Decoração Natalina: descubra 50 ideias criativas e diferentes

Uma decoração natalina tradicional inclui bolinhas, pisca pisca, pinheiro e as clássicas cores verde, vermelho e dourado.

Contudo, nem sempre precisa ser assim! Hoje em dia é mais do que possível personalizar a decoração natalina com os enfeites e as cores que você mais gosta e mais combinam com o seu jeito de celebrar o natal.

Quer saber mais? Então continue acompanhando o post com a gente porque trouxemos ideias de decoração natalina para todos os gostos, desde os mais tradicionais até os mais modernos. Dá só uma olhada:

Decoração natalina: enfeites que não podem faltar

Árvore de natal

A árvore de natal é o maior símbolo dessa época do ano e para muita gente não existe natal sem ela. 

Natural ou artificial, grande ou pequena, verde ou branca, o que não falta hoje em dia são opções de árvore de natal para combinar com os gostos e as preferências de cada um. 

Pisca pisca

Outro elemento indispensável e super multiuso é o pisca-pisca. Com ele, você pode enfeitar a árvore, criar enfeites luminosos para os móveis, fazer molduras em torno de portas e janelas, além de decorar a fachada da casa. 

Bolinhas

O que seria do natal sem as bolinhas? Elas são fundamentais em qualquer decoração natalina, enfeitando de tudo um pouco, desde a árvore até a mesa posta. 

E a melhor parte é que atualmente existe uma grande variedade desse tipo de enfeite disponível nas lojas. Elas podem ser grandes ou pequenas, coloridas, transparentes, de uma cor só, com brilho, com luzes, com personagem ou temática. O importante é que as bolinhas estejam presentes.

Papai noel e cia

O papai noel e sua trupe, incluindo a mamãe noel, as renas e os duendes, são outro símbolo muito forte do natal, principalmente para quem tem crianças em casa. 

Você pode usar o personagem na decoração da árvore ou espalhado pela casa em formato de boneco. 

Outra opção é criar manualmente o seu próprio papai-noel que pode ser feito de inúmeros materiais a partir de tutoriais simples encontrados na internet.

Estrelas

A estrela possui um forte significado religioso na decoração natalina. Para os cristãos, a estrela anuncia o nascimento do menino Jesus e conduz os três reis magos na peregrinação até a manjedoura. 

E como você já deve imaginar, ela pode ser inserida na decoração de inúmeras maneiras. Para começar, aposte em enfeites no formato de estrela. Outra possibilidade são os adornos de parede e as estampas de tecido.

Velas

As velas são símbolo de luz no natal. Geralmente utilizadas em castiçais sobre a mesa posta, as velas decoram, iluminam e podem até perfumar os ambientes. Escolha aquelas que mais combinam com a sua proposta de decoração.

Guirlanda

Quem faz a recepção de natal em casa é a guirlanda. Esse adereço pendurado na porta decora e, segundo algumas crenças, traz prosperidade e ajuda a afastar as más energias. 

As guirlandas mais tradicionais são feitas de galhos de pinheiro decorados com bolinhas e laços. Mas se quiser ir além, experimente guirlandas decoradas com bichinhos, balas ou até modelos mais minimalistas, apenas com o aramado.

Cama, mesa e banho

A decoração natalina pode e deve se estender para o enxoval da casa. Inclua nessa ideia, as capas de almofada, as mantinhas de sofá, as toalhas e tapetinho do lavabo, os panos de prato da cozinha, entre outros elementos. 

Opção é o que não falta por aí. Uma pesquisa rápida pela internet e você já consegue encontrar roupas de cama, mesa e banho de natal nos mais diferentes estilos, cores, estampas e desenhos.

Ideias para uma decoração natalina criativa e diferente

Árvore de parede

Quem tem gato ou mora em uma casa ou em um apê pequeno vai adorar a árvore de natal de parede. Isso porque essa árvore não ocupa espaço nenhum e o seu gatinho não terá como derrubá-la.

Existem diversas maneiras diferentes de fazer uma árvore de natal de parede. A mais simples delas é riscar um triângulo na parede, criando o formato de um pinheiro. Em seguida, contorne esse desenho com o pisca-pisca. Você ainda pode enfeitá-la com pequenas bolinhas ou um festão colorido. 

Outra possibilidade é fazer a árvore de natal de parede usando galhos secos. Fica lindo em uma decoração mais rústica e moderna.

Design minimalista

Outro tipo de decoração natalina que está super em alta é aquela com traços minimalistas, simples e de aparência clean. 

Esse tipo de decoração geralmente apresenta elementos vazados, cores neutras e madeira clara. 

É possível encontrar enfeites de natal minimalistas de todos os tipos, desde mini árvores de natal até estrelas, papai noel e guirlandas.

A decoração de natal minimalista é ótima também para quem mora em locais pequenos, uma vez que esse tipo de design favorece a sensação de espaço.

Cores vivas

Quer fugir do clássico verde, vermelho e dourado? Sem problemas! Experimente então uma decoração natalina de cores vivas e alegres, como rosa, laranja, azul e até o roxo. Vale ainda apostar em tons neon para garantir uma decoração ainda mais original.

Enfeites fora do comum

Nem só de bolinhas, estrelas e papai-noel vivem as decorações natalinas atualmente. É cada vez mais comum o uso de enfeites com temas variados e bem criativos. Como é o caso dos enfeites com tema de ursinhos, doces, flores e até super heróis. 

Reciclagem e reaproveitamento

Nada mais moderno do que usar a sustentabilidade como tema da decoração natalina. Por isso, não deixe de experimentar a possibilidade de resgatar garrafas e potes de vidro, embalagens de papelão e toda a sorte de materiais que podem ser resignificados com criatividade. 

Um bom exemplo são as luminárias e os castiçais natalinos feitas com garrafas de vidro. 

Já com os livros usados ou que estão com páginas faltando, você pode criar árvores e enfeites criativos. 

E se tem crianças em casa, aproveite pedaços de papelão para criar enfeites usando tinta, tesoura, cola e o que mais tiver disponível para decorar.

Diversão e ludicidade

Outra tendência de decoração natalina é usar o bom humor para criar enfeites originais e divertidos. Pequenas mensagens, objetos com formas engraçadas ou fora do contexto original são boas pedidas, como um papai noel vestido de astronauta ou um duende usando máscara. 

Quadro lousa

O que acha de usar uma decoração de natal que pode ser mudada sempre que quiser? Estamos falando do quadro lousa. Você risca, rabisca, desenha e escreve o que quiser, na hora que desejar e quantas vezes achar que deve. 

Para isso, basta pintar uma parede com tinta lousa ou adesivá-la com papel lousa. 

Natal tropical

Você também está cansado de tentar entender porque usamos enfeites de neve e lã na decoração de natal, sendo que o natal por aqui acontece em pleno verão? Nesse caso, experimente sair do tradicional e investir em uma decoração natalina tropical, com a cara do Brasil. 

Para isso, substitua o pinheiro por uma palmeira (ou outra planta tropical da sua preferência), use frutas nacionais na decoração e na ceia, como bananas, abacaxis e melancias, além, é claro, de dar um folga para o bom velhinho e trazê-lo para festa vestido de bermuda, chinelo e óculos de sol. O que acha?

50 ideias incríveis de decoração natalina

Confira agora mais 50 ideias de decoração natalina e surpreenda-se com as inspirações:

01. Decoração natalina para casa em cores bem diferentes das convencionais.

Decoração natalina para casa em cores bem diferentes das convencionais

02A. Decoração de mesa natalina para servir chocolate quente e biscoitos.

Decoração de mesa natalina para servir chocolate quente e biscoitos

02B. Cada convidado serve o seu próprio chocolate quente como preferir.

Cada convidado serve o seu próprio chocolate quente como preferir

03. Decoração natalina artesanal com cactos e muito cor de rosa.

Decoração natalina artesanal com cactos e muito cor de rosa

04. Prefere uma decoração natalina mais moderna? Então dá só uma olhada nessa inspiração.

Prefere uma decoração natalina mais moderna? Então dá só uma olhada nessa inspiração

05A. Decoração de mesa natalina em azul e branco com toques de vermelho.

Decoração de mesa natalina em azul e branco com toques de vermelho

05B. As pinhas e o raminho de pinheiro garantem o simbolismo do natal.

As pinhas e o raminho de pinheiro garantem o simbolismo do natal

06. Decoração de natal simples organizada na bandeja.

Decoração de natal simples organizada na bandeja

07. E se o sorvete ganhar formato de boneco de neve? Uma boa maneira de unir a decoração natalina tradicional com algo mais tropical.

E se o sorvete ganhar formato de boneco de neve? Uma boa maneira de unir a decoração natalina tradicional com algo mais tropical

08. Já pensou em fazer uma decoração natalina branca e azul? Super moderno!

Já pensou em fazer uma decoração natalina branca e azul? Super moderno!

09. Decoração natalina para sala: prontinha pra receber as visitas.

Decoração natalina para sala: prontinha pra receber as visitas

10. Decoração natalina simples para casa: uma guirlanda para cada cadeira.

11. Decoração natalina colorida e divertida para o home office.

Decoração natalina colorida e divertida para o home office

12A. Decoração de mesa natalina fora do convencional, mas muito elegante.

Decoração de mesa natalina fora do convencional, mas muito elegante

12B. Os enfeites de papel no pisca-pisca lembram que é natal.

Os enfeites de papel no pisca-pisca lembram que é natal

13. E o que acha desses balões com formato de pisca-pisca? Bem criativo!

E o que acha desses balões com formato de pisca-pisca? Bem criativo!

14. Decoração natalina até nas bebidas da festa.

Decoração natalina até nas bebidas da festa

15. Decoração natalina para casa com tema de animais. Entre os enfeites, porquinhos, galinhas e tigres.

Decoração natalina para casa com tema de animais. Entre os enfeites, porquinhos, galinhas e tigres

16. Já para quem faz aniversário no natal pode pensar em uma decoração de festa natalina.

Já para quem faz aniversário no natal pode pensar em uma decoração de festa natalina

17. Os tradicionais soldadinhos de chumbo de roupa nova.

Os tradicionais soldadinhos de chumbo de roupa nova

18. Que tal uma árvore de natal no teto?

Que tal uma árvore de natal no teto?

19. Decoração natalina simples para sala de jantar.

Decoração natalina simples para sala de jantar

20. Os presentes viraram enfeite de parede nessa ideia de decoração natalina artesanal.

Os presentes viraram enfeite de parede nessa ideia de decoração natalina artesanal

21. Decoração de mesa natalina com os quitutes típicos dessa época.

Decoração de mesa natalina com os quitutes típicos dessa época

22. Uma árvore de natal arco-íris.

Uma árvore de natal arco-íris

23. Ideia de decoração natalina para escola. Monte um cantinho do chocolate quente para alunos e professores.

Ideia de decoração natalina para escola. Monte um cantinho do chocolate quente para alunos e professores

24. Decoração natalina artesanal com anjinhos de papel.

Decoração natalina artesanal com anjinhos de papel

25. O quarto também entra no espirito natalino!

O quarto também entra no espirito natalino!

26. Decoração natalina em preto e branco.

Decoração natalina em preto e branco

27. Pinheiros, pinhas e, é claro, o papai noel.

Pinheiros, pinhas e, é claro, o papai noel

28. Já na decoração da mesa natalina não pode faltar o bolo de frutas.

Já na decoração da mesa natalina não pode faltar o bolo de frutas

29. Decoração natalina para sala colorida e cheia de personalidade.

Decoração natalina para sala colorida e cheia de personalidade

30. Um toque de tropicalidade na decoração natalina.

Um toque de tropicalidade na decoração natalina

31. Decoração natalina simples e minimalista.

Decoração natalina simples e minimalista

32. Decoração natalina ao melhor estilo rústico.

Decoração natalina ao melhor estilo rústico

33A. E se a cama virar mesa de natal?

E se a cama virar mesa de natal?

33B. Só se for em um natal inspirado pelo Grinch.

Só se for em um natal inspirado pelo Grinch

34. Pisca-pisca gigante em formato de almofadas.

Pisca-pisca gigante em formato de almofadas

35. Decoração natalina artesanal: a ideia aqui é fazer marcadores de copo com formato de guirlandas.

Decoração natalina artesanal: a ideia aqui é fazer marcadores de copo com formato de guirlandas

36. Decoração natalina para casa romântica e delicada com cores claras e tema de borboletas.

Decoração natalina para casa romântica e delicada com cores claras e tema de borboletas

37. Recicle pallets e faça uma decoração natalina sustentável.

Recicle pallets e faça uma decoração natalina sustentável

38. Decoração natalina com muito estilo e elementos inusitados.

Decoração natalina com muito estilo e elementos inusitados

39. Decoração natalina para casa com cores modernas e sofisticadas.

Decoração natalina para casa com cores modernas e sofisticadas

40A. Decoração de festa natalina em tons pastéis.

Decoração de festa natalina em tons pastéis

40B. Aqui, os cupcakes viraram árvores de natal.

Aqui, os cupcakes viraram árvores de natal

41. Nunca é demais decorar com flores, inclusive no natal.

Nunca é demais decorar com flores, inclusive no natal

42. Olha essa ideia de guirlanda de frios!

43. Decoração natalina para sala em estilo moderno combinando com o ambiente.

Decoração natalina para sala em estilo moderno combinando com o ambiente

44. Ao invés de vermelho, invista no rosa para uma decoração natalina diferente.

Ao invés de vermelho, invista no rosa para uma decoração natalina diferente

45. Até a porta de entrada faz parte da decoração natalina para casa.

Até a porta de entrada faz parte da decoração natalina para casa

46A. Decoração natalina para o quartinho do bebê.

Decoração natalina para o quartinho do bebê

46B. Detalhes lúdicos de natal que deixam tudo mais charmoso.

Detalhes lúdicos de natal que deixam tudo mais charmoso

47. Decoração de mesa natalina em tons de dourado: um luxo!

Decoração de mesa natalina em tons de dourado: um luxo!

48. Sofisticação nas cores e nos elementos da decoração natalina.

Sofisticação nas cores e nos elementos da decoração natalina

49. Velas em formato de cupcake.

Velas em formato de cupcake

50. Decoração natalina para sala com árvore de natal enfeitada com flores.

Decoração natalina para sala com árvore de natal enfeitada com flores

51. Decoração natalina artesanal com enfeites de papel.

Decoração natalina artesanal com enfeites de papel

52. As meias de natal não podem faltar.

As meias de natal não podem faltar

53A. Não parece, mas essa é uma decoração de mesa natalina.

Não parece, mas essa é uma decoração de mesa natalina

53B. Os símbolos do natal aparecem de modo discreto sobre a mesa.

Os símbolos do natal aparecem de modo discreto sobre a mesa

54. Bolinhas ao invés de vinho.

Bolinhas ao invés de vinho

55. Velas gigantes para uma decoração natalina artesanal criativa.

Velas gigantes para uma decoração natalina artesanal criativa