Sem essa de parede vazia em casa! A dica de hoje são os quadros para a sala, sim, esses objetos decorativos cheios de estilo e personalidade. Decorar com quadros é uma ótima oportunidade de expressar os seus gostos pessoais e deixar a casa com a sua cara.
Mas uma decoração com quadros para sala vai muito além de escolher a pintura favorita e pendurá-la na parede, é preciso se atentar para a proporção, combinação com os demais elementos do ambiente e, claro, o estilo da decor.
Então, sem mais delongas, vem conferir as dicas que separamos para você acertar em cheio na escolha do quadro para sala. Anote tudo e leve-as com você antes de arrematar o próximo Van Gogh ou Picasso, você escolhe.
Dicas para escolher quadro para sala
Grande ou pequeno
O tamanho da sua sala é o que vai determinar o tamanho do quadro. Isso porque recomenda-se que o quadro seja sempre proporcional ao tamanho do ambiente e da parede. Sendo assim, fica fácil, sala pequena é igual a quadro pequeno e sala grande é igual a quadro grande. Certo? Nem sempre. Uma sala pequena pode acomodar com tranquilidade um quadro maior e mais robusto desde que a parede esteja totalmente livre. Inclusive, vale citar que se a sala é muito pequena o melhor mesmo é apostar em um único quadro maior do que vários quadros menores, de modo a evitar o excesso de informação visual.
Outra dica é saber escolher a posição do quadro em relação as paredes, ou seja, paredes compridas ficam melhores com quadros na horizontal, já as paredes estreitas pedem por quadros na vertical.
Tá bom aqui?
E onde colocar o quadro? Usualmente, o quadro para sala costuma ficar na parede atrás do sofá, já que esse é o móvel de maior destaque da sala. Mas você também pode optar por deixá-lo em uma parede lateral. Os quadros também não precisam estar necessariamente no centro da parede, é possível criar uma composição irregular e pendurá-lo descentralizado, especialmente no caso de decorações modernas. Contudo, a altura do quadro deve respeitar o padrão de 1,60 metro do chão, assim o centro do quadro fica sempre na altura do olhar de um adulto em pé.
Ultimamente também está muito em alta usar os quadros apoiados sobre um aparador, rack ou prateleira, a proposta é perfeita para estilos modernos. E se quiser ir um pouco mais além, pode optar por deixá-los diretamente sobre o piso, apenas encostados na parede. Já as decorações minimalistas se ajustam melhor com poucos quadros de tamanhos grandes.
Um quadro para cada estilo
O tema do quadro deve sempre se relacionar com o estilo de decoração predominante. Pinturas clássicas, especialmente aquelas de natureza morta, paisagens ou as de estilo renascentistas combinam com propostas clássicas, formais e tradicionais de decoração. Já as decorações modernas podem abusar de quadros para sala abstratos e de cores vivas e marcantes.
Outra opção é usar quadros para sala com frases. Esse tipo de quadro vai bem em diferentes estilos de decor, desde que as cores e a tipografia combinem com o ambiente.
E por falar em cores, procure manter uma harmonia entre as cores do quadro e as cores da decoração. Isso não quer dizer que precisa ser tudo igual, mas é interessante notar uma certa similaridade entre os elementos. E ao usar uma composição de quadros na parede, procure por obras com tema, cor ou padrão semelhante, assim você evita uma bagunça visual na parede.
Foto ou pintura?
Não gosta muito de pintura? Então você pode optar por decorar as paredes com quadros de fotos. Aqui, vale tanto fotografias famosas, quanto as suas impressas em tamanho maior. No caso de decorar com fotos é importante destacar que o quadro deve receber uma tela de vidro na frente.
Não subestime a moldura
A moldura é parte integrante da maioria dos quadros, sendo assim ela deve ser pensada em conjunto. As pinturas clássicas se adaptam melhor a molduras grossas de madeira trabalhadas, já os quadros modernos ficam ótimos com molduras coloridas e alegres.
As molduras finas em preto ou branco são uma boa pedida para decorações de estilo industrial e escandinavo.
Por fim, você pode simplesmente optar por não usar moldura. Mas lembre-se que apenas as propostas modernas e contemporâneas se ajustam com essa proposta.
Quadro também se limpa
O quadro da sala também entra na faxina. Você deve cuidar da moldura e da tela com um pano seco para tirar o pó. Não use aspirador ou produtos químicos, uma vez que eles podem prejudicar a qualidade da obra.
Quanto você pode pagar
Quando se trata de quadros para sala as opções são inúmeras, inclusive no preço. Por isso é importante determinar o quanto você pode ou está disposto a pagar. Só para você ter uma ideia, o quadro mais caro do mundo, o “Salvator Mundi”, uma pintura de Leonardo da Vinci, foi arrematado em leilão pela bagatela de R$ 1,5 bilhão. Mas você também pode acessar uma loja virtual, como Americanas ou Mercado Livre, e levar para casa uma pintura no valor de R$ 80. Ou seja, o céu é o limite por aqui.
Original x Reprodução
Comprar um original ou escolher uma reprodução? Aqui, não estamos falando de pintores de obras milionárias, como citamos acima, mas de artistas contemporâneos que ainda estão construindo um nome. Se optar por um quadro original, provavelmente vai pagar um pouco mais caro, mas a vantagem é que você vai colocar na sua sala uma peça exclusiva e autêntica, sem contar que você tem a liberdade de procurar por artistas que mais se afinam com o seu gosto e estilo pessoal, deixando a decoração ainda mais personalizada.
Agora, se você quer mesmo é só um quadro barato para a sala, sem se importar muito com a autenticidade da obra, aí então vale comprar um quadro de reprodução, que pode ser tanto de um artista famoso, como Monet, quanto uma arte produzida por designers gráficos.
60 modelos de quadros para sala para você se inspirar
Agora que você já sabe tudo sobre como escolher um quadro para sala falta só conferir as lindas inspirações que trouxemos abaixo, vem ver:
01. Composição de quadros a partir de uma única fotografia; opção muito comum hoje em dia.

02. O canto dessa sala foi duplamente valorizado, primeiro pelo sofá e depois pelo conjunto de quadros.

03. Quadros para sala com inspiração botânica.

04. Quadros modernos instalados de modo descentralizado na parede.

05. O quadro de folha verde combina com o sofá no mesmo tom.

06. Para esse ambiente minimalista, a escolha foi por dois quadros grandes apenas encostados no chão.

07. Quadros na parede e no chão, formando uma composição moderna para a sala.

08. O quadro gigante na parede da sala serve também como pano de fundo para os menores que estão sobre o móvel.

09. Nessa sala moderna, os quadros ficam parcialmente encobertos pelo sofá; uma alternativa ao modo tradicional de exposição.

10. Nessa sala toda a parede foi revestida com quadros de fotografias em preto e branco.

11. Sala com cara de galeria de arte.

12. Repare como as molduras rebuscadas dão outra aparência aos quadros.

13. Nessa sala as prateleiras servem como base de sustentação para os vários quadros pequenos.

14. Aqui as prateleiras também coordenam a disposição dos quadros na parede.

15. Molduras finas e neutras para os quadros de tema moderno.

16. Os quadros pequenos ao lado da TV destacam a parede.

17. A sala de decoração escandinava traz um quadro grande ocupando toda a área central atrás do sofá; repare que as cores do quadro estão em harmonia com a decor.

18. A parede azul petróleo recebeu muito bem o quadro com pintura vermelha.

19. Dupla de quadros abstratos em harmonia com as cores da decoração da sala.

20. Uma parede repleta de pequenos quadros.

21. Os quadros também ajudam a criar sensação de profundidade para sala.

22. Sala de estilo industrial com quadros de moldura preta e fina.

23. Quadros de fotos devem vir acompanhados por uma tela de vidro.

24. Lembra da regrinha? Parede estreita, quadro na vertical

25. Repare que composição interessante nessa sala: o tema do quadro tem a mesma cor da parede, mas ele se destaca graças a moldura dourada.

25. Perceba como o quadro transparece a personalidade dos moradores.

27. Conjunto de quadros para sala apoiados sobre a prateleira: solução moderna.

28. O fundo branco destaca os quadros frente a parede amarelo queimado.

29. Já aqui foi o corredor de acesso a sala que recebeu o complemento especial do conjunto de pequenos quadros.

30. Mesmo simples, o quadro consegue preencher o vazio na parede branca.

31. Depois do sofá, o aparador é um dos melhores lugares da sala para colocar um quadro.

32. O pé-direito alto dessa sala disfarça o tamanho real da dupla de quadros

33. Quadros e livros: um cantinho artístico na sala.

34. Essa sala para lá de estilosa trouxe pequenos quadros brancos para contrastar com a parede azul.

35. A sala de jantar também fica ótima com quadros e a sugestão aqui é usá-los sobre o buffet.

36. Quadros brancos como a parede.

37. O conceito minimalista dessa sala de jantar permitiu que apenas um quadro fosse colocado na parede; mas repare em um efeito interessante, o vaso de planta quebra a percepção do tamanho real da parede e induz a um novo centro focal, justamente onde está o quadro.

38. Já nessa sala de jantar, as regras de proporção foram seguidas a risca.

39. Quadro de pintura moderna sem moldura.

40. Os quadros para sala no chão tornam o ambiente mais despojado e descontraído.

41. Quadros de formas geométricas, assim como nos demais elementos da decor.

42. Vertical e horizontal.

43. Quadro moderno para sala; o vermelho do quadro quebra a neutralidade do ambiente.

44. Tudo em perfeita harmonia nessa sala de jantar; repare como o tom de amarelo do quadro se completa com o tom interno da luminária.

45. A clássica boisserie foi o lugar escolhido dessa sala para receber o quadro moderno.

46. Atrás do sofá: o lugar mais tradicional para colocar um quadro.

47. Discreto, o quadro com folha quase passa despercebido na decoração.

48. A parede de concreto aparente pede por um quadro de tema forte e moderno.

49. Um painel super colorido para inundar a sala de luz.

50. As melhores fotos da família literalmente enquadradas na parede.

51. A parede preta ficou ainda mais destacada com o quadro.

52. Muitas cores e temas diferentes estampam essa parede de sala moderna e pequena.

53. Foto e arte se combinam nessa dupla de quadros para sala.

54. Quanta inspiração e tranquilidade uma tela azul pode passar!

55. Composição moderna e simétrica de quadros na sala.

56. Quadro grande ocupando toda a altura da parede da sala; repare que a opção aqui foi deixar o quadro fora do centro.

57. Nessa sala industrial, o laranja dos quadros aquece o ambiente.

58. Mapas de cidades do mundo na parede da sala.

59. O buffet dessa sala de estar é o ponto focal para os quadros

60. Antigo mapa da Itália decora a parede dessa ampla sala de estar; destaque para a luz direcionada que valoriza ainda mais o quadro









