Brincadeiras para festa do pijama: 15 ideias super divertidas para você experimentar

As melhores lembranças da infância são as que compartilhamos com amiguinhos, certo? Especialmente quando os convidávamos para dormir em casa ou quando passávamos a noite fora.

É importante os pais verem com bons olhos essa prática, porque, segundo especialistas, esses momentos que crianças compartilham juntas ajudam na construção da autoestima, responsabilidade e autoconfiança, além de estreitar laços de amizade.

Para que as festas do pijama sejam ainda mais especiais para seus filhos e os amiguinhos, definam com antecedência atividades que agradem a todos e providencie alguns materiais.

Também é fundamental definir regras, como não mexerem em objetos perigosos e evitarem barulho após as 22h. Mas procure deixar as crianças à vontade para conduzirem as brincadeiras.

Ah, lembre-se de registrar esse momento com fotos. As crianças ficarão muito felizes de terem essa lembrança – e os pais também.

Ideias divertidas de brincadeiras para festa do pijama

Separamos algumas brincadeiras que agradarão todas as idades e que não exigem muitos materiais além dos que já temos em casa. Vamos lá!

1. Oficina de culinária

Brincadeiras festa do pijama

Prepare-se para lidar com bagunça na cozinha, mas saiba que preparar refeições simples em conjunto é uma maneira excelente de ensinar às crianças a importância da cooperação.

Elas se sentirão mini chefs ao decorar cupcakes, montar a própria pizza ou o próprio sanduíche, enrolar e confeitar brigadeiros. Claro, sempre com a supervisão de um adulto caso precisem usar a faca, o fogão ou o forno. Depois, todos devem ajudar a limpar e guardar a louça.

2. Atelier de Artes

Uma brincadeira para todas as idades! Além de cartolinas, lápis de cor, canetinha e tinta atóxica; disponibilize cola, tesoura sem ponta, lantejoulas, revistas velhas, carimbos, massinha ou o que puder servir para a criação de obras de arte. O resto é com as crianças, porque imaginação e talento elas têm de sobra.

3. Show de talentos

Pequenos artistas vão adorar cantar, dançar, encenar peças, recitar poesias, fazer mágica, ou o que quiserem. Nesse caso, é legal avisar antes os pais das crianças convidadas para que eles as ajudem a preparar o “número”.

O objetivo é as crianças saberem que a ideia é admirar o talento do amiguinho e mostrar o que mais gostam de fazer, sem comparações ou prêmios.

4. Mini SPA

Essa é uma das brincadeiras para festa do pijama que mais faz sucesso entre crianças vaidosas. Coloque uma música, encha a banheira, se tiver, e deixe à disposição produtos próprios para o uso infantil. Elas podem fazer massagem, hidratar e pentear os cabelos umas das outras, pintar as unhas e trocarem de roupas ou acessórios, enquanto conversam e trocam dicas.

5. Jogos clássicos

Se você tem jogos como Ludo, Damas, Dominó e Monopólio em casa, é hora de colocar na mesa. São brincadeiras de raciocínio que garantirão a atenção das crianças por um bom tempo. Como são diferentes dos jogos eletrônicos que as crianças conhecem hoje, podem ser novidade para algumas.

6. Stop

Esta é uma brincadeira que certamente já divertiu muito os pais. Para crianças que já sabem escrever, Stop (conhecido também como Adedonha) é um jogo que exige raciocínio rápido, além de um bom repertório em temas como frutas, filmes, cores, CEP (cidade, estado, país), celebridades etc.

As crianças definem até dez categorias e desenham uma tabela em uma folha de papel. Em seguida, sorteiam uma letra no alfabeto. Cada criança deve escrever palavras com a letra sorteada em cada categoria. Por exemplo, se for sorteada a letra “P”, elas podem escrever “Pocahontas” em filme, “pera” em fruta. Palavras inéditas valem 10 e repetidas valem 5. Então a graça é justamente escolher palavras não óbvias. Ganha quem fizer mais pontos.

7. Jogos de adivinhação

Brincadeiras para festa do pijama que envolvem adivinhações são muito divertidas e podem ser aplicadas de diversas formas.

As crianças adoram brincadeiras como “O que é? O que é?”. O mais legal é que, além de usarem do próprio repertório, elas aprendem adivinhações novas. Você pode colaborar pesquisando algumas charadas, escrevendo em cartões e dividindo entre as crianças para que lancem o desafio na sua vez.

Outra brincadeira de adivinhação muito simples é a mímica. As crianças devem entrar em acordo sobre o tema (animais, objetos, filmes etc.) e cada uma delas tenta reproduzir o que pensou fazendo gestos.

Outra forma de brincar de adivinhação é fazendo desenhos. As regras são as mesmas da brincadeira de mímica: uma criança desenha em uma lousa ou cartolina de acordo com um tema pré-estabelecido e as outras devem adivinhar o que é.

Essas brincadeiras ficam mais divertidas se houver cronômetro para limitar o tempo.  Também é mais interessante que não sejam adivinhações óbvias, mas isso as crianças vão descobrir sozinhas. Não é legal adultos darem pitaco nessas horas.

8. Twister

Essa brincadeira é divertidíssima, porque além de trabalhar o equilíbrio, coordenação motora e a noção espacial; sempre tem alguém que se atrapalha e cai na risada.

Quem não tem o brinquedo pode improvisá-lo com a ajuda das crianças. Você precisará de quatro cores de papel cartão, tesoura, fita crepe, lápis, pratinho de bolo e algo que sirva de ponteiro (pode ser um clipe na ponta de um lápis).

Use o pratinho para desenhar de quatro a seis círculos em cada cor diferente e corte os círculos. Cole no chão quatro fileiras de círculos da mesma cor. Desenhe outro círculo e divida-o em 16 partes. Em cada porção, escreva as orientações do jogo: as cores e as indicações “mão direita”, “mão esquerda”, “pé direito” e “pé esquerdo”.

Gire o ponteiro e, em cada rodada, cada criança deve cumprir o desafio. Se sair pé esquerdo na cor amarela, por exemplo, ela deve por esse pé no círculo amarelo no chão, e assim por diante. Quem aguentar até o fim sem cair ou sair da posição ganha.

9. Ninja

Esse jogo exige habilidade motora e faz com que as crianças se sintam verdadeiros espiões! Em um corredor ou espaço sem móveis, como a garagem, prenda cordas ou barbantes de um canto para outro, criando obstáculos. Os pequenos devem atravessar se arrastando no chão, desviando ou pulando com todo o cuidado para não encostarem em nada.

10. Dança das cadeiras

Querem ver as crianças gastarem muito energia?

Quanto mais participantes, mais divertida é a brincadeira. A regra é simples: sempre há uma cadeira a menos referente ao número de crianças. As crianças devem girar em torno da roda de cadeiras enquanto uma música toca. Quando essa música parar, as crianças devem se sentar, mas sempre sobrará uma criança em pé. Quem perder sai e leva uma cadeira, até que sobrem apenas duas crianças e uma cadeira.

11. Balão

Balões

Essa brincadeira agrada principalmente os pequenininhos. Encha várias bexigas de várias cores e, antes de espalhar pelo quarto, retire tudo o que puder quebrar ou causar acidentes. Assim, as crianças brincam de jogar balão à vontade.

12. Gato-mia

Os pais certamente conhecem essa brincadeira de festa do pijama. Com as luzes apagadas, uma criança espera enquanto as outras se escondem. A criança que esperou procura as outras e, quando encontrar, deve dizer “gato mia”. A criança encontrada imita um gato miando e a outra deve adivinhar quem é tateando o rosto e o cabelo ou pela voz. Se adivinhar, a criança encontrada é a próxima a esperar enquanto as outras se escondem.

13. Caça ao tesouro

Caça ao tesouro

Essa é uma brincadeira que exige certa estratégia. Um adulto deve escolher um tesouro muito bem escondido. Escolha algo que possa ser oferecido de presente, como balas, um livro de histórias ou um joguinho. Pistas devem ser espalhadas pela casa para que os participantes cheguem cada vez mais perto do esconderijo. Quem encontrar o tesouro fica com ele, mas o bacana é ser algo que possa ser compartilhado depois.

14. Pega varetas

A brincadeira de pegar varetas já foi popular há algumas décadas e talvez seja novidade para as crianças de hoje. Exige habilidades como paciência e coordenação motora. Conseguimos encontrar facilmente as varetas em lojas de brinquedos, mas é fácil fabricá-las usando guache e palitos de churrasco. Só não são aconselháveis para os pequenininhos, pois são pontiagudas.

15. Filme

Filmes

Pode não ser bem uma brincadeira de festa de pijama, mas é um jeito divertido de as crianças continuarem aproveitando a companhia umas das outras enquanto se prepararam para dormir. Escolha um filme de acordo com a idade e que agrade todos.

Ficou com saudade das brincadeiras de festa do pijama?

Agora, quando seus filhos promoverem uma festa do pijama, você já sabe como torná-la ainda mais especial. Sucesso!