Cozinha vintage: 60 ideias incríveis para você ficar apaixonado

Romântica, mas sem perder personalidade, a cozinha vintage é aquele colinho de vó capaz de derrubar qualquer stress do dia.

Regada a muito saudosismo e a objetos que são uma verdadeira viagem no tempo, esse estilo não é apenas tendência em decoração é, sobretudo, um resgate amoroso do que ficou para trás.

Por essas e outras é que dedicamos esse post para falar exclusivamente sobre a cozinha vintage. Trouxemos dicas e inspirações para você fazer a decoração dos seus sonhos, vem ver:

O que é o estilo vintage?

Antes de querer deixar sua casa vintage é importante conhecer melhor o que é esse estilo.

O estilo vintage é aquele que faz referência ao passado, mais especificamente ao período entre as décadas de 1920 a 1970. Ou seja, todas as mobílias, eletrodomésticos e objetos decorativos fabricados nesse período são considerados vintage.

Características do estilo vintage

O estilo vintage se caracteriza, principalmente, pelas formas arredondadas de móveis e eletrodomésticos. Basta dar uma olhadinha nas geladeiras, fogões e cadeiras fabricadas naquela época para perceber cantos curvos e formas arredondadas.

A paleta de cores também é um grande marco do estilo vintage, bem como o uso de peças em cerâmica e metais como o cobre.

Nos armários é muito comum o uso de molduras e puxadores redondos ou em estilo concha.

Retrô x vintage

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre decoração retrô. Mas será que retrô e vintage são a mesma coisa? Apesar de estarem sempre muito relacionados, o vintage e o retrô são conceitos diferentes.

Enquanto o vintage faz uso de peças antigas e que realmente pertenceram ao passado, o retrô, por sua vez, é uma releitura do que já foi produzido. Ou seja, as peças em estilo retrô são produzidas atualmente, mas apresentam uma estética envelhecida e inspirada no design de décadas passadas.

Um bom exemplo são os modelos de geladeira retrô. Esses eletrodomésticos são fabricados com alta tecnologia, mas trazem a estética dos tempos dos nossos avós, tanto no design, quanto nas cores.

Resumindo: o vintage é tudo aquilo que resistiu e sobreviveu ao tempo, enquanto o retrô é uma junção entre o moderno e o antigo.

Como decorar cozinha com o estilo vintage

Cores

As cores são um dos pontos altos do estilo vintage. Por isso é muito importante que você selecione a dedo cada uma das cores que irá compor a sua paleta.

E a melhor parte dessa história é que o estilo vintage é muito democrático e capaz de atender inúmeros gostos. Você pode montar uma cozinha vintage em tons vivos e alegres, explorando principalmente cores como o azul, o vermelho e o amarelo. Mas também é possível montar uma cozinha vintage suave e delicada, inspirada nas candy colors. Para isso, basta apostar em tons pastéis de azul, amarelo, rosa e o famoso verde mente.

Na maior parte das vezes, o branco é a cor preferida para criar o fundo da cozinha vintage. No entanto, isso não é uma regra. Prova disso é o uso do preto na decoração vintage. Aposte na cor para criar uma decoração cheia de contrastes e com muita personalidade.

Móveis

Os móveis compõe grande parte do ambiente e, no caso de uma cozinha, armários, mesa, cadeiras e banquetas não podem faltar.

Mas saiba que você não precisa comprar móveis novos para criar uma decoração vintage. Você pode renová-los. Como? Trocando os puxadores, por exemplo. Escolha modelos redondos de metal ou aqueles de cerâmica. Só isso já fará uma grande diferença. Agora, se você pretende ter uma cozinha mais colorida, experimente envelopar os seus armários ou aplicar efeitos do tipo patiná ou decoupage.

Outra dica é apostar no uso de pés palitos para cadeiras e mesas. Já os móveis de madeira, especialmente aqueles com efeito patiná ou fabricados com madeira de demolição, são perfeitos para a cozinha vintage. Esses móveis garantem ainda uma atmosfera campestre para a decoração, ficando também muito próximo do estilo provençal.

Eletrodomésticos

É praticamente impossível falar em cozinha vintage sem falar em eletrodomésticos. Essas utilidades domésticas do dia a dia tem um potencial enorme de fazer a diferença nesse tipo de decoração.

Portanto, não pense duas vezes e invista em eletros coloridos, como os vermelhos e amarelos. Muitos deles que são fabricados atualmente possuem o design retrô, portanto, você ganha em estilo e modernidade.

Mas, se preferir, pode pedir para sua mãe ou sua vó aquela batedeira ou torradeira antiga. Se não estiver funcionando mais, tente consertar, senão vale deixar só como peça decorativa.

Peças e acessórios decorativos

A sua cozinha pode ser totalmente vintage ou contar com apenas alguns acessórios para trazer aquele charme a mais.

Seja qual for o seu caso, a dica aqui é apostar em peças decorativas como vasos de flores, louças de cerâmica, chaleiras, moedor de grão, castiçais, relógios antigos, toalhas de crochê, entre outras relíquias.

Onde comprar peças vintage

Se você deseja uma legitima decoração vintage, então vai precisar andar por aí atrás de peças que traduzam esse estilo. E não adianta perder tempo em grandes lojas e magazines, porque o estilo vintage é único. Portanto, anota aí os melhores locais para garimpar peças exclusivas, cheias de história e personalidade:

Brechós e antiquários

Toda cidade (ou pelo menos a maioria) possui algum brechó ou antiquário. E esses são os lugares perfeitos para quem deseja comprar peças vintage. Vasculhe bastante e, acima de tudo, mude seu olhar.

Pode ser que você encontre uma peça meio desgastada e surrada pelo tempo, mas ela pode ficar perfeita em contraste com aquele eletro super moderno que você tem na cozinha. Ou então, você pode simplesmente aderir a decoração wabi sabi, um conceito estético de origem japonesa que valoriza o imperfeito, o incompleto e questiona os padrões de beleza construídos na atualidade.

Feirinhas

As feirinhas ou mercado de pulgas, como alguns preferem chamar, são um deleite para os apaixonados por objetos vintage. Nesses locais você encontra de tudo, de tudo mesmo! Desde brinquedos até eletrodomésticos antigos e, se der sorte, pode ser que encontre verdadeiras relíquias.

Internet

A internet também pode render bons achados vintage. Atualmente existem diferentes sites de desapego onde as pessoas costumam anunciar objetos, móveis e eletros antigos. Vale a pena dar uma boa olhada.

Família

Mas se a sua intenção for criar uma decoração afetiva e cercada de boas histórias, então não perca a oportunidade de visitar a família. Comece indo na casa dos seus pais, depois na casa dos avós e na casa dos tios. Com certeza você vai encontrar um móvel, um objeto ou algum eletro vintage lindão dando sopa.

60 ideias de cozinha vintage para você ficar apaixonado

Confira agora 60 inspirações de cozinha vintage para ficar apaixonado:

01. Cozinha vintage com azulejos de metrô e armário verde menta. As prateleiras garantem um charme extra ao ambiente.

Cozinha vintage com azulejos de metrô e armário verde menta. As prateleiras garantem um charme extra ao ambiente

02. Cozinha vintage branca com piso vintage. Destaque para o fogão azul, uma peça cheia de histórias para contar.

Cozinha vintage branca com piso vintage. Destaque para o fogão azul, uma peça cheia de histórias para contar

03. O mix entre o vintage e o moderno é bem evidente nesse modelo de cozinha. Repare na combinação entre peças garimpadas, como o relógio na parede, e os móveis mais atuais.

O mix entre o vintage e o moderno é bem evidente nesse modelo de cozinha. Repare na combinação entre peças garimpadas, como o relógio na parede, e os móveis mais atuais

04. Prateleiras: uma maneira simples, fácil e barata de trazer o vintage para dentro da cozinha.

Prateleiras: uma maneira simples, fácil e barata de trazer o vintage para dentro da cozinha

05. Que tal agora uma cozinha com azulejos vintage? Destaque para a luminária que traz o mesmo tom do revestimento.

Que tal agora uma cozinha com azulejos vintage? Destaque para a luminária que traz o mesmo tom do revestimento

06. Nada mais vintage do que uma geladeira amarela, concorda?

Nada mais vintage do que uma geladeira amarela, concorda?

07. Louças e panelas penduradas na parede para lembrar da casa da vó.

Louças e panelas penduradas na parede para lembrar da casa da vó

08. Um papel de parede com estampas alegres e coloridas também é bem vindo na cozinha vintage.

Um papel de parede com estampas alegres e coloridas também é bem vindo na cozinha vintage

09. Pendure os pratos da sua mãe na parede e pronto, sua cozinha já ganhou ares vintage!

Pendure os pratos da sua mãe na parede e pronto, sua cozinha já ganhou ares vintage!

10. Cozinha vintage branca com caixotes para expor as louças

Cozinha vintage branca com caixotes para expor as louças

11. Aqui, o destaque fica para os quadros e as luminárias pendentes. O piso azul também merece atenção!

Aqui, o destaque fica para os quadros e as luminárias pendentes. O piso azul também merece atenção!

12. Troque os puxadores do seu armário para criar uma cozinha vintage.

Troque os puxadores do seu armário para criar uma cozinha vintage

13. Vintage e campestre.

Vintage e campestre

14. Já aqui, o vintage vem acompanhado de um toque rústico incrível.

Já aqui, o vintage vem acompanhado de um toque rústico incrível

15. Na cozinha vintage também tem espaço para tijolinhos aparentes.

Na cozinha vintage também tem espaço para tijolinhos aparentes

16. O vintage e o moderno convivem muito bem por aqui.

17. Detalhes que quando unidos transformam o visual da cozinha.

Detalhes que quando unidos transformam o visual da cozinha

18. Nessa cozinha, as luminárias e os móveis modernos dividem espaço com as louças vintage e o banquinho em patiná

Nessa cozinha, as luminárias e os móveis modernos dividem espaço com as louças vintage e o banquinho em patiná

19. Para quem ama uma cozinha vintage branca, essa aqui é uma inspiração perfeita.

Para quem ama uma cozinha vintage branca, essa aqui é uma inspiração perfeita

20. Já nesse outro modelo de cozinha, o piso vintage chama toda atenção para si.

Já nesse outro modelo de cozinha, o piso vintage chama toda atenção para si

21. Verde menta nos armários e na parede.

Verde menta nos armários e na parede

22. Potes e acessórios vintage para trazer aquele toque de doçura e romantismo para a cozinha.

Potes e acessórios vintage para trazer aquele toque de doçura e romantismo para a cozinha

23. Elementos metálicos também são uma boa pedida para a cozinha vintage.

Elementos metálicos também são uma boa pedida para a cozinha vintage

24. Que tal uma torradeira vintage para fazer par com a chaleira moderna?

Que tal uma torradeira vintage para fazer par com a chaleira moderna?

25. A paleta de cores faz ou não faz diferença na cozinha vintage? Aqui, é o rosa, o azul e o verde que garantem o colorido.

A paleta de cores faz ou não faz diferença na cozinha vintage? Aqui, é o rosa, o azul e o verde que garantem o colorido

26. Puxadores e torneira de cobre para reforçar o estilo vintage da cozinha.

Puxadores e torneira de cobre para reforçar o estilo vintage da cozinha

27. Se você não abre mão de uma cozinha branca, experimente colocar as cores nos detalhes. Aqui, por exemplo, são as pequenas peças vintage que colorem o ambiente.

Se você não abre mão de uma cozinha branca, experimente colocar as cores nos detalhes. Aqui, por exemplo, são as pequenas peças vintage que colorem o ambiente

28. E que tal mesclar o industrial com o vintage?

E que tal mesclar o industrial com o vintage?

29. A força do contraste de cores para marcar essa cozinha vintage de personalidade.

A força do contraste de cores para marcar essa cozinha vintage de personalidade

30. Nada como um amarelo suave para encher a cozinha de amor e aconchego.

Nada como um amarelo suave para encher a cozinha de amor e aconchego

31. Uma cozinha vintage de cores sóbrias para encher o coração!

Uma cozinha vintage de cores sóbrias para encher o coração!

32. Mas se preferir, pinte as paredes em tom de azul pastel para realçar com o tom dos móveis.

Mas se preferir, pinte as paredes em tom de azul pastel para realçar com o tom dos móveis

33. Nessa cozinha vintage, os pratos na parede e a passadeira no chão dividem espaço com a moderna bancada de inox.

Nessa cozinha vintage, os pratos na parede e a passadeira no chão dividem espaço com a moderna bancada de inox

34. Quem mais aqui morre de amor por esse fogão branco vintage?

Quem mais aqui morre de amor por esse fogão branco vintage?

35. Moderna no conceito, vintage nos detalhes.

Moderna no conceito, vintage nos detalhes

36. Cozinha vintage com armários em estilo provençal, não é demais?

Cozinha vintage com armários em estilo provençal, não é demais?

37. Com a cozinha vintage é assim: quanto mais cor, melhor!

Com a cozinha vintage é assim: quanto mais cor, melhor!

38. Depois de um dia de trabalho duro, nada mais reconfortante do que chegar em casa é ser acolhido por uma cozinha assim!

Depois de um dia de trabalho duro, nada mais reconfortante do que chegar em casa é ser acolhido por uma cozinha assim!

39. Cozinha vintage grande, espaçosa e com uma ilha linda para completar.

Cozinha vintage grande, espaçosa e com uma ilha linda para completar

40. Defina uma paleta de cores e se jogue nela, dos móveis aos acessórios.

Defina uma paleta de cores e se jogue nela, dos móveis aos acessórios

41. As flores são sempre um ótimo elemento para compor a cozinha vintage.

As flores são sempre um ótimo elemento para compor a cozinha vintage

42. Rústica e vintage: uma cozinha para quem busca conforto e aconchego.

Rústica e vintage: uma cozinha para quem busca conforto e aconchego

43. E que tal uma cozinha vintage e minimalista ao mesmo tempo?

E que tal uma cozinha vintage e minimalista ao mesmo tempo?

44. Vintage do chão ao teto

Vintage do chão ao teto

45. Quer uma cozinha vintage romântica? Então se inspire nessa proposta.

Quer uma cozinha vintage romântica? Então se inspire nessa proposta

46. E quando o vintage dá as mãos para o moderno e o sofisticado? Aguenta coração!

E quando o vintage dá as mãos para o moderno e o sofisticado? Aguenta coração!

47. Piso vintage combinando com os armários.

Piso vintage combinando com os armários

48. Vintage sem deixar de ser moderno.

Vintage sem deixar de ser moderno

49. Já essa cozinha vintage com ladrinhos em vermelho e verde combinando com a geladeira é demais!

Já essa cozinha vintage com ladrinhos em vermelho e verde combinando com a geladeira é demais!

50. Madeira e couro também é uma boa combinação de materiais para a decoração vintage.

Madeira e couro também é uma boa combinação de materiais para a decoração vintage

51. Não se esqueça dos eletros vintage para completar a proposta de decoração da cozinha.

Não se esqueça dos eletros vintage para completar a proposta de decoração da cozinha

52. As plantinhas cabem em qualquer estilo, inclusive e especialmente no vintage.

As plantinhas cabem em qualquer estilo, inclusive e especialmente no vintage

53. Madeira para trazer um toque rústico para a cozinha vintage branca.

Madeira para trazer um toque rústico para a cozinha vintage branca

54. Cozinha vintage azul e branca.

Cozinha vintage azul e branca

55. Quem resiste a uma cozinha vintage em verde esmeralda? Puro luxo!

Quem resiste a uma cozinha vintage em verde esmeralda? Puro luxo!

56. Para quem curte o estilo vintage, mas não quer exagerar, traga apenas alguns detalhes para a decoração

Para quem curte o estilo vintage, mas não quer exagerar, traga apenas alguns detalhes para a decoração

57. Conceitual, mas ainda assim inspirador.

Conceitual, mas ainda assim inspirador

58. Já por aqui é o básico do básico mostrando que sempre funciona.

Já por aqui é o básico do básico mostrando que sempre funciona

59. Mas se ficar tudo muito branco, invista em um revestimento colorido para trazer vida para cozinha vintage

Mas se ficar tudo muito branco, invista em um revestimento colorido para trazer vida para cozinha vintage