Como tirar a baba do quiabo: veja como fazer com muita praticidade

Muita gente dispensa o quiabo no prato por conta do preparo. É um alimento tão versátil que pode ser consumido cru, cozido, assado, frito, grelhado ou refogado. É também uma excelente fonte de vitamina k, fibra e cálcio. Para saber como tirar a baba do quiabo, continue a ler e passe a consumir esse poderoso regulador do intestino que tem um perfil nutricional bem interessante.

Você gosta de quiabo? Confira dicas de como tirar a baba!

Algo muito curioso a respeito do quiabo, é que assim como o tomate, ele é considerado uma fruta! Justamente pelas sementes presentes no interior dele, e são com essas sementes que você pode plantar quiabo em casa. A flor do quiabeiro é belíssima! Mas agora, vamos para as dicas:

1. Limão

Corte as pontas do alimento e deixe de molho em água com limão por 30 minutos, depois lave e seque para o preparo da sua preferência.

Uma outra maneira de tirar a baba com limão é cortar o quiabo e pingar algumas gotas de limão antes de iniciar o preparo, durante ou mesmo após o preparo, a acidez do limão vai separar a baba do quiabo de forma rápida. Essa é a forma ideal quando o toque do limão não prejudicar o sabor do seu prato. Se considerar que sim, opte pela opção acima ou as dicas abaixo.

2. Óleo

Corte o quiabo e coloque em uma panela com óleo em fogo médio e mexa até que a baba se separe do quiabo.

3. Vinagre

Você vai precisar de meio litro de água e 3 colheres de sopa de qualquer tipo de vinagre. Acrescente o quiabo já cortadinho e deixe descansando por 30 minutos. Depois lave e seque bem para prosseguir com o preparo.

Você também pode usar o vinagre com água fervente. Aproximadamente 100 ml de vinagre para cada litro de água, utilize essa proporção de acordo com a quantidade de quiabo que pretende preparar. Pode colocar para ferver, e após cortar e dispensar as pontas do quiabo, coloque-os na água com vinagre. Deixe cozinhar por 3 minutos. A baba fica na água!

No vídeo abaixo, você acompanha essa dica na prática, no final poderá ver o quiabo sequinho, sem baba e pronto para temperar e consumir:

4. Limão e vinagre

Essa é uma maneira muito potente pois mistura dois ingredientes. Você vai precisar do suco de 3 limões e 2 colheres de vinagre. Depois de cortar as pontas do quiabo, deixe de molho nessa solução por apenas 15 minutos e facilmente a baba vai se desprender do quiabo. Lave e seque muito bem para iniciar a sua receita preferida.

5. Alho

Essa é a forma ideal para quando você optar por preparar o quiabo grelhado. Vai ficar muito saboroso com esse toque de alho. O primeiro passo é lavar e secar bem antes de cortar. Em uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite e dois dentes de alho em fogo médio. Adicione quiabo o suficiente para que todos fiquem em contato com o fundo da panela.

Tempere com sal e pimenta e deixe tostar, sempre pressionando o quiabo para auxiliar o processo. Após perceber que a pele do quiabo está queimada, vire de lado e repita tudo. Deu até água na boca por aqui e por aí?

6. Tomate

Essa dica é para quando você optar por fazer o quiabo refogado. Os encarregados por eliminar a baba do quiabo nessa dica serão o tomate com um toque de limão. Para deixar o quiabo bem saboroso, refogue alho e cebola com azeite e depois acrescente o quiabo lavado, seco e cortado, coloque três gotas de limão, tomate e refogue tudo junto, tempere com sal e pimenta do reino e deixe refogar por 5 minutos antes de colocar um pouco de água e tampar a panela.

Depois pode finalizar com coentro e cebolinha. Quiabo refogado é realmente muito gostoso! Se na sua casa, alguém prefere o quiabo com baba, exclua o tomate e as gotinhas de limão que esse prato vai fazer essa pessoa feliz.

7. Micro-ondas

Essa é a dica mais simples e rápida de todas e você não vai utilizar nada que possa alterar o sabor do quiabo. Após higienizar e secar, corte a ponta do quiabo e depois pode picá-lo. Distribua de forma espaçada em um prato, tempere da maneira que desejar e depois leve ao micro-ondas por apenas dois minutos.

8. Fubá e trigo no forno

Aqui eu vou passar uma técnica da Rita Lobo para o quiabo ficar crocante e sequinho. Após higienizar e secar, corte no sentido do comprimento e já pode colocar na assadeira, depois regue com duas colheres de sopa de azeite e tempere com especiarias como cominho em pó, coentro em pó, pimenta caiena, gengibre e alho ralado (todos esses você pode utilizar de meia a uma colher de chá de cada).

Esse aqui é o truque que ela usa: misture duas colheres de chá de fubá e meia colher de farinha de trigo. Espalhe pela assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por vinte minutos.

Como tirar a baba do quiabo – dica extra

Seja qual for a forma que você vai escolher de como tirar a baba do quiabo, é muito importante que não inicie o preparo no fogo com o quiabo em contato com a água, pois dessa forma a baba não seca. Sempre lave e seque bem e tenha atenção especial com a faca que vai usar para cortar o quiabo, ela também deve estar seca.

No momento da compra, considere comprar os quiabos menores, são mais crocantes. No vídeo abaixo, em menos de um minuto, o Mohamad Hindi dá dicas do momento da compra até como prepara o quiabo sem baba para pessoas perfeccionistas, vale a pena conferir:

Aproveitando que citamos uma técnica da Rita Lobo, adoramos a forma como ela se refere ao quiabo: “Ele é de babar de bom! ”. Diferente de muita gente que dispensa o quiabo porque ele baba, ela prefere pensar assim e é inspirador! A dica para saber se o quiabo está fresquinho é quebrar a pontinha, se for fácil já sabemos que ele está ótimo. Utilizar o quiabo inteiro também ajuda a driblar a baba, porque dessa forma as sementes não são expostas. 

Quiabo é tão versátil que podemos utilizar ele frito até na salada! Feijão fradinho cozido em ponto firme, quiabo frito, tomate, cebola roxa, um molhinho feito com azeite, vinagre e sal e finalizando com coentro picado é uma receitinha de salada de quiabo que é difícil fazer algo mais saboroso.

E então, o que achou?

Depois de todas essas diferentes dicas de como deixar o quiabo sem baba, já está com a cabeça cheia de ideias de receitas? Aposto que você se inspirou nas nossas receitas de quiabo no forno, refogado e frito! Quiabo é mesmo tudo de bom!