Cinema em casa: salas impressionantes na decoração

Um cinema em casa é uma das coisas que a maior parte dos amantes da sétima arte provavelmente mais gostariam de ter. Afinal, uma sala escura com uma telona, pipoca, companhia da família ou melhores amigos é o ambiente perfeito para ver os seus filmes favoritos. Além disso, a possibilidade de tudo isso no conforto de casa é um plus quase irresistível.

As salas de cinema em casa podem ser completamente equipadas e feitas para melhorar a experiência de imersão nas imagens e histórias que os filmes e séries nos proporcionam, mas também podem ser mais simples e acessíveis, feitas na sala de estar fechada com uma cortina blackout para garantir o espaço completamente escuro. Tudo vai depender do tipo de proposta e importância que você vai dar para o cômodo, assim como o budget.

É por isso que hoje vamos falar sobre como montar como montar uma sala perfeita de cinema em casa, da mais simples a mais tecnológica, para você preparar a pipoca e apertar o play!

O que considerar ao montar uma sala de cinema em casa

Antes de começar a comprar seus aparelhos e poltronas, é bastante importante ter em mente o que você quer fazer, falando em estilos de sala e os tipos de aparelho, número de poltronas e o espaço disponível na sala.

Considerar as medidas do espaço é fundamental para pensar em todas estas outras questões, pois o tamanho da sala vai influenciar nas dimensões que você pode usar na tela, na quantidade de lugares que podem ser ofertados e o número de caixas de som.

Dois pontos importantes: luz e som

Para ter certeza que a experiência cinematográfica vai correr perfeitamente na sua sala de cinema, as questões de luz e som são imprescindíveis na hora de planejar a sala. Isso porque, se você quer um sistema de som perfeito Surround e caixas espalhadas pela sala, é preciso pensar em como não fazer esse som se estender pela casa inteira.

O isolamento acústico, assim como nas salas comerciais, é importantíssimo em casa. Afinal, esse som pode incomodar outros moradores da casa ou até mesmo os vizinhos (especialmente se você mora em apartamento). Por isso, investir num sistema de isolamento pode ser importante, principalmente falando de salas grandes e fechadas.

Já no caso da luz, as cortinas blackout podem ser as grandes salvadoras do dia, pois elas tem uma grande capacidade de cobrir até mesmo a luz dos raios solares mais fortes. No sentido de deixar a sua sala com o escurinho de cinema ideal, elas são as mais indicadas e escolhidas.

O que é necessário para montar uma sala de cinema?

Para qualquer tipo de sala de cinema, a estrutura básica é sempre a mesma. Um cinema precisa de: tela para a imagem projetada, um aparelho reprodutor de mídia, aparelho de distribuição de som, poltronas confortáveis, um ambiente escuro e um balde de pipoca. Talvez a pipoca possa ser opcional, mas é altamente recomendada!

Em salas de cinema mais simples, essa base pode aparecer em forma de uma TV grande com sistema de som estéreo embutido, um aparelho de DVD ou Blue-ray, Home-theater simples e um sofá.

Mas se o seu interesse é expandir essa noção mais simplificada da sala de cinema, você pode pensar em uma tela branca que pode ser comprada em diversos tamanhos (até mesmo no tamanho de parede inteira) e modelos retráteis com projetor de imagens com uma taxa de ANSI lúmens correspondente ao tamanho da projeção.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Sala de estar moderna: fotos e ideias incríveis para se inspirar

Além disso, um sistema de Home Theater para um áudio em Dolby Digital 5.1, com caixas espalhadas pela sala transformam a percepção do som durante o filme. Por último, mas não menos importante, as poltronas e sofás podem vir com puffes para descanso de pernas ou mesmo ter opções de extensão ou reclinação.

Agora que você já sabe como montar a base de sala de cinema personalizada, dê uma olhada na nossa galeria com diversos projetos super tecnológicos, criativos e inspiradores para levar sua sessão de cinema a outro patamar!

Galeria: 70 fotos inspiradoras de cinema em casa

01. Sala de cinema em casa surpresa

Sala de cinema surpresa
Sala de estar que, com um controle remoto, ganha uma tela branca para projetar o seu filme favorito.

02. Ambiente escurinho e super confortável do cinema em casa

Ambiente escurinho e super confortável
Mesmo para quem não tem uma sala especial para suas exibições de filmes, um ambiente onde a luz pode ser controlada, um carpete fofinho e uma TV com boa resolução pode se transformar no ambiente perfeito.

03. Tela escondida na sala de cinema em casa planejada

Tela escondida na sala planejada
Para quem quer projetar uma sala com móveis planejados, um sistema para esconder a TV pode ser uma boa saída para deixar o ambiente com duas funções.

04. Sala de cinema em casa com poltronas individuais

Sala de cinema com poltronas individuais
Em salas especiais de cinema, você pode escolher colocar poltronas super confortáveis e reclináveis para cada um dos seus convidados.

05. Tela de cinema integrada ao painel central da sala

Tela de cinema integrada ao painel
Em outro trabalho de moveis planejados para a sala, esse painel central abriga todo o sistema eletrônico, desde a iluminação até a tela e o sistema de som.

06. Cinema em casa: isolamento com cortinas de veludo

Isolamento com cortinas de veludo
Para transformar sua sala em uma sala de cinema inspirada no modelo das salas comerciais, a cortina de veludo é o toque final de elegância e ainda ajuda no isolamento acústico e de iluminação.

07. Cinema em casa: lugar para todo mundo assistir junto

Lugar para todo mundo assistir junto
Para salas pensadas para receber o maior número possível de convidados, invista em grandes sofás, puffs e poltronas.

08. Comodo múltiplo: cinema, leitura e diversão

Comodo múltiplo: cinema, leitura e diversão
Para otimizar o espaço da sala de cinema, você pode dar a ela outras funcionalidades quando não estiver sendo utilizada, como biblioteca e sala de jogos.

09. Cinema em casa: céu estrelado e iluminação especial

Céu estrelado e iluminação especial
Ainda inspirado nos modelos comerciais de sala de cinema, a iluminação do teto com alguns pontos de luz imitando estrelas pode ser recriado com pequenos spots de Led.

10. Sala de cinema em casa: tecnologia e sofisticação

Tecnologia e sofisticação na decoração da sala de cinema
Numa decoração mais sofisticada, o uso de cores mais escuras como os tons de azul, cinza e preto são amplamente utilizado na decoração das salas de cinema.

11. Hora do filme é também a hora de relaxar

Hora do filme é também a hora de relaxar
As poltronas reclináveis, chaise longue ou poltronas acompanhadas de puffs são ideais colocar na sala de cinema e proporcionar um momento de tranquilidade e relaxamento durante o filme.

12. Cinema em casa: fileiras diferentes com propostas diferentes

Cinema em casa com fileiras diferentes
O uso de tipos de poltronas e sofás diferentes também foram uma proposta consistente e dá liberdade para os espectadores escolherem o tipo de assento que preferem.

13. Configuração estádio para uma sala de cinema em casa grande

Configuração estádio para uma sala grande
Para muitas fileiras de poltronas, o ideal é separá-las por níveis em diferentes degraus para melhorar a visibilidade nos assentos mais distantes.

14. Sala de cinema em casa baseada também em cores claras

Sala de cinema em cores claras
Não é só as cores mais escuras que podem ser utilizadas na decoração dessas salas. Se você tiver uma boa forma de isolamento de luz, as cores claras são ótimas escolhas também!

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Sala para dois ambientes: projetos conectados que ampliam o espaço

15. Cinema em casa: sessões ao ar livre

Sessões ao ar livre
Apesar da maior parte das salas serem feitas em ambientes fechados, ambientes externos com uma boa manipulação de luz podem criar espaços públicos super interessantes para uma sessão de cinema.

16. Chaise Longue como uma boa opção de conforto

Cinema em casa com chaise longue

17. Para duas fileiras, aposte em uma plataforma

Plataforma para duas fileiras

18. Cinema em casa: mesinhas móveis para apoiar o balde de pipoca

Mesinhas móveis para sala de cinema
Mesinhas e outras superfícies para apoiar o seu balde de pipoca, copos, taças e controles remotos podem ser super úteis para serem dispostas pela sala.

19. Sistema de iluminação embutido na sanca

Sistema de iluminação embutido na sanca
Escolher spots ou embutir a iluminação na sanca com fitas de led podem criar uma iluminação baixa ideal para a sua sala.

20. Cinema em casa também para as crianças

Cinema também para as crianças
A sala de cinema também pode estar presente na sala de brinquedos das crianças, com o espaço ideal para ver desenhos animados.

21. Sala de cinema em casa em tons de cinza

Sala de cinema em tons de cinza

22. Fileira com poltronas e outra com sofá

23. Mantinhas individuais para cada espectador

Mantinhas individuais para cada espectador
Um acessório imprescindível para finalizar a sessão de cinema de forma mais confortável e aconchegante possível é uma manta para os dias frios.

24. Como nas salas clássicas: cortina que esconde a tela

Cortina que esconde a tela
Uma tradição tanto das salas de exibição de cinema quanto nos teatros, as cortinas escondem a tela antes do início do filme.

25. Sala de cinema em casa: super sofá para acomodar a família inteira

Super sofá para acomodar a família inteira

26. Projetor estrategicamente posicionado

Projetor estrategicamente posicionado
O projetor de vídeo fixa no teto do fundo da sala para uma projeção sempre perfeita.

27. Segunda fileira com banquetas e balcão alto

Segunda fileira com banquetas e balcão alto
Uma ideia super criativa para criar o posicionamento perfeito das suas poltronas é criar um balcão mais alto com banquetas no fundo da sala.

28. Complemente a decoração com imagens dos seus filmes e estrelas favoritas

29. Sala de cinema com mais duas telas para jogos

Sala de cinema com mais duas telas para jogos
Para acompanhar também os seus jogos de futebol, basquete e esportes favoritos, mais duas telas alternativas para não perder nenhum lance.

30. Outra configuração de cinema ao ar livre

Outra configuração de cinema ao ar livre

31. Sala longa com três níveis de fileiras e muito conforto

Sala longa com três níveis de fileiras

32. Cinema em casa: mais uma ideia de fileira final com balcão

Mais uma ideia de fileira final com balcão

33. Você pode reservar um espaço da parte da frente para quem quiser ficar nas almofadas

 Você pode reservar um espaço da parte da frente para quem quiser ficar nas almofadas
Para uma sala com carpete macio, vale deixar um espaço separado na parte da frente para quem preferir deitar com almofadas.

34. Cinema num ambiente aquecido

Cinema num ambiente aquecido
Na sala de estar, além da tela de cinema, uma lareira dá um toque a mais de personalidade e modernidade.

35. Tudo em veludo

Tudo em veludo
Esse tecido super macio que ajuda a absorver o som do ambiente consegue ir da cobertura da parede ao sofá e a base do carpete.

36. Ambiente mais descontraído com cores vibrantes

Ambiente mais descontraído com cores vibrantes
Também um exemplo de sala de cinema com uma decoração mais colorida e alegre.

37. Sofá em semicírculo para a tela gigante

Sofá em semicírculo para a tela gigante

38. Uma mesa de centro que possa dar suporte para todos os convidados

mesa de centro da suporte para todos os convidados
A mesa central substitui as mesinhas individuais e dá um toque diferente para a sala.

39. Cinema em tons de cinza

Cinema em casa com tons de cinza

40. Painel central que abriga uma super tela e nichos com itens de decoração

Painel central no cinema em casa

41. Dois níveis de espectadores: sentados e deitados

Para espectadores sentados e deitados
Chaise longue e poltronas reclináveis para os seus convidados se sentirem a vontade e escolherem os melhores assentos para assistir seus filmes e séries.

42. Armário planejado que abriga a TV e a sua coleção de filmes

Armário planejado que abriga a TV
Para os fãs colecionadores, um armário cheio de prateleiras para guardar a coleção completa dos clássicos.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Poltrona para sala: 60 modelos para você se inspirar

43. Sala de cinema residencial pequena

Sala de cinema residencial pequena
Um exemplo de cinema instalado num ambiente residencial de cômodos integrados para mostrar que qualquer espaço livre pode ser tornar o local ideal para assistir filmes.

44. Sala de estar e de cinema ao mesmo tempo

Sala de estar e cinema ao mesmo tempo

45. Estante planejada que envolve a tela de cinema

Estante planejada na sala de cinema
Nessa estante planejada simétrica, os dois lados da tela dão lugar para nichos que podem abrigar decorações e livros.

46. Uma alternativa para a tela branca de projeção

Tela branca de projeção
Uma forma mais econômica de projetar seus filmes é usar uma parede branca e totalmente lisa!

47. Sala de cinema que mistura o pop e o clássico do design em tons escuros

Sala de cinema que mistura o pop e o clássico do design

48. Luzes de apoio em faixas de LED azul no corredor

Luzes de apoio em faixas de led

49. Painéis com espuma na parede para absorver e isolar o som

Painéis com espuma na sala de cinema
Além das famosas caixas de ovo para absorver o som do local, os painéis espumados na parede deixam a sala com um design mais aconchegante.

50. Sala de cinema residencial em preto fosco

51. Carpete estrelado remetendo à calçada da fama em Hollywood

 Carpete estrelado

52. Como montar uma sala de cinema em um loft pequeno

Sala de cinema em um loft pequeno
Uma parede branca que suporte a projeção da sua tela e um sofá amplo na sala já garantem uma sessão de cinema perfeita.

53. Painéis de madeira no teto: iluminação alternativa, isolamento sonoro

Painéis de madeira no teto
Outra alternativa para isolamento acústico para a sua sala de cinema.

54. Puffs de diferentes estilos para todo mundo se acomodar

Puffs de diferentes estilos

55. Sala de cinema em casa preto e branco

Sala de cinema em casa

56. Poltronas de couro para poucos convidados

Poltronas de couro

57. Mais uma decoração para a sala com um ícone de Hollywood

Decoração para a sala com um ícone de Hollywood
Marilyn Monroe é um ícone de Hollywood que teve sua imagem difundida pelo mundo ao ser utilizada também por artistas da Pop Art, nos anos 60.

58. Painéis acolchoados por toda a sala para o isolamento sonoro

Painéis acolchoados por toda a sala

59. Sala de cinema hexagonal e com vários ambientes

Sala de cinema hexagonal
Uma forma diferente de organização de uma sala que, pela disposição dos sofás e poltronas, garante assento para um público grande e ambientes para quem quer ficar mais atento e para quem quer conversar e discutir os jogos.

60. Sala de cinema numa simetria perfeita

Sala de cinema numa simetria perfeita

61. Padrão listrado no chão e no teto para uma unidade de decoração

Padrão listrado no chão e no teto
Outra característica das salas de cinema comerciais é o teto escuro, que pode acompanhar o mesmo padrão do piso ou ganhar outra leitura.

62. Decoração com quadros para uma sala longa

Decoração com quadros para uma sala longa
Para diminuir o vazio das paredes laterais da tela de cinema, quadros são ótimas pedidas.

63. Sala de cinema na sala comum de casa

Sala de cinema na sala comum

64. Um sofá para a turma toda

Um sofá para turma toda
Nesse sofá gigantesco, ninguém fica sem lugar para assistir a uma sessão de cinema.

65. Uma tela diferente para cada proposta

Uma tela diferente para cada proposta
Dependendo do que for ser assistido, você pode optar por uma telona de projeção ou uma telinha de TV.

66. Iluminação lateral acompanhando o desenho do corte do revestimento

Iluminação lateral na sala de cinema

67. Sistema de som na linha da tela

Sistema de som na linha da tela
O sistema de som de Home Theater pode ser espalhado pela sala inteira ou ser posicionado no fundo da sala ou na linha da tela de projeção.

68. Os posteres da sua série favorita na decoração

Sua série favorita na decoração

69. Sala de cinema até mesmo em apartamentos com paredes de vidro

Sala de cinema em apartamento com parede de vidro
Para quem não quer isolar o cômodo da sala de cinema, as paredes de vidro dão uma vista privilegiada da cidade.

70. Decoração rústica no ambiente tecnológico

Decoração rústica