Casa na árvore: 50 projetos de verdadeiras fortalezas

Uma árvore pode oferecer muito mais que sombra e água fresca, ela faz parte das brincadeiras, do contato com a natureza e também da nossa imaginação. O sonho de toda criança é ter uma casa na árvore para se divertir com os amigos, ou para passar um tempo bem tranquilo só contemplando o verdinho da natureza.

A casa na árvore pode ser o cenário ideal para momentos especiais de brincadeira, inspirando e abrindo as asas da imaginação, deixando as crianças mais abertas para aproveitar a vida analógica, longe das telinhas dos tablets, celulares e videogames.

E para quem pensa que as casas na árvore parecem um sonho infantil, atualmente os engenheiros e arquitetos têm pensado em diversos projetos suspensos em árvores especiais para adultos, seja um lugar para descansar e relaxar, um observatório em meio a natureza ou até mesmo diversos cômodos em um sistema inovador.

No post de hoje, trouxemos várias informações, dicas e ideias para quem quer começar a planejar e construir o seu próprio refúgio junto à natureza. Vamos lá!

Antes de tudo, escolha a árvore ideal para a sua casa

O primeiro passo para começar a planejar a sua casa na árvore é escolher uma árvore (ou várias) que consiga sustentar a estrutura da construção. Por isso, existem alguns detalhes para ficar de olho e descobrir qual o melhor tipo de casa para a sua árvore:

Proporção entre o diâmetro da árvore e o tamanho da casa

Caso você escolha construir a sua casinha na própria árvore, fique atento a proporção certa entre o diâmetro do tronco e tamanho da casa. Assim, você evita sobrecarregar a árvore com peso excessivo e possíveis acidentes.

Após verificar a proporção, você poderá pensar no tipo de suspensão para a sua casa:
Se a árvore for larga o suficiente, fixe as vigas de apoio na própria árvore, mas se a sua árvore for fininha, utilize vigas de apoio no chão ao redor da árvore.

Verifique a legislação da sua cidade

Dependendo do projeto que você for fazer, pode ser necessário verificar com a legislação da cidade se é permitido construir. Se seu projeto for maior, muito alto ou envolva algum tipo de árvore protegida, você pode ter restrições legais na sua construção. Para não ter problemas, pesquise e se informe com os canais da prefeitura!

Depois de escolher a árvore: pense nos diferentes tipos de construções que você pode explorar no seu projeto

O projeto da casa na árvore pode aparecer em todos os tamanhos e em vários formatos inusitados. Desde um design futurista, uma casa na árvore de luxo, passando por projetos mais rústicos em madeira ou uma casinha na árvore infantil.

Independentemente do usuário final da casa na árvore, é importante que o seu projeto tenha segurança e seja pensado minuciosamente para oferecer conforto sem sobrecarregar a árvore ou a estrutura de madeira.

A casa na árvore pode ocupar seu espaço verde, como um quintal grande e casas de campo, ou até mesmo ser utilizada em espaços comuns como playground ou espaço infantil de um parque. O tipo de interação que você escolher com a árvore vai dizer que tipo de casa na árvore é a mais indicada para você.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Cores de casas: conheça tendências para a pintura externa

Sua casa na árvore será diferente de acordo com o tipo de árvore que você terá disponível. Uma árvore com diâmetro pequeno vai pedir um sistema de apoios diferente de uma árvore larga, em formato de Y.

O tipo de madeira certo para construir a sua casa na árvore

Outro ponto muito importante é escolher bem o tipo de madeira que você vai utilizar. É preciso ter certeza de que ela consegue sustentar bem o seu projeto e que não vai ser muito pesada para a árvore que você escolheu. Outro fator importante é o tratamento da madeira, que além de dar resistência para o projeto, impede a formação e ação de fungos e insetos, que deterioram a madeira e dão mais resistência e durabilidade para a sua casa na árvore.

Como fazer a sua casa na árvore

Mesmo para quem tem experiência com marcenaria, montar uma casa na árvore pode ser uma tarefa um tanto desafiadora. Além do projeto, você precisa pensar se a sua casa vai conseguir se apoiar na árvore ou vai precisar de vigas auxiliares. Esse processo pode levar algum tempo e é aconselhável ter pelo menos mais uma pessoa auxiliando.

Neste caso, não se esqueça de estar equipado com luvas, óculos e outros aparelhos de segurança, para ter segurança durante a construção do seu projeto. Lembre-se também que é necessário ter o conjunto de ferramentas completo, desde as mais simples como martelo e serrote, até as mais complexas, como furadeira, serra elétrica e lixadeira (estas últimas com certeza vão facilitar o processo, mas devem ser utilizadas com muito cuidado). Além disso, é importante utilizar mínimo de pregos possível, assim você não corre o risco de machucar a árvore e ter sua madeira apodrecida em pouco tempo.

Casa na árvore para comprar

Mas para quem não tem experiência em marcenaria ou quer uma opção mais prática e rápida, existem empresas especializadas na construção de casas na árvore que podem te auxiliar tanto com um projeto inovador, quanto com casinhas pré-fabricadas que podem ser instaladas no seu quintal.

Você pode encontrar modelos simples ou mais sofisticados no site http://www.casanaarvore.com, uma empresa que vem desde 2001 construindo projetos adultos e infantis em casas na árvore por valores entre R$22.000,00 até R$73.000,00 (de acordo com informações do site).

Agora que você já sabe o básico para ter a sua própria casa na árvore, separamos uma galeria de imagens cheia de ideias e inspirações para quem quer construir uma casa na árvore para crianças cheia de diversões ou até mesmo para quem está procurando um projeto inovador para adultos.

Galeria: 50 projetos de casas na árvore para todas as idades!

01. Casa na árvore de madeira num tom rústico e encantado: o cantinho perfeito para relaxar

Casa na árvore de madeira num tom rústico e encantado: o cantinho perfeito para relaxar

02. Escolha a árvore mais alta para uma casa na árvore incrível com uma vista privilegiada

Escolha a árvore mais alta para uma casa na árvore incrível com uma vista privilegiada

03. Num desenho mais modernista, essa casa na árvore vai ser o cantinho mais divertido para as crianças brincarem!

essa casa na árvore vai ser o cantinho mais divertido para as crianças

04. Casa da árvore com mezanino: um local aberto para observar a natureza ao redor.

Casa da árvore com mezanino

05. Não tem espaço externo para a sua casa na árvore? Aposte na criatividade e na tendência das camas suspensas para um refúgio de madeira super confortável e fofo.

Aposte na criatividade e na tendência das camas suspensas para um refúgio de madeira super confortável e fofo.

06. Um projeto ousado para quem quer aproveitar a casa na árvore e o contato com a natureza: parede de vidro para uma vista incrível!

Um projeto ousado para quem quer aproveitar a casa na árvore e o contato com a natureza

07. Complexo de casas na árvore: diversos espaços interligados em andares diferentes ao redor da maior árvore do seu quintal.

Complexo de casas na árvore

08. Mais diversão e possibilidades de explorar a sua casa na árvore: ponte de madeira e parede de escalada para deixar a brincadeira mais radical.

Mais diversão e possibilidades de explorar a sua casa na árvore

09. Outra ideia de casa na árvore num estilo mais moderno e feito para adultos

Outra ideia de casa na árvore num estilo mais moderno e feito para adultos

10. Uma casinha dos contos de fadas: casa na árvore pequena na cerejeira.

Uma casinha dos contos de fadas

11. Refúgio na árvore: construção para relaxar e se divertir em meio à natureza

Refúgio na árvore: construção para relaxar e se divertir em meio à natureza

12. Casa na árvore ninho hexagonal: uma inspiração para montar um cantinho no topo da natureza.

Casa na árvore ninho hexagonal

13. Faça o seu projeto baseado no desenho dos galhos das árvores que você tem disponível: valorize os troncos que seguram o seu refúgio!

Faça o seu projeto baseado no desenho dos galhos das árvores

14. Para casas na árvore para crianças, adicione elementos básicos para a diversão ao ar livre: corda para subir ou balançar é simples e ainda traz um senso de aventura para as brincadeiras.

Para casas na árvore para crianças, adicione elementos básicos para a diversão ao ar livre

15. Outra inspiração das casas na árvore dentro de casa: uma cama-casinha de bonecas em madeira

Outra inspiração das casas na árvore dentro de casa: uma cama-casinha de bonecas em madeira

16. Casa na árvore que é um verdadeiro parque de diversões para as crianças: escorregador, labirinto e rede para se divertir muito!

Casa na árvore que é um verdadeiro parque de diversões para as crianças

17. Outra casa da árvore no estilo contos de fada: se inspire em diversos tipos de arquitetura para projetar a sua casa na árvore! Essa aqui toda redonda ainda ganha muitas flores para finalizar a ambientação

Outra casa da árvore no estilo contos de fada

Outra casa da árvore no estilo contos de fada: continuação

18. Mesmo sem ser nas alturas, as casinhas de madeira fazem o maior sucesso entre as crianças!

Mesmo sem ser nas alturas, as casinhas de madeira fazem o maior sucesso entre as crianças

19. Em uma construção um pouco mais ousada, esse edifício ganha um espaço aberto tipo casa na árvore

Em uma construção um pouco mais ousada, esse edifício ganha um espaço aberto tipo casa na árvore

20. Casa na árvore de madeira: na hora de desenhar o seu projeto, tenha certeza de que a árvore escolhida consegue comportar seu peso e o seu formato!

Casa na árvore de madeira

21. Casa na árvore de madeira: na hora de desenhar o seu projeto, tenha certeza de que a árvore escolhida consegue comportar seu peso e o seu formato!

Casa na árvore de madeira

22. Casa na árvore cilíndrica em madeira e metal: outra ideia para quem quer um estilo mais simplificado e moderno

Casa na árvore cilíndrica em madeira e metal

23. Apoiada no chão e em um complexo de árvores, essa casa na árvore ganha uma passarela e dois andares em madeira

Apoiada no chão e em um complexo de árvores, essa casa na árvore ganha uma passarela e dois andares em madeira

24. Um observatório em meio a natureza: construção em madeira com um mezanino para relaxar e conhecer ainda mais a natureza ao redor

Um observatório em meio a natureza

25. E para quem quer adicionar pequenos “refúgios” também nos ambientes comerciais, esse nicho alto na parede revestido com madeira é perfeito para a ambientação “casa na árvore”

E para quem quer adicionar pequenos “refúgios” também nos ambientes comerciais

26. Casinha na árvore em madeira: com um projeto básico , esta aqui ganha um estilo simples e super confortável

Casinha na árvore em madeira

27. Inspiração de casa na árvore inovadora: sob lago artificial cheio de luzes, essa casinha de madeira é um refúgio simples e elegante

Inspiração de casa na árvore inovadora

28. Casinha na árvore infantil: especial para as crianças mais novas, essa aqui é feita com uma altura reduzida e num projeto simples retangular

Casinha na árvore infantil

29. Casa na árvore tirada das histórias de fantasia: decore não somente o projeto da casa no estilo que você quer dar, mas também os elementos ao arredor, como esta árvore que ganha uma carinha cheia de personalidade

Casa na árvore tirada das histórias de fantasia

30. Casas na árvore simples: um exemplo de que não é preciso um projeto incrível ou grandes construções para fazer uma casa na árvore perfeita para brincar e se divertir!

Casas na árvore simples

31. Casa na árvore triangular: espaço pequeno, muito bem arejado e iluminado para usar como refúgio

Casa na árvore triangular
Casa na árvore triangular continuação

32. Adicione elementos de brincadeiras e esportes na estrutura da sua casa na árvore: esta aqui é perfeita para os amantes de basquete

Adicione elementos de brincadeiras e esportes na estrutura da sua casa na árvore

33. Casa na árvore de outono: uma pintura perfeita para as mudanças de cores das folhas desta estação.

Casa na árvore de outono

34. Para quem gosta de um estilo mais rústico e orgânico, se inspire nesta estrutura que privilegia os galhos e tábuas de madeira mais fora do padrão.

Para quem gosta de um estilo mais rústico e orgânico

35. Casa na árvore dentro de casa: um observatório suspenso no quarto em uma árvore artificial cheia de cores e luzes!

Casa na árvore dentro de casa

36. Uma casa na árvore perfeita para relaxar com a família e os amigos!

Uma casa na árvore perfeita para relaxar com a família e os amigos

37. Uma casa no topo da árvore: para os projetos mais altos, aposte em uma escada dividida em vários lances com pequenos pontos de observação no meio do caminho!

Uma casa no topo da árvore

38. Não é só a madeira que criar casas na árvore incríveis: aposte em outros tipos de materiais aliados à madeira na construção da sua casinha, como o aço e o vidro!

Não é só a madeira que criar casas na árvore incríveis

39. Uma casinha de madeira na floresta cheia de diversões e aventuras!

Uma casinha de madeira na floresta cheia de diversões e aventuras!

40. Tobogã cheio de cor para uma descida cheia de emoção nesta casa na árvore simples.

Tobogã cheio de cor para uma descida cheia de emoção nesta casa na árvore simples

41. Também no estilo rústico, esta casa na árvore em madeira usa janelas de vidro para fazer uma parede livre para a iluminação do sol.

Também no estilo rústico, esta casa na árvore em madeira usa janelas de vidro para fazer uma parede livre para a iluminação do sol

Também no estilo rústico, esta casa na árvore em madeira usa janelas de vidro continuação

42. Casa na árvore de luxo: projeto retangular com teto e parede de vidro e uma decoração interna clean.

Casa na árvore de luxo

43. Outra ideia de casinha na árvore infantil no estilo conto de fadas: um telhadinho pontudo e muitas cores trazem ainda mais encanto para a casa.

Outra ideia de casinha na árvore infantil no estilo conto de fadas

44. Outra ideia de um espaço aberto como ponto de observação para construir ao redor da árvore.

Outra ideia de um espaço aberto como ponto de observação para construir ao redor da árvore

45. Num estilo mais clean e minimalista, estrutura de casa na árvore com madeira de demolição

Num estilo mais clean e minimalista, estrutura de casa na árvore com madeira de demolição

46. Casa na árvore simples: aposte em uma iluminação amarelada para trazer mais aconchego para dentro da sua casinha!

Casa na árvore simples: aposte em uma iluminação amarelada para trazer mais aconchego para dentro da sua casinha

47. Um verdadeiro palacete na árvore: casa na árvore de luxo para crianças criarem suas fantasias e se divertirem muito!

Um verdadeiro palacete na árvore

48. Explore os declives do terreno ao redor: casinha na árvore para crianças com caminho de escadarias.

Explore os declives do terreno ao redor

49. Uma casa nas alturas: casa contemporânea suspensa em vigas e troncos de árvores.

Uma casa nas alturas: casa contemporânea suspensa em vigas e troncos de árvores

50. Casa-acampamento na floresta para crianças: muita cor, espaços para descansar, comer e brincar!

Casa-acampamento na floresta para crianças