Cozinha gourmet: o que é, vantagens e modelos para se inspirar

Tem algo mais bacana hoje em dia do que uma cozinha gourmet? Esse espaço dedicado à boa comida na companhia de amigos e familiares tem feito a cabeça de muita gente, podendo até ser fator decisivo na hora da compra de um imóvel. A popularidade das cozinhas gourmet é tão grande que as construtoras já dão um jeito de garanti-las no projeto original.

Você também é apaixonado por esse estilo moderno e despojado de cozinha? Então vem acompanhar esse post com a gente, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre cozinhas gourmets e como aderi-las aí na sua casa:

O que é cozinha gourmet?

Antes de entender o conceito de cozinha gourmet é importante saber o que significa o termo “gourmet”. A palavra tem origem francesa e, atualmente, é usada para se referir ao prazer de cozinhar a própria comida e compartilhar esse momento gastronômico com a família e os amigos. A culinária gourmet envolve ainda a busca por ingredientes de excelente qualidade em combinações muitas vezes até inusitadas.

E como foi que esse termo francês tornou-se ponto de partida para a concepção de um projeto de cozinha? Isso começou com a necessidade da criação de um espaço voltado para a convivência, marcado pela integração entre os ambientes. Não é a toa que, na grande maioria das vezes, a cozinha gourmet vem combinada ao estilo de cozinha americana.

Só isso? Não! A cozinha gourmet também prioriza a boa culinária, então não podem faltar eletrodomésticos e utensílios que garantam a praticidade e a funcionalidade do ato de cozinhar.

Como montar uma cozinha gourmet

O primeiro passo para montar uma cozinha gourmet é garantir a integração dos espaços. Se você mora em um imóvel mais novo, provavelmente os ambientes já estão integrados, mas caso sua casa ainda tenha paredes entre a cozinha e a sala de jantar e estar despeça-se delas, cuidado apenas para não comprometer a estrutura da sua casa, chame um arquiteto ou engenheiro para avaliar o local.

Depois de garantir a integração, parta para o planejamento do espaço. A dica aqui é fazer uma planta baixa da cozinha gourmet, assim você consegue visualizar melhor o projeto antes de colocá-lo em prática. Uma recomendação importante: deixe espaço suficiente para circulação e movimentação dentro da cozinha, incluindo abertura das portas de armários. A sugestão é um corredor com, no mínimo, 60 centímetros.

A disposição entre geladeira, fogão e pia deve ser muito bem planejada para a funcionalidade da cozinha, sendo que a melhor acomodação é aquela em formato de triângulo.

Escolha bons eletrodomésticos e utensílios para equipar sua cozinha gourmet. Os móveis são igualmente importantes, uma vez que eles vão armazenar e compor o visual do ambiente. Se puder, invista em móveis planejados que irão se ajustar perfeitamente ao seu espaço, mas se isso não for possível, busque por móveis de qualidade e que garantam a estética e a funcionalidade da cozinha.

Para a bancada prefira o uso de pedras, como o granito, mármore e Silestone, que são mais simples de limpar.

Outra coisa que não pode faltar na cozinha gourmet é um bom balcão com banquetas para acomodar as visitas. E ali que todo mundo se encontra para conversar e beber alguma coisa, enquanto o chef prepara a refeição. Vale também encostar junto ao balcão a mesa de jantar, ampliando o espaço.

Vantagens da cozinha gourmet

Uma das maiores vantagens da cozinha gourmet é a integração e a socialização que ela permite. Esse modelo também é versátil, prático, funcional e super moderno.

A cozinha gourmet também tem a vantagem de poder ser instalada dentro ou fora de casa, dependendo da sua necessidade. Se for dentro de casa, a cozinha gourmet vem integrada a sala de jantar e a sala de estar, já do lado de fora, a cozinha gourmet é integrada com a varanda, com terraço ou até mesmo em uma área junto à piscina.

Além dos eletrodomésticos tradicionais, você ainda pode apostar em uma churrasqueira ou forno a lenha para assar pizza e outras receitas especiais, deixando o espaço ainda mais completo e versátil.

A cozinha gourmet tem ainda a vantagem de poder ser adaptada a diferentes estilos de decoração, indo desde os modelos mais clássicos e elegantes até projetos de cozinha gourmet rústica.
Agora que você já sabe o que precisa e como montar uma cozinha gourmet, falta só se inspirar com projetos incríveis. Por isso trouxemos uma seleção linda com 60 ideias de cozinhas gourmets, vem ver:

60 modelos de cozinha gourmet para você se inspirar

01. Cozinha gourmet com ilha: um dos modelo mais desejados por aí.

Cozinha gourmet com ilha: um dos modelo mais desejados por aí

02. Cozinha gourmet simples, pequena, mas muito funcional; a estética moderna e despojada deu o toque final ao projeto.

Cozinha gourmet simples, pequena, mas muito funcional; a estética moderna e despojada deu o toque final ao projeto

03. Cozinha gourmet com bancada central; o tom de rosa queimado dos armários em conjunto com o mármore e as luminárias douradas garantiu o toque de elegância e refinamento ao projeto.

Cozinha gourmet com bancada central; o tom de rosa queimado dos armários em conjunto com o mármore e as luminárias douradas garantiu o toque de elegância e refinamento ao projeto

04. Cozinha gourmet branca e clean para ampliar visualmente o espaço.

Cozinha gourmet branca e clean para ampliar visualmente o espaço

05. Cozinha gourmet com ilha e banquetas: um convite para a interação e a convivência.

Cozinha gourmet com ilha e banquetas: um convite para a interação e a convivência

06. Cozinha gourmet ampla e bem equipada para receber a todos com conforto e muita sofisticação.

Cozinha gourmet ampla e bem equipada para receber a todos com conforto e muita sofisticação

07. Invista em um balcão amplo e continuo para a cozinha gourmet.

Invista em um balcão amplo e continuo para a cozinha gourmet

08. Projeto de cozinha gourmet em estilo industrial com predominância da madeira e do cimento queimado.

Projeto de cozinha gourmet em estilo industrial com predominância da madeira e do cimento queimado

09. Cozinha gourmet integrada a sala de jantar; modelo que favorece a troca e o compartilhamento social.

Cozinha gourmet integrada a sala de jantar; modelo que favorece a troca e o compartilhamento social

10. Instale luminárias sobre a bancada para trazer aquele clima acolhedor e aconchegante para a cozinha gourmet.

Instale luminárias sobre a bancada para trazer aquele clima acolhedor e aconchegante para a cozinha gourmet

11. Nessa cozinha gourmet, a parte abaixo da ilha é aberta deixando expostas as panelas e demais utensílios culinários; tudo muito prático e funcional.

Nessa cozinha gourmet, a parte abaixo da ilha é aberta deixando expostas as panelas e demais utensílios culinários; tudo muito prático e funcional

12. Cozinha gourmet com cooktop de indução; aqui, a mesa foi acoplada ao balcão.

Cozinha gourmet com cooktop de indução; aqui, a mesa foi acoplada ao balcão

13. Muitas banquetas para ninguém ficar de fora da cozinha gourmet.

Muitas banquetas para ninguém ficar de fora da cozinha gourmet

14. Móveis em madeira para a cozinha gourmet; a opção de usar apenas armários baixos garantiu um visual mais clean para o ambiente.

Móveis em madeira para a cozinha gourmet; a opção de usar apenas armários baixos garantiu um visual mais clean para o ambiente

15. Cozinha gourmet integrada à sala de jantar, delimitadas visualmente pelo balcão, semelhante ao que acontece com a cozinha americana.

Cozinha gourmet integrada à sala de jantar, delimitadas visualmente pelo balcão, semelhante ao que acontece com a cozinha americana

16. Cozinha gourmet simples, pequena e com um toque de rusticidade irresistível.

Cozinha gourmet simples, pequena e com um toque de rusticidade irresistível

17. Já nessa outra cozinha, o amarelo dá o toque de vivacidade ao projeto gourmet.

Já nessa outra cozinha, o amarelo dá o toque de vivacidade ao projeto gourmet

18. Moderna e sofisticada, essa cozinha gourmet assumiu tons de azul na parede, nos armários e luminárias; o cimento queimado e o mármore completam a proposta.

Moderna e sofisticada, essa cozinha gourmet assumiu tons de azul na parede, nos armários e luminárias; o cimento queimado e o mármore completam a proposta

19. Cozinha gourmet integrada à varanda: ótima opção para apartamentos.

Cozinha gourmet integrada à varanda: ótima opção para apartamentos

20. Nesse projeto de cozinha gourmet, o pé direito alto foi valorizado e destacado com o uso de nichos.

Nesse projeto de cozinha gourmet, o pé direito alto foi valorizado e destacado com o uso de nichos

21. Toque retrô a esse projeto de cozinha gourmet.

Toque retrô a esse projeto de cozinha gourmet

22. Cozinha gourmet e sala de jantar integradas, mas delimitadas pela diferença de pisos.

Cozinha gourmet e sala de jantar integradas, mas delimitadas pela diferença de pisos

23. O teto de vidro inunda a cozinha gourmet de luz natural; repare que aqui cozinha, sala de jantar, sala de estar e área externa estão totalmente integradas

24. O destaque dessa cozinha gourmet vai para o gavetão que organiza e armazena pequenos potes e temperos.

O destaque dessa cozinha gourmet vai para o gavetão que organiza e armazena pequenos potes e temperos

25. Cozinha gourmet moderna em tons neutros, com destaque para o uso da madeira trazendo aconchego ao ambiente.

Cozinha gourmet moderna em tons neutros, com destaque para o uso da madeira trazendo aconchego ao ambiente

26. Moderna e minimalista, essa cozinha gourmet traz uma ilha magnifica em Silestone preto; para completar o visual, o piso e o teto foram revestidos com vinílico amadeirado.

Moderna e minimalista, essa cozinha gourmet traz uma ilha magnifica em Silestone preto; para completar o visual, o piso e o teto foram revestidos com vinílico amadeirado

27. Essa cozinha moderna conta com um balcão de madeira rústica para contrastar com os materiais nobres do projeto.

Essa cozinha moderna conta com um balcão de madeira rústica para contrastar com os materiais nobres do projeto

28. Cozinha gourmet pequena, mas com pé direito alto; as luminárias suspensas não podiam faltar.

Cozinha gourmet pequena, mas com pé direito alto; as luminárias suspensas não podiam faltar

29. Cozinha gourmet toda em madeira: uma inspiração para os apaixonados por projetos rústicos, mas elegantes ao mesmo tempo.

Cozinha gourmet toda em madeira: uma inspiração para os apaixonados por projetos rústicos, mas elegantes ao mesmo tempo

30. Muita luz natural para valorizar a beleza da cozinha gourmet.

Muita luz natural para valorizar a beleza da cozinha gourmet

31. Inspiração de cozinha gourmet preta: estilo e sofisticação numa pegada só.

Inspiração de cozinha gourmet preta: estilo e sofisticação numa pegada só

32. Aqui nessa cozinha gourmet, o preto também é protagonista, mas no espaço amplo e bem iluminado, a cor se dilui.

Aqui nessa cozinha gourmet, o preto também é protagonista, mas no espaço amplo e bem iluminado, a cor se dilui

33. Tons neutros são garantia de sucesso e beleza na cozinha gourmet, a opção aqui foi pelo duo clássico “preto e branco” com toque amadeirado.

Tons neutros são garantia de sucesso e beleza na cozinha gourmet, a opção aqui foi pelo duo clássico “preto e branco” com toque amadeirado

34. Visão do alto de uma cozinha gourmet totalmente integrada aos demais espaços da casa.

Visão do alto de uma cozinha gourmet totalmente integrada aos demais espaços da casa

35. A melhor inspiração de cozinha gourmet para quem ama o estilo industrial: balcão, bancos e coluna de cimento queimado.

36. Lindo contraste entre o rústico, o contemporâneo e o retrô nesse projeto de cozinha gourmet.

Lindo contraste entre o rústico, o contemporâneo e o retrô nesse projeto de cozinha gourmet

37. Aproveite ao máximo o espaço abaixo da ilha da cozinha gourmet, seja com armários, seja com prateleiras ou nichos abertos.

Aproveite ao máximo o espaço abaixo da ilha da cozinha gourmet, seja com armários, seja com prateleiras ou nichos abertos

38. A tendência do teto colorido chegou nas cozinhas gourmets também!

A tendência do teto colorido chegou nas cozinhas gourmets também!

39. Modelo super convidativo de cozinha gourmet, onde as banquetas são peças chaves na decoração e no uso do espaço.

Modelo super convidativo de cozinha gourmet, onde as banquetas são peças chaves na decoração e no uso do espaço

40. Cozinha gourmet com teto rebaixado e iluminação indireta com spots.

Cozinha gourmet com teto rebaixado e iluminação indireta com spots

41. Inspiração apaixonante de cozinha gourmet rústica em área externa; o uso da madeira e das plantas são fundamentais para garantir o estilo acolhedor do espaço.

Inspiração apaixonante de cozinha gourmet rústica em área externa; o uso da madeira e das plantas são fundamentais para garantir o estilo acolhedor do espaço

42. Cozinha gourmet meio a meio: aqui, a proposta foi deixar metade do balcão na parte interna da casa e outra metade na parte externa, criando um ambiente único e original

Cozinha gourmet meio a meio: aqui, a proposta foi deixar metade do balcão na parte interna da casa e outra metade na parte externa, criando um ambiente único e original

43. Cozinha gourmet simples e clean com um pé no estilo escandinavo.

Cozinha gourmet simples e clean com um pé no estilo escandinavo

44. Cozinha gourmet ampla com balcão e mesa de jantar.

Cozinha gourmet ampla com balcão e mesa de jantar

45. Nessa cozinha gourmet, a grande abertura em vidro integra os ambientes interno e externo.

Nessa cozinha gourmet, a grande abertura em vidro integra os ambientes interno e externo

46. A coifa é um dos elementos importantíssimos de uma cozinha gourmet, especialmente aquelas de dentro de casa.

A coifa é um dos elementos importantíssimos de uma cozinha gourmet, especialmente aquelas de dentro de casa

47. Para quem deseja uma cozinha gourmet clean e ampla, a melhor opção é usar o branco.

Para quem deseja uma cozinha gourmet clean e ampla, a melhor opção é usar o branco

48. Nessa cozinha gourmet, o destaque vai para o balcão rodeado de banquetas.

Nessa cozinha gourmet, o destaque vai para o balcão rodeado de banquetas

49. Já aqui, o mix entre o tom amadeirado e a cor cinza cria um estilo moderno e levemente rústico para a cozinha gourmet.

Já aqui, o mix entre o tom amadeirado e a cor cinza cria um estilo moderno e levemente rústico para a cozinha gourmet

50. Banquetas rosé gold para criar um charme sofisticado e moderno à cozinha gourmet.

Banquetas rosé gold para criar um charme sofisticado e moderno à cozinha gourmet

51. Cozinha gourmet ampla na varanda com destaque para o revestimento usado na parede.

Cozinha gourmet ampla na varanda com destaque para o revestimento usado na parede

52. Luxo, modernidade e sofisticação se fundem nesse projeto gourmet.

Luxo, modernidade e sofisticação se fundem nesse projeto gourmet

53. As portas de vidro são excelentes opções para integrar a cozinha gourmet interna com a área externa.

As portas de vidro são excelentes opções para integrar a cozinha gourmet interna com a área externa

54. Lindo e diferenciado projeto de cozinha gourmet com canto alemão.

Lindo e diferenciado projeto de cozinha gourmet com canto alemão

55. Aqui, o balcão faz a ligação entre a área interna – cozinha gourmet – e externa – varanda.

Aqui, o balcão faz a ligação entre a área interna – cozinha gourmet - e externa – varanda

56. Móveis planejados para a cozinha gourmet: melhor opção para quem deseja o máximo de funcionalidade e estética para o ambiente.

Móveis planejados para a cozinha gourmet: melhor opção para quem deseja o máximo de funcionalidade e estética para o ambiente

57. Pequenos e contrastantes detalhes que fazem a diferença nessa cozinha gourmet; repare que de um lado foram usados tijolinhos à vista na parede, enquanto do outro é o mármore que se destaca.

Pequenos e contrastantes detalhes que fazem a diferença nessa cozinha gourmet; repare que de um lado foram usados tijolinhos à vista na parede, enquanto do outro é o mármore que se destaca

58. O charme dessa cozinha gourmet é a vista do mezanino.

O charme dessa cozinha gourmet é a vista do mezanino

59. Cozinha gourmet com mix de rústico e moderno.

Cozinha gourmet com mix de rústico e moderno

60. Tamanho não é problema para a cozinha gourmet, o importante é que ela seja bem planejada.

Tamanho não é problema para a cozinha gourmet, o importante é que ela seja bem planejada