Salgados para festa: veja receitas e as sugestões mais populares para a sua festa

Algo que não pode faltar em nenhuma festa, principalmente nas festas infantis, são os famosos salgados. Além de serem uma forma muito prática e fácil de alimentar os convidados, os salgados para festa fazem sucesso entre as pessoas de qualquer idade. Os salgados podem ser fritos ou assados, dos mais diversos tamanhos e possuem muitas opções de recheios, modos de preparo e formas de servir.

Além dos salgados para festa mais clássicos, como as coxinhas; risoles; bolinhas de queijo e croquetes, você pode apostar em opções mais saudáveis com os salgados assados, vegetarianos ou veganos.

Neste post, separamos algumas dicas e receitas para você arrasar na escolha de salgados para festa. Siga a leitura e confira tudo o que você precisa saber para agradar a todos os seus convidados e preparar uma festa de dar água na boca!

Receita de salgados para festa: conheça as melhores e mais tradicionais receitas para fazer em casa

Apostar nos clássicos na hora de escolher os salgados para festa de aniversário, ou qualquer outra, é uma ótima maneira de não errar. Ao servir aquelas variedades que todos já conhecem e amam, você irá agradas a maioria dos seus convidados e, certamente, fará com que todos saiam da festa satisfeitos!

Os salgados para festa que há anos fazem sucesso e são os favoritos de todos são:

  • Coxinha;
  • Bolinha de queijo;
  • Risole;
  • Croquete;
  • Empada;
  • Esfiha;
  • Quibe;
  • Cachorro quente;
  • Mini-hambúrguer;
  • Mini-pizza.

A seguir, você irá conferir um pouco sobre alguns desses clássicos salgados para festa e, também, conhecer algumas receitas fáceis, práticas e deliciosas! Não perca.

Coxinha

Um dos salgados para festa, ou qualquer outra ocasião, mais tradicionais entre os brasileiros é a coxinha. Esta iguaria criada aqui mesmo no Brasil é uma derivação dos croquetes originários da Europa e, ao longo dos anos, ganhou múltiplas interpretações e, até mesmo, recheios vegetarianos!

O nome coxinha vem da semelhança entre o formato do salgado e uma coxa de galinha, uma vez que o recheio mais comum das coxinhas é o frango desfiado. A massa, originalmente é feita com batata e farinha de trigo e o tempero fica por conta do caldo de galinha nas receitas não vegetarianas ou veganas.

A coxinha é uma opção perfeita de salgado frito para servir aos convidados da sua festa. Confira a seguir uma receita clássica e muito simples!

Receita de coxinha

Para a massa, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 4 xícaras de água;
  • 3 colheres de sopa de óleo;
  • 3 xícaras de farinha de trigo sem fermento;
  • 1 tablete de caldo de galinha;
  • 1 colher (de chá) de sal.

O preparo é muito fácil, pode acreditar! Primeiro esquente a água em uma panela grande e dissolva completamente o caldo de galinha. Em seguida, acrescente o óleo e o sal e espere ferver.

Então, peneire metade da farinha dentro da mistura fervente e misture bem. Quando estiver tudo misturado, peneire a outra metade da farinha e siga mexendo com cuidado, mantendo o fogo ligado para cozinhar a massa. Para saber quando a sua massa está pronta, faça um teste apertando a mistura com os dedos: a massa, quando está no ponto correto, não deverá grudar nas mãos!

Ao finalizar o cozimento, transfira a massa para uma bancada e sove-a com as mãos até que ela fique homogênea. Então, reserve e parta para o preparo do recheio.

Os ingredientes são:

  • 600 gramas de peito de frango desfiado e cozido;
  • 2 dentes de alho picado;
  • Meia xícara de água;
  • Pimenta do reino;
  • Colorau;
  • Cheiro verde;
  • Óleo.

Primeiro, cozinhe o frango em uma panela de pressão com caldo de galinha e sal. Em seguida, desfie-o e reserve.

Em uma panela, coloque 3 fios de óleo e frite os dentes de alho picados. Então, acrescente o colorau e o peito de frango e misture bem refogando todos os ingredientes. Tempere a mistura com pimenta do reino e o cheiro verde à gosto e, então, acrescente a água para que o recheio tome liga.

Quando a massa e o recheio esfriarem, você irá montar as coxinhas e empaná-las. Para isto, precisará de 1 xícara de leite e 250 gramas de farinha de rosca.

Faça uma bola com a massa e abra o meio para acrescentar o recheio. Tome cuidado para não deixar a massa muito fina! Coloque o peito de frango no meio da massa e, então, feche a coxinha modelando conforme desejar. Faça isso até que toda a massa e todo o recheio sejam usados.

Em seguida, molhe as coxinhas uma a uma no leite e, depois, empane-as na farinha de rosca. Quando todas estiverem prontas, coloque 1 litro de óleo em uma frigideira funda e frite-as até o ponto que desejar.

Você pode adaptar esta receita usando os temperos e recheios de sua preferência! É possível fazer uma opção de coxinha vegetariana com recheio de alho poró e, até mesmo, apostar nas coxinhas veganas com carne de jaca!

Bolinha de queijo

As bolinhas de queijo são deliciosas opções de salgados para festa, principalmente para aqueles convidados que não comem carne. Além de simples de preparar e muito gostosas, as bolinhas de queijo fazem sucesso entre o público infantil.

Você pode usar a criatividade para adicionar outros ingredientes ao recheio da bolinha de queijo! Um queijo derretido com milho, orégano e, até mesmo, pedacinhos de tomate pode tornar o seu salgado de festa ainda mais criativo e gostoso.

A seguir, trouxemos para você uma receita imperdível de bolinha de queijo!

Receita de bolinha de queijo

Para a massa, você irá utilizar os seguintes ingredientes:

  • 1/4 de xícara de chá de manteiga, margarina ou óleo;
  • 1 dente de alho picado;
  • Meia cebola grande picada ou ralada;
  • Meia colher de chá de sal;
  • Pimenta do reino;
  • 1 xícara de chá de água;
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo sem fermento.

Modo de preparo:

Primeiro você deverá colocar a manteiga em uma panela grande e, em seguida, fritar o alho. Quando estiver dourado, acrescente a cebola, o sal e a pimenta do reino e espere dourar também. Então, adicione a água e espere que ela ferva.

Retire a panela do fogo e, então, acrescente a farinha misturando bem. Quando a massa estiver bem homogênea, ou seja, quando você não observar mais pedaços de farinha, volte a panela para o fogo médio.

Cozinhe bem a massa até que ela fique sem gosto de farinha crua e, então, leve-a para uma bancada para esfriar.

Para o recheio, você precisará apenas de queijo prato e orégano. Corte o queijo em cubinhos do tamanho do salgado que você deseja fazer e, em um prato, polvilhe orégano nos cubinhos.

Abra a massa formando uma caminha para o recheio e tome cuidado para que não fique fina demais. Então, coloque o queijo no interior e modele a bolinha, fechando-a bem. Faça bolinhas até que toda a massa e recheio sejam utilizados.

Agora você irá empanar os seus salgados usando ovo e farinha de rosca. Quebre um ovo em um recipiente e misture. Então, coloque ovo nas mãos e passe nas bolinhas com cuidado. Em seguida, empane-as na farinha de rosca.

Para fritar, use uma frigideira funda e esquente o óleo antes de iniciar o processo. Assim, você garante que as suas bolinhas de queijo ficarão sequinhas e no ponto certo!

Risole

Risoles

Os risoles (ou rissoles) são salgados para festa que têm origem francesa e que podem possuir recheios diversos, como carne moída; presunto e queijo; frango; milho; palmito; pizza etc. A massa do risole é muito semelhante à da coxinha, porém o formato desse salgado é tradicionalmente em meia lua.

Os risoles são outra opção de salgado frito que faz grande sucesso nas festas de qualquer tipo! Use a sua criatividade para criar recheios diferentes e adaptar a receita que trouxemos a seguir de acordo com o gosto dos seus convidados.

Receita de risole de presunto e queijo

Para fazer a massa dos seus salgados para festa você precisará de:

  • 2 xícaras de chá de leite;
  • 1 xícara de chá de água;
  • 1 colher de café de sal;
  • Colorau;
  • 3 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
  • 1 tablete de caldo de galinha;
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo sem fermento.

Modo de preparo:

Em uma panela grande, acrescente o leite, a água, a margarina, o sal, o colorau e o caldo de galinha e misture todos os ingredientes em fogo alto até que a mistura entre em fervura.

Então, abaixe o fogo e acrescente a farinha de trigo mexendo bem a mistura para que a massa não empelote. Cozinhe por cerca de 10 minutos sem parar de mexer, assim você garante que a massa cozinhe por completo e pegue o ponto correto.

O ponto da sua massa estará perfeito quando ela desgrudar do fundo da panela e obtiver uma textura homogênea que não gruda nos dedos.

Após cozida, coloque a massa sobre uma bancada e sove-a com as mãos enquanto ela ainda estiver quente. Essa etapa garante a maciez e qualidade do seu salgado. Após sovada, reserve a massa e parta para o preparo do recheio.

Você precisará de:

  • 300 gramas de queijo muçarela;
  • 300 gramas de presunto;
  • Orégano.

Rale o queijo e o presunto e, então, misture os dois com orégano a gosto em uma tigela. Agora você irá moldar os risoles de acordo com o tamanho que desejar.

Faça uma caminha circular de massa, abrindo-a com as mãos e, então, coloque o recheio no interior. Feche a massa garantindo que todo o recheio esteja coberto e, por fim, faça o formato de meia lua, clássico dos risoles.

Repita o mesmo processo até que toda a massa seja usada e, por fim, chegou a hora de empanar os seus salgados.

Coloque leite em uma tigela e farinha de rosca em outra. Primeiro, passe os risoles no leite e, então, empane-os na farinha.

Para fritar, use uma frigideira funda e certifique-se de que o óleo está em uma temperatura boa para receber os salgados. Após fritar cada um, coloque-os sobre um papel toalha para que sequem bem e fiquem perfeitos para o consumo.

Você pode usar essa receita de massa de risole para qualquer recheio que desejar! Use a sua criatividade e deixe os seus convidados com água na boca!

Gostou das dicas e receitas que trouxemos para você nesse post? Escreva nos comentários qual o salgado para festa que não pode faltar em suas comemorações!