Decoração de Carnaval: opções super criativas para este ano

Você já sabe como fazer a decoração de carnaval deste ano? Preparamos um post com as mais variadas ideias para ajudá-lo nesse momento, até porque se você quer fazer uma festa animada, precisa ter atenção na hora de escolher a decoração.

Uma boa opção é entender como surgiu o carnaval para criar algo nessa linha. Para quem não sabe, o carnaval é uma herança de festejos de povos da antiguidade como gregos, romanos, hebreus e egípcios.

As primeiras comemorações exaltavam Saturno que é o Deus da agricultura. Mas existem relatos da ligação com a Igreja Católica, principalmente, por restrições impostas pela quaresma.

No entanto, o evento foi adquirindo diferentes formas em vários lugares do mundo, principalmente, nos países católicos. Atualmente, a data é celebrada com muita festa, fantasias, muito brilho e uma decoração colorida e animada.

Se você deseja fazer um carnaval com todas as suas características tradicionais ou quer inovar na decoração, confira as dicas que compartilhamos com você neste post e tenha um carnaval surpreendente.

Como preparar uma decoração de festa de carnaval

Por ser uma das festas mais esperadas do ano, as pessoas costumam caprichar bastante na decoração das festas. Para deixar a casa mais alegre, animada e divertida, siga as nossas dicas.

Use e abuse da cartela de cores

Não existe uma cor predominante para o carnaval, já que a festa é sempre colorida. Por isso, use e abuse de várias cores, principalmente, aquelas mais fortes e que chamam atenção.

Outro detalhe que você não pode esquecer é de usar muito brilho. Você pode tanto priorizar o tom mais prateado quanto o dourado. O que vale nesse momento é usar as cores a seu favor.

Saiba escolher os comes e bebes

O cardápio mais indicado para servir no carnaval é algo mais simples e prático, uma vez que todo mundo estará se divertindo, dançando e pulando. Nesse caso, uma boa opção são os finger foods.
Além dos finger foods, você pode servir mini-sanduíches, variedade de salgadinhos, torradas com patês e frutas. Para beber, sirva desde água até cervejas e caipirinhas. Não esqueça de servir alguma bebida para curar ressaca.

Explore os mais variados elementos decorativos

Para fazer a decoração de carnaval, existem no mercado diversos materiais feitos exclusivamente para esse tipo de festa. Conheça alguns deles e veja como decorar sua festa.

Balões

Os balões são perfeitos para decorar qualquer festa, ainda mais quando são bem coloridos. Você pode optar em fazer arcos em determinadas áreas do local para chamar bastante atenção. O modelo desconstruído é ótimo para enfeitar uma parede inteira.

Glitter

Carnaval sem glitter não é carnaval. Você pode usá-lo tanto nas roupas de carnaval quanto espalhado nos móveis da casa. Aproveite para misturá-lo com outros materiais para deixar a festa ainda mais brilhosa.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Festa Patrulha Canina: como fazer, dicas e ideias criativas

Confetes

Você já viu carnaval sem confetes? Pois bem, é um item primordial na decoração de carnaval. Você optar em colocar a mão na massa e fazer você mesmo ou comprá-los em casas de festas.

Serpentinas

A serpentina é outro item que não pode faltar na decoração de carnaval. Como é muito fácil de fazer, você mesmo pode usar sua criatividade e fazer os mais variados modelos de serpentina.

Fitas

Se você mesmo quer fazer uma decoração diferente, pode aproveitar os materiais que tem em casa como fitas dos mais diversos modelos e cores. Você pode amarrá-las em alguns cantinhos da casa.

Pompons

Sabe aqueles pompons que, geralmente, são usados para enfeitar tapetes e almofadas? Pois bem, você pode usá-los como um elemento decorativo da festa de carnaval. Mas prefira misturá-lo com outros tipos de materiais.

Papel

O papel se tornou um material super versátil, pois há inúmeras possibilidades de usá-lo em decorações. No caso do carnaval, faça formatos diferentes, use e abuse de cores metálicas e capriche no colorido.

Capriche no bolo

Quem disse que festa de carnaval não tem bolo? Dependendo da comemoração é possível fazer um bolo totalmente temático conforme o estilo da festa. Você pode escolher entre um bolo fake ou bolo comum.

Nos aniversários infantis é possível pensar em algo mais alegre para colocar como tema do bolo, sem deixar de levar em consideração o carnaval. Nas demais festas, você pode fazer um bolo bem colorido.

Não esqueça das lembrancinhas!

Independente da festa, as lembrancinhas são itens bastante esperados pelos convidados. O mais interessante é manter as lembrancinhas no mesmo estilo da festa. No caso do carnaval você pode optar tanto por objetos quanto por lembrancinhas comestíveis.

Uma boa opção é distribuir trajes de carnaval ou apenas máscaras. Você pode fazer lembrancinhas com materiais reciclados como garrafas plásticas, potes de vidro, entre outras opções.
Ideias e inspirações para fazer decoração de carnaval

01. Serpentina, máscaras e outros itens fazem realmente diferença na hora de fazer uma decoração de carnaval.

Serpentina, máscaras e outros itens fazem realmente diferença na hora de fazer uma decoração de carnaval.

02. Para aqueles que fazem aniversário em pleno carnaval, nada melhor do que comemorar a data em grande estilo.

Para aqueles que fazem aniversário em pleno carnaval, nada melhor do que comemorar a data em grande estilo.

03. Para aqueles que fazem aniversário em pleno carnaval, nada melhor do que comemorar a data em grande estilo.

Para aqueles que fazem aniversário em pleno carnaval, nada melhor do que comemorar a data em grande estilo.

04. Não faça docinhos comuns, aproveite a oportunidade para colocar confetes coloridos que combinem com o restante da decoração.

Não faça docinhos comuns, aproveite a oportunidade para colocar confetes coloridos que combinem com o restante da decoração.

05. Que tal usar arcos de balões desconstruídos e misturar com uma cortina de fitas ou papel laminado?

Que tal usar arcos de balões desconstruídos e misturar com uma cortina de fitas ou papel laminado?

06. Já sabe o que vai servir na festa de carnaval? Para deixar a festa mais personalizada, coloque alguns enfeites no canudo da bebida.

Já sabe o que vai servir na festa de carnaval? Para deixar a festa mais personalizada, coloque alguns enfeites no canudo da bebida.

07. Já sabe o que vai servir na festa de carnaval? Para deixar a festa mais personalizada, coloque alguns enfeites no canudo da bebida.

Já sabe o que vai servir na festa de carnaval? Para deixar a festa mais personalizada, coloque alguns enfeites no canudo da bebida.

08. Olha que caixinha mais fofa e criativa para colocar as lembrancinhas de aniversário. Fica ainda mais especial se for personalizada com o nome do aniversariante.

09. Você não precisa fazer uma mesa luxuosa para comemorar o carnaval, basta usar muitos elementos coloridos.

Você não precisa fazer uma mesa luxuosa para comemorar o carnaval, basta usar muitos elementos coloridos.

10. Mas se você quer fazer algo mais sofisticado, pode investir em doces com detalhes que fazem referência ao carnaval.

Mas se você quer fazer algo mais sofisticado, pode investir em doces com detalhes que fazem referência ao carnaval.

11. Deixe uma caixa separada cheia de máscaras, enfeites, trajes e itens que são perfeitos para deixar qualquer festa mais animada.

Deixe uma caixa separada cheia de máscaras, enfeites, trajes e itens que são perfeitos para deixar qualquer festa mais animada.

12. Distribua bastante doces para os convidados, pois eles vão precisar de muita glicose para aguentar todo o carnaval.

Distribua bastante doces para os convidados, pois eles vão precisar de muita glicose para aguentar todo o carnaval.

13. Quer usar papel para decorar a festa de carnaval? Pique alguns papéis de diversos formatos e cores.

Quer usar papel para decorar a festa de carnaval? Pique alguns papéis de diversos formatos e cores.

14. Quer usar papel para decorar a festa de carnaval? Pique alguns papéis de diversos formatos e cores.

Quer usar papel para decorar a festa de carnaval? Pique alguns papéis de diversos formatos e cores.

15. Que tal colocar algumas guloseimas em caixinhas transparentes? Dessa forma, fica mais fácil enfeitá-las com itens do carnaval.

Que tal colocar algumas guloseimas em caixinhas transparentes? Dessa forma, fica mais fácil enfeitá-las com itens do carnaval.

16. O mais interessante do carnaval é que você pode usar os mais diferentes enfeites para fazer uma decoração, sem parecer algo exagerado.

O mais interessante do carnaval é que você pode usar os mais diferentes enfeites para fazer uma decoração, sem parecer algo exagerado.

17. Por ser uma material extremamente versátil, o papel se tornou um item importante na hora de pensar em criar elementos para fazer uma decoração.

Por ser uma material extremamente versátil, o papel se tornou um item importante na hora de pensar em criar elementos para fazer uma decoração.

18. Que tal pensar em criar um kit folia para distribuir para os convidados? Assim eles já conseguem entrar no ritmo da festa.

Que tal pensar em criar um kit folia para distribuir para os convidados? Assim eles já conseguem entrar no ritmo da festa.

19. Procure personalizar com o nome do aniversariante todos os itens que são usados para decorar a festa de carnaval.

Procure personalizar com o nome do aniversariante todos os itens que são usados para decorar a festa de carnaval.

20. Já pensou em fazer um doces no formato de máscara de carnaval? O mais indicado é usar pasta americana para deixar a decoração mais firme.

Já pensou em fazer um doces no formato de máscara de carnaval? O mais indicado é usar pasta americana para deixar a decoração mais firme.

21. Para fazer os enfeites de carnaval você pode usar os mais variados materiais como garrafas pet. O resto fica por conta da sua imaginação.

Para fazer os enfeites de carnaval você pode usar os mais variados materiais como garrafas pet. O resto fica por conta da sua imaginação.

22. As máscaras são peças que já fazem parte do cenário carnavalesco. Por isso, capriche nos modelos tanto para decorar a festa quanto para distribuir entre os convidados.

As máscaras são peças que já fazem parte do cenário carnavalesco. Por isso, capriche nos modelos tanto para decorar a festa quanto para distribuir entre os convidados.

23. Faça todo mundo entrar no ritmo da festa. Para isso, enfeite todos os docinhos com o tema da festa.

Faça todo mundo entrar no ritmo da festa. Para isso, enfeite todos os docinhos com o tema da festa.

24. Os elementos decorativos de uma festa de carnaval podem ser feitos por você mesmo para ficar mais a sua cara.

Os elementos decorativos de uma festa de carnaval podem ser feitos por você mesmo para ficar mais a sua cara.

25. Sirva bebidas originais e que chamam bastante atenção para deixar seus convidados animados para pular o carnaval.

26. Você está pensando em fazer um bolo personalizado para o carnaval, que tal esse modelo? O ideal é fazer um bolo fake para parecer mais “real”.

27. Para fazer todo mundo cair na folia, prepare um kit personalizado com o tema de bloco de carnaval.

Para fazer todo mundo cair na folia, prepare um kit personalizado com o tema de bloco de carnaval.

28. Sabe aqueles cones de sorvetes? Você pode usá-los para colocar pedaços de frutas dentro. Ótima opção para servir aos convidados.

29. Prepare a decoração de carnaval com uma boa iluminação e muitos confetes e serpentinas.

Prepare a decoração de carnaval com uma boa iluminação e muitos confetes e serpentinas.

30. Para decorar as embalagens das guloseimas, use bastante glitter, fita e penas. Dê preferência às guloseimas coloridas para combinar com o tema.

Para decorar as embalagens das guloseimas, use bastante glitter, fita e penas. Dê preferência às guloseimas coloridas para combinar com o tema.

31. Fique atento aos pequenos detalhes na hora de fazer uma decoração com o tema carnaval.

Fique atento aos pequenos detalhes na hora de fazer uma decoração com o tema carnaval.

32. Coloque bastante chantilly no cupcake e por cima coloque um enfeite com o tema do carnaval.

Coloque bastante chantilly no cupcake e por cima coloque um enfeite com o tema do carnaval.

33. Que tal fazer um carnaval todo rosa? Decore com arranjos florais e taças no mesmo tom.

Que tal fazer um carnaval todo rosa? Decore com arranjos florais e taças no mesmo tom.

34. Quer fazer as suas próprias máscaras de carnaval? Use papel e muita criatividade.

Quer fazer as suas próprias máscaras de carnaval? Use papel e muita criatividade.

35. Que tal transformar o cake pop em um elemento decorativo da festa de carnaval?

Que tal transformar o cake pop em um elemento decorativo da festa de carnaval?

36. Use e abuse de elementos decorativos coloridos e brilhosos para deixar sua decoração com a cara do carnaval.

Use e abuse de elementos decorativos coloridos e brilhosos para deixar sua decoração com a cara do carnaval.

37. Olha que latinha mais fofa para entregar como lembrancinha. Você mesmo pode fazer reaproveitando latas de leite.

Olha que latinha mais fofa para entregar como lembrancinha. Você mesmo pode fazer reaproveitando latas de leite.

38. Quer um bolo chique e ao mesmo tempo divertido? Siga esse modelo no melhor estilo de carnaval.

Quer um bolo chique e ao mesmo tempo divertido? Siga esse modelo no melhor estilo de carnaval.

39. Agora se a intenção é fazer algo para chamar atenção, aposte no bolo fake com várias camadas. No fundo um belo painel com o tema carnaval.

Agora se a intenção é fazer algo para chamar atenção, aposte no bolo fake com várias camadas. No fundo um belo painel com o tema carnaval.

40. Picote papel colorido para enfeitar cada cantinho da casa. Separe um pouco para jogar nos convidados.

Picote papel colorido para enfeitar cada cantinho da casa. Separe um pouco para jogar nos convidados.

41A. Quando a festa é ao ar livre, tudo fica mais interessante. O que acha de fazer um cantinho para as pessoas se fantasiarem?

Quando a festa é ao ar livre, tudo fica mais interessante. O que acha de fazer um cantinho para as pessoas se fantasiarem?

41B. Quando a festa é ao ar livre, tudo fica mais interessante. O que acha de fazer um cantinho para as pessoas se fantasiarem?

Quando a festa é ao ar livre, tudo fica mais interessante. O que acha de fazer um cantinho para as pessoas se fantasiarem?

42. Uma boa opção de lembrancinha é fazer algo comestível para as pessoas se deliciarem ainda na festa.

Uma boa opção de lembrancinha é fazer algo comestível para as pessoas se deliciarem ainda na festa.

43. Já pensou na cor que vai usar para decorar a festa de carnaval? Uma grande tendência do momento é misturar as cores amarela, verde e roxa.

Já pensou na cor que vai usar para decorar a festa de carnaval? Uma grande tendência do momento é misturar as cores amarela, verde e roxa.

44. Já pensou na cor que vai usar para decorar a festa de carnaval? Uma grande tendência do momento é misturar as cores amarela, verde e roxa.

Já pensou na cor que vai usar para decorar a festa de carnaval? Uma grande tendência do momento é misturar as cores amarela, verde e roxa.

45. O carnaval permite criar os mais diferentes tipos de decoração porque o tema é cheio de elementos decorativos surpreendentes.

O carnaval permite criar os mais diferentes tipos de decoração porque o tema é cheio de elementos decorativos surpreendentes.

46. Que tal transformar a mesa principal da festa em um verdadeiro bailinho? Para isso, siga uma decoração mais rústica com móveis de madeira.

Que tal transformar a mesa principal da festa em um verdadeiro bailinho? Para isso, siga uma decoração mais rústica com móveis de madeira.

47. O que acha de colocar a mão na massa na hora de fazer as lembrancinhas da festa? Prepare um sacos feitos de papel e cole máscaras e confetes.

O que acha de colocar a mão na massa na hora de fazer as lembrancinhas da festa? Prepare um sacos feitos de papel e cole máscaras e confetes.

48. Uma ótima opção para cardápio de uma festa de carnaval é servir biscoitos e bolachas com patês.

Uma ótima opção para cardápio de uma festa de carnaval é servir biscoitos e bolachas com patês.

49. Olha que painel diferente ficou esse modelo. Faça você também um nesse estilo para decorar a sua festa de carnaval.

Olha que painel diferente ficou esse modelo. Faça você também um nesse estilo para decorar a sua festa de carnaval.

50. Perceba a delicadeza com que foram feitos esses doces no estilo de carnaval. Perfeito para servir em festas mais elegantes e luxuosas.

Perceba a delicadeza com que foram feitos esses doces no estilo de carnaval. Perfeito para servir em festas mais elegantes e luxuosas.

51. No cupcake bastou um pequena máscara em cima do chantilly para deixar o doce no ritmo do carnaval.

No cupcake bastou um pequena máscara em cima do chantilly para deixar o doce no ritmo do carnaval.

52. Misture vários elementos decorativos como balões, máscaras, pompons, cordão de pérolas, entre outros itens na hora de fazer a decoração de carnaval.

Misture vários elementos decorativos como balões, máscaras, pompons, cordão de pérolas, entre outros itens na hora de fazer a decoração de carnaval.

53. Misture vários elementos decorativos como balões, máscaras, pompons, cordão de pérolas, entre outros itens na hora de fazer a decoração de carnaval.

Misture vários elementos decorativos como balões, máscaras, pompons, cordão de pérolas, entre outros itens na hora de fazer a decoração de carnaval.

54. Na hora de servir as guloseimas para os convidados, personalize cada detalhe de acordo com o tema.

Na hora de servir as guloseimas para os convidados, personalize cada detalhe de acordo com o tema.

55. Se você deseja fazer uma decoração mais vintage neste carnaval, saiba que é uma opção perfeita para quem prefere algo mais intimista.

Na decoração de carnaval saiba que é possível criar os mais diferentes cenários para deixar o ambiente sempre animado e divertido. Por isso, basta seguir as nossas dicas e se inspirar com as nossas ideias para ter um carnaval inesquecível.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Festa Peppa Pig: como organizar e dicas de decoração incríveis