Foi se o tempo em que os banheiros se limitavam a uma cerâmica branca sem graça para cobrir o piso e as paredes.
Hoje em dia a variedade de revestimentos para banheiro é imensa, só que isso acabou trazendo um probleminha: a dificuldade de escolher a melhor opção.
São muitas dúvidas que batem na cabeça, desde a cor, a textura e o tamanho das peças, até detalhes mais técnicos como a resistência a umidade, por exemplo.
Mas ainda bem que tem esse post aqui para te ajudar. Nas próximas linhas você vai descobrir os diferentes tipos de revestimento para banheiro e conferir as dicas para escolher o mais indicado aí para sua casa. Vem ver.
Dicas para escolher o revestimento ideal para banheiro
Dinâmica da casa e dos moradores
É muito importante ter em mente o perfil das pessoas que irão utilizar o banheiro da sua casa, assim como o estilo de vida dos moradores.
Isso implica diretamente na escolha do revestimento. Por exemplo, uma casa com idosos deve priorizar revestimentos que não sejam escorregadios a fim de evitar acidentes.
Já uma casa em que grande parte dos moradores não tem tempo para se dedicar a limpezas diárias, o melhor é optar por revestimentos mais fáceis de limpar, fugindo daqueles mais trabalhosos.
Tamanho do banheiro
O tamanho do banheiro também afeta na escolha do revestimento. De modo geral, a recomendação é optar por modelos de cores claras e peças grandes.
Essa combinação favorece a sensação de amplitude. Mas isso não quer dizer que o revestimento para banheiro pequeno deva se limitar ao branco
Você pode apostar em uma paleta de tons Off White, pasteis ou ainda em tons de cinza, garantindo um visual moderno e aconchegante.
Outra dica é escolher uma das paredes ou uma área do banheiro, como a do box, por exemplo, para aplicar um revestimento diferenciado, seja na cor, seja na textura ou na estampa.
Segurança
Segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Isso significa priorizar revestimentos que não sejam escorregadios.
As pedras naturais, como o mármore e o granito, por exemplo, não são as melhores opções, já que tendem a ser extremamente lisos quando estão molhados.
Limpeza
E do que adianta um banheiro lindo, mas que te dá o maior trabalho para limpar?
Por isso também é sempre aconselhável buscar por opções de revestimento para banheiro que sejam fáceis de limpar
A cor interfere nesse aspecto, uma vez que as tonalidades mais claras revelam a sujeira com mais facilidade do que as cores escuras. Mas também avalie o material do revestimento. Quanto mais poroso, mais difícil será a limpeza.
Durabilidade e resistência
O revestimento para banheiro precisa ser durável e resistente, uma vez que ficará exposto a umidade, a água e ao calor do chuveiro.
Portanto, prefira aqueles que absorvam o mínimo possível de agua, como é o caso dos porcelanatos.
Tipos de revestimento para banheiro
Pedras naturais
Mármore e granito são duas opções de revestimento para banheiro que sempre vem a mente quando a intenção é um projeto luxuoso e sofisticado.
Porém, no dia a dia, essa nem sempre é a melhor opção.
Primeiro porque tanto o mármore, quanto o granito são materiais que absorvem água e podem manchar ao longo do tempo.
Segundo porque essas pedras são lisas, especialmente quando úmidas e molhadas, fazendo com que a probabilidade de escorregões e quedas aumente consideravelmente.
Outro ponto a ser considerado é o alto custo. O mármore é um dos revestimentos mais caros que existem. O granito, por sua vez, é uma opção mais em conta, só que ainda assim é bem mais caro quando comparado a outros tipos de revestimento.
Lembre-se ainda de colocar na balança a questão ambiental. O uso de pedras naturais não é sustentável, já que a extração de mármore e granito é muito prejudicial a natureza.
Madeira
A madeira é outro tipo de revestimento muito comum, tanto para pisos, quanto para paredes. Ela traz aconchego, quentura e um clima todo especial aos ambientes.
Acontece que no banheiro esse material pode acabar sofrendo prejuízos.
Isso porque a madeira possui aversão à agua, correndo o risco de apodrecer, mofar e ainda virar casa de insetos, como o cupim.
A madeira também é muito porosa o que dificulta o processo de limpeza.
A solução nesse caso é optar por materiais alternativos que imitam a madeira com muito realismo, como os modelos atuais de porcelanato.
Cerâmica
A cerâmica é um tipo de revestimento muito popular feito a base de argila. Atualmente existem centenas de tipos diferentes de revestimentos cerâmicos para escolher, variando em cores, tamanhos, texturas e estampas.
Essa é uma boa opção para banheiros, uma vez que o material possui baixa absorção de umidade.
A cerâmica é fácil de limpar e ainda pode ser encontrada em versões do tipo polida, esmaltada, matte e brilhante, sendo que para uso em banheiros o mais indicado é a cerâmica com acabamento matte que é menos escorregadia.
Pastilhas
As pastilhas dominavam a cena até pouco tempo atrás. Para não perder espaço, os fabricantes apostaram em modelos mais variados capazes de atender a demanda dos consumidores e as novas tendências do mercado de interiores.
Esse tipo de revestimento pode ser encontrado em materiais como cerâmica, vidro e metal. Mas para banheiros, o mais indicado é a cerâmica.
No entanto, vale lembrar que as pastilhas perdem pontos no quesito limpeza.
Azulejos
Os azulejos são a opção de revestimento ideal para quem procura uma estética diferenciada e com ares retrô.
Fabricados em cerâmica, os azulejos possuem boa resistência, durabilidade e baixa absorção de água. Mas podem ser mais trabalhosos na limpeza, já que possuem mais recortes e juntas.
Porcelanato
Por fim, um dos queridinhos do momento quando o assunto é revestimento para banheiro. Sim, nos estamos falando dele, o porcelanato.
Atualmente essa é a opção com o melhor custo beneficio. Não é o mais barato, especialmente quando comparado com a cerâmica comum, mas também não é o mais caro.
O que faz dele um revestimento tão especial é a alta durabilidade, resistência, sustentabilidade, baixíssima absorção de água, facilidade de limpeza (alguns modelos de porcelanato possuem juntas mínimas de 1,5 milímetros) e a imensa variedade de modelos.
Inclusive, essa é a melhor opção para quem ama a estética das pedras ou da madeira, mas está consciente das limitações desses materiais. Existem hoje em dia modelos de porcelanato que são réplicas perfeitas de tábuas de madeira ou de peças de mármore.
Só tenha cuidado com dois aspectos: a instalação e o acabamento do porcelanato.
É super importante contar com uma mão de obra especializada para instalação do porcelanato a fim de garantir as emendas corretas.
Também tenha atenção com o acabamento do porcelanato. Prefira os modelos acetinados ou do tipo matte que são menos escorregadios.