Como derreter chocolate: veja receitas e dicas de dar água na boca

Como derreter chocolate

Não existe nenhum doce mais apreciado no mundo do que o chocolate, concorda? Além do sabor incomparável, é uma das iguarias mais versáteis, pois é possível preparar diversos doces e sobremesas com ele, como tortas, bolos, mousses, bombons, ovos de Páscoa, trufas… Só de pensar, já dá água na boca, não é mesmo?

Mas o preparo da maioria dessas receitas exige que você domine a técnica de como derreter o chocolate.  Para conseguir um chocolate delicioso, brilhante, de consistência lisa e aquele aroma inconfundível, é importante tomar alguns cuidados. Pensado nisso, separamos algumas dicas de como derreter chocolate que vão ajudar você a preparar deliciosas receitas. Ficou com água na boca? Então, acompanhe a seguir…

Dicas de como derreter chocolate

Antes de apresentarmos as dicas de como derreter chocolates, há três princípios básicos que devemos saber para evitar que a sobremesa mais deliciosa de todas vire uma pasta arenosa com sabor de carvão.

Primeiro, chocolate e altas temperaturas não combinam! Por isso, jamais coloque o chocolate diretamente no fogo ou a temperaturas superiores a 50° C, pois ele vai queimar antes mesmo de derreter. O resultado, você já sabe: um gosto de queimado que fica impregnado em todo o chocolate, anulando completamente o seu sabor, e uma consistência arenosa.

Segundo, o chocolate é extremamente sensível à umidade. Isso pode atrapalhar o processo de derretimento, tornando o resultado pastoso. Por isso, verifique se o recipiente e a colher estão bem secos e evite que a água do banho-maria ou mesmo da pia espirre no chocolate. Cuidado também com o vapor da água no fogo.

Terceiro, acerte na escolha do chocolate. Alguns tipos específicos de chocolates dão menos trabalho na hora de derreter e a qualidade do produto faz toda diferença no resultado. Esse é o caso do chocolate fracionado, por exemplo. Ainda que ele seja menos saboroso que o chocolate puro, o fracionado não precisa passar pela fase de temperagem. Já o chocolate puro e o hidrogenado precisam passar por essa fase.

Em geral, se você quer fazer bombons e trufas saborosos, o ideal é que você prefira sempre o chocolate puro e o fracionado, que são mais fáceis de manusear e muito mais saborosos. Evite o chocolate hidrogenado, pois ele é de menor qualidade e é bem mais difícil de ser derretido, o que pode comprometer negativamente a sua receita.

Agora, sim! Preparado para dicas deliciosas de como derreter chocolate? Separe sua barra de chocolate preferida e escolha a forma de derreter chocolate mais adequada para sua receita.

Como derreter chocolate no fogo em banho-maria

Esta é a forma mais utilizada e tradicional de derreter o chocolate e garantir a consistência lisa e cremosa que espera. Você pode usar esse processo como início do preparo de bombons, trufas, coberturas de bolos, ovos de Páscoa e inúmeros outros doces. Sua imaginação é o limite!

  1. Primeiro, corte a quantidade desejada de chocolate em pequenos pedaços.
  2. Coloque os pedaços em um recipiente de vidro, inox ou cerâmica.
  3. Escolha uma panela um pouco maior do que o recipiente.
  4. Encha a panela com um pouco de água e leve ao fogo.
  5. Assim que a água começar a fazer bolhas, desligue. Não deixe a água levantar fervura. A água não deve passar de 50°C.
  6. Encaixe na panela com água quente o recipiente com os pedaços de chocolate. Muito cuidado para a água não espirrar no chocolate.
  7. Com uma colher bem seca, mexa continuamente o chocolate até derretê-lo totalmente.

Como derreter chocolate no micro-ondas

Essa é a forma mais prática e rápida de derreter o chocolate. Mas, cuidado! O tempo de derretimento vai depender da quantidade de chocolate que você deseja derreter. O micro-ondas deve ser programado em etapas, para evitar que o chocolate se queime.

  1. Corte o chocolate em pequenos pedaços e coloque a quantidade desejada em um recipiente adequado para ir ao micro-ondas.
  2. Leve ao micro-ondas e programe por 30 segundos. Depois, retire a tigela e mexa com uma colher seca.
  3. Volte o chocolate para o micro-ondas e programe mais 30 segundos (ou menos).
  4. Retire novamente e mexa mais um pouco.
  5. Caso ainda tenha pedaços não derretidos, repita o procedimento, até o chocolate derreter completamente.

Como derreter chocolate para cobertura

O chocolate para cobertura ou fracionado contém uma quantidade maior de gordura e é mais resistente ao calor. Por isso, é sempre importante verificar na embalagem se esse é o chocolate apropriado para coberturas. Esse é o chocolate perfeito para usar na cobertura de bolos, pães de pães de mel, cup cakes, bombons, carolinas, bombas, sorvetes e o que sua imaginação permitir.

  1. Pique o chocolate em pequenos pedaços e coloque em um vasilhame de plástico ou vidro, apropriado para ser levado ao micro-ondas.
  2. Leve ao micro-ondas por 30 segundos, retire e mexa.
  3. Coloque novamente no micro-ondas por mais 30 segundos, ou menos.
  4. Retire e mexa outra vez.
  5. Repita o processo até que o chocolate esteja totalmente derretido, lembrando-se de controlar o tempo para o chocolate não queimar.

Como derreter chocolate com creme de leite no micro-ondas

O chocolate derretido com creme de leite é uma maravilhosa invenção dos confeiteiros franceses, também conhecido como ganache. O resultado é um chocolate aveludado, brilhante, suave e cremoso, perfeito para coberturas e recheios de tortas, bolos, fondue e cupcakes.

O micro-ondas é a forma mais prática e rápida de preparar esta receita, mas deve ser realizada aos poucos, em potência média.

  1. Pique o chocolate em pequenos pedaços e coloque em um recipiente bem seco de plástico ou vidro, apropriado para ser levado ao micro-ondas.
  2. Acrescente meia colher de sopa manteiga.
  3. Leve ao micro-ondas para derreter em etapas. Se preferir, utilize o processo banho-maria.
  4. Após derreter completamente o chocolate, adicione uma caixa de creme de leite e misture bem.

Como derreter chocolate com creme de leite em banho-maria

O ganache também pode ser preparado em banho-maria. Há, inclusive, quem acredite que esse processo conserva melhor o sabor do chocolate do que o micro-ondas.

  1. Corte a quantidade desejada de chocolate em pequenos pedaços.
  2. Leve ao fogo uma panela com o fundo de água e encaixe um recipiente menor com o chocolate em cima.
  3. Vá mexendo até derreter totalmente, com muito cuidado para a água não ferver ou espirrar no chocolate.
  4. Com o chocolate bem derretido, retire do banho-maria e acrescente uma caixa de creme de leite sem soro.
  5. Misture bem para ficar homogêneo.

Como derreter chocolate branco

O chocolate branco costuma ter mais gordura do que o chocolate ao leite e o amargo. Por isso, ele é mais sensível e seu tempo de derretimento é menor. Embora o processo seja igual ao processo de derretimento de chocolate marrom, ele requer uma atenção especial em relação ao tempo.

Seguindo corretamente as dicas a seguir, é possível conseguir um chocolate branco derretido cremoso, liso e brilhante para usar na receita de bombons, bolos, tortas e outras sobremesas deliciosas.

  1. Corte o chocolate branco em pequenos pedaços e coloque em uma tigela bem seca, de plástico ou vidro, apropriada para micro-ondas.
  2. Leve ao micro-ondas por 15 segundos.
  3. Retire o chocolate e mexa bem, observando o quanto falta para derreter.
  4. Repita o procedimento anterior, observando o tempo de derretimento.
  5. Retire o chocolate do micro-ondas e termine de derreter mexendo com uma espátula.

Como derreter chocolate para fondue

Além de prático e rápido, o fondue é uma iguaria maravilhosa para se fazer com chocolate. Você ainda pode adicionar um toque especial à sua receita com licores ou conhaques. Combine o fondue com suas frutas preferidas ou pedaços de bolo.

  1. Pique 300g de chocolate meio amargo em pequenos pedaços.
  2. Coloque o chocolate em uma tigela que encaixe perfeitamente em uma panela para o banho-maria.
  3. Leve ao fogo até a água começar a borbulhar, sem deixar levantar fervura.
  4. Desligue a água e mexa o chocolate com uma espátula até ficar bem homogêneo.
  5. Acrescente uma lata de creme de leite sem soro aos poucos e misture bem.
  6. Você pode finalizar com uma dose de conhaque ou licor, se desejar.
  7. Por fim, coloque o fondue em uma panela apropriada e envolva o chocolate em frutas, marshmellows ou pedaços de bolos espetados no garfo.

O que fazer quando o chocolate não derrete

Você seguiu os processos de como derreter chocolate corretamente, mas o chocolate não derreteu. O que pode ter dado errado?

Geralmente, os chocolates e coberturas ficam pastosos se entram em contato com água ou vapor. É por isso que recomendamos que o ambiente e todos os utensílios usados no processo estejam bem secos.

Você já sabe que o chocolate é sensível à temperatura e pode ser um ingrediente um tanto temperamental. Por isso, sempre observe o tempo de aquecimento e vigie de perto o processo de derretimento.  Se achar necessário, use um termômetro culinário!

Se o chocolate ou a cobertura ficarem pastosos, você pode tentar recuperá-los adicionando manteiga de cacau, creme de leite ou algum licor, tomando cuidado para não haver choque de temperatura entre os dois ingredientes. Essa é uma forma de aproveitá-lo para fazer ganaches, recheios ou chocolate quente. Assim, nada se perde e você ainda pode se deliciar!

Que tal nossas dicas de como derreter chocolate?

Você tem alguma receita preferida com chocolate para poder colocar em prática os truques que viu aqui? Compartilhe com a gente nos comentários. Será uma troca deliciosa!