Altura de TV: veja a importância e como calcular a altura ideal na sua sala

As TVs ocupam um espaço importante dentro das nossas casas. Elas estão no centro das atenções das salas, mas podem ser encontradas também no quarto, na cozinha ou na sala de jantar. É através dela que fazemos maratonas das nossas séries preferidas, verdadeiras sessões de cinema. Acompanhamos as novelas do momento ou assistimos ao noticiário. 

Independente da sua programação preferida, a TV é um artigo que precisa de alguns cuidados na hora de comprar e de instalar. Embora muitas pessoas não saibam, a altura de TV em relação à sala e ao usuário é um aspecto muito importante. 

Ela impacta diretamente na experiência de quem está assistindo e por isso deve ser levada em consideração. Neste artigo, te mostramos quais são estes impactos e como calcular a altura correta para posicionar a sua TV. 

Por que é importante posicionar a TV na altura certa?

O principal objetivo da decoração é o conforto e o bem-estar do usuário. A ergonomia é uma parte importante do estudo da decoração que é voltado somente para o bem estar e a saúde do usuário. Ela investiga as relações entre o corpo humano e as máquinas ou móveis, a fim de garantir a segurança e a saúde do usuário. 

Assim, quando pensamos na ergonomia para determinar a altura da TV, estamos evitando a má postura e os problemas de saúde que podem ser decorrentes dela. A má postura não afeta somente o corpo, mas a própria atenção aos detalhes da pessoa. Ou seja, pensar na ergonomia é pensar também na imersão do usuário ao programa ou filme que ele esteja assistindo. Estas características compõem o chamado “conforto visual” do usuário.

Como calcular a altura ideal para a sua TV

A altura ideal para posicionar a TV na sala, seja num móvel ou direto na parede é entre 120 cm e 160 cm, segundo especialistas. Já no quarto, a recomendação é manter-se entre 120 cm e 140 cm. Esta altura se refere à medida do chão até o centro da tela da TV. 

As recomendações de altura de TV se baseia na altura média da linha dos olhos na posição em que ela assiste à TV. Ou seja, sentada no sofá (no caso da sala) ou deitada na cama com apoio de travesseiros (no quarto). E por se tratar de uma faixa variável (com um mínimo ou máximo), leva em consideração pessoas com estatura acima da média. Assim como pessoas com estatura abaixo da média. 

Mas uma diferença de 20 ou 30 cm na parede faz uma grande diferença. Então, como saber em qual faixa cada pessoa se encaixa? E como calcular a altura da TV quando várias pessoas utilizam o aparelho numa mesma casa?

Assim como as pessoas têm tamanhos diferentes, os sofás, poltronas e camas tem algumas variações de altura. Uma cama box, por exemplo, é bem mais alta do que uma cama com colchão convencional. A depender da sua escolha de sofá o mesmo pode acontecer.

Então, o importante é levar em consideração a linha do olhar do usuário enquanto está sentado ou deitado confortavelmente na superfície onde ele irá assistir a TV. A altura do olhar é a mesma onde o centro da TV deve ser posicionado.

Mas, quando é preciso determinar a altura da TV que é compartilhada por uma família, é preciso levar outras coisas em consideração. É possível fazer uma média na altura dos usuários e instalar a TV nesta altura. Para famílias que têm variações pequenas de altura, a mudança não terá muito impacto no conforto visual dos usuários. 

Já no caso de famílias que têm diferenças grandes de altura, o ideal é priorizar a medida da pessoa que usa mais a TV. Neste caso, é interessante fazer adaptações para os outros usuários. Na sala, almofadas podem ser utilizadas para elevar o olhar de quem tem uma altura menor. Poltronas mais baixas podem ser alternativas à quem for mais alto do que o usuário principal. 

Já no quarto, esta variação tende a ser menor, sendo necessário só ajustar a altura dos travesseiros de apoio para ajustar a altura do usuário. Assim, todas as pessoas podem assistir a TV sem nenhum tipo de desconforto visual. 

Mas o conforto visual não depende somente da TV estar posicionada em uma altura adequada. O tamanho da TV em relação ao cômodo e a distância entre a tela e o olho do usuário também são importantes. Abaixo, vamos falar mais sobre esses dois aspectos. 

A relação entre o tamanho da TV e da sala

Hoje em dia, temos uma variedade enorme de tamanhos de TV. Existem tamanhos tão grande que podem simular uma verdadeira sala de cinema. Mas é preciso ter atenção na hora de comprar uma TV para a sua casa. 

Uma TV enorme em uma sala pequena atrapalha não só o conforto visual do usuário. O cômodo em que ela é instalada também fica perceptivelmente menor, perdendo a sua amplitude. Isso faz com que seja bem menos confortável permanecer nele por muito tempo. Outro ponto importante está relacionado à acuidade visual. Ou seja, a capacidade de uma pessoa perceber os detalhes das imagens transmitidas na TV. Isso é possível por dois fatores: as configurações de imagem próprios da TV e a distância entre a TV e o usuário.

Assim, muitas pessoas pensam “quanto maior, melhor” em relação às TVs, que isso trará uma experiência mais imersiva. Mas isso não é verdade. Para ter uma boa experiência assistindo TV, uma pessoa só precisa que a tela preencha o seu campo de visão. 

Um cômodo pequeno com uma TV grande, em geral, não apresentará uma distância mínima que o usuário precisa ter em relação à tela. Isso faz com que o usuário perca detalhes da imagem que seriam importantes para a sua experiência como espectador. Mas essa não é a única situação em que isso acontece. Quando o cômodo é muito grande e tem uma TV pequena, o aparelho fica muito distante do olho do usuário, alterando também a sua atenção aos detalhes da imagem. Além disso, a experiência imersiva dele será comprometida, já que a TV não será o único objeto no seu campo de visão.

Assim, confira as  distâncias aconselháveis entre as diferentes TVs e o olho do usuário. Você poderá basear o posicionamento do seu sofá ou poltronas a partir desta referência. 

TV de 26 polegadas

Distância mínima aconselhável: 1,0 m entre a tela e o usuário

TV de 32 polegadas

Distância mínima aconselhável: 1,8m entre a tela e o usuário

TV de 42 polegadas

Distância mínima aconselhável: 2,4 m entre a tela e o usuário

TV de 46 polegadas

Distância mínima aconselhável: 2,6 m entre a tela e o usuário

TV de 50 polegadas

Distância mínima aconselhável: 2,8m entre a tela e o usuário

TV de 55 polegadas

Distância mínima aconselhável: 3,1m entre a tela e o usuário

TV de 60 polegadas

Distância mínima aconselhável: 3,4m entre a tela e o usuário

TV de 70 polegadas

Distância mínima aconselhável: 3,8m entre a tela e o usuário. 

Agora que você já sabe mais sobre a relação entre a altura de TV e o conforto, já pode encontrar a melhor posição para a sua TV. Depois, é só preparar a pipoca e começar a sua maratona de filmes ou séries favoritas!