Antimofo caseiro: veja dicas para preparar o seu em casa com tutoriais fáceis e simples

Antimofo caseiro

Para quem aprecia um ambiente sempre limpo e organizado, o mofo pode parecer um obstáculo difícil de se resolver, assim como aquela manchinha indesejada que surge em variados alimentos, como pães ou pizzas. O antimofo caseiro pode ser a solução desse problema.

O mofo é uma matéria orgânica formada por fungos, que se dá principalmente em ambientes úmidos, escuros e fechados, assim como em alimentos e tipos massas. Eles além de diminuírem a beleza do local e deixar um cheiro ruim, podem desencadear sérios problemas de saúde.

Dentre os principais problemas, destacam-se algumas doenças respiratórias, alergias, inflamação pulmonar, ampliar sintomas de pessoas com asma ou com baixa imunidade e ainda causar doenças de pele. Por todos esses motivos, separamos algumas receitas de antimofo caseiro, que ajudarão a combater esse mal de um jeito simples e barato. Confira.

Como tirar cheiro de mofo de forma natural

O principal problema do mofo não é o cheiro em si. Embora essa questão seja bem incômoda, o fato é que ter mofo em casa causa uma série de problemas para a saúde de quem convive nesses ambientes. Mas, o fato é que existem uma série de formas práticas, baratas e eficientes como alternativas para acabar com o problema do mau cheiro e também evitar que novos mofos surjam.

Como fazer antimofo caseiro com sal grosso

O primeiro antimofo que vamos mostrar é com um ingrediente fácil de achar e que geralmente temos em casa: sal grosso. Basta fazer alguns furinhos em um pote de plástico, como o de iogurte, por exemplo, colocar o sal grosso dentro do pote e depois colocar o pote menor dentro de um maior. Tampe o pote com folha de filtro de papel, prenda-a com um elástico e pronto! Agora é só colocá-lo no ambiente em que desejar.

É uma receita tão simples que certamente causará surpresa quando vivenciar os resultados, principalmente para quem mora em ambientes muito úmidos e com tendências ao mofo constante. Para elucidar ainda mais essa receita, você pode conferir modo de preparo clicando no vídeo abaixo.

Antimofo caseiro com amaciante

Agora, se você deseja um produto perfumado que te ajude com os mofos e ainda deixe um aroma no ar, faça a receita do antimofo com amaciante. Para isso você só precisa misturar uma tampa de amaciante (cerca de 30ml), 100g de sal e 1 litro de água. O sal, pode ser o comum ou grosso. Misture bem até que esses três ingredientes estejam uniformes.

Essa misturinha deve ser borrifada no lugar desejado que você deseja prevenir o mofo. Para conferir o passo a passo, separamos o tutorial abaixo para ficar ainda mais fácil de aprender. Se preferir, você pode colocar apenas o sal e o amaciante em um recipiente.

Como fazer antimofo caseiro com sílica

Uma outra ideia de antimofo caseiro é com um material que muitos jogam fora por não saberem das diversas utilidades do mesmo, incluindo preservação de joias e papéis. A Sílica é um produto que vem geralmente em saches nas bolsas, carteiras e entre outros produtos que acabamos de comprar. Uma dessas utilidades é justamente a prevenção contra o mofo e ainda de um jeito fácil.

Os saches de sílica geralmente já vem prontos, portanto, basta colocá-lo onde quer prevenir. Agora que você conhece essa dica, não jogue fora aqueles saquinhos que parecem não ter muita utilidade; eles podem mudar seu ambiente para melhor.

Se você tem problemas de odor nas roupas guardadas em gavetas ou guarda roupas, umidade embaixo da pia da cozinha ou armário do banheiro, os cristais de sílica também são vendidos em lojas de pet, em forma de cristais de gel. Esses cristais de sílica sugam a umidade! Eles são foscos, quando sugam a umidade ficam límpidos. Para saber mais, confira o passo a passo clicando no vídeo abaixo.

Como fazer antimofo caseiro com giz escolar

O giz escolar tem a capacidade de absorver a umidade, como uma esponja. Portanto tem grande eficiência contra os mofos, que se proliferam justamente em ambientes úmidos. Ele é um material muito barato e simples de achar. O único cuidado que você precisará é lembrar de observar quando o giz ficar úmido; quando isso ocorrer, você deverá colocá-lo no sol ou em algum lugar quente (forno por exemplo).

Após secar toda a umidade que absorveu, o giz que você á usou poderá ser utilizado novamente. Incrível, não é mesmo? Para fazer o antimofo faça quadrados de 25×25 centímetros (ou do tamanho que você preferir) em um tule e os recorte. Coloque, então, os gizes no tule como dentro de um saquinho, feche-os e os amarre com uma fita de cetim. E pronto, pode colocá-los no local que preferir.

Antimofo com cravo da índia

Outro antimofo eficiente e que também aromatiza o ar é o sache de cravos da índia, que assim como o de giz é muito simples de fazer. O passo a passo é muito parecido. Coloque os cravos dentro de um saquinho transparente e fino como o de musseline e coloque-o onde quer evitar o mofo. Se preferir pode adicionar também no saquinho junto com os cravos, giz escolar e canela.

Nessa opção, você também estará deixando sua casa cheirosa, sem mofo e libre de insetos. Isso porque essa opção de antimofo também inibe a proliferação de traças, baratas, formigas e muito mais. Não perca mais tempo e comece já a cuidar do seu lar.

Antimofo para alimentos

Como mencionado no início deste artigo, os alimentos também podem ser alvos desse mal e contaminar os consumidores, prejudicando sua saúde com todos os riscos causados melo mofo. Por isso já é parte da fabricação a aplicação de antimofos em alimentos fermentados, como pães ou pizzas, já que são um ambiente muito propício para sua proliferação.

Isso porque após serem expostos a umidade, os alimentos adquirem manchas coloridas que podem se espalhar pelo interior do alimento ou contaminar os produtos próximos a este. Há antimofos prontos unicamente alimentícios. Esse tipo de produto usado no combate a mofos e impede ou retarda o possível desenvolvimento de fungos e certas bactérias na superfície de massas, doces e salgadas.

Para aprender como funciona na prática, assista o vídeo clicando abaixo.

Antimofo caseiro perfumado

Se você não quer e comprar um antimofo pronto, há diversas marcas de diversos tipos, tanto alimentícios quanto para ambientes disponíveis no mercado, aposte em uma dessas nossas dicas de antimofo caseiro perfumado. Mas, caso opte por testar um dos produtos mais vendidos, experimente o antimofo Secar, que você coloca no ambiente que deseja prevenir.

Aprenda a evitar o mofo nos ambientes

Ainda mais importante que conhecer ideias para antimofo caseiro, é necessário descobrir e tratar o problema, como forma de minimizar os efeitos causados por este fenômeno. Na maioria das vezes, o problema do mofo envolve cuidados constantes, já que ambientes úmidos são difíceis de serem modificados.

Por isso, se você tem esse tipo de problema em casa, procure arejar o ambiente o máximo possível diariamente, abrindo as janelas, portas e ventiladores, sempre que possível. Em casos mais severos, principalmente quando envolvem paredes, pode ser necessário pensar em uma reforma, utilizando materiais mais resistentes a umidade.

Agora que você já sabe como atacar esse problema, prepare seu antimofo caseiro

Você não precisa convier com o mofo! Sua saúde, sua casa e seus familiares merecem dar adeus definitivamente ao mofo, vivendo em um ambiente agradável e sem riscos. Por isso, seu antimofo caseiro(ou industrializado) está ao seu alcance. Sem muito esforço você estará protegido e livre dessa praga.

Esperamos que vocês tenham curtido as dicas para se livrar desse problema, que pode afetar casas e apartamentos, novos e antigos. Para driblar de vez esse risco aí na sua casa, execute as dicas que você mais gostou e aproveite para contar aqui nos comentários abaixo quais funcionaram para você.