Bodas de prata: qual o significado, como organizar e decorar

Vinte e cinco anos de casados é igual ao quê? Bodas de prata, finalmente! Quantas coisas a serem comemoradas e relembradas, não é mesmo? Pois uma data assim não pode cair no esquecimento, deve ser celebrada com muito amor e alegria.

A maneira mais comum é celebrar as bodas de prata com uma festa, onde é possível reunir a família e os amigos. Mas existem outras formas de tornar esse momento da vida do casal ainda mais especial, quer saber como? No post de hoje te contamos tudo sobre as bodas de prata e como celebrar a data em diferentes estilos, vem ver:

O que é e o que significa as bodas de prata?

As bodas de prata surgiram há muito tempo atrás lá na Alemanha. Na época, era costume oferecer uma coroa de prata aos casais que celebravam 25 anos de casamento e, posteriormente, uma coroa de ouro quando chegassem na marca dos 50 anos de casados, simbolizando as bodas de ouro.

Mas porque a prata? A prata é o material escolhido para simbolizar os 25 anos de união por ser um tipo de metal muito resistente, durável, precioso, mas também maleável e de um brilho encantador. Essas características da prata se encaixam perfeitamente com a fase que o casal atravessa ao completar as bodas, simbolizando toda a consistência, resistência e maturidade do amor que desenvolveram um pelo outro.

Festa de bodas de prata – como organizar e decorar

Definindo orçamento e o local para a festa das bodas de prata
A primeira coisa a ser feita para quem deseja fazer uma comemoração de bodas de prata é definir o orçamento disponível para esse evento. A partir desse cálculo você saberá de antemão se a sua festa de bodas de prata será simples ou cheia de luxo e glamour. Mas já adiantamos por aqui, o brilho e a alegria desse dia não será definido pelo tamanho ou sofisticação da festa, pelo contrário, é o amor do casal o grande destaque da festa.

Após esse planejamento financeiro, comece a pensar no local onde será realizada a festa. Para uma celebração mais simples e informal, vale a pena apostar no próprio jardim de casa ou no salão do condomínio. Já para quem pretende algo mais pomposo pode pensar em alugar um espaço para eventos. Tudo vai depender do quanto você está disposto a investir.

Convites bodas de prata

Os convites para bodas de prata devem seguir o estilo da cerimônia, ou seja, algo mais informal pode contar com convites eletrônicos disparados por meio de aplicativos de mensagens ou email. Mas se a festa de bodas de prata for realizada em um local especifico com muitos convidados, o ideal é enviar convites impressos.

Lembre-se de fazer uma lista de convidados. Isso além de facilitar no momento de envio dos convites também ajuda a preparar todos os detalhes da festa.

Decoração bodas de prata

Uma decoração típica de bodas de prata conta com a cor prata e a cor branca, mas nada impede que se use outros tons em meio a esses dois principais. Uma boa sugestão é usar tons de verde ou azul em meio ao prata e ao branco, mas você também pode optar por uma decoração de bodas de prata branco, preto e prata.

Invista em balões e enfeites de papel com essas cores se a intenção for baratear o custo da festa. Se o orçamento permitir use e abuse de flores em arranjos sobre as mesas, na entrada das bodas de prata e na mesa do bolo. Arranjos suspensos também ficam incríveis.

A decoração de bodas de prata também pode trazer diversos elementos feitos por você mesmo, no famoso estilo DIY. Dentro desse conceito é possível fazer desde os enfeites de mesa até as lembrancinhas da festa.

Lembre-se ainda de levar para a decoração os momentos importantes da vida do casal, como o nascimento dos filhos, por exemplo. Tudo isso pode ser contado através de fotos expostas no local e uma boa maneira de fazer isso é criando um painel com varal de fotos ou, ainda, usando um porta retrato com fotos do casal em cada mesa.

Bolo de bodas de prata

O bolo é um dos grandes destaques da festa de bodas de prata. Um dos modelos mais clássicos é o bolo de três andares decorados com as cores da festa – branco e prata. Ainda é possível dar um toque a mais no bolo de bodas de prata usando flores e aplicações de perolas e rendas, por exemplo.

Aliança de bodas de prata

É muito comum que o casal renove os votos durante a festa de bodas de prata e, com isso, troquem novamente de alianças. Não é preciso comprar alianças novas, o casal pode usar as que já têm, mas para dar um clima especial à data vale a pena mandar as alianças para a joalheria e pedir para acrescentar um filete de prata nas peças.

Cerimonial de bodas de prata

O casal pode escolher como deseja realizar a renovação de votos e se será algo intimista ou com a presença de um líder religioso, como um padre ou pastor. Caso optem por uma renovação de votos religiosa é preciso se preparar com antecedência para garantir a data na igreja no dia exato ou mais próximo possível das bodas de prata. Contudo, ainda é possível optar por um cerimonial no próprio espaço da festa.

Lembrancinhas de bodas de prata

As lembrancinhas de bodas de prata são aquele detalhe que não pode ficar de fora da festa. Aqui, vale muito a pena apostar em lembrancinhas personalizadas e que acompanhem o nome do casal e a data da festa. Uma boa pedida são as lembrancinhas comestíveis, como os tradicionais bem casados ou, quem sabe ainda, potinhos de geleia, frutas secas, bolo no pote e mini espumantes, por exemplo.

Presente para bodas de prata

O presente para bodas de prata geralmente carrega o simbolismo do material, ou seja, a prata ou itens prateados. Uma boa sugestão são acessórios de prata para o casal, como um pingente ou colar que possa ser usados por ambos. Outra ideia de presente para bodas de prata são louças, talheres e vasos feitos com o material. Você ainda pode apostar em um espelho com moldura prata, por exemplo. O importante é que o presente tenha a cara do casal que o estará recebendo.

Celebração de bodas de prata sem festa também é possível

A comemoração de bodas de prata não precisa se resumir em festa. É possível comemorar a data de um modo mais intimista e fora do convencional, você vai ver nas dicas a seguir:

Jantar romântico

O bom e velho jantar romântico não deve ser desprezado quando o assunto é bodas de prata. Na ocasião, o jantar pode ser preparado em casa mesmo pelo casal ou então acontecer em um restaurante. Uma boa ideia é apostar em restaurantes diferenciados e desconhecidos do casal. Ou que tal ainda convidar o seu par para um tour gastronômico pela cidade? A cada dia da semana vocês podem conhecer um restaurante diferente.

Viagem a dois

Uma viagem a dois é perfeita para celebrar as bodas de prata. Aqui, valem duas dicas: a primeira é partir para o destino onde vocês celebraram a lua de mel, retornando ao local que marcou o inicio da história a dois. A segunda opção é totalmente inversa: conhecer um lugar completamente diferente. Vocês decidem.

Façam algo de novo juntos

Essa ideia de fazer algo de novo depois de 25 anos de casados é incrível. As dicas nesse tópico incluem um passeio de balão, saltar de paraquedas, mergulho, aula de dança ou culinária e qualquer outra ideia capaz de deixar vocês mais unidos do que nunca.

Voltar onde tudo começou

Voltar ao lugar onde vocês se encontraram pela primeira vez ou onde começaram a namorar é uma das maneiras mais românticas de comemorar as bodas de prata. Tente recriar todo aquele clima mágico do primeiro encontro, vai ser fantástico!

60 dicas e inspirações para fazer a bodas de prata perfeita

Confira agora mais 60 dicas em fotos de como celebrar as bodas de prata com muito amor e alegria:

01. Forma simples e bonita de servir pipoca na festa de bodas de prata.

Forma simples e bonita de servir pipoca na festa de bodas de prata

02. Uma decoração de bodas de prata que foge das cores tradicionais.

Uma decoração de bodas de prata que foge das cores tradicionais

03. Já aqui em compensação, o branco e o prata vêm com força total em uma mesa posta chiquérrima!

Já aqui em compensação, o branco e o prata vêm com força total em uma mesa posta chiquérrima!

04. O balde de gelos da festa também tem que ser prata!

O balde de gelos da festa também tem que ser prata!

05. Bar da festa de bodas de prata decorada com ramos de folhas.

Bar da festa de bodas de prata decorada com ramos de folhas

06. A cor do amor, o rosa, invadiu a decoração dessa festa de bodas de prata em estilo mais rústico.

A cor do amor, o rosa, invadiu a decoração dessa festa de bodas de prata em estilo mais rústico

07. Que ideia linda! Caixotes de madeira se transformaram no expositor de fotos do casal.

Que ideia linda! Caixotes de madeira se transformaram no expositor de fotos do casal

08. Bolo de bodas de prata de chocolate, por dentro e por fora!

Bolo de bodas de prata de chocolate, por dentro e por fora!

09. Estrelinhas prateadas são um ótimo exemplo de decoração barata para as bodas de prata.

Estrelinhas prateadas são um ótimo exemplo de decoração barata para as bodas de prata

10. Decoração de bodas simples e intimista para poucos convidados.

Decoração de bodas simples e intimista para poucos convidados

11. Festa de bodas de prata rústica; destaque para a guirlanda de coração feita com folhas.

Festa de bodas de prata rústica; destaque para a guirlanda de coração feita com folhas

12. Decoração verde e viva para a festa de bodas de prata.

Decoração verde e viva para a festa de bodas de prata

13. Lembre-se de deixar um cantinho da festa para expor os bons momentos da vida do casal.

Lembre-se de deixar um cantinho da festa para expor os bons momentos da vida do casal

14. Festa de bodas de prata no quintal de casa; ótima opção para quem quer economizar.

Festa de bodas de prata no quintal de casa; ótima opção para quem quer economizar

15. Que tal tirar as louças de família do armário e usá-las no almoço de bodas de prata?

Que tal tirar as louças de família do armário e usá-las no almoço de bodas de prata?

16. Vestido prata para ela e um terno elegante para ele!

Vestido prata para ela e um terno elegante para ele!

17. Olha que opção simples, econômica e super bonita de decoração de bodas de prata feita com balões e enfeites de papel.

Olha que opção simples, econômica e super bonita de decoração de bodas de prata feita com balões e enfeites de papel

18. O letreiro com a palavra amor não deixa dúvidas de como a data é especial.

O letreiro com a palavra amor não deixa dúvidas de como a data é especial

19. Menu pomposo e elegante para a mesa dos convidados.

Menu pomposo e elegante para a mesa dos convidados

20. Festa de bodas de prata feita em casa; no menu, aperitivos e espumante.

Festa de bodas de prata feita em casa; no menu, aperitivos e espumante

21. Elegância e modernidade nessa festa de bodas de prata decorada em tons de branco, preto e prata.

Elegância e modernidade nessa festa de bodas de prata decorada em tons de branco, preto e prata

22. Um coração iluminado para destacar a importância da festa.

Um coração iluminado para destacar a importância da festa

23. Celebração de bodas de prata na beira da piscina.

Celebração de bodas de prata na beira da piscina

24. Sugestão de mesa posta para a festa de bodas de prata.

Sugestão de mesa posta para a festa de bodas de prata

25. Flores rústicas compõe essa romântica decoração de bodas de prata.

Flores rústicas compõe essa romântica decoração de bodas de prata

26. Confetes e balão para encher a festa de bodas de prata de alegria e alto astral.

Confetes e balão para encher a festa de bodas de prata de alegria e alto astral

27. Que linda inspiração de festa de bodas de prata rústica!

Que linda inspiração de festa de bodas de prata rústica!

28. Aqui, um mural com fotos do casal recepciona os convidados.

Aqui, um mural com fotos do casal recepciona os convidados

29. Olha só o que um simples arco de balões brancos pode fazer pela sua decoração.

Olha só o que um simples arco de balões brancos pode fazer pela sua decoração

30. O vidro ganhou destaque nessa celebração de bodas de prata.

O vidro ganhou destaque nessa celebração de bodas de prata

31. Já aqui, o branco e prata tradicionais vieram acompanhados de um tom suave de rosa.

Já aqui, o branco e prata tradicionais vieram acompanhados de um tom suave de rosa

32. Festa de bodas de prata com cara de discoteca.

Festa de bodas de prata com cara de discoteca

33. Toda a elegância de uma festa bodas de prata em branco, prata e preto.

Toda a elegância de uma festa bodas de prata em branco, prata e preto

34. A iluminação das velas confere um clima todo especial para a festa de bodas de prata.

A iluminação das velas confere um clima todo especial para a festa de bodas de prata

35. Que tal incluir um pouco de azul na decoração de bodas de prata?

Que tal incluir um pouco de azul na decoração de bodas de prata?

36. Decoração simples, romântica e delicada para o casal comemorar os 25 anos de casados.

Decoração simples, romântica e delicada para o casal comemorar os 25 anos de casados

37. Balões prata, só isso!

Balões prata, só isso!

38. A tradicional pirâmide de taças decora essa festa de bodas de prata.

A tradicional pirâmide de taças decora essa festa de bodas de prata

39. O espaço rústico ganhou o contraste do brilho prateado da decoração.

O espaço rústico ganhou o contraste do brilho prateado da decoração

40. Arranjo rústico e descontraído para a decoração de bodas de prata.

Arranjo rústico e descontraído para a decoração de bodas de prata

41. Que efeito incrível de luzes nessa decoração!

Que efeito incrível de luzes nessa decoração!

42. Quem disse que festa em casa não tem graça? Olha com ficou linda essa sala de jantar decorada com balões.

Quem disse que festa em casa não tem graça? Olha com ficou linda essa sala de jantar decorada com balões

43. Aqui, outra sala de jantar, só que dessa vez a decoração inclui uma toalha de mesa com paetês prateados.

Aqui, outra sala de jantar, só que dessa vez a decoração inclui uma toalha de mesa com paetês prateados

44. O que acha de transformar o trailer em um bar para a festa de bodas de prata?

O que acha de transformar o trailer em um bar para a festa de bodas de prata?

45. Biscoitinhos em formato de coração, muito fofo!

Biscoitinhos em formato de coração, muito fofo!

46. As taças do casal não poderiam ser mais bonitas!

As taças do casal não poderiam ser mais bonitas!

47. Uma toalha cheia de brilho para decorar a mesa da festa de bodas de prata.

Uma toalha cheia de brilho para decorar a mesa da festa de bodas de prata

48. Opção de lembrancinha para as bodas de prata.

Opção de lembrancinha para as bodas de prata

49. Modelo de convite para festa de bodas de prata.

Modelo de convite para festa de bodas de prata

50. Mesa de frutas, queijos e pães para os convidados se servirem a vontade.

Mesa de frutas, queijos e pães para os convidados se servirem a vontade

51. Aqui, a colher foi transformada em lembrancinha da festa de bodas de prata.

Aqui, a colher foi transformada em lembrancinha da festa de bodas de prata

52. Varal de fotos para decorar e relembrar os bons momentos do casal.

Varal de fotos para decorar e relembrar os bons momentos do casal

53. Bolo simples de bodas de prata decorado com flores.

Bolo simples de bodas de prata decorado com flores

54. Festa de bodas de prata ao ar livre, ideal para um almoço em família.

Festa de bodas de prata ao ar livre, ideal para um almoço em família

55. O cinza também integra a decoração da festa de bodas de prata.

O cinza também integra a decoração da festa de bodas de prata

56. Uma inspiração de celebração de bodas de prata em estilo clássico.

Uma inspiração de celebração de bodas de prata em estilo clássico

57. Bolo diferente e colorido para contrastar com os tons de branco da festa.

Bolo diferente e colorido para contrastar com os tons de branco da festa

58. Flores e velas na entrada da festa de bodas de prata.

Flores e velas na entrada da festa de bodas de prata

59. Os balões prata são a maneira mais bonita e barata de decorar a festa de bodas de prata, especialmente aquelas mais intimistas.

Os balões prata são a maneira mais bonita e barata de decorar a festa de bodas de prata, especialmente aquelas mais intimistas

60. Elegância e estilo em branco e prata.

Elegância e estilo em branco e prata