Casamento na praia: dicas, vantagens e fotos de decoração

Para quem deseja sair do tradicional, o casamento na praia é uma excelente opção para os noivos. Além de ser um ambiente mais descontraído, o cenário ao ar livre e as belezas naturais do local ajudam a deixar a cerimônia ainda mais romântica.

No entanto, são poucas as pessoas que sabem como decorar um casamento nesse estilo. Pensando nisso, preparamos esse post com algumas dicas e ideias para você se inspirar na hora de preparar o casamento dos sonhos.

Quais as vantagens e desvantagens de fazer um casamento na praia?

Casar na praia é o sonho de muitos casais, mas nem tudo são flores quando você escolhe este estilo de casamento. Confira quais as vantagens e desvantagens do casamento na praia.

Vantagens

1. Cenário perfeito

Não existe cenário mais perfeito do que uma praia deserta para celebrar o momento mais especial da sua vida. Tem coisa mais romântica do que ter o mar como a principal testemunha do amor de vocês?

2. Variedade na decoração

Como a praia é um local aberto e com um espaço enorme, você tem inúmeras possibilidades na hora de fazer a decoração do evento. Você pode usar cores mais vivas ou priorizar o branco total.

3. Ambiente mais descontraído

Com os pés na areia um casamento na praia acaba sendo algo mais descontraído do que as festas tradicionais. Você percebe isso no dress code dos convidados que é mais leve, claro e sereno, sem dificultar o movimento na areia.

4. A luz natural

Se o casamento for realizado durante o dia, você não precisa gastar com iluminação, já que o lugar conta com a luz natural. Isso é um ponto que pode favorecer, ainda mais, a produção das fotos.

Desvantagens

1. O clima pode ser imprevisível

Como o casamento na praia é ao ar livre, o clima pode contribuir ou destruir totalmente a festa. Nesse caso, o mais indicado é se preparar para o imprevisto, colocando uma grande tenda ou algumas tendas menores para deixar os convidados mais confortáveis.

2. Burocracias na autorização

Para casar na praia é preciso solicitar autorização na prefeitura da cidade. Dependendo do município, esse processo pode ser longo e burocrático. Portanto, se não quiser ter surpresas, solicite com o máximo de antecedência.

3. Falta de privacidade

Como a praia é um local público, pode ser que pessoas estranhas entrem na festa. Além disso, por ser um lugar ao ar livre, os convidados podem sentir falta da privacidade. Por isso, dê preferência para as praias mais desertas ou apenas faça a celebração em um espaço com vista para o mar.

4. Taxa extra de fornecedores

Caso a festa seja realizada em uma cidade longe dos fornecedores, eles podem cobrar taxas extras por conta do deslocamento. Dessa forma, o custo do casamento pode ficar mais caro do que fazer em um ambiente mais tradicional.

01A. Os pequenos detalhes fazem grande diferença na decoração, principalmente, no caso do casamento na praia.

Os pequenos detalhes fazem grande diferença na decoração, principalmente, no caso do casamento na praia.

01B. Portanto, capriche na entrada dos noivos fazendo um arco de madeira. Para dar um toque especial, coloque um arranjo de flores.

Portanto, capriche na entrada dos noivos fazendo um arco de madeira. Para dar um toque especial, coloque um arranjo de flores.

02. Na mesa principal, reserve as cadeiras dos noivos. Para isso, identifique cada uma das cadeiras e faça um belo arranjo.

Na mesa principal, reserve as cadeiras dos noivos. Para isso, identifique cada uma das cadeiras e faça um belo arranjo.

03. Que tal preparar um cantinho para compartilhar os cartões postais? Aproveite e faça alguns caixotes bem rústicos.

Que tal preparar um cantinho para compartilhar os cartões postais? Aproveite e faça alguns caixotes bem rústicos.

04. No casamento na praia o mais indicado é fazer um naked cake. Apesar de parecer simples, esse tipo de bolo é extremamente sofisticado.

No casamento na praia o mais indicado é fazer um naked cake. Apesar de parecer simples, esse tipo de bolo é extremamente sofisticado.

05. Prepare um espaço confortável para os convidados relaxarem durante a festa. Coloque um lindo sofá, alguns puffes e uma linda mesa de centro.

Prepare um espaço confortável para os convidados relaxarem durante a festa. Coloque um lindo sofá, alguns puffes e uma linda mesa de centro.

06. Dependendo do horário, o sol pode estar muito forte na hora do casamento que é realizado na praia. Nesse caso, deixe alguns guarda-sóis para os convidados que quiserem se proteger.

Dependendo do horário, o sol pode estar muito forte na hora do casamento que é realizado na praia. Nesse caso, deixe alguns guarda-sóis para os convidados que quiserem se proteger.

07. O casamento na praia permite fazer uma decoração bem versátil e diferente. O que acha de preparar um painel com várias conchas? O resultado fica mais incrível ainda com a luminária feita do mesmo material.

O casamento na praia permite fazer uma decoração bem versátil e diferente. O que acha de preparar um painel com várias conchas? O resultado fica mais incrível ainda com a luminária feita do mesmo material.

08. Se a intenção é fazer algo bem chamativo, aposte em uma big tenda para a hora mais mágica do casamento.

Se a intenção é fazer algo bem chamativo, aposte em uma big tenda para a hora mais mágica do casamento.

09. Nada melhor do que ser muito bem recebido em uma festa. Sendo assim, prepare um kit de boas-vindas para cada convidado.

Nada melhor do que ser muito bem recebido em uma festa. Sendo assim, prepare um kit de boas-vindas para cada convidado.

10. A decoração de um casamento na praia pede algo mais tropical. Por isso, use e abuse de elementos que combinem com esse cenário.

A decoração de um casamento na praia pede algo mais tropical. Por isso, use e abuse de elementos que combinem com esse cenário.

11. Se o casamento na praia for ao final da tarde, um ponto importante na decoração é a iluminação. Nesse caso, aposte em luminárias pendentes e muita vela.

Se o casamento na praia for ao final da tarde, um ponto importante na decoração é a iluminação. Nesse caso, aposte em luminárias pendentes e muita vela.

12. Quem disse que não dá para montar uma pista de dança nas areias da praia? Para colocar todo mundo para dançar, capriche na iluminação do espaço.

Quem disse que não dá para montar uma pista de dança nas areias da praia? Para colocar todo mundo para dançar, capriche na iluminação do espaço.

13. As plaquinhas de identificação não podem faltar no casamento na praia. Coloque uma na entrada e outras espalhadas pela festa, sempre com uma frase romântica.

As plaquinhas de identificação não podem faltar no casamento na praia. Coloque uma na entrada e outras espalhadas pela festa, sempre com uma frase romântica.

14. Quando se tem muitos convidados, é importante identificar as mesas para não ter confusão. Mas as plaquinhas de identificação devem seguir o tema da festa.

Quando se tem muitos convidados, é importante identificar as mesas para não ter confusão. Mas as plaquinhas de identificação devem seguir o tema da festa.

15. Os arcos feitos com folhas e flores é o que mais se usa na decoração de casamento na praia porque o efeito é realmente encantador.

Os arcos feitos com folhas e flores é o que mais se usa na decoração de casamento na praia porque o efeito é realmente encantador.

16. Que tal fazer um bolo diferente para o casamento? Use várias cores e invista no arranjo de flores com alguns detalhes especiais.

Que tal fazer um bolo diferente para o casamento? Use várias cores e invista no arranjo de flores com alguns detalhes especiais.

17. Você pode usar um pequeno barco ou bote como peça decorativa. Coloque alguns elementos dentro e crie um espaço de descanso para os convidados.

Você pode usar um pequeno barco ou bote como peça decorativa. Coloque alguns elementos dentro e crie um espaço de descanso para os convidados.

18. Os pendentes com vela e flores são perfeitos para deixar um clima romântico e charmoso.

Os pendentes com vela e flores são perfeitos para deixar um clima romântico e charmoso.

19. Alguns elementos já se tornaram marcas registradas nos casamentos na praia. Por isso, você não pode abrir mão deles.

Alguns elementos já se tornaram marcas registradas nos casamentos na praia. Por isso, você não pode abrir mão deles.

20. Para deixar o clima mais refrescante, nada melhor do que preparar uma mesa só para os drinks.

Para deixar o clima mais refrescante, nada melhor do que preparar uma mesa só para os drinks.

21. Os móveis rústicos devem ser prioridade na hora de fazer a decoração do casamento na praia.

Os móveis rústicos devem ser prioridade na hora de fazer a decoração do casamento na praia.

22. Para decorar as mesas dos convidados, prepare alguns arranjos em formato de arco que ficam encaixados em uma cestinha. Além de delicado, o arranjo faz destacar as mesas.

Para decorar as mesas dos convidados, prepare alguns arranjos em formato de arco que ficam encaixados em uma cestinha. Além de delicado, o arranjo faz destacar as mesas.

23. Algumas ideias originais podem ser colocadas em prática na hora de preparar o casamento na praia. Portanto, use e abuse da sua criatividade.

Algumas ideias originais podem ser colocadas em prática na hora de preparar o casamento na praia. Portanto, use e abuse da sua criatividade.

24. Pense em cada detalhe da festa, pois isso faz uma grande diferença na hora de preparar uma decoração com a cara dos noivos.

Pense em cada detalhe da festa, pois isso faz uma grande diferença na hora de preparar uma decoração com a cara dos noivos.

25. Reserve um espaço para os convidados tirarem fotos. Capriche na decoração para as fotos ficarem glamorosas.

Reserve um espaço para os convidados tirarem fotos. Capriche na decoração para as fotos ficarem glamorosas.

26. Agora se a noiva é mais tradicional, o bolo de casamento precisa seguir o mesmo estilo.

Agora se a noiva é mais tradicional, o bolo de casamento precisa seguir o mesmo estilo.

27. O bom do casamento na praia é que o espaço é amplo, permitindo criar vários ambientes para os convidados desfrutarem do momento.

O bom do casamento na praia é que o espaço é amplo, permitindo criar vários ambientes para os convidados desfrutarem do momento.

28. Os arranjos das mesas não podem faltar, mas se você quer uma decoração mais caprichada, coloque algumas flores suspensas.

29. Casar na praia é o sonho de muitos casais, ainda mais com um cenário incrível como esse.

Casar na praia é o sonho de muitos casais, ainda mais com um cenário incrível como esse.

30. Já pensou em servir sorvete de palito para os convidados do casamento na praia? É uma forma divertida e deliciosa de se refrescar.

Já pensou em servir sorvete de palito para os convidados do casamento na praia? É uma forma divertida e deliciosa de se refrescar.

31. Não sabe o que oferecer como lembrancinha da festa de casamento? Coloque alguns mimos dentro de potes nos formatos de frutas.

Não sabe o que oferecer como lembrancinha da festa de casamento? Coloque alguns mimos dentro de potes nos formatos de frutas.

32. Valorize cada elemento da decoração, preparando um cantinho especial para eles.

Valorize cada elemento da decoração, preparando um cantinho especial para eles.

33. Para colocar os convidados para dançar, distribua chinelos de dedo.

Para colocar os convidados para dançar, distribua chinelos de dedo.

34. Flores são consideradas uma das principais matérias primas de uma decoração de casamento na praia.

Flores são consideradas uma das principais matérias primas de uma decoração de casamento na praia.

35. Até na decoração dos pratos você pode colocar alguns elementos que estejam relacionados ao tema da festa.

Até na decoração dos pratos você pode colocar alguns elementos que estejam relacionados ao tema da festa.

36. A noiva é a peça principal do casamento. Por isso, em um casamento na praia faça alguns caminhos para ela chegar até o altar improvisado.

A noiva é a peça principal do casamento. Por isso, em um casamento na praia faça alguns caminhos para ela chegar até o altar improvisado.

37. Se a festa de casamento na praia tiver uma área mais protegida, monte a mesa do bolo lá. Mas pense em todos os detalhes da decoração para combinar com o restante da da festa.

Se a festa de casamento na praia tiver uma área mais protegida, monte a mesa do bolo lá. Mas pense em todos os detalhes da decoração para combinar com o restante da da festa.

38. Pequenos arranjos devem ser distribuídos nas mesinhas rústicas para deixá-las mais decoradas.

Pequenos arranjos devem ser distribuídos nas mesinhas rústicas para deixá-las mais decoradas.

39. Se você não quer ser surpreendido com chuva ou muito sol, monte uma tenda para receber seus convidados e curtam juntos o resto da festa.

Se você não quer ser surpreendido com chuva ou muito sol, monte uma tenda para receber seus convidados e curtam juntos o resto da festa.

40. Prepare alguns mimos personalizados para seus convidados. O objetivo é fazer com que todos se lembrem do casamento.

Prepare alguns mimos personalizados para seus convidados. O objetivo é fazer com que todos se lembrem do casamento.

41. Até os petiscos que serão servidos para os convidados devem seguir a mesma linha do tema da festa.

Até os petiscos que serão servidos para os convidados devem seguir a mesma linha do tema da festa.

42. Casar na praia é colocar o pé na areia e se divertir com isso. Nesse caso, monte um cantinho na entrada do evento para os convidados deixarem seus sapatos.

Casar na praia é colocar o pé na areia e se divertir com isso. Nesse caso, monte um cantinho na entrada do evento para os convidados deixarem seus sapatos.

43. Se você gosta de peças artesanais, use-as na decoração da festa de casamento.

Se você gosta de peças artesanais, use-as na decoração da festa de casamento.

44. Elementos temáticos como estrela do mar e concha devem fazer parte da decoração do casamento na praia.

Elementos temáticos como estrela do mar e concha devem fazer parte da decoração do casamento na praia.

45. Os arcos de madeira decorados com arranjos florais já se tornaram tradição no casamento na praia. O que você pode fazer é variar o tipo de arranjo e acrescentar outros elementos.

Os arcos de madeira decorados com arranjos florais já se tornaram tradição no casamento na praia. O que você pode fazer é variar o tipo de arranjo e acrescentar outros elementos.

46. Para deixar cada convidado no seu devido lugar, providencie um painel com todas as indicações e coloque na porta da festa. Dessa forma, vai ficar mais difícil seus convidados se sentarem no lugar errado.

Para deixar cada convidado no seu devido lugar, providencie um painel com todas as indicações e coloque na porta da festa. Dessa forma, vai ficar mais difícil seus convidados se sentarem no lugar errado

47. A cor branca deve reinar na decoração de casamento, desde o arranjo das mesas até velas e outros elementos.

A cor branca deve reinar na decoração de casamento, desde o arranjo das mesas até velas e outros elementos.

48. Que tal inovar e fazer uma queima de fogos no casamento na praia quando realizado no período da noite? Seus convidados vão amar!

49. O branco total deixa o ambiente mais clean e combina perfeitamente com o cenário da praia.

O branco total deixa o ambiente mais clean e combina perfeitamente com o cenário da praia.

50. Não é porque o casamento é na praia que a decoração precisa ser sofisticada. Você pode muito bem fazer algo mais simples, mas que faça cada convidado lembrar-se do momento.

Não é porque o casamento é na praia que a decoração precisa ser sofisticada. Você pode muito bem fazer algo mais simples, mas que faça cada convidado lembrar-se do momento.

51. Na hora de servir a comida, capriche na decoração do prato. Lembre-se que a maioria das pessoas come com os olhos.

Na hora de servir a comida, capriche na decoração do prato. Lembre-se que a maioria das pessoas come com os olhos.

52. Se você prefere uma decoração mais despojada e informal, coloque algumas toalhas na areia e crie alguns espaços de aconchego para os convidados.

Se você prefere uma decoração mais despojada e informal, coloque algumas toalhas na areia e crie alguns espaços de aconchego para os convidados.

53. Encha de luzes o “teto” do local do casamento. O clima fica mais romântico e charmoso.

Encha de luzes o “teto” do local do casamento. O clima fica mais romântico e charmoso.

54. Nada melhor do que receber lindas mensagens de motivação e inspiração. Sendo assim, uma boa ideia é distribuir algumas pedrinhas para os convidados deixarem seus recadinhos para os noivos.

Nada melhor do que receber lindas mensagens de motivação e inspiração. Sendo assim, uma boa ideia é distribuir algumas pedrinhas para os convidados deixarem seus recadinhos para os noivos.

55. Saiba escolher muito bem a praia para a cerimônia do casamento. Se for paradisíaca, o sucesso é garantido.

Saiba escolher muito bem a praia para a cerimônia do casamento. Se for paradisíaca, o sucesso é garantido.

56. O que acha de distribuir óculos de sol para os convidados? É a melhor forma de ajudá-los a se protegerem do sol.

O que acha de distribuir óculos de sol para os convidados? É a melhor forma de ajudá-los a se protegerem do sol.

57. Prepare uma linda tenda para colocar o bolo do casamento. Como o material usado é muito sensível ao calor, ele precisa ficar protegido.

Prepare uma linda tenda para colocar o bolo do casamento. Como o material usado é muito sensível ao calor, ele precisa ficar protegido.

58. Use alguns elementos que estejam relacionados com o tema da festa para identificar as mesas.

Use alguns elementos que estejam relacionados com o tema da festa para identificar as mesas.

59. No casamento na praia as tendas, geralmente, são bem rústicas. No entanto, é possível incrementar a decoração para deixar o ambiente altamente sofisticado.

No casamento na praia as tendas, geralmente, são bem rústicas. No entanto, é possível incrementar a decoração para deixar o ambiente altamente sofisticado.

60. Distribua toalhinhas para os convidados se refrescarem em meio ao calor do momento.

61. Contrate alguns carrinhos de sorvetes e drinks para ficarem estacionados em alguns cantinhos da festa.

Contrate alguns carrinhos de sorvetes e drinks para ficarem estacionados em alguns cantinhos da festa.

62. Use e abuse de placas divertidas, românticas e inspiradoras.

Use e abuse de placas divertidas, românticas e inspiradoras.

63. Pendure luzes nos troncos das árvores para iluminar o ambiente.

Pendure luzes nos troncos das árvores para iluminar o ambiente.

64. Você já pensou em distribuir como lembrancinhas para os convidados alguns vasos com flores? Basta personalizar cada vaso com os nomes dos noivos. Seus convidados nunca mais vão esquecer esse mimo!

Você já pensou em distribuir como lembrancinhas para os convidados alguns vasos com flores? Basta personalizar cada vaso com os nomes dos noivos. Seus convidados nunca mais vão esquecer esse mimo!

65. Na decoração do casamento na praia você pode usar peças recicladas para compor o cenário.


Se você tem o sonho de fazer um casamento na praia, mas não faz ideia de como preparar a decoração, siga as nossas dicas. Aproveite as inspirações para organizar ambientes que atendam suas necessidades.

Recomendado para você