal envelhecido. Embaladas a vácuo também podem ser uma boa pedida, pois, o acumulo de sangue é menor e mais controlado. E esteja sempre atento: é obrigatório e indispensável possuir o selo Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Enfim, agora que você conferiu algumas dicas sobre como escolher a carne perfeita, acompanhe nossas sugestões sobre como cortar picanha e arrasar no churrasco!

Como cortar picanha: tipos de corte e o melhor para cada opção de preparo

Não há dúvidas de que a picanha é um dos cortes mais utilizados e apreciados nos churrascos. Porém, existem outros tipos de preparo que também favorecem o sabor desse corte, podendo servi-lo no almoço ou jantar. Confira algumas opções!

Grelhando a peça inteira

No tipo de preparo em que é colocado o pedaço inteiro de picanha, grelhando-o levemente; o chef ensina como cortar picanha com espessura de mais ou menos 2 dedos, levando-os de volta para a grelha até que cheguem ao ponto desejado. 

Normalmente a picanha é servida ao ponto para mal e em torno de 50° a 60°, o que a deixa com interior avermelhado. Mas vale ressaltar que o ponto da carne sempre depende da preferência de quem irá consumi-la.

Nesse primeiro vídeo vamos reforçar também informações sobre qual o tamanho ideal e os cuidados para escolha de uma peça de qualidade. 

Corte para espetinhos individuais

Aprenda agora como cortar picanha para espetinhos! Nesse tutorial são apresentadas opções para serem servidas em churrascos ou almoços simples, com porções individuais, práticas e elegantes.

Nesse vídeo é possível aprender como cortar picanha com cortes de mais ou menos 1 cm, em formato de tiras e depois em cubos, para então acomodá-los em espetos. O chef explica que se deve fincar os pedaços de picanha de modo que a gordura fique em contato com o próximo pedaço de carne, proporcionando suculência em todo o espetinho.

Como cortar picanha: corte para grelhar

Para grelhar a picanha o corte varia um pouco de tamanho, respeitando cada preferência. O mais comum é cortar em tiras de 1 ou 2 cm, nunca retirando a gordura, pois, essa é a maneira mais fácil e inteligente de manter a suculência e o sabor da picanha ao grelhar. Sem a gordura, a picanha tende a ficar seca e dura. 

Corte para espetos de churrascaria

Sabe aqueles espetos grandes com a gordura da picanha bem aparente e suculenta? Vamos a ele!

Para fazer espetos de picanha de churrascaria, repare que se deve cortar os pedaços um pouco maiores – em torno de 3 a 4 centímetros (ou maior, se for sua preferência) e nunca retirar a gordura. Salgue a carne com sal grosso e leva para assar. Essa forma de como cortar picanha é garantia de uma verdadeira experiência de churrascaria. Fácil e certeira!

Corte borboleta

Esse corte é menos conhecido, porém, é uma boa pedida para quem gosta da carne um pouco mais passada. Confira!

O vídeo mostra como cortar picanha para conseguir esse corte bonito e diferente. Esse formato permite que seja servido um pedaço da gordura da picanha para todos os convidados, visto que ela fica em torno de todo o pedaço.

Utilizando a peça inteira

Aqui no Brasil é muito comum servirmos carnes assadas e a picanha é uma excelente escolha para o forno. Devido possuir calor brando, preparar essa carne no forno permite que a mesma asse por igual.

No vídeo acima o chef mostra como preparar a picanha de forma prática, afinal, um forno é facilmente encontrado em qualquer residência e, também, não é preciso de temperos mirabolantes e cheios de especiarias, para prepará-la. A dica de ouro desse tutorial é que a picanha é feita com a gordura para cima com o objetivo de que ela derreta, proporcionando mais suculência.

Como cortar picanha em bifes

Com a correria do dia a dia, é sempre bom ter uma opção de carne em bifes para preparar. Afinal, esse é um corte muito prático para ser servido diariamente.

Que tal preparar uma picanha perfeita hoje?

Já que em isolamento social não é possível ir para a sua churrascaria preferida, utilize essas dicas que trouxemos aqui sobre como cortar picanha para preparar essa carne deliciosa, e tenha uma refeição incrível! 

Gostou da variedade de cortes de picanha? Deixe seu comentário, dúvidas e/ou sugestões.