Como escolher tapete para sala: veja cuidados essenciais

Você está pensando em mudar a decoração da sua casa, mas não sabe como escolher o tapete para sala? Saiba que esta dúvida é muito comum, já que uma má escolha pode comprometer o resultado final.

No entanto, escolher um tapete para sala não é nenhum bicho papão. Você apenas precisa ter coerência na escolha das cores, formas e materiais. Além disso, não há problema em misturar padrões e fazer combinações.

Entenda neste post qual a importância de colocar um tapete na decoração de sua casa, como você deve escolhê-lo, qual o tapete mais recomendado para cada ambiente e quais os principais cuidados na hora de escolher um tapete.

Qual a importância de um tapete na decoração da sua casa?

Como escolher o tapete da sala importância

Os tapetes são complementos de uma decoração. Além disso, são itens que proporcionam muito conforto e aconchego porque tendem a aquecer o ambiente, principalmente, no período do inverno.

Dependendo do modelo usado, você pode criar um ambiente mais clássico, irreverente, sofisticado, clean, moderno, entre outras opções. Por ser uma peça versátil, basta você usar a criatividade para fazer combinações.

Uma das grandes vantagens ao usar tapete na decoração da sua casa é evitar riscos no piso, principalmente quando se muda um móvel de lugar. O tapete faz o piso se manter intacto e bonito por mais tempo.

Para quem deseja montar um home theater na sala de estar, usar um bom tapete é fundamental para melhorar a acústica do cômodo. Portanto, aposte neste item para decorar a sua sala.

Como escolher um tapete para sua sala?

Como escolher

Um belo tapete faz a grande diferença na decoração de uma casa, mas é na sala que ele grande destaque. Por isso, é importante saber escolher adequadamente o tapete que vai compor o cenário da sua sala. Veja o que você deve observar na hora da escolha:

1.  Observe o tamanho

O tamanho é o item principal na hora de escolher um tapete para sala. Para isso, você precisa verificar o tamanho do local onde será instalado o tapete e que ele deve cobrir toda a área de conversação da sala.

No entanto, não há uma exigência que o tapete tenha as medidas exatas. Porém, para facilitar na hora de procurar nas lojas, escolha medidas básicas que você pode encontrar em qualquer lugar.

2.  Escolha as cores

A cor do tapete deve fazer um equilíbrio com o restante da decoração. Você pode usar um tapete escuro em um ambiente claro ou um tapete totalmente liso para contrastar com a parede cheia de detalhes.

Na hora de escolher o tapete verifique se o espaço é grande ou pequeno porque a cor pode influenciar na dimensão do espaço. O importante é não sobrecarregar o ambiente para que o resultado seja satisfatório.

3.  Conheça os materiais

Antes de escolher um tapete é fundamental que você conheça os materiais disponíveis no mercado. Os sintéticos são os mais usados atualmente porque são fabricados em diversos tamanhos e modelos.

Mas você ainda tem a possibilidade de encontrar tapetes feitos de algodão, poliéster, sisal e polipropileno. Para os que gostam de decoração rústica podem optar por tapetes feitos de crochê ou com sobras de tecido.

4.  Decida o formato

Os formatos retangulares e quadrados são os mais comuns para os tapetes da sala. Mas os ovais e redondos são excelentes opções para quem quer destacar o ambiente. O ideal é escolher o tapete conforme o formato da sua mesa de jantar ou de acordo com o espaço da sua sala de estar.

No entanto, formatos de tapetes totalmente diferentes estão ganhando espaço em várias salas de jantar e estar. Você pode optar por um desenho totalmente descontraído ou algo inovador, basta que o tapete esteja em harmonia com o ambiente.

5.  Misture padrões

Sem precisar exagerar, você pode misturar padrões na hora de escolher o tapete para sua sala. Portanto, não tenha medo de optar por um tapete liso, mas que tenha alguns detalhes diferentes.

Se tiver dúvidas, pode optar por algumas misturas que acabaram virando padrão como as listras com mesas retangulares e as estampas geométricas que proporcionam um estilo contemporâneo. Você só precisa se atentar ao equilíbrio estético.

6.  Faça combinações

Se a sua sala de estar e jantar estiverem muito próximas, o ideal é que os tapetes sejam diferentes. Se possível, mantenha um padrão diferente para destacar e diferenciar cada ambiente.

No entanto, mantenha algo em comum entre os tapetes como um pequeno detalhe, a cor, acabamento ou textura. Usando a criatividade você pode fazer combinações incríveis na hora de escolher o tapete da sua sala.

Qual tapete usar em cada ambiente?

As salas de estar e jantar são os cômodos da casa que mais usam tapetes para decorar o ambiente. Entretanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher o tapete para cada um deles.

Para sala de estar

Como escolher o tapete para sala de estar

A sala de estar é o ambiente para receber seus convidados. Por isso, merece toda a atenção na hora de escolher o tapete ideal para compor a decoração do cômodo. Veja algumas dicas:

7.   Tapete estampado em sala pequena

O tapete estampado pode ser uma ótima opção para deixar a sala pequena com um mais moderno e original.

8.   Tapete clean em sala pequena

Escolher uma cor mais clara para o tapete é a melhor opção para deixar uma sala pequena com a sensação de um ambiente mais amplo.

9.   Tapetes coloridos

Usar cores no tapete da sala de estar proporciona mais jovialidade ao ambiente. Apenas fique atento se as cores estão combinando com o restante dos móveis.

10.Tapete preto

A cor preta é totalmente atemporal e deixa qualquer ambiente mais moderno e elegante. Portanto, não tenha medo de apostar em um tapete nesta cor.

11.Tapete de cores contrastantes

Para proporcionar um visual mais elegante e sofisticado, você pode usar cores que contrastam com a cor do sofá.

12.Tapetes claros

Para combinar com ambientes rústicos, nada melhor do que usar tapetes claros. A peça nesse tom deixa o ambiente ainda mais confortável.

13.Dois tapetes

Se um tapete não for suficiente, você pode optar em usar dois tapetes em um mesmo ambiente. Contudo, as peças precisam se complementar.

14.Tapete com cor intensa

Cores intensas como o vermelho devem ser usadas por quem tem muita personalidade. O tapete vermelho com mobiliários claros proporciona um resultado incrível para o ambiente.

Para sala de jantar

Como escolher o tapete para sala de jantar

Muitas pessoas têm dúvidas se é recomendado usar tapetes na sala de jantar. Isso porque este é o ambiente destinado para as refeições. Contudo, se você seguir algumas dicas na hora de escolher o tapete, a peça será um grande diferencial para o ambiente.

1.   Tapete liso e claro

Para compor um cenário contemporâneo e ainda deixar o ambiente aconchegante, escolha um tapete liso e claro.

2.   Tapete geométrico

O tapete no formato geométrico é excelente para fazer uma combinação retro e moderna. Lembre-se de escolher uma peça que proporcione harmonia com o restante do ambiente.

3.   Tapete colorido

Se quiser usar o tapete para criar uma sensação de limite ao espaço, o tapete colorido é o ideal. Este modelo escolhido também fica um charme só quando colocado no piso de madeira.

4.   Tapete listrado

Para dar mais espaço ao ambiente, use tapete listrado. O ideal é definir a orientação dos traços para identificar qual a direção que vai alongar.

Quais os cuidados para escolher um tapete?

Cuidados ao escolher o tapete da sala

Alguns cuidados são necessários na hora de escolher o melhor tapete para a sua sala. Você precisa ter atenção para não errar e comprometer o resultado final da decoração. Veja alguns cuidados que você precisa ter para escolher um tapete para sua sala de estar e jantar.

  • Se você está montando a decoração da sua casa, somente escolha o tapete depois que o sofá já tiver sido comprado. Assim é possível observar o projeto para não cometer excessos;
  • Quando escolher um tapete para a sala de jantar, tenha cuidado com o material, pois esta é uma área que cai alimentos e pode acumular bastante sujeira;
  • O tapete combina com quase todos os tipos de pisos, mas evite usá-lo em revestimento com carpete;
  • Se quiser usar dois tapetes em um mesmo ambiente, mantenha a mesma cor ou se uma das opções for estampada, a outra deve ser mais discreta;
  • Mantenha a cor do tapete no mesmo tom do restante da decoração;
  • Para sala de estar você pode apostar em tapetes peludos para deixar o ambiente mais aconchegante;
  • Se você quer um tapete mais resistente, use os modelos de fibra sintética;
  • Quem tem criança em casa precisa adotar tapetes nas cores escuras para disfarçar a sujeira. Com essa escolha tenha ciência que o resto do ambiente deve priorizar tons claros para não ficar um ambiente pesado;
  • Em casas com idosos os cuidados devem ser intensos na hora de colocar um tapete na sala. Por isso, coloque fitas adesivas antiderrapantes por baixo do tapete para evitar que os idosos tropecem e caiam;
  • Para os alérgicos o mais recomendado é usar tapete de fibra sintética ou com tratamento antiácaro;
  • Deixe o tapete embaixo do sofá para não dá a impressão que optou por uma peça de tamanho pequeno. Mas deixe uma parte do piso à mostra como se fosse uma moldura.

Decorar uma casa exige muita criatividade e dedicação para escolher os itens certos para o ambiente. Por isso, saiba combinar corretamente os móveis e itens decorativos para não ter erro.

Uma das principais preocupações é a escolha do tapete para sala, mas seguindo as dicas que compartilhamos neste post você não terá dificuldades em selecionar um dos itens mais importantes para compor o cenário.