Sofá azul: 60 modelos inspiradores na decoração da sala

Gosta de azul? Então porque não levar a cor para o sofá? Isso mesmo, um sofá azul pode ser tudo o que a sua sala de estar precisa para mudar de cara – radicalmente ou não – tudo vai depender da tonalidade de azul escolhida e das composições que você criar no ambiente.

A cor azul tem sido considerada o novo preto da decoração, tamanha sua elegância e capacidade de união com outras cores, adaptando-se a uma paleta ampla e versátil. Os tons mais fechados e escuros de azul, por exemplo, carregam uma aura de neutralidade ideal para quem deseja compor espaços cleans e sofisticados.

Até aqui tudo bem, você adora azul, gostou da ideia de ter um sofá azul, mas aí vem a pergunta que não quer calar: como inserir esse elemento – que, na grande maioria das vezes, é o ponto focal da sala – de uma forma harmônica e equilibrada? Acompanhe o post que vamos te ajudar nessa missão:

Como escolher o sofá azul para sala de estar

A diferença de um sofá azul para outros modelos de sofá está apenas na cor, ou seja, você pode optar por um sofá azul de canto, sofá azul retrátil, sofá azul reclinável, sofá azul modulado, entre outros tipos. Mas antes de escolher o melhor modelo é importante ter em mãos a medida exata do espaço onde ficará o sofá, bem como a área livre que ficará disponível para circulação, especialmente se a sala for pequena.

Leve em consideração também o uso que será feito do sofá. Ele servira apenas para receber visitas? Ou será o local para assistir TV? Esses detalhes influenciam na escolha do móvel.

Como combinar o sofá azul com a decoração da sala

Aqui é interessante distinguir duas situações, a primeira é se a sua sala já está decorada e você vai apenas trocar ou reformar o sofá. A segunda situação é se a sala está sendo planejada pela primeira vez, nesse caso, você tem maior liberdade para escolher entre as diferentes tonalidades de azul para sofá.

Mas, de modo geral, se a intenção é criar um ambiente neutro, clean e elegante aposte em um sofá azul escuro, puxando para tonalidades como o azul petróleo e azul marinho, por exemplo. Os sofás nesses tons de azul combinam muito bem com uma base branca e detalhes em madeira.

Para um ambiente moderno e um pouco mais jovial, o sofá azul royal é uma ótima opção. Nesse caso, experimente combiná-lo a uma decoração com cores complementares, como o laranja, por exemplo.

O sofá azul também é uma boa pedida para quem deseja criar uma sala de estilo vintage. Para conseguir esse efeito, aposte em um sofá azul turquesa ou um sofá azul Tiffany combinado a tons claros e pastéis. O estilo escandinavo também se dá muito bem com sofá azul, para não errar na escolha, prefira um sofá azul claro em composição com uma paleta que mescle tons de branco, preto, cinza e vale até uma pitada de rosa, como o rosa chá, por exemplo.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Azul royal: saiba tudo sobre a cor e como usar na decoração

Outra tendência forte do momento é apostar em uma parede na mesma tonalidade do sofá criando uma espécie de mimetismo na decoração, onde tudo parece se fundir numa coisa só.

E as almofadas? Pois é, sofá sem almofada, não dá! Por isso na hora de escolher as almofadas para o sofá azul pense na paleta de cores da sala e no estilo que deseja criar, a regrinha é muito similar as ideias apresentadas acima, ou seja, sala moderna com sofá azul e almofadas laranjas fica super bacana ou uma sala neutra com sofá azul petróleo e almofadas em diferentes tons de azul, formando um tom sobre tom. Já uma sala vintage, por exemplo, fica muito legal com sofá azul e almofadas coloridas em tons pastéis.

Mais uma dica importante na hora de escolher o seu sofá azul: escolha com carinho o tecido do estofamento. Esse pequeno detalhe faz uma enorme diferença no visual final do sofá. Um sofá azul de veludo, por exemplo, é sofisticado e glamouroso, já um sofá azul de linho é pura classe e elegância.

Onde comprar sofá azul?

Comprar um sofá azul não é difícil. Como a cor é uma tendência nos estofados, muitas lojas possuem modelos prontos para venda, especialmente grandes redes como Magazine Luiza, por exemplo. Mas também é possível comprar um sofá azul sob medida, especialmente os modelos de canto ou modulados. A internet também é um bom lugar para comprar sofá, grandes lojas como Mobly e Etna possuem modelos variados para você escolher no conforto da sua casa.

60 modelos inspiradores de sofá azul

Confira agora uma seleção linda de sofás azuis decorando os mais variados tipos de sala. Inspire-se nas composições criadas e nos modelos apresentados para você fazer bonito aí na sua casa também:

01. Sofá azul escuro para sala de estar moderna e neutra; repare na paleta de tons entre o cinza, branco e azul presente no restante da sala.

Sofá azul escuro para sala de estar moderna e neutra; repare na paleta de tons entre o cinza, branco e azul presente no restante da sala

02. O grande destaque dessa sala despojada é o sofá azul de veludo

03. Sofá azul royal super macio e confortável preenchendo o espaço principal da sala moderna.

Sofá azul royal super macio e confortável preenchendo o espaço principal da sala moderna

04. Aqui, puff e sofá se harmonizam na mesma tonalidade de azul.

Aqui, puff e sofá se harmonizam na mesma tonalidade de azul

05. Um elegante sofá azul claro revestido com linho para a sala de estar com toque boho e escandinavo.

Um elegante sofá azul claro revestido com linho para a sala de estar com toque boho e escandinavo

06. Nessa sala de estar de base cinza, o sofá azul claro traz conforto visual.

Nessa sala de estar de base cinza, o sofá azul claro traz conforto visual

07. A parede com boisserie foi pintada em um tom mais escuro do que o azul do sofá, formando um conjunto que segue pelo azul do tapete.

A parede com boisserie foi pintada em um tom mais escuro do que o azul do sofá, formando um conjunto que segue pelo azul do tapete

08. O sofá azul com acabamento capitonê traz um toque de glamour e requinte à sala de estar moderna; as almofadas roxas completam o visual.

O sofá azul com acabamento capitonê traz um toque de glamour e requinte à sala de estar moderna; as almofadas roxas completam o visual

09. Varanda decorada com sofá azul claro e poltrona em azul petróleo; o amarelo, cor complementar ao azul, entra na decor para criar contraste.

Varanda decorada com sofá azul claro e poltrona em azul petróleo; o amarelo, cor complementar ao azul, entra na decor para criar contraste

10. A rusticidade da sala de estar industrial contou com o charme refinado do sofá azul de veludo.

A rusticidade da sala de estar industrial contou com o charme refinado do sofá azul de veludo

11. Claro e delicado, esse sofá azul com pés de madeira é uma excelente opção para propostas vintage de decoração.

Claro e delicado, esse sofá azul com pés de madeira é uma excelente opção para propostas vintage de decoração

12. E na sala de tons neutros, o sofá azul royal é rei!.

E na sala de tons neutros, o sofá azul royal é rei!

13. Sofá azul claro com quatro lugares; as almofadas em tom de mostarda trazem cor e vida à decoração.

Sofá azul claro com quatro lugares; as almofadas em tom de mostarda trazem cor e vida à decoração

14. De conceito moderno, esse pequeno sofá azul de linhas retas ficou perfeito na companhia das peças de madeira.

De conceito moderno, esse pequeno sofá azul de linhas retas ficou perfeito na companhia das peças de madeira

15. O azul petróleo está por todos os lados nesse ambiente integrado, da cor do sofá ao revestimento da parede da cozinha.

O azul petróleo está por todos os lados nesse ambiente integrado, da cor do sofá ao revestimento da parede da cozinha

16. O tapete branco dessa sala evidenciou o sofá azul.

O tapete branco dessa sala evidenciou o sofá azul

17. Essa inspiração é para quem ama um sofá azul, mas não deseja sair da neutralidade na hora de decorar.

Essa inspiração é para quem ama um sofá azul, mas não deseja sair da neutralidade na hora de decorar

18. Sala moderna com sofá azul claro; tonalidades claras como essa exigem um pouco mais de cuidado para evitar manchas e marcas de sujeira.

Sala moderna com sofá azul claro; tonalidades claras como essa exigem um pouco mais de cuidado para evitar manchas e marcas de sujeira

19. Esse sofá azul petróleo divide a atenção com o tapete em tom parecido; a parede de madeira escura, por sua vez, finaliza a proposta com elegância e refinamento.

Esse sofá azul petróleo divide a atenção com o tapete em tom parecido; a parede de madeira escura, por sua vez, finaliza a proposta com elegância e refinamento

20. Decoração clean, neutra e delicada com o sofá azul claro.

Decoração clean, neutra e delicada com o sofá azul claro

21. Repare nessa sala de estar como o tom de rosa se harmoniza muito bem com o azul petróleo do sofá.

Repare nessa sala de estar como o tom de rosa se harmoniza muito bem com o azul petróleo do sofá

22. Decoração escandinava também tem espaço para sofá azul, só que para esse estilo prefira os tons pastéis da cor.

Decoração escandinava também tem espaço para sofá azul, só que para esse estilo prefira os tons pastéis da cor

23. Espaço aconchegante decorado com sofá de base de madeira e futons azuis.

Espaço aconchegante decorado com sofá de base de madeira e futons azuis

24. Aqui, o sofá azul royal recebe com muito gosto as almofadas de cores vivas e alegres.

Aqui, o sofá azul royal recebe com muito gosto as almofadas de cores vivas e alegres

25. Sala de estar com toque vintage e sofá azul claro, quase na mesma tonalidade da persiana aos fundos.

Sala de estar com toque vintage e sofá azul claro, quase na mesma tonalidade da persiana aos fundos

26. O destaque aqui vai para os quadrinhos na parede que trazem detalhes no mesmo tom azul do sofá.

O destaque aqui vai para os quadrinhos na parede que trazem detalhes no mesmo tom azul do sofá

27. A combinação entre o azul do sofá e a mesa de vime garante um ar praiano à decoração.

A combinação entre o azul do sofá e a mesa de vime garante um ar praiano à decoração

28. Essa sala se jogou no mix de cores e texturas sem medo de ser feliz! O sofá azul com capitonê é a peça chave da decor.

Essa sala se jogou no mix de cores e texturas sem medo de ser feliz! O sofá azul com capitonê é a peça chave da decor

29. Sofá azul claro em linho e almofadas azul royal seguindo o mesmo padrão do puff e do quadro na parede.

Sofá azul claro em linho e almofadas azul royal seguindo o mesmo padrão do puff e do quadro na parede

30. Esse ambiente é a prova viva do que um sofá bem escolhido pode fazer pela decoração.

31. Nessa sala moderna de teto colorido, o sofá azul se harmoniza com os demais elementos no mesmo tom e forma um contraste perfeito com o vermelho.

Nessa sala moderna de teto colorido, o sofá azul se harmoniza com os demais elementos no mesmo tom e forma um contraste perfeito com o vermelho

32. Azul e laranja: aqui, as cores complementares foram usadas nos sofás da sala ampla.

Azul e laranja: aqui, as cores complementares foram usadas nos sofás da sala ampla

33. Parede e sofá compartilham o mesmo tom de azul nessa sala de estilo clássico e sóbrio.

Parede e sofá compartilham o mesmo tom de azul nessa sala de estilo clássico e sóbrio

34. Sofá azul de canto: ótima pedida para quem precisa otimizar o espaço da sala.

Sofá azul de canto: ótima pedida para quem precisa otimizar o espaço da sala

35. Linda composição de tons de azul nessa sala moderna, o tom mais escuro fica no sofá; destaque para as luminárias laranja “aquecendo” o ambiente.

Linda composição de tons de azul nessa sala moderna, o tom mais escuro fica no sofá; destaque para as luminárias laranja “aquecendo” o ambiente

36. Olha essa tendência: parede e sofá no mesmo tom, fundindo-se numa coisa só! As almofadas e a manta de tom amarelo, no entanto, quebram um pouco essa uniformidade.

Olha essa tendência: parede e sofá no mesmo tom, fundindo-se numa coisa só! As almofadas e a manta de tom amarelo, no entanto, quebram um pouco essa uniformidade

37. Proposta moderna de uso do sofá azul; aqui, ele vem acompanhado de almofadas amarelas e contracena super bem com o tapete de detalhes vermelhos.

Proposta moderna de uso do sofá azul; aqui, ele vem acompanhado de almofadas amarelas e contracena super bem com o tapete de detalhes vermelhos

38. Sofá azul claro reclinável: modelo ideal para quem curte assistir TV na sala.

Sofá azul claro reclinável: modelo ideal para quem curte assistir TV na sala

39. Sofá azul de veludo: vai bem em diferentes tipos de decoração.

Sofá azul de veludo: vai bem em diferentes tipos de decoração

40. A sala de pé direito alto trouxe um sofá azul acompanhado de duas poltronas na mesma cor .

A sala de pé direito alto trouxe um sofá azul acompanhado de duas poltronas na mesma cor

41. A parede branca destaca o amplo sofá azul de canto.

A parede branca destaca o amplo sofá azul de canto

42. Sala de estar decorada em tom sobre tom de azul; para o sofá a cor escolhida foi o azul petróleo.

Sala de estar decorada em tom sobre tom de azul; para o sofá a cor escolhida foi o azul petróleo

43. Mais uma linda inspiração de sofá e parede no mesmo tom de azul.

Mais uma linda inspiração de sofá e parede no mesmo tom de azul

44. Composição moderna e de tons marcantes: aqui, o azul claro do sofá forma o contraste perfeito com a parede azul royal.

Composição moderna e de tons marcantes: aqui, o azul claro do sofá forma o contraste perfeito com a parede azul royal

45. Linda inspiração de sala vintage decorada com sofá azul claro com pés de madeira.

Linda inspiração de sala vintage decorada com sofá azul claro com pés de madeira

46. Sofá azul escuro, quase cinza, para a sala de estar sóbria e neutra.

Sofá azul escuro, quase cinza, para a sala de estar sóbria e neutra

47. Apaixonante esse mix moderno e clássico com parede e sofá, mais uma vez, compartilhando o mesmo tom de azul.

Apaixonante esse mix moderno e clássico com parede e sofá, mais uma vez, compartilhando o mesmo tom de azul

48. Já aqui, a bandeira norte-americana quebra a uniformidade criada pelo tom de azul que colore tanto o sofá, quanto a parede.

Já aqui, a bandeira norte-americana quebra a uniformidade criada pelo tom de azul que colore tanto o sofá, quanto a parede

49. Tons amadeirados se encaixam como uma luva junto ao sofá azul.

Tons amadeirados se encaixam como uma luva junto ao sofá azul

50. Sofá azul petróleo para a sala que combina referências escandinavas e industriais.

Sofá azul petróleo para a sala que combina referências escandinavas e industriais

51. A neutralidade do sofá azul fica muito evidente nesse projeto de sala de estar.

A neutralidade do sofá azul fica muito evidente nesse projeto de sala de estar

52. O sofá azul claro reforça a luminosidade natural que entra pelas janelas.

O sofá azul claro reforça a luminosidade natural que entra pelas janelas

53. Sofá azul de canto com acabamento capitonê: conforto e beleza numa mesma peça.

Sofá azul de canto com acabamento capitonê: conforto e beleza numa mesma peça

54. A sala ampla não precisa formar uma combinação de sofás idênticos, pode apostar em modelos bem diferentes, como nessa imagem.

A sala ampla não precisa formar uma combinação de sofás idênticos, pode apostar em modelos bem diferentes, como nessa imagem

55. A parede rosa recebeu super bem o sofá de canto arredondado com estampa de listras azuis e verdes.

A parede rosa recebeu super bem o sofá de canto arredondado com estampa de listras azuis e verdes

56. Todo charme e elegância de um sofá de linho azul petróleo.

Todo charme e elegância de um sofá de linho azul petróleo

57. A sala moderna com detalhes metálicos e espelhados trouxe um sofá azul escuro de veludo para arrematar a decoração.

58. Inspiração de sofá azul que fica perfeito em uma casa de praia, graças ao detalhe de vime na base e as almofadas brancas.

Inspiração de sofá azul que fica perfeito em uma casa de praia, graças ao detalhe de vime na base e as almofadas brancas

59. Design contemporâneo para o sofá azul de veludo.

60. Elegante, neutro e atemporal: é assim que se pode definir o sofá de linho azul petróleo .

Elegante, neutro e atemporal: é assim que se pode definir o sofá de linho azul petróleo

61. Sala de influência boho com sofá azul claro; destaque para a almofada com capa de macramê em tom cru.

Sala de influência boho com sofá azul claro; destaque para a almofada com capa de macramê em tom cru

62. Nessa outra proposta, o sofá azul royal foi valorizado pela base metálica em tom de cobre.

Nessa outra proposta, o sofá azul royal foi valorizado pela base metálica em tom de cobre

63. Sala ampla e neutra com sofá azul de veludo e almofadas brancas.

Sala ampla e neutra com sofá azul de veludo e almofadas brancas

64. Sofá azul claro de canto recheado de almofadas para garantir o máximo de conforto.

Sofá azul claro de canto recheado de almofadas para garantir o máximo de conforto

65. E, para fechar, um belo exemplar de sofá azul turquesa para a sala neutra em tons de branco, preto e cinza.

E, para fechar, um belo exemplar de sofá azul turquesa para a sala neutra em tons de branco, preto e cinza